Triunfo das tulipas: variedades da classe e características de seu cultivo

Contente
  1. História de origem
  2. Descrição da variedade
  3. Cuidado e pouso

Todos estamos acostumados a considerar a Holanda como a pátria das tulipas. Mas nem todo mundo sabe que os bulbos de tulipa foram trazidos para a Holanda apenas no século 16 e antes disso começaram a ser cultivados no Império Otomano. Lá, eles se dedicaram ao cultivo dessas flores já em 1000. No entanto, apesar de uma história tão antiga de sua existência, até o século XX não havia um sistema único para classificar as tulipas por espécies e variedades.

Pela primeira vez, tal esquema foi proposto por cientistas britânicos durante a Primeira Guerra Mundial. A classificação atual, tal como está hoje, foi criada em 1996 pela Royal Netherlands Bulbous Association.

História de origem

De acordo com a época de floração, as tulipas da série "Triunfo" costumam ser classificadas como para o grupo de floração média. Junto com ela, este grupo inclui a série "Híbridos de Darwin", que serviu de base para a criação da série "Triunfo". O primeiro pária de tulipas Triumph foi recebido em 1910. na cidade holandesa de Haarlem, em um terreno de propriedade da empresa Zocher. Em 1918, as mudas foram compradas por outra empresa holandesa Sandbergen de Katwijk, que as colocou à venda sob a marca Triumph em 1923.

Como a nova variedade foi um sucesso comercial, os concorrentes adotaram a experiência de Zocher, cruzando variedades de várias classes ao mesmo tempo: as primeiras simples da classe de floração precoce, os híbridos de Darwin da classe de variedades de floração média e variegadas "Breeders" e "Cottage ", que pertencem ao grupo das classes abolidas ou não reconhecidas pelos cientistas modernos. Como uma classe separada, as tulipas Triumph foram reconhecidas em 1939, e em todos os anos subsequentes os criadores aprimoraram as características dessa classe para reduzir o custo de seu cultivo e aumentar os lucros comerciais.

Gradualmente, o Triumph suplantou outras classes de tulipas e se tornou um líder na produção de flores. Em 2013-2014. mais de 60% de todas as plantações de tulipas na Holanda foram destinadas à classe de tulipas Triumph.

Descrição da variedade

As tulipas da classe "Triumph" (Triumph) pertencem à família Liliaceae e são plantas de tamanho médio (até 50 cm) ou altas (até 70 cm) com caule vertical e uma grande flor em forma de copo de vinho ou barril .

A altura do botão é de cerca de 8 cm. Representantes desta classe caracterizam-se por períodos de floração precoce, que se repete sazonalmente, por isso são frequentemente escolhidos para cultivo em escala industrial. As flores têm uma extensa paleta de cores que vai do branco fervente, sem impurezas, ao marrom ou roxo, com vários tons. Existem mais de 30 tons de vermelho apenas em "Triumph". Também há cores amarelo, laranja e rosa.

Existem exemplares que possuem uma cor dupla. Algumas variedades têm várias flores em uma haste ao mesmo tempo. As flores mais vantajosas parecem maciças, formadas em grandes grupos.

Cuidado e pouso

A flor adora muito sol, mas ao mesmo tempo pode suportar facilmente geadas leves. Ao escolher um local de pouso, deve-se tomar cuidado para protegê-lo de ventos fortes. O solo para o plantio deve ser escolhido leve e rico em húmus, com acidez neutra. As tulipas triunfam, como outros representantes desta cultura, amo regar abundante, mas sem estagnação de umidade.

A plantação de bolbos é geralmente realizada no início do outono, quando o calor diminui e o exterior é fresco, mas sem geadas. As condições mais confortáveis ​​para desembarque em temperaturas não superiores a 10ºC - geralmente de meados de setembro a meados de outubro. Este tempo é considerado ótimo para o melhor enraizamento de bulbos de tulipas.

Antes do desembarque, uma carteira está sendo preparada. Para fazer isso, cave um buraco de 30-40 cm de profundidade. Areia seca é despejada no fundo do buraco e, em seguida, uma camada de composto ou húmus é colocada. É estritamente proibido trazer estrume fresco para o buraco - pode "queimar" a planta. Depois de colocar a cebola no buraco, pode polvilhar com outra camada de areia e cobrir com terra, regar abundantemente.

As tulipas geralmente não são cobertas para o inverno, mas se houver geadas prematuras, você pode borrifá-las com uma camada de folhas secas. No início da primavera, logo após o derretimento da neve, o local de plantio deve ser afrouxado e fertilizado com nitrato de amônio e, quando os botões estão amarrados, deve ser alimentado com fertilizantes minerais. O conjunto padrão é nitrogênio, fósforo e potássio.

Você pode comprar uma composição pronta ou adicionar todos os componentes separadamente.

O período de floração começa quando a temperatura na rua se estabiliza entre 18 e 20 ° C, e continua até o final de maio. No final de junho ou início de julho, as folhas das plantas começam a secar, e isso é um sinal claro de que é hora de desenterrar os bulbos. Todos os espécimes são examinados cuidadosamente, os danificados são removidos e os saudáveis ​​são secos em local escuro por duas semanas a uma temperatura de 20-25ºC. Em seguida, eles são limpos de cascas e crescimentos antigos e removidos para armazenamento em um local escuro e seco, longe de ratos e outros roedores.

Você também precisa cortar flores de acordo com as regras. O fato é que o caule da tulipa não é cortado, mas quebrado a tal nível que pelo menos duas folhas ficam abaixo - a planta tira o alimento delas. Se você cortar a flor pela raiz, na próxima temporada o botão não amadurecerá.

As principais variedades de tulipas da classe "Triunfo"

  • Diversão para dois. Esta variedade tem um grande botão de 5-7 cm de altura e 4-5 cm de diâmetro, a altura da flor inteira é de 40 cm.O bolbo divide-se bem para a reprodução, dando posteriormente uma excelente colheita. A cor do botão é branca, com uma coloração amarelada sutil.
  • "Gavota". O botão é em forma de concha, com uma haste forte e pétalas pontiagudas. A variedade descrita tem uma cor dupla muito eficaz: o vaso de flores em si é roxo escuro, com uma tonalidade acastanhada, e as pontas das pétalas são pintadas em um tom limão claro. A planta cresce até 40 cm de comprimento, os botões florescem no início - em meados de abril. O período de floração é de 7 a 10 dias. Apresenta maior resistência a doenças.
  • Happy Generation. A variedade tem se mostrado bem em diversas condições climáticas. Uma flor cortada pode durar mais do que outras variedades. O período de floração começa no final de abril-início de maio e dura até 10 dias. Tem uma cor dupla muito elegante: uma faixa carmesim brilhante sobre fundo branco. A altura da planta é de cerca de meio metro.
  • "Jacuzzi" (Jacuzzi). Esta é uma variedade muito rara - sua peculiaridade é que as pétalas da flor são um pouco mais claras por fora do que por dentro. A flor atinge uma altura de 55 cm, tem grandes pedúnculos de tonalidade púrpura escura, quase preta. Essa cor é bastante rara em tulipas. As próprias flores são de um delicado tom lilás, a cor é mais intensa nas bordas das pétalas do que na base.

A variedade agrada com um longo período de floração, mas é facilmente exposta ao vírus da variegação, quando a cor das pétalas deixa de ser monótona e várias manchas e manchas estranhas aparecem nelas. Nesse caso, o espécime está sujeito à destruição imediata antes de infectar as flores vizinhas.

  • "Novo Desing"... A planta é curta - não mais do que 30 cm de comprimento, mas compensa seu crescimento relativamente pequeno com uma cor muito bonita. O caule é forte, as folhas são de uma tonalidade verde intensa, com uma borda branco-rosada nas bordas. A flor em si é bastante grande, branca, com uma moldura rosa. A variedade é despretensiosa e facilmente cria raízes tanto em climas quentes como nas regiões mais ao norte, sendo resistente a muitos vírus. A tulipa permanece por muito tempo após o corte, adequada para forçar a primavera.
  • "Recreado". Como a variedade anterior, este representante da classe "Triunfo" cresce até 30 cm de altura, pouco exigente em cuidados, resiste com firmeza aos caprichos do tempo e é praticamente não suscetível a vírus. A cor do botão é púrpura profundo, saturada. Floresce em meados de abril e agrada aos olhos por uma semana e meia a duas semanas.
  • Madame Spoors. A variedade, criada por cientistas alemães em 1985, é interessante por sua cor variada incomum. Neste caso, não se trata de um vírus, mas de uma característica da variedade, que foi conseguida especificamente por cruzamento. O botão tem a forma de um copo, mede cerca de 9 cm e a altura total da planta é ligeiramente inferior a meio metro. A cor é vermelho profundo com um tom de framboesa no centro e amarelo claro nas bordas. Começa a florir no final de abril, a floração continua por 10 dias. Tolera bem o mau tempo, adequado para forçar o início da primavera.
  • Alexander Puschkin. Esta variedade, que leva o nome do grande poeta russo, foi cultivada há relativamente pouco tempo, na década de 2000. A altura de uma planta adulta é de cerca de 45 cm, a altura do botão chega a 8 cm, a cor é muito espetacular: no centro é púrpura, e nas bordas as pétalas, como se fossem levemente tocadas pela geada , são decorados com uma borda branca fina. A variedade é adequada para forçar o início da primavera, floresce no início de abril e agrada com sua beleza extraordinária quase até maio.
  • "Cancún". Tão ardente e eficaz quanto a dança cujo nome esta variedade tem. Altura da planta até 60 cm, tamanho da flor até 9 cm, formato de taça, típico de todos os "Triunfos", cor laranja-avermelhada, começa a florescer relativamente tarde - em meados de maio, resiste firmemente às geadas primaveris e aos ventos fortes. Não necessita de cuidados especiais e é resistente a diversos vírus. Armazena bem quando cortado.
  • Orange Queen. A variedade foi criada em 1985. A altura do caule junto com o botão chega a 50 cm, o tamanho do botão é de 9 cm, de cor laranja brilhante, com uma faixa clara em forma de cone se expandindo na base das pétalas. Bloom - de meados ao final de abril. As tulipas dessa variedade são muito impressionantes e, à distância, parecem línguas de fogo esvoaçantes. A variedade lida facilmente com os caprichos do clima, mas pode ser infectada com o vírus da variegação.

A classe Triumph é a mais numerosa. As variedades desta série respondem por quase um quarto de todas as variedades de tulipas conhecidas hoje. Representantes da classe crescem em todos os cantos do globo, inclusive em nosso país, em particular no Jardim Botânico de Yalta, no arboreto de Sochi, e também decoram os canteiros de flores de muitas cidades russas não só no sul do país, mas também na Rússia central.

Para obter informações sobre como cuidar adequadamente das tulipas, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário