Aplicações de amônia para mudas
Se as plantas ficarem claras e amareladas, não florescerem ou darem frutos, isso significa que não têm nitrogênio suficiente. Para que as mudas fiquem fortes e fortes, é necessário alimentá-las com amônia, que, pelas suas propriedades, é um fertilizante ideal. Também é capaz de livrar as plantas de algumas pragas e doenças, por isso é extremamente útil usar amônia.
Propriedades
Com a ajuda da amônia, os jardineiros podem prevenir a acidificação do solo e torná-lo de melhor qualidade. Junto com a amônia, entra no solo um composto nitrogenado que, em condições naturais, pode ser obtido a partir do processamento do húmus. A única diferença é que o húmus age por 2-3 anos e a amônia - quase instantaneamente.
Após a fertilização, você pode ver que os caules das plantas tornaram-se carnudos e fortes, as folhas estão aumentadas e têm uma rica tonalidade verde. As mudas ficam fortes, saudáveis e resistem a todas as doenças. Além disso, o agente pode ser usado para combater vários insetos, como:
- mosca da cenoura;
- verme;
- gorgulho;
- pulgão
A amônia é capaz de paralisar o hálito das pragas, das quais elas morrem. Os insetos têm um olfato sutil, por isso são indiferentes às mudas processadas até que se livrem do cheiro de amônia.
Para quais plantas e quando aplicar?
A nutrição com nitrogênio é um elemento importante do cuidado das plantas, todas as culturas precisam dela. Mas na maioria das vezes, esse molho é usado para mudas das seguintes plantas:
- tomates;
- cebola;
- repolho;
- beterraba;
- groselha;
- batata;
- pepinos.
Muitos não sabem exatamente quando alimentar as mudas. Existem vários sinais de que as plantas são deficientes em nitrogênio.
- As folhas mudam de verde para verde claro ou amarelo. Isso se deve ao atraso na formação da clorofila. O processo de fotossíntese também é interrompido.
- O crescimento da cultura está desacelerando.
Como diluir e usar?
Cada cultura tem seu próprio esquema de alimentação, por isso é necessário considerar cada uma delas.
Tomates
Os tomates consomem nitrogênio muito ativamente no início do crescimento, portanto, as mudas precisam de fertilização com nitrogênio. 14 dias após o aparecimento dos rebentos, é necessário alimentar os tomates com amoníaco pela primeira vez. Para preparar a solução, é preciso tomar uma colher de chá de amônia e diluí-la em um litro de água. A mistura deve ser pulverizada nas folhas e caules. A parte de trás da folhagem também é necessária.
Ao plantar tomate no solo, é necessário realizar mais um tratamento com esta ferramenta. Deve-se diluir 10 ml de amônia em 10 litros de líquido. A solução é vertida nos poços, cada um dos quais deve conter 500 ml. A aplicação de fertilizantes nesta fase permite que as mudas se adaptem às novas condições e lidem facilmente com o estresse. O curativo superior deve ser repetido após 10 dias.
Também é necessário alimentar com pimentão e berinjela.
Pepinos
O uso de amônia para pepinos começa quando os brotos laterais começam a crescer nos cílios do pepino. A solução é preparada da seguinte forma: meia colher de chá do produto deve ser dissolvida em um litro e meio de água. É importante não misturar as proporções para que a alimentação seja útil e não prejudique a planta.
Primeiro, as mudas devem ser regadas com a solução todas as semanas, depois a cada 4 dias.Quando aumenta o número de aplicações de fertilizantes, a concentração da solução também deve ser aumentada - uma colher e meia de chá em relação a 1,5 litro de água.
Repolho
Regar o repolho com molhos à base de amônia é ideal para quem precisa cultivar uma safra grande e forte. Para fertilizar essa cultura, é necessário diluir 10 ml de amônia em um balde com líquido. Durante o plantio, 500 ml do produto devem ser colocados em cada um dos poços. A amônia é capaz de fortalecer as mudas de repolho e livrá-las de insetos nocivos.
Pimenta
Na maioria das vezes, o tratamento das mudas de pimenta com amônia é feito depois que as folhas dos quartos aparecem. Antes não deve usar, pois a planta não precisa de muito nitrogênio. Existem dois estágios de processamento dessa cultura.
- Pela primeira vez, a seguinte solução é necessária para a alimentação: uma colher de chá de amônia é diluída em um litro de água. A pimenta deve ser regada pela raiz. Deve-se ter cuidado para evitar o contato do produto em áreas verdes de mudas, como folhagens e brotos. Essa alimentação é realizada diretamente nas mudas.
- Na segunda vez, você precisa preparar essa solução: 3 colheres de sopa de amônia por balde de líquido (cerca de 10 litros). Também é preciso regar as mudas pela raiz, sem entrar na folhagem e no caule. É necessário realizar a cobertura após o plantio da safra no solo, isso mantém a saúde das plantas.
Para evitar que os insetos comam mudas de pimenta, é necessário diluir uma colher de chá de amônia em um litro de água e borrifar as plantas. Isso ajudará a proteger a cultura de gorgulhos e moscas-das-frutas, que costumam atacar os canteiros com mudas tenras.
Para se livrar dos pulgões, é necessária uma solução mais forte, pois esse inseto é capaz de criar raízes em quase qualquer planta em qualquer condição. Para que a luta seja efetiva, é necessário diluir 50 ml de álcool em um litro de água fervente. A esta solução são adicionados 100-200 gramas de sabão em pó, que contém as substâncias necessárias para matar pulgões. As mudas são pulverizadas com um borrifador. Se os pulgões retornarem após algumas semanas, a cultura deve ser pulverizada novamente.
Beringela
Se as mudas de berinjela não tiverem nitrogênio suficiente, elas ficarão magras e frágeis, após o que a cultura trará uma pequena safra e, em alguns casos, as plantas até morrerão. Para evitar esses problemas, antes de plantar plantas no solo, é necessário tratá-las com amônia. Os padrões de preparação são os seguintes: uma colher de chá de amônia se dissolve em um litro de água. As mudas são regadas pela raiz.
Esta cobertura é necessária nos primeiros estágios do plantio de berinjelas e depois que elas são transferidas para o solo normal. Posteriormente, o número de regas é reduzido e, a partir daí, é totalmente possível interromper a aplicação de fertilizantes.
Cebola e alho
Essas plantas são extremamente suscetíveis à alimentação extra de raízes. É necessário processar as colheitas com um borrifador, então a solução será borrifada uniformemente e funcionará de forma eficiente. Para preparar o fertilizante, é necessário diluir 3 colheres de sopa de amônia em 10 litros de água. A folhagem deve ser processada.
O tratamento é realizado como medida preventiva contra o crescimento, e também como medida preventiva contra o ressecamento, ondulação e amarelecimento das folhas. O salmão é um agente que pode ser perigoso para o homem, mas sempre benéfico para as plantas, pois contribui para o seu crescimento favorável.
Além disso, essa ferramenta livra os jardineiros de uma variedade de pragas que podem estragar significativamente as mudas. É importante lembrar a dosagem, pois cada planta precisa preparar sua solução.
Medidas de segurança
A amônia está em um grupo de produtos que podem prejudicar a saúde humana. É capaz de entrar no corpo humano através da pele e das membranas mucosas. Portanto, deve ser usado com cuidado para várias culturas, é importante observar as medidas de segurança:
- no preparo da solução, vale a pena usar respirador para que o contato com o produto seja mínimo;
- no processo de pulverização, é necessário proteger os olhos com o auxílio de óculos especiais;
- o trabalho deve ser realizado com luvas;
- no final do procedimento de pulverização, lave bem o rosto e as mãos;
- roupas, nas quais uma pessoa estava em processo de processamento, devem ser retiradas e enviadas para a lavagem.
Quando você não deve usar o produto?
Jardineiros experientes não recomendam o uso de amônia nos seguintes casos:
- ao sol, pois em climas muito quentes aumenta o risco de envenenamento por vapores de amônia;
- com hipertensão ou sintomas de VSD;
- se houver outras pessoas próximas às fábricas sem equipamento de proteção.
Para mais informações sobre como usar a amônia como fertilizante para tomates, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.