Quais são os tipos e variedades de tulipas?

Quais são os tipos e variedades de tulipas?
  1. Um pouco de historia
  2. Classificação
  3. Variedades populares
  4. Belos exemplos

Cada flor cultivada por floristas é cuidadosamente selecionada de toda a massa de plantas com flores. A tulipa merecidamente cai no número de culturas populares. Por sua vez, costuma-se dividi-lo em muitas variedades, que todo florista precisa conhecer.

Um pouco de historia

Se nos voltarmos para o passado da tulipa, é fácil ver quantas paixões e conflitos existem em torno dessas flores. Repetidamente, eles se tornaram a causa do derramamento de sangue, uma fonte de riqueza colossal (e a excitação associada). Graças à tulipa, muitas pessoas alcançaram o ápice do poder e da prosperidade e perderam o sucesso ainda mais rapidamente. Uma das lendas diz que uma flor graciosa cresceu onde o sangue de dragão foi derramado. Por muitos séculos, para belezas de diferentes países orientais, não havia elogio mais atraente do que a comparação com uma tulipa.

Nos países europeus, a tulipa começou a ser cultivada a partir do século XVI.

Acredita-se que conhecê-lo tenha sido um efeito colateral da invasão turca. Com o aparecimento de uma nova flor, a emoção começou imediatamente. O custo dos bulbos aumentou rapidamente e a criação ativa de novas variedades começou. A maioria deles recebeu o nome de cidades, vários estadistas, reis e dignitários.

Mas se na maioria dos países europeus as tulipas simplesmente se tornaram muito populares, na história da Holanda seu lugar é muito mais elevado. Um episódio como a febre das tulipas já foi descrito em todos os livros populares de economia. Em vez de artesanato clássico, milhares e dezenas de milhares de pessoas correram para cultivar a preciosa flor. Acontece que o clima da Holanda é perfeito para ele. A luta pelo monopólio e pelo sucesso de novos mercados se intensificou a cada ano.

Não foi apenas o comércio de lâmpadas na bolsa de valores que se desenvolveu; iniciou-se a venda e revenda de receitas, que encerrou a obrigação de introdução de novas variedades em data determinada. Eles foram pintados em quadros. O pico da mania das tulipas durou apenas dois anos (1636 e 1637), ou melhor, até o período de novembro de 1636 a fevereiro de 1637. No início de março, o mercado colossalmente superaquecido experimentou uma queda vertiginosa.

As consequências foram muito exageradas pelos moralistas e pela Igreja, que as usou para expor o grubing de dinheiro.

Classificação

Floração precoce

O legado de todas essas "febres" foi o surgimento de muitas variedades de tulipas. Muitos deles, no entanto, foram criados posteriormente. E as plantas com flores precoces causam a atenção merecida. As flores que emergem cedo não podem ostentar flores particularmente grandes. E a variedade de cores que eles têm não é muito grande.

No entanto, as primeiras tulipas têm um encanto extraordinário. A formação tão rápida no início da primavera é literalmente um milagre. A floração ocorre em março, cobre parcialmente abril e os primeiros dias de maio. O momento exato da floração é determinado pela variedade específica e pela situação climática. A maior variedade de tulipas precoces é típica para flores simples e duplas.

Floração intermediária

Esta categoria inclui as tulipas, que florescem nos últimos dias de abril e maio. Eles geralmente têm:

  • flores grandes;

  • pedúnculos até 0,5 m;

  • folhas pintadas com uma mistura de tintas cinza e verdes.

O grupo de floração intermediária é claramente mais variado do que a classe inicial. Ela é considerada mais bonita e apreciada pela combinação de dois tons diferentes. É comum dividir esta categoria em dois subgrupos. As tulipas "Triunfo" incluem plantas de altura média, cujos pedúnculos costumam atingir 0,5 m (em alguns casos, 0,7 m).

As flores formam flores semelhantes a vidro de tamanho grande. Os caules da tulipa triunfal são duráveis.

Floração tardia

Essas plantas podem florescer quase até a metade de julho. A esta altura, a maior parte das tulipas já desbotou e a formação de flores de peônia e íris já começou. Nessa situação, uma tulipa tardia pode ser um acento decorativo precioso. As tulipas de floração tardia são tradicionalmente divididas em 7 grupos. Eles são muito diferentes um do outro, mas em qualquer caso, eles parecem impressionantes.

Botânico

O grupo de tulipas botânicas foi introduzido em 1969. Inclui não apenas variedades de cultivo selvagem. Isso inclui principalmente plantas de várias alturas (principalmente anãs ou médias), que são usadas em terreno aberto. O termo "tulipas botânicas" é aceito na esfera comercial - oficialmente, a definição de "outras espécies" é aprovada na literatura biológica. Este grupo não inclui tulipas:

  • Kaufman;

  • Gesner;

  • Greig;

  • Foster (assim como todas as suas versões híbridas).

Deve-se ter em mente que a definição de "outros tipos" não significa nenhum valor baixo.

Esta categoria inclui 25 das 144 variedades concedidas pela British Horticultural Society. Mas a desvantagem é a ligeira popularidade. Escolher um tipo botânico adequado é difícil. Mas eles são usados ​​ativamente pelos criadores (tanto no desenvolvimento de novas variedades, quanto no processo de hibridização).

Variedades populares

Simples cedo

Os representantes deste grupo começaram a crescer a partir do final do século XVII. Basicamente, seus pedúnculos são relativamente baixos (de 0,25 a 0,4 m). Eles se distinguem por sua resistência mecânica e são totalmente resistentes às rajadas de vento, aos golpes de chuva. Na forma, as flores dessas variedades são semelhantes a um copo ou tigela. Dominado por tons amarelos e vermelhos.

Quando o tempo está ensolarado, essas plantas se abrem amplamente. Na maioria das vezes, eles são usados ​​para cultivo em vasos e vasos. Eles também são úteis para o plantio de meio-fio.... O corte dificilmente é possível, uma vez que os pedúnculos são baixos.

No entanto, a destilação de janeiro e fevereiro é bastante bem-sucedida.

Dentre as variedades iniciais simples, destaca-se a tulipa Gesner. Este subtipo é o mais difundido nesta classe. Possui partes aéreas de tamanho médio (0,3-0,4 m). Eles são coroados com flores de tipo simples. Desde 1969, variedades anãs do formato Duke van Toll abolido foram adicionadas a este grupo.

Terry cedo

Este tipo é conhecido há vários séculos. No entanto, continua a ser procurada devido aos seus tons ricos e um rápido início de floração. Estas tulipas não sobem acima de 0,2-0,3 m. Uma flor dupla é pintada principalmente com cores quentes. Quando se desdobra até o final, o diâmetro chega a 0,08 m; o botão não desaparece por muito tempo.

O pedúnculo de uma flor dupla precoce é forte, mas se chover muito, a massa de flores pode pressioná-la contra o solo. O fator de reprodução é desprezível. Basicamente, essas plantas são necessárias para o envasamento. Eles também são lançados em janeiro e fevereiro.

Às vezes plantado em terreno aberto na frente de outras culturas.

Triunfo

Essa variedade apareceu nos primeiros anos do século XX. Para obtê-lo, foi necessário cruzar híbridos darwinianos com tulipas primitivas simples. Essas plantas têm uma boa taxa de reprodução. Eles podem ser branco puro, roxo escuro e outras cores. Durante a floração, a geometria do vidro é perfeitamente preservada.

O Triumph pode ser aplicado:

  • para cortar;

  • para decorar um jardim ou parque;

  • para fins de destilação no tempo médio e tardio.

Híbridos de Darwin

As plantas varietais desta classe foram oficialmente declaradas uma classe separada em 1960. Eles são muito grandes; sua altura pode atingir 0,6-0,8 m, enquanto as flores às vezes atingem 0,1 m de diâmetro. As flores são geralmente vermelhas. Mas recentemente, o número de variedades de duas cores tem aumentado.

Vale a pena considerar que a cor roxa não aparece nas tulipas de Darwin.

A floração começa nos primeiros dias de maio. O fator de reprodução é muito alto. A desvantagem do grupo de variedades é a abertura excessivamente forte dos botões; é especialmente bom quando o tempo está quente e ensolarado. As propriedades positivas indiscutíveis do grupo são:

  • preservação longa após o corte;

  • alta imunidade ao vírus variegado das pétalas;

  • excelente resistência às geadas precoces.

Tarde simples

Esta categoria de tulipas atinge um tamanho grande (0,6-0,75 m). Eles diferem em poder, formam grandes flores da mesma configuração em forma de cálice. As variações de tonalidades são variadas, podendo haver tulipas brancas e pretas. Alguns espécimes são pintados em delicados tons de rosa ou roxo. As plantas bicolores deste grupo são comuns.

Entre as tardias simples encontram-se também as túlipas multifloras, cada pedúnculo com 3, 4 ou 5 flores. A floração ocorre em meados de maio. Essas culturas são amplamente utilizadas em trabalhos de paisagismo. Existem variedades bem destiladas.

As tulipas tardias simples respondem por pouco mais de 20% do sortimento total.

Cor de lírio

Esta categoria de tulipas é considerada por muitos especialistas como a mais antiga, datando seu surgimento da metade do século XVI. Mas é preciso entender que as variedades que apareceram inicialmente mudaram muito com o tempo. Uma característica da cultura já está expressa em seu nome - as flores são semelhantes aos lírios comuns. A altura das plantas pode ser de 0,5-0,6 m, embora tenham pedúnculos fortes. A cor dos botões varia muito.

Franjado

A primeira das tulipas desse grupo foi oficialmente registrada em 1930. O nome da categoria está associado à franja característica em forma de agulha que circunda as pétalas. A flor pode ter 0,5-0,8 m de altura. A cor preta não é encontrada em tulipas com franjas. Sua aparência é determinada pelas variedades utilizadas para o desenvolvimento inicial da variedade.

Verdes

Um grupo semelhante foi alocado no âmbito da classificação em 1981. A cor verde aparece no dorso das pétalas e permanecerá até o final da floração. Um efeito incomum é obtido devido ao contraste expressivo de tonalidades. Agora, as plantas verdes estão ganhando popularidade.

Sua altura varia muito, e um ligeiro espessamento se forma no meio das pétalas.

Rembrandt

As tulipas pintadas em cores variadas são diferenciadas nesta categoria. No código genético, traços e manchas heterogêneos são fixos. Mas é preciso ter em mente que grande parte dessas plantas está infectada com o vírus das pétalas variegadas. A forma das flores é de vidro, as plantas sobem do solo de 0,4 a 0,7 m. A floração começa em meados de maio. Rembrandt é a espécie mais rara de tulipa.

Papagaio

Um tipo semelhante foi introduzido em circulação desde o século XVII. As tulipas papagaio se destacam por sua aparência atípica, literalmente exótica. As bordas das pétalas são cortadas para dentro... Ocasionalmente, eles são ondulados e, em seguida, tornam-se como as penas fofas de pássaros.

Quando a flor se abre amplamente, seu diâmetro pode ser de 0,2 m.

Terry atrasado

E essa coleção começou a ser cultivada a partir do século XVII. Essas tulipas têm flores de uma cor dupla espessa. São bastante semelhantes às flores das peônias, por isso falam com frequência sobre o grupo das peônias. Os pedúnculos são muito fortes e sua altura varia de 0,45 a 0,6 m. Deve-se ter em mente que essas tulipas podem quebrar se soprar um vento forte ou se estiver chovendo.

Kaufman

Uma categoria semelhante foi incluída na classificação oficial desde 1960.Algumas dessas flores começam a florescer nos primeiros dias de abril. Eles são completamente imunes à variegação. A altura é de 0,15-0,25 m.

As flores das tulipas Kaufman são grandes e alongadas.

Quando se abrem até 100%, assumem a forma de estrela. Sua tonalidade é muito heterogênea, na maioria dos casos as flores são pintadas em duas cores diferentes. A maioria das tulipas de Kaufman tem listras roxas e manchas de folhagem. A principal área de aplicação são os escorregadores alpinos, jardins ornamentais, meios-fios. A categoria representa cerca de 3% das tulipas modernas.

adotivo

A diferença entre a categoria e as flores Kaufman é o aumento do tamanho das flores. Os botões podem parecer um copo ou uma tigela, são muito alongados. E a altura às vezes é de 0,15 m. Na maioria dos casos, as plantas da categoria Kaufman são coloridas de vermelho. Ocasionalmente, há uma cor rosa amarela.

Greig

Este tipo não é muito alto (0,2-0,35 m). As plantas formam flores grandes com uma base larga. As partes finais das pétalas são ligeiramente dobradas para fora. A folhagem das tulipas de Greig está coberta de graciosas manchas.

A floração começa na última parte de abril ou início de maio.

A beleza das tulipas de qualquer grupo - incluindo as mesmas plantas Greig, terry tardio e flores de lírio - está fora de dúvida. A.S. Green também comparou as variedades das melhores flores prata-azul, roxa e preto-rosa com colares. As conquistas na criação tornaram esta flor ainda mais bonita. Portanto, é útil ver quais variedades as lojas modernas têm a oferecer. A cor quente e vibrante da Princesa Irene combina muito bem com o tapete inferior de miosótis azulados.

Copos impressionantes são montados em fortes hastes de flores cor de vinho. A Dinamarca tem botões vermelhos ricos. Uma borda amarela se forma nas pétalas. A combinação do tamanho grande da flor e da força do caule é bastante atraente. Graças a ele, o corte é muito simplificado.

Ao escolher variedades de tulipas, é apropriado prestar atenção à "Ile de France". Distingue-se mesmo contra o fundo de outras variedades de cor vermelha. As flores de aparência tradicional são de tamanho médio (0,08 m). A parte inferior da flor é de cor preta e tem um perímetro dourado. Na "Ile de France" os caules das flores são delgados, atingindo 0,4-0,45 m de comprimento.

A variedade italiana "Chirs" é recomendada para o corte.... Ele forma copos relativamente finos de cor creme ou amarelo pálido. A altura da tulipa não ultrapassa 0,4 m. A folhagem pontiaguda tem um tom verde-azulado. "Chirs" sobrevive bem ao transporte, é usado sozinho e em combinação com jacintos.

Definitivamente, vale a pena pensar em escolher uma tulipa de Kung Fu. Já à primeira vista para essas flores, é fácil apreciar seu exotismo. Os botões ligeiramente arredondados, por vezes atingindo 0,08 m, apresentam uma cor festiva. Ao mesmo tempo, eles mantêm o mistério externo característico das variedades orientais.

Uma ampla borda branco-cremosa é colocada em torno do perímetro de cada uma das pétalas vermelho-púrpura.

E se também levarmos em conta a vizinhança dessas tintas com folhas mate de cor cinza-esverdeada, então fica claro - "Kung Fu" é realmente uma flor linda. Os caules que se formam nele podem crescer até 0,5 m, sendo bastante resistentes aos danos mecânicos. Quando o "lutador" floresce, suas pétalas são pressionadas uma contra a outra, e parece que estão cobertas por uma simples cor rosa. Mais tarde, quando a planta florescer até o fim, vai mostrar todo o seu encanto.

As tulipas Verandi atingem 0,55 m de altura e apresentam cor vermelha diluída com listras amarelas. A planta pertence à categoria "Triunfo" e os especialistas acreditam que esta é uma das melhores conquistas holandesas. A folhagem da "Verandi" tem uma cor verde suculenta.

As flores desta variedade apresentam um aroma muito poderoso e expressivo. Eles também são extremamente resistentes ao transporte. O botão se desenvolverá gradualmente.Para meia liberação, às vezes são necessários 7 a 10 dias. A julgar pelos comentários, esta planta é garantida para decorar qualquer casa e se tornar um hóspede bem-vindo em vários feriados e celebrações.

A tulipa "Antarctica" tem esse nome porque na metade da liberação é colorida de branco com uma porção amarela clara, e em completa dissolução é branco puro. Uma característica também é a cor verde clara da folhagem. Como muitas outras tulipas, as flores são parecidas com vidro. A altura desse tipo de vidro pode chegar a 0,07 m.

Severidade gelada e nobreza expressiva - esses são os pensamentos que vêm à primeira vista para ele. Uma impureza amarelada no verso pode estar presente apenas antes do início da dissolução, e apenas em uma forma muito fraca... A altura da "Antártica" pode chegar a 0,4-0,7 m. A combinação de cores com o branco e outros tons é permitida.

Ao cortar, a tulipa é muito resistente, a dissolução é lenta.

Continuando a revisão das tulipas da categoria "Triunfo", vale a pena dar atenção ao "Rosa Jumbo". Eles são pintados em um tom delicado de rosa. A taxa de desenvolvimento da flor é moderadamente alta. O fuste, que sobe até 0,45 m, é de resistência média. Um copo de formato tradicional atinge uma altura de 0,08 m (com um diâmetro de 0,06 m).

Essas plantas toleram bem o corte e um transporte bastante longo. A tulipa de Colombo também pode ser uma escolha muito atraente. Esta planta forma flores duplas. Eles são pintados em tons de branco carmesim e têm uma altura de até 0,08 m.

É difícil encontrar variedades de aparência mais brilhante e incomum.

As tulipas azuis são merecidamente consideradas a obra-prima indiscutível da seleção. Para obtê-los, é realizado o cruzamento de híbridos primitivos simples e darwinianos. Uma característica das plantas são as grandes tigelas, semelhantes a um copo. A altura total da planta pode chegar a 0,7 M. Tulipas azuis florescendo podem ser vistas desde os últimos dias de abril.

A variedade Álibi se distingue por sua delicada cor lilás. Essas flores exalam um odor sutil. O período de floração atinge aproximadamente 20 dias.

De tulipas que florescem cedo, a "Barracuda" tem um tom azul.... Essas plantas desenvolvem caules altos e botões roxos atraentes.

Entre as flores duplas tardias, a variedade Blue Diamond possui uma cor azul. Seus botões são muito brilhantes e mais parecidos com peônias. Esta planta é considerada resistente à geada. É bom cultivar em climas temperados. A variedade Blue Heron distingue-se pela presença de uma franja em forma de agulha nas pétalas.

Parece que a tulipa está coberta de gelo. O tom azul-violeta prevalece. Importante: os bulbos de Blue Heron são plantados 30 dias antes do início aproximado da geada. O tipo papagaio-azul, que floresce nos últimos dias de maio, é considerado muito incomum.

Seus botões esverdeados, abrindo-se, vão adquirindo gradativamente um grosso tom lilás-azulado.

A variedade de tulipas Purple Prince é boa para o corte. O diâmetro das flores desta planta é de até 0,12 m. A tulipa cresce em altura até 0,5 m. A cultura é considerada uma representante da categoria "Triunfo". A floração ocorre em abril e dura de 10 a 15 dias.

A taxa de desenvolvimento é média, mas a taxa reprodutiva é alta. Principais objetivos de uso:

  • corte;

  • decoração de jardins e parques;

  • forçamento médio e tardio.

As tulipas da dinastia podem decorar canteiros de flores e buquês. Os botões dessas plantas podem ter até 0,08 m de altura e as pétalas são pintadas em tons de fúcsia, roxo, amarelo, branco puro ou rosa acinzentado. Nesse caso, independentemente da cor formada, o perímetro das pétalas parecerá ligeiramente pulverulento.

É aconselhável cultivar a "dinastia" em terras férteis, abundantemente inundadas de sol. A floração ocorre nos primeiros dias de maio. Na maioria das vezes, leva de 10 a 14 dias. Um valor mais preciso só pode ser fornecido dependendo da temperatura.

O plantio é recomendado no final de setembro ou início de outubro, com expectativa de enraizamento antes das primeiras geadas.

A variedade Red Baron tem esse nome devido ao tom avermelhado das flores.A altura dessas plantas é relativamente baixa. Sua principal aplicação é o corte de buquê. Para destilação, "Red power" é mais adequado. Esta variedade é considerada muito despretensiosa; seus botões estão escondidos por folhagem abundante.

As tulipas "Zorro" têm vidros em madrepérola. Suas cores são ainda mais brilhantes do que as do "Red Power". No entanto, o botão é um pouco menor. Em um pedúnculo alto, formam-se folhas relativamente curtas.

Mas o rendimento está próximo de 100%.

Renegade apresenta uma camada de veludo incomum nos botões. Esta planta tem uma densa cor cereja. As avaliações indicam que essas tulipas parecem rígidas e acrescentam nobreza ao ambiente. Os melhores buquês são formados com flores amarelas e brancas. O armazenamento de corte não é particularmente difícil.

Os criadores estão constantemente expandindo a variedade de tulipas. Entre as novas variedades, destaca-se o “Bordéus Intoxicante”. Esta planta produz flores escuras com aspecto original. Além disso, no formato do botão, é mais original do que qualquer outro tipo tardio de terry. A altura atinge 0,4-0,5 m, a floração ocorre em meados e no final de maio.

A tulipa "Raspberry Rose", como você pode imaginar, parece uma rosa. A abertura das pétalas não é muito rápida, para que você possa apreciá-la por muito tempo. Mesmo com o sol forte, a poderosa cor carmesim não desaparece. As plantas têm um aroma muito forte.

Em termos de graça, eles não são inferiores nem mesmo às rosas de primeira classe.

"Flash in the night" - uma tulipa em maio desabrochar, crescendo até 0,35-0,4 m. Os botões têm quase o mesmo formato que os das peônias. Quando as flores desabrocham, suas pétalas mudam de cor. No início são amarelos claros e no final da temporada adquirem uma cor cereja espessa. O plantio é recomendado desde o outono; com essa abordagem, você pode desfrutar de um elegante canteiro de flores na próxima primavera.

A variedade "Sunbelt", embora não seja muito nova, forma botões muito grandes. Os comentários dizem que é difícil encontrar outra tulipa com uma cor vermelha igualmente rica. E se você perguntar aos especialistas qual variedade é a mais reconhecível entre os holandeses, a maioria certamente a chamará de “Match”. Concretos enormes e incríveis com uma base cremosa e pontas levemente avermelhadas parecem brilhantes. A altura dos espécimes desenvolvidos às vezes chega a 0,4 m.

Belos exemplos

As tulipas podem parecer incríveis. Mostra como é lindo um "tapete" volumoso de flores brancas, amarelas e rosa.

E aqui você pode ver claramente como é elegante a composição de botões de cores diferentes, envolvendo a árvore cinza mais comum.

O ambiente lenhoso apenas complementa a composição.

Olhando a foto, é fácil entender o quão bonito pode chegar uma crista decorada com tulipas roxas e rosa.

Veja abaixo para mais detalhes.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário