Tudo sobre preservativos de madeira

Contente
  1. Características e propósito
  2. Descrição das espécies
  3. Classificação dos melhores fabricantes
  4. Qual anti-séptico escolher?
  5. Como fazer isso sozinho?
  6. Regras de processamento de madeira

A madeira é um material de construção cuja procura é muito elevada. E isso apesar da presença no mercado de um grande número de análogos que podem substituí-lo. A sua popularidade pode ser facilmente explicada - a madeira é um material natural e amigo do ambiente.

Apesar disso, a madeira também tem desvantagens. Entre eles, pode-se distinguir a exposição ao fogo, mofo, insetos. Para evitar esse efeito negativo, o material é impregnado com substâncias especiais - anti-sépticos. Vamos tentar descobrir o que são anti-sépticos para madeira e como você mesmo pode fabricá-los.

Características e propósito

Considere o que é o tratamento anti-séptico. Esse é o nome do processo de impregnação da madeira com diversos produtos químicos que a preservam por dentro. O fato é que a madeira, em essência, consiste em dois componentes mais importantes - lignina e celulose. A lignina tem uma estrutura multidimensional bem desenvolvida e uma resistência à compressão bastante alta. A celulose é um polímero linear. Ela é responsável pela flexibilidade do material.

Dada a compatibilidade ambiental de uma árvore, no processo de seu desenvolvimento, ela forma matéria orgânica a partir de inorgânicos e, após sua morte, os tecidos são processados ​​por saprófitas. Na verdade, é um fungo. Eles se alimentam de fibras de madeira mortas e as transformam em substâncias do tipo mineral.

Ao mesmo tempo, esses organismos secretam enzimas especiais e acumulam micélio sob certas condições. Normalmente, eles podem manchar ou destruir a madeira.

A primeira categoria, em princípio, simplesmente dá à árvore um pouco de cor e não tem um efeito destrutivo muito sério sobre o material. Embora isso seja um sinal de que o material pode ter problemas mais sérios e sofrer de decomposição. Já a segunda categoria pode destruir completamente a madeira, transformando-a em húmus ou, em geral, em pó.

Via de regra, aparecem mofo e bolor da umidade. Quando em excesso, cria um ambiente confortável para o surgimento de novos microrganismos.

E apenas para se proteger contra os efeitos destrutivos de vários microrganismos, pragas de insetos e fatores naturais agressivos, a prancha precisa de impregnação anti-séptica. Deve ser aplicado em todas as fases de colheita e durante o processamento para uso na construção. O tipo e a proporção deste tipo de substância exigida podem diferir dependendo do tipo de madeira serrada e da espécie de madeira da qual é feita.

Vale ressaltar que a biossegurança para o material em questão pode ser na forma de impregnação ou substância, que cria uma película protetora na superfície. Existem também substâncias anti-sépticas não laváveis ​​para madeira que protegem de forma confiável o material e as construções feitas com ele, sem a necessidade de mais manchas.

Além disso, existem outros tipos de agentes em questão que são utilizados para tábuas e madeira já contaminada.

Descrição das espécies

Deve-se dizer que existe um número bastante grande de vários tipos de anti-sépticos, diferindo não apenas na composição, mas também no efeito que exercem sobre a árvore. A este respeito, esta categoria de substâncias pode ser dividida nos seguintes grupos:

  • por composição;

  • por segmento de uso;

  • pelo método de aplicação;

  • pelo grau de eficiência;

  • por funcionalidade.

Vamos tentar considerar cada um deles com mais detalhes.

Por composição

Pelo tipo de substâncias que foram usadas para criar biossegurança para madeira serrada, um anti-séptico pode pertencer a uma das seguintes categorias.

  • A base de água. Geralmente são usados ​​para fins preventivos. Ou seja, geralmente são aplicados em uma superfície que não entrará em contato com a água. Naturalmente, não se deve esquecer que após a aplicação o material deve secar. Às vezes, após o processamento, a madeira pode rachar e até mudar.

  • Base de óleo. Eles são usados ​​quando é necessária proteção contra o contato com a água. E quando você precisar de proteção permanente. Essas substâncias têm suas desvantagens. Os principais podem ser chamados de odor desagradável muito persistente, bem como inflamabilidade grave. Seu uso também muda a cor do material. Na maioria das vezes, qualquer opção de acrílico pode ser atribuída a esta categoria.
  • Com base orgânica. Eles são freqüentemente usados ​​para processar esses materiais não apenas no exterior, mas também nos próprios edifícios. Seu uso permite a formação de uma fina película que cobre completamente a árvore. É ela quem lhe confere características hidrorrepelentes e melhora significativamente a adesão.
  • Tipo combinado. Este concentrado combina várias propriedades. O anti-séptico combinado não só protege o biótipo, mas também o torna resistente ao fogo. Isso pode ser chamado de anti-séptico retardador de fogo.

Por área de aplicação

De acordo com este critério, existem dois grandes grupos de substâncias para a madeira.

  • Para trabalhos internos. Após o uso, o material processado recebe uma película que impede a emissão de vapores de substâncias tóxicas ao ar. Isso permite proteger a madeira sem prejudicar a saúde humana. Acrescentamos que esta categoria de substâncias é estável e os materiais processados ​​não requerem processamento constante todos os anos. Mas dependendo da direção de aplicação da sala, os tipos de biossegurança podem ser diferentes. Se a sala costuma ser quente e úmida, é melhor escolher soluções para salas de vapor. Para fazer a seleção correta do material, você deve se familiarizar com a documentação que o acompanha antes de comprar. Deve ser indicado aí que uma determinada solução é segura para os seres humanos e a natureza.

  • Para trabalhos de natureza externa. Essa tinta anti-séptica para uso externo será uma excelente solução, porque a madeira externa dos edifícios sofrerá a influência destrutiva permanente de fatores naturais. Isso significa que tais substâncias devem ser de penetração profunda, difíceis de lavar e ter um efeito de cobertura. Possuem um odor desagradável característico, que geralmente desaparece após a secagem do material. Normalmente, isso significa que o cheiro desaparece dentro de 30-60 dias após a aplicação. Tais substâncias são caracterizadas por alta hidrofobia, forte resistência à radiação ultravioleta, bem como total inadequação para uso em edifícios. Eles geralmente são divididos nos seguintes grupos:

    1. compostos que penetram profundamente no material, chamados de impregnações;

    2. acabamentos que protegem a madeira, formando uma película fina;

    3. combinados ou mistos - eles geralmente têm vários efeitos protetores ao mesmo tempo.

Por método de aplicação

Outro critério pelo qual os anti-sépticos podem diferir é a técnica de aplicação. Vamos dar uma olhada em cada um deles.

  • Com aplicação superficial. Aqui você vai precisar de uma escova, rolo, bomba especial ou pistola de pulverização. Você também pode usar a técnica capilar e difusão.

  • Com aplicação profunda. Nesse caso, a madeira é totalmente imersa em uma solução, que pode ser quente ou fria. Com uma impregnação de alta qualidade, tudo dependerá da espécie de árvore. Isso também inclui o método de autoclavagem de alta pressão usando evacuação.

Deve-se acrescentar que é melhor tratar a madeira seca com um anti-séptico orgânico ou água. É verdade que alguns serão inconvenientes de usar devido à má adesão. Se a madeira estiver úmida, basta tratá-la com um anti-séptico ou embebê-la.

Pelo grau de eficiência

Cada tipo de biossegurança é utilizado para combater diversos problemas que podem ser específicos do material em questão. Existem substâncias que já são utilizadas para materiais afetados. O grau de dano pode ser diferente:

  • fácil, quando quase não há vestígios de derrota;

  • médio, quando os vestígios são muito pequenos;

  • forte quando o material é fortemente afetado por mofo ou bolor.

Cada caso requer o uso de equipamento especial. Mas se falamos do próprio grau de eficiência, então esse indicador é condicional, pois, a princípio, todos os meios visam dar à árvore proteção confiável contra pragas e minimizar o risco de danos ao material.

Por funcionalidade

O último critério pelo qual os tipos de biossegurança para uma árvore podem ser divididos é a funcionalidade. Entre os problemas que os anti-sépticos podem resolver estão:

  • o uso de aquecedores de baixa qualidade;

  • bioproteção aplicada à madeira serrada na hora errada;

  • violação das condições de armazenamento do material;

  • o efeito da água na madeira;

  • armazenamento de madeira serrada com pouca ventilação ou sua completa ausência.

Além disso, a maioria das substâncias em consideração tem um efeito direto sobre o material: restaura a cor, aumenta a resistência ao fogo, corrige os danos causados ​​por insetos e microrganismos.

Classificação dos melhores fabricantes

Agora daremos uma pequena lista dos principais fabricantes dos materiais considerados para o trabalho em madeira. Se falamos de anti-sépticos resistentes ao fogo, então o mais interessante pode ser chamado de Pirilax-Lux. É produzido na Rússia. Não contém substâncias tóxicas como fluoretos e álcool metílico. Pode ser usado tanto em ambientes internos quanto externos. É um maravilhoso anti-séptico totalmente revestido a madeira que pode ser usado em todos os tipos de madeira. Geralmente é aplicado em várias camadas. Ele difere em viscosidade, por isso não precisa ser diluído.

A vantagem será a possibilidade de aplicar em temperatura negativa. A desvantagem é a falta de um filtro UV, por isso, depois de alguns anos, a madeira tratada com ele começa a escurecer, o que significa que você precisará usar um análogo de tonificação.

Outro representante deste grupo é Senezh Ognebio Prof. Este é um produto doméstico. É usado para o tratamento de salas de caldeiras e confere propriedades retardantes de fogo à madeira. Não tem medo de temperaturas extremas e é absorvido muito rapidamente, o que permite dar brilho à superfície. É mogno ou às vezes vermelho. Vida útil - 20 anos. Não há cheiro.

A composição seca rapidamente, porém, tem alto consumo.

Se falamos de substâncias para trabalhos ao ar livre, devemos mencionar Wood Protect. Possui boa repelência a sujeira e água. Fabricado com base em acrílico-alquídico. É usado para processar madeira dura e macia. Esta composição envidraçada enfatiza a estrutura da madeira e, portanto, é usada em quase todos os lugares, exceto em pisos e parquetes. Este material é totalmente seguro e atende a todas as normas internacionais. Além disso, não goteja quando aplicado. O único aspecto negativo é que seca por muito tempo.

Outro anti-séptico desse tipo é Pinotex Ext. Possui cor branca ou translúcida. Ele também é usado para uso ao ar livre. Contém aditivos para combater o mofo e manchas azuis. A madeira tratada com tal composição será resistente aos fatores atmosféricos. É absorvido rapidamente e forma um bom filme.

O consumo do produto dependerá da categoria de madeira.

Se falamos de anti-sépticos para trabalho interno, devemos chamar "Mestre Lazur". Um composto de tingimento à base de acrílico fosco que protege a madeira e lhe confere uma bela cor. Não forma película, é perfeitamente absorvido e incide na estrutura da madeira. A composição é lançada na forma acabada. Não tem cheiro e pode durar até 2 anos. Seca em apenas 1 dia, o que é um excelente indicador.

Outro análogo é Belinka Lasur de um conhecido fabricante esloveno de vernizes e tintas. É toda uma programação com 17 tonalidades diferentes, inclusive o verde. Pode ser aplicado em três demãos. Ao mesmo tempo, o superior não criará uma película protetora. Isso é possível devido à boa penetração da impregnação na madeira serrada. Belinka Lasur consiste em pigmentos, resinas do tipo alquídico, substâncias do tipo repelente de água e solventes orgânicos. É fácil de aplicar, forma um acabamento mate e adere muito bem desde a primeira demão.

A única desvantagem é um odor forte e desagradável.

Qual anti-séptico escolher?

Na escolha de um agente anti-séptico, vários aspectos devem ser levados em consideração.

  • Compromisso. Existem várias substâncias altamente especializadas projetadas para resolver um problema específico: melhorar as características de repelência à água, combater o mofo, aumentar as propriedades refratárias. Mas existem soluções universais que melhoram várias propriedades do material de uma só vez. Na maioria das vezes, eles são comprados.

  • O grau de penetração na estrutura do material. De acordo com este critério, as impregnações são:

    1. profundo;

    2. superficiais, cobrem o material por cima e penetram nele em no máximo 0,3 centímetros, e profundos - até 1 centímetro.

  • A duração da atividade do revestimento de natureza protetora. Dependendo de uma série de fatores, a duração da ação da substância pode variar no intervalo de 2 a 7 anos. Sob a influência de fatores destrutivos agressivos, o revestimento vai perdendo gradativamente suas características. Portanto, as declarações dos fabricantes sobre a durabilidade do revestimento por 30 anos não são verdadeiras.

  • Características operacionais. Os mais significativos são:

  1. Taxa de consumo. Este indicador determinará quão econômico será o consumo por 1 m2 de substância. Normalmente, a taxa é indicada com o cálculo da aplicação de 1 camada. Na maioria das vezes, ele varia na faixa de 180-260 gramas por metro quadrado. Para biossegurança e retardantes de fogo, os valores estarão na faixa de 350-600 gramas por metro quadrado. É melhor calcular a quantidade com antecedência. Isso é importante se o volume de trabalho for grande. Para fazer isso corretamente, você deve calcular a área de superfície para processamento em metros lineares.
  2. Lavável. Normalmente, na embalagem da solução, encontra-se a marca correspondente: B - lavável, HB - não lavável, LV - fácil de lavar, TV - difícil de lavar.
  3. Formulário de liberação. O anti-séptico para madeira pode ser diferente - desde mistura seca e verniz até emulsão ou pó.

Além desses pontos, deve-se atentar para outros pontos: corrosividade, cor da madeira já impregnada, substâncias ativas na composição, bem como a possibilidade de coloração.

O fabricante do produto também será importante. Afinal, quanto mais famosa a marca, melhores serão seus produtos. Os mais reconhecidos neste segmento são:

  • Pirilax;

  • Pinotex;

  • Belinka;

  • Tikkurila;

  • Dufa Wood Protect.

O último critério importante é a compatibilidade com revestimentos decorativos. Se forem aplicados vernizes incolores ou tintas coloridas na proteção, deve-se perguntar se o anti-séptico selecionado é compatível com tais tintas e vernizes.

Como fazer isso sozinho?

Você mesmo pode fazer essa mistura de várias maneiras. Aqui estão dois deles. No primeiro caso, a base será um material como o betume, além da gasolina ou do óleo diesel, que precisará ser diluído. Deve-se dizer que, ao comprar gasolina em um posto de gasolina, você deve usar recipientes de metal para não ter medo de que a eletricidade estática possa causar o seu incêndio.

Você também precisará ter em mãos:

  • um recipiente de metal para aquecimento de betume;

  • paradas para fixar o recipiente sobre o fogo;

  • uma espátula de metal para misturar a solução.

O processo real de criação de uma solução é assim:

  • o recipiente é preenchido com betume;

  • é colocado sobre o fogo;

  • deve ser aquecido até que o betume esteja completamente convertido em uma massa líquida, mexa para que não haja grumos;

  • quando a substância estiver ligeiramente viscosa, retire do fogo e deixe esfriar um pouco;

  • quando isso acontecer, adicione gasolina ao recipiente em pequenas porções para evitar a dissolução.

As proporções de gasolina e betume dependerão do estado inicial deste último. Um indicador importante será a preservação da composição, que resultou, de fluidez a uma temperatura de cerca de 19 graus. A participação da gasolina deve ser de aproximadamente 20-30%. Mas aqui é necessário levar em consideração a viscosidade do betume, então o indicador pode variar.

É impossível superaquecer a mistura, mas também aquecê-la muito lentamente. A composição deve ser usada imediatamente após o preparo, pois perde rapidamente suas propriedades. E é preciso fazer isso, claro, na rua.

O segundo método será implementado com base na criação de uma solução de sal de água a partir de certas proporções dos materiais correspondentes.

Para aumentar a atividade da água do tipo catalítico, ela deve ser aquecida.

Se falamos de proporções, então, além da água e do sal, será necessário o sulfato de cobre ou de ferro, assim como o fluoreto de sódio. E então pode haver variações.

  • Ao impregnar o material para estruturas domésticas, uma solução fraca de água e fluoreto de sódio será necessária. Um balde de 10 litros precisa de 50-400 gramas. Se as estruturas estiverem dentro do edifício, a solução pode ser mais fraca, e se fora, então mais forte. Para uma compreensão visual da aplicação da substância, podem ser adicionados 10 gramas de permanganato de potássio.

  • Para o beneficiamento da madeira que ficará em contato com o solo, são utilizadas soluções de sulfatos, ou seja, vitríolo. Adicione 1-2 kg a um balde de água. Nesse caso, para que tudo dê certo, a madeira deve estar seca e a impregnação longa.

Para cozinhar, você precisará de água quente, um agitador e um recipiente. A composição pode ser aplicada somente após resfriamento e sedimentação, tendo-a previamente imerso no pulverizador.

Regras de processamento de madeira

Ao aplicar agentes anti-sépticos, as regras de segurança devem ser observadas. Além disso, existem substâncias que devem ser aplicadas de vez em quando. Outro ponto importante é que o medicamento deve ser trocado todas as vezes para que os microrganismos simplesmente não se acostumem e adquiram imunidade.

É importante que os anti-sépticos modernos não tenham um odor forte e, muitas vezes, precisam ser aplicados várias vezes para obter o efeito desejado.

E também antes de realizar os trabalhos, certifique-se de que a madeira está limpa e seca. Se necessário, pode ser limpo com um raspador ou solvente.

Se a árvore estiver molhada ou congelada, o tratamento deve ser descartado.

Antes de iniciar o tratamento de superfície, você deve primeiro aplicar um primer anti-séptico nas áreas danificadas e locais onde ocorreu o corte. E só então para todo o resto.

Se a madeira estiver úmida, o antisséptico de coloração pode ser aplicado com pistola, pincel ou rolo. Outro ponto importante é que substâncias à base de álcool devem ser usadas para matar insetos. Eles são injetados nos buracos de minhoca com uma seringa, após o que a madeira é processada.

Como fazer um anti-séptico com as próprias mãos, veja o vídeo.

1 comentário

De todos os fabricantes de anti-sépticos apresentados no artigo, conheço perfeitamente a linha da Dufa, eu mesma uso os seus anti-sépticos e não só. A qualidade é elevada, cobre e penetra perfeitamente na madeira. Protege a qualidade da madeira, comprovada pelo tempo.

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário