Túlipas Schrenk: uma breve descrição das espécies e características de seu cultivo

Contente
  1. Pequena descrição
  2. Características gerais
  3. Floração e reprodução
  4. Posso crescer em casa?

A tulipa de Schrenk (Tulipa Schrenkii) é uma cultura de floração selvagem encontrada em estepes e áreas semidesérticas. Nas regiões da Rússia, a planta é mais conhecida pelo nome de Tulipa Gesneriana. A flor ganhou popularidade pela variada cor dos botões, despretensão e exclusividade. Spring bloom pinta as estepes em tons de branco, amarelo, vermelho, rosa e bordô.

Pequena descrição

A tulipa que cresce nas estepes e prados recebeu esse nome em homenagem ao cientista-criador alemão Alexander Ivanovich Schrenk, que foi pesquisador da parte nordeste da Rússia europeia. Ele descobriu sua descoberta em 1873 na vastidão do Cazaquistão. A planta que ele viu parecia frágil e delicada para ele. Ele tinha um lindo botão com uma tonalidade brilhante.

No território da Rússia, a tulipa Schrenck é encontrada em regiões europeias: no sudeste da região de Voronezh, bem como nas regiões de Saratov, Astrakhan, Volgogrado, Samara e Orenburg. Alguns espécimes criaram raízes até mesmo na Sibéria Ocidental, nos Urais, na Calmúquia. Além disso, a cultura cresce no sudeste da Ucrânia, no sul da Crimeia, bem como no Cazaquistão, Irã e República Popular da China.

Do ponto de vista da botânica, a tulipa Gesner é uma planta herbácea bulbosa perene (efêmeróide), de floração média. Representa a família Liliaceae do gênero Tulip. Externamente, a flor é pequena. A altura do pedúnculo chega a 40 cm, folhas - cerca de 20. Pedúnculo - ereto, tem uma superfície lisa, sua sombra é verde saturada. Mais perto do botão, parte do caule é de cor vermelha escura, às vezes com um leve tom de azul.

A folhagem é esverdeada, com ligeiro tom azulado. Por via de regra, 3-4 folhas oblongas localizam-se em uma flor. Um sobe do solo, o resto envolve o pedúnculo na base do botão. As folhas são onduladas nas bordas, direcionadas em diferentes direções. O botão é em forma de taça, com cerca de 7 cm de altura. Pétalas (comprimento de 2,5 a 5,5 cm) com bordas arredondadas, às vezes ligeiramente pontiagudas. Seu número total não é superior a 6.

A tulipa de Gesner mostra diferentes cores durante o período de floração: pode ser branca, amarela, laranja, lilás-rosa, levemente bordô, às vezes até roxa. Mais frequentemente, há espécimes com tonalidades mistas - são chamados de variegados - por exemplo, as pétalas são pintadas em uma cor, o centro e as bordas em outra.

Os estames têm metade do comprimento do perianto. Os bolbos das túlipas selvagens são pequenos: cerca de 3 cm, a casca é ligeiramente esfolada e escura. Assemelha-se à forma de um ovo. Externamente, o bulbo é coberto por escamas de tonalidade marrom-acinzentada. Durante o crescimento, penetra fundo no solo, durante toda a sua vida forma um bebê.

Características gerais

  • uma ampla gama de cores de botões (monocromáticas e variegadas);
  • o formato das folhas é estreito, oblongo, lanceolado, as bordas são onduladas, as folhas estão espalhadas para os lados;
  • floração - média (cai no final de abril e dura todo o maio);
  • reproduz-se apenas por sementes (o amadurecimento termina em junho);
  • floresce pela primeira vez 6 anos após a germinação das sementes.

Floração e reprodução

A tulipa Gesner é uma cultura de floração média. O processo de floração é influenciado pelas condições climáticas. Normalmente, a tulipa de Schrenck prefere áreas com invernos gelados e nevados. O clima de verão adequado é quente, ensolarado e com pouca chuva.

Se o tempo permitir, a planta começa a florescer por volta de abril ou início de maio. Duração - 1-2 semanas. Com alta umidade na primavera, os botões florescem em massa e, no tempo seco, nem todos os bulbos são capazes de liberar hastes de flores.

No final do período de floração, forma-se uma chamada caixa com sementes (comprimento total - 4 cm), onde existem 3 válvulas. O número de sementes em uma cópia chega a 250 peças. Algum tempo depois de amadurecer, essa caixa seca, depois estoura, algumas sementes caem no chão e outras são levadas pelo vento. As primeiras flores aparecem 6–7 anos depois que o grão deu as primeiras raízes. Considere o processo de crescimento da tulipa Gesner em mais detalhes:

  • 1º ano - a formação do bulbo e da folha cotiledonar, o bulbo precisa ser aprofundado no solo em 4–5 cm;
  • 2º ano - substituição da folha do cotilédone por uma verdadeira, o bulbo se aprofunda ainda mais;
  • 3-5 anos –O crescimento do bulbo, torna-se mais volumoso, forma-se um par de folhas;
  • 6º ano - o fim da estação de crescimento, a formação de uma planta adulta: o processo de rebrota de 3 folhas, pedúnculo, botão em andamento, sementes estão sendo plantadas.

Posso crescer em casa?

Segundo dados oficiais, a tulipa Schrenck selvagem é considerada uma planta rara e única que está ameaçada de extinção total. A extinção de uma espécie rara ocorre por uma série de razões:

  • lavoura regular da terra;
  • incêndios florestais;
  • desenterrar bulbos de tulipas para uso médico;
  • danos à colheita devido ao pastoreio;
  • contaminação do solo com resíduos industriais;
  • flores de corte a granel para venda.

Hoje, a tulipa Schrenck selvagem está listada no Livro Vermelho. Isso significa que cavar, tentar reproduzir e outras manipulações são proibidas por lei. Para preservar a aparência única de uma planta com flor, as seguintes atividades são realizadas:

  • as chamadas patrulhas verdes são criadas durante a floração;
  • fazer campanha pela proteção da vida selvagem;
  • foi anunciada a proibição da coleta de bulbos, botões, caixas com sementes;
  • a violação das medidas de proteção é seguida de uma sanção administrativa na forma de multa.

Para manter o número da espécie, é cultivada em jardins botânicos. No entanto, as tentativas de propagação de uma planta nem sempre são bem-sucedidas. Além do fato de que o cultivo em casa é ilegal, as condições internas não garantirão o pleno crescimento e desenvolvimento de uma flor única. De acordo com especialistas, cultivar a tulipa Gesner no jardim é impraticável pelos seguintes motivos:

  • reproduz-se exclusivamente por semente;
  • sob condições favoráveis, a tulipa floresce em 6-7 anos, às vezes a floração não ocorre;
  • no final da estação, o bulbo morre, apenas 1 bebê formado vem para substituí-lo, e isso, por sua vez, só levará à floração após alguns anos.

Hoje, existem muitas variedades da tulipa Gesner. Os cientistas floristas argumentam que as variedades híbridas não são inferiores em beleza às espécies de cultivo selvagem. Além disso, eles são adequados para o cultivo interno no campo ou em vasos. A tulipa selvagem descoberta em 1873 por Alexander Ivanovich Shrenk surpreende e impressiona floristas de toda a Europa com sua sofisticação. O representante do gênero Tulip é uma decoração viva de desertos e estepes.

O vídeo a seguir mostra a floração das tulipas Schrenk nos Urais.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário