Tudo sobre tulipas azuis e azuis
Cansados do longo inverno, estamos ansiosos para a primavera. Estamos esperando os raios do sol que dão vida, a neve derretida e os dias quentes. E o mais importante que marca o início da tão desejada época do ano é o aparecimento das flores.
A tulipa é uma das flores da primavera mais famosas. Na natureza, há um grande número de suas cores. Mas nas lojas de flores, tulipas de tons de azul e azul são cada vez mais encontradas. Existe realmente tal natureza, ou é algum truque astuto dos vendedores?
Informação geral
As tulipas são plantas perenes com bulbos, pertencem à família dos lírios, a classe das monocotiledôneas. O local de nascimento da flor é a Pérsia (atual Irã). Ele veio da Turquia para a Europa. As características são o crescimento e desenvolvimento extremamente rápidos do organismo da planta. Por exemplo, em áreas com um clima bastante severo, o ciclo de vida de uma planta dura apenas cerca de três meses.
Basicamente, as variedades são divididas por época de floração: precoce (simples e dupla), média (híbridos de Darwin e "Triunfo"), tardia (simples, dupla, lírio, papagaio), além de selvagem ou botânica ("Foster", "Kaufman "," Craig ").
As flores podem ser classificadas de acordo com a forma do botão.
- Simples... Uma pequena tulipa (cerca de 30 cm) com um botão em forma de vidro. Se considerarmos as tulipas simples de variedades tardias, elas crescem até 75 cm de altura e têm uma flor maior.
- Terry - curto, cerca de 25 cm, mas o botão é grande e, via de regra, tem uma cor viva.
- Franjado... Como o nome sugere, as bordas das pétalas são contornadas por uma franja, o caule é bastante alto - cerca de 80 cm.
- Cor de lírio... São interessantes porque podem ter várias flores e o próprio botão se parece com um lírio.
- Papagaio - também têm uma forma original e uma cor variada, lembram muito as penas de um papagaio.
Principais variedades
Inicialmente, as tulipas selvagens tinham uma paleta de cores bastante limitada. Principalmente amarelo, vermelho e laranja. O resto das sombras apareceu devido à seleção.
Existe um grande número de variedades e híbridos desta flor. E novas variedades são registradas a cada ano. A paleta de suas cores é incrivelmente diversa. São os habituais tons de amarelo, vermelho, branco e laranja, além de verdes exóticos, azuis, roxos e até quase pretos. A cor pode ser não apenas monocromática, mas também multicolorida.
Por vários séculos, os criadores da Holanda trabalharam na criação de uma tulipa azul ou azul, mas em vão. E tudo porque nos cromossomos dessas lindas flores não existe um gene responsável pela pigmentação azul das pétalas - a delfinidina. No entanto, os holandeses conseguiram trazer à tona variedades de tons de roxo, na luz que se parecem com o azul ou azul.
As variedades a seguir podem ser consideradas azuis.
- Tulipas do papagaio "Papagaio azul". Trata-se de uma variedade primitiva, o caule atinge os 50 cm de altura, a flor é grande, atinge os 10 cm de diâmetro e a inflorescência de forma invulgar com pétalas onduladas impressiona. Começa a florescer em maio. No início, o botão é verde, mas quando se abre, muda de cor de roxo para azul com um tom prateado.
- Diamante Azul e Espetáculo Azul. Variedades duplas tardias. Atinge uma altura de 50-60 cm, o diâmetro da flor é de cerca de 12 cm. Luxuosas inflorescências duplas com pétalas ligeiramente onduladas têm uma cor incomum - lilás com matiz azul.
- "Triunfo Blue Beauty". Esta espécie é caracterizada por uma flor em taça.Esta tulipa é uma espécie alta.
- "Sonho Roxo" cor de lírio. Variedade alta. Floresce na segunda quinzena de maio. A flor se assemelha a um lírio - grande, com bordas pontiagudas ligeiramente dobradas para fora. O botão tem uma cor lilás pálida.
- Garça Azul. Representante de variedades com franjas. Até 50 cm de altura, com um grande botão de cálice (7-9 cm), com uma franja longa e espessa ao longo das bordas das pétalas. A flor é pintada em uma delicada cor azul-violeta.
- A variedade "Cummins" também pertence à franjada. Uma característica distintiva é uma expressiva franja branca nas pétalas e uma forma ligeiramente incomum do botão.
- Tulipa "Barracuda". Uma flor incrivelmente delicada de tom púrpura, apesar do nome um tanto predatório da espécie. Refere-se a variedades de floração precoce.
- Outro representante das tulipas duplas é o Lilac Perfection. Uma forma de botões muito incomum, completamente diferente dos "copos" clássicos de uma tulipa.
- Canova. Tulipa franjada de cor lilás pálido com leves pinceladas.
Portanto, não se engane se um vendedor ou imagem de anúncio prometer tulipas em azul ou azul claro. Provavelmente, a cor do botão varia de lilás claro a roxo escuro.
Características de crescimento e cuidado
As tulipas não podem ser chamadas de plantas despretensiosas. Eles crescem e florescem apenas sob certas condições climáticas. Eles requerem uma boa iluminação e uma composição de solo adequada.
Estas lâmpadas requerem muito luz, só precisam de locais bem iluminados. Variedades tardias de tulipas, por exemplo, "Blue Diamond" podem, é claro, tolerar um pouco de sombra, é permitido plantá-las perto de árvores ou arbustos, se suas folhas desabrocharem tarde para que as tulipas não sofram falta de luz durante a floração .
Se falamos sobre o solo, então as tulipas preferem solos neutros ou ligeiramente alcalinos, bem cultivados. E para variedades como Cummins, deve-se tomar cuidado para proteger do vento.
Como pintar?
Como já descobrimos, as tulipas de tom azul puro ou azul, os criadores não foram capazes de criar. No entanto, se você realmente deseja dar às flores tonalidades incomuns e incomuns, existem várias maneiras.
Na Internet, os usuários compartilham dicas de como obter a tonalidade desejada.
Flores frescas em tons de branco ou creme são as melhores para colorir. A forma mais comum e acessível é com corantes alimentares. Para fazer isso, você precisa comprar um corante da cor desejada. Adicione a um vaso de água. Deve-se lembrar que quanto mais tinta você adicionar, mais rica será a cor e vice-versa.
Além disso, as folhas em excesso são removidas do caule da planta preparada e sua ponta é cortada com uma tesoura em um ângulo de 45 graus. Coloque as flores na água e espere. A pintura pode demorar até 24 horas. Depois que as pétalas estiverem coloridas, é preciso remover com cuidado as flores da solução, cortar novamente os caules, enxaguar em água corrente e colocar em um vaso.
Você pode pintar os botões de uma planta em um tom azul se molhar o solo ao redor com uma solução de ácido cobalto. Outro método de pintura envolve a compra de uma tinta florística especial. A essência do método é pintar as pétalas da flor com tinta do lado de fora, para que você possa usar qualquer flor, não apenas branca ou creme... Para que a tinta possa colorir completamente todas as pétalas, é necessário selecionar as flores em pleno florescimento.
O corante é derramado em qualquer recipiente conveniente. Segurando a planta pela ponta do caule, mergulhe delicadamente o botão no corante e segure por alguns segundos. Em seguida, retire e enxágue com água limpa. Se a tinta respingar em sua roupa ou superfície de trabalho, a mancha será difícil de remover. Coloque as flores pintadas em um vaso d'água e deixe os botões secarem completamente.
A história das tulipas azuis está no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.