Como cultivar tulipas em 8 de março?

Contente
  1. Variedades adequadas
  2. Preparação
  3. Plantar e sair
  4. Regras de cuidado
  5. Métodos de cultivo
  6. Recomendações

No momento em que a natureza termina seu despertar após a calmaria do inverno, as tulipas começam a encantar os olhos com uma floração colorida e brilhante. Essas flores bulbosas perenes são tão bonitas que você sempre quer ver suas cores exuberantes, e não apenas na primavera. A tecnologia agrícola das tulipas permite que você cultive essas plantas durante todo o ano, proporcionando não só prazer estético, mas também a oportunidade de ganhar um dinheiro extra.

Variedades adequadas

Cultivar flores lindas e de alta qualidade em casa não é tão fácil quanto parece à primeira vista. Este processo é muito divertido, mas não menos desafiador. Primeiro, você precisa escolher as variedades de tulipas mais adequadas para forçá-las em condições artificiais.

Verificou-se experimentalmente que as tulipas subdimensionadas são as mais adequadas para esse propósito.

Também é necessário levar em consideração a classe, a cor das flores, a suscetibilidade às suas doenças. De todas as variedades de tulipas especialmente populares para destilação de inverno, os produtores de flores identificaram as melhores. Aqui estão seus nomes.

  • A tulipa de Foster. Com uma altura de 12-16 cm, a planta é altamente resistente a doenças.
  • A tulipa de Greig. Foi reconhecido por seus belos botões de cálice com uma cor monocromática ou bicolor.
  • Cristal. Pertence à classe das tulipas duplas. As flores espetaculares variam em tons de vermelho a roxo. Resistente a condições adversas.
  • Parada. Uma variedade resistente e despretensiosa. Os botões têm forma de cálice. As flores são geralmente vermelhas com nervuras alaranjadas.
  • Rapsódia de Gunders. A altura da planta não ultrapassa os 50 cm. Os botões vão mudando gradualmente de cor, passando do rosa profundo ao branco leitoso com manchas rosa.
  • Elegância Branca. A altura do pedúnculo chega a 60 cm. O botão em forma de lírio é de cor marfim. As pétalas são graciosas e refinadas, pontiagudas nas pontas.
  • Hemisfério. Tulipa camaleão. Flores delicadas são inicialmente brancas leitosas com toques rosa. Depois de um tempo, o botão escurece, adquire uma coloração rosa intenso. Resistente a doenças, caracterizado pelo aumento da resistência.

Preparação

Para que a tulipa floresça até o dia 8 de março, é necessário determinar corretamente a época de seu plantio. A época mais adequada para isso é o outono. É importante que todos os materiais necessários sejam preparados até o meio do outono.

Forçar tulipas "março" deve ser realizado em meados de outubro, mas não mais tarde do que o final do mês. Um plantio tão precoce é necessário para dar à planta uma oportunidade de "descanso", de um período de dormência, que dura de 3 a 5 meses. Nas floriculturas, é possível comprar material de plantio pronto, que já passou da fase de resfriamento. Nesse caso, as tulipas plantadas ainda em janeiro florescerão para o feriado das mulheres.

A preparação dos bulbos de plantas perenes começa no final do verão ou início do outono. Você pode usar seu próprio material de plantio ou comprar as variedades desejadas em floriculturas especializadas.

Para que a futura planta seja saudável e forte, é necessário calibrar as lâmpadas:

  • o tamanho ideal do material de plantio deve ser de 35-55 mm;
  • em uma lâmpada ligeiramente elástica não deve haver danos, sinais de doença.

Os produtores experientes usam 2 métodos principais de preparação do material de plantio (resfriamento), que diferem na temperatura de armazenamento.

  1. Com o primeiro método de curto prazo, saltos de temperatura não são permitidos, devem ser mantidos em um nível constante: + 5 ° C ou + 9 ° C. Isso causa dificuldades e inconvenientes no cultivo de flores em casa.
  2. No segundo caso, as lâmpadas são armazenadas por pelo menos 4 meses. As flutuações de temperatura são permitidas dentro da faixa de + 6 ° C a + 12 ° C. Na primeira parte deste período, o material é armazenado em local fresco (porão, prateleira inferior da geladeira), a segunda - em um substrato especial, onde será realizada nova forração das plantas.

Como recipiente para o cultivo de tulipas, os cultivadores de flores usam vasos, caixas de madeira ou plástico e recipientes especiais. É desejável dar preferência a materiais naturais como argila, madeira, cerâmica. Eles têm a capacidade de conduzir o ar, o que fornece nutrição suficiente para o sistema radicular da flor.

Um ambiente alagado leva ao apodrecimento dos bulbos de tulipas. Portanto, um requisito obrigatório é a presença de orifícios de drenagem no fundo do recipiente.

Com a ajuda deles, o excesso de umidade sai da panela. Os vasos e recipientes de tulipas devem ter pelo menos 15 cm de profundidade.

O enraizamento dos bulbos de tulipas deve ser realizado em substrato especial, de acidez normal e com altas taxas de fertilidade. Você pode comprar solo pronto ou prepará-lo você mesmo. Não é recomendado o uso de solo de jardim puro: após várias irrigações, ele se compacta e afunda.

Os floristas usam 2 tipos de substrato para o cultivo de tulipas em casa:

  • 2 partes do terreno do jardim têm 1 parte de areia grossa e composto;
  • 1 parte de solo de jardim e húmus (composto) por 2 partes de serragem.

Plantar e sair

Imediatamente antes de plantar o material de plantio no solo, é necessário inspecionar novamente os bulbos. Isso permitirá que você selecione as amostras mais saudáveis ​​sem mostrar nenhum sinal de doença. É aconselhável retirar as escamas dos bulbos - isso permitirá que germinem em menos tempo.

Independentemente do método de cultivo de tulipas, é aconselhável pré-desinfetar os bulbos. Para isso, é utilizada uma solução fraca de permanganato de sódio (permanganato de potássio), na qual o material de plantio é embebido por 20-30 minutos. Além disso, a água de imersão pode ser enriquecida com qualquer agente estimulador de crescimento (por exemplo, "Epin").

Este procedimento reduzirá o risco de doenças do sistema radicular da planta, além de acelerar o processo de germinação.

Instruções passo a passo para pousar.

  1. O substrato é derramado em um recipiente preparado em? de sua altura.
  2. Os bulbos são ligeiramente aprofundados no solo com as caudas para cima. No plantio de flores em grande quantidade, deve-se observar a distância entre os bulbos: a distância entre eles deve ser de pelo menos 1-2 cm, não devendo estar em contato uns com os outros ou com as paredes do recipiente.
  3. Outra camada de substrato é derramada sobre o material de plantio e abundantemente regada com água preparada. Nos locais onde o solo diminuiu ou sofreu erosão, ele deve ser recarregado.
  4. O recipiente é transferido para uma sala fria com alta umidade e uma temperatura não superior a + 10 ° C.
  5. O plantio é umedecido com água em temperatura ambiente 1 vez por semana.

Demora 14-16 semanas para a planta enraizar totalmente. Isso é seguido pelo forçamento ativo de tulipas. Este é um método de cultivo de flores, no qual a floração completa é obtida artificialmente. O algoritmo de ações é o seguinte.

  • Quando as mudas atingem 3-5 cm de altura, são cobertas com papel grosso, transferidas para um local bem iluminado. Para que as tulipas floresçam durante o feriado, esse evento deve ser realizado no início de fevereiro, mas o mais tardar no meio do mês.
  • Para que os pedúnculos não fiquem finos e enfraquecidos e os botões não sejam esmagados, a planta jovem deve ser ensinada a iluminar gradualmente, a partir de 1 a 2 horas por dia. Pelo mesmo motivo, a temperatura do ar não deve ser elevada imediatamente, mas em vários graus diariamente.

Regras de cuidado

Para que as flores desabrochem na hora certa, é necessário organizar o cuidado adequado delas. É o seguinte.

  • Monitoramento regular da temperatura ambiente após o aparecimento dos botões. O regime de temperatura deve ser regulado de + 15 ° C a + 20 ° C (um aumento da temperatura leva a uma floração mais rápida, uma diminuição desta diminui).
  • Rega sistemática. Secar o solo para as tulipas é tão perigoso quanto o alagamento.
  • Controle de luz. O horário ideal de luz do dia deve ser de 10 horas. Se os botões não estiverem se formando, a iluminação da planta deve ser aumentada para 12 horas com fitolampos.
  • No início da destilação de fevereiro, as tulipas são alimentadas com fertilizantes contendo nitrogênio; durante o período de brotação, nitrato de cálcio ou sulfato de cálcio é adicionado ao solo. A quantidade e a composição dos aditivos minerais são regulamentadas e indicadas pelo fabricante, dependendo da variedade de tulipa.

Métodos de cultivo

Ao cultivar tulipas em apartamentos e casas, é necessário criá-las o mais próximo possível das condições naturais e confortáveis. O método de cultivo pode ser tradicional ou alternativo.

Método clássico

Este método envolve o cultivo de plantas em estufas, casas, apartamentos. A presença de estufas especialmente equipadas contribui para a germinação mais rápida dos bulbos, permite plantar flores em grandes quantidades para fins comerciais - para venda.

No entanto, em 8 de março, você pode obter botões de tulipa incríveis e encantadores no parapeito da janela de um apartamento.

Os principais fatores que afetam a qualidade das flores ao cultivá-las pelo método clássico são os seguintes.

  • Nível de iluminação. O horário de verão deve ser de pelo menos 10 horas.
  • Condições de temperatura. A temperatura ideal para o cultivo de tulipas é entre + 12 ° C e + 18 ° C. Mesmo uma diminuição ou aumento insignificante leva a um atraso ou aceleração da floração, respectivamente.

Crescendo sem terra

Recentemente, os cultivadores de flores costumam usar hidrogel ou solo aquático para cultivar tulipas. Esta substância é um composto polimérico na forma de grânulos especiais. Eles têm a capacidade de absorver e reter grande quantidade de líquido por muito tempo, dando-o gradativamente às plantas.

As vantagens deste método são as seguintes:

  • a tecnologia de plantio em hidrogel não difere da usual, utilizando substrato;
  • a umidade contida nos grânulos não escorre e não evapora;
  • o solo aqua tem uma aparência decorativa atraente;
  • o sistema radicular da planta está seguro contra qualquer dano.

Outro método popular para o cultivo de tulipas sem terra é usar pedras de drenagem. Isto exige:

  • pegue um recipiente à prova d'água, cujo fundo deve ser coberto com pedras ou outro material de drenagem;
  • coloque os bulbos que passaram por um ciclo completo de resfriamento entre as pedras, fixe-os com firmeza, borrifando-os com outra pequena camada de drenagem;
  • tanta água é despejada no recipiente de modo que a parte inferior do bulbo não toque sua superfície;
  • após o plantio, o recipiente é colocado em local sombreado;
  • após o surgimento do sistema radicular, é necessário adicionar água, no futuro monitorar constantemente seu nível, mantendo seu estado original;
  • após a formação das primeiras folhas, a planta é colocada em local iluminado e a temperatura ambiente aumentada.

Ambos os métodos são usados ​​para lâmpadas já resfriadas, que foram "colocadas" por 4 meses em uma sala fria.

Para atingir a floração em março, as tulipas devem ser plantadas no início a meados de fevereiro, independentemente do método de cultivo escolhido.

Crescendo na água

Para fazer as tulipas florescerem até 8 de março, você pode usar água pura. O processo de crescimento é o seguinte:

  • no início de fevereiro, as lâmpadas são removidas e desinfetadas após 4 meses de resfriamento em uma sala fria;
  • a água em temperatura ambiente é despejada em um recipiente com gargalo estreito e base larga;
  • o bulbo é colocado de cabeça para baixo de forma que seja segurado no colo do pescoço, sem tocar as raízes na superfície da água;
  • o recipiente é deixado em uma sala com luz difusa até que o sistema radicular comece a se desenvolver ativamente e as primeiras folhas apareçam;
  • depois disso, a flor é movida para um local bem iluminado (parapeito da janela, varanda).

Recomendações

Para tornar o forçamento de tulipas bem-sucedido, cultivadores de flores experientes desenvolveram várias recomendações para iniciantes. Assim, você pode estabelecer a causa da falha a tempo, eliminá-la, tendo alcançado o florescimento da cultura em tempo hábil.

  1. Para forçar as primeiras tulipas, é necessário escolher o maior material de plantio, pequenos bulbos podem não brotar.
  2. As tulipas são sensíveis ao alagamento. Durante o período de resfriamento e crescimento, os bulbos não devem ser alagados, caso contrário, isso levará à sua decomposição.
  3. Na falta de luz, as tulipas têm massa verde suficiente, mas não formam botões.
  4. O desenvolvimento lento e a massa verde pobre indicam falta de nutrientes no solo ou violações do regime de temperatura.
  5. A rega deve ser realizada com água decantada à temperatura ambiente.
  6. As tulipas não gostam de luz solar direta; a iluminação deve ser suficiente, mas difusa.
  7. As correntes de ar podem causar doenças nas plantas.
  8. Folhas estouradas na planta indicam alimentação desnecessária, o que leva a um excesso de nutrientes no solo.
  9. Após o corte da flor, os bulbos devem permanecer no recipiente por mais 3 semanas. Em seguida, são calibrados e enviados para um local fresco para resfriamento. O processo de forçamento subsequente é semelhante ao descrito neste artigo.

As tulipas são uma das plantas mais flexíveis em termos de época de floração. Controlando os períodos de descanso e destilação, podem-se obter flores frescas e lindas em qualquer época do ano. As flores cultivadas de forma independente para o feriado trarão ainda mais alegria e prazer, tornando-se um motivo de orgulho. O cultivo de tulipas é um processo divertido que pode resultar em botões de flores exuberantes e coloridos. O principal é ter paciência e ouvir todos os conselhos de especialistas.

Como cultivar tulipas em 8 de março, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário