Variedades e características do cultivo de tulipas cor de rosa
A tulipa é uma planta perene com flores que pertence à família Liliaceae e é uma das mais comuns do mundo. A flor desta erva tem a forma de um copo. A moda de cultivar tulipas se espalhou da Holanda, onde começaram a cultivar essas flores há 500 anos. Graças à seleção, hoje existem várias dezenas de milhares de variedades diferentes de tulipas, diferindo em tons de flores, formato de pétala e até mesmo tamanho.
Descrição da planta
O sistema radicular de uma tulipa é apresentado na forma de um bulbo, com a forma de um ovo ou de uma pêra. Todos os anos, as lâmpadas são renovadas - a geração antiga é substituída por outra nova. Durante o período vegetativo, a planta forma cebolas jovens, enquanto as que murcharam este ano morrem. Os pedúnculos futuros, como a própria flor, são formados gradualmente ao longo do verão. No outono, as cebolas jovens acabam de formar um pedúnculo e criam raízes para dar vida a novas jovens tulipas na primavera. Na natureza, esse ciclo se repete ano a ano.
A altura do caule de uma tulipa varietal pode chegar a 30 centímetros, mas esse não é o limite - algumas variedades também têm caules de flores de meio metro. As folhas da tulipa são largas, densas, como se envolvessem o caule com um véu. Na forma, a folha se assemelha a uma oval com um alongamento, a ponta da folha é pontiaguda. Uma tulipa pode ter até cinco folhas em seu caule, mas existem variedades com duas.
Via de regra, a tulipa desabrocha como uma única flor composta por seis pétalas, embora existam variedades com várias flores crescendo a partir de um único bulbo. No interior da flor existem estames (também existem seis) e um pistilo com três faces. Na estrutura, as flores podem ter a forma de um copo, um lírio, uma tigela ou um ovo. Muitas vezes você pode encontrar uma variedade em que as pétalas são duplas e múltiplas. A cor das tulipas é variada, mas as mais comuns são tulipas rosa, branco-rosa, branco, vermelho, amarelo, roxo, laranja. Esta floração herbácea perene começa em abril e termina em junho.
Variedades
"Colombo"
Esta variedade de tulipas decorativas é valorizada pela cor de suas flores - pétalas ricas em rosa têm uma borda branca nas pontas. Suas pétalas são felpudas. O botão aberto se transforma em uma bela flor, podendo atingir até 10 centímetros de diâmetro. O período de floração em Columbus começa cedo, em abril, razão pela qual esta variedade é chamada cedo. As flores de tulipa abertas irão deliciá-lo com sua beleza por duas semanas. Cresce "Columbus" até 38-40 centímetros. A planta fica muito bonita se plantada no primeiro plano de um canteiro de flores ou borda.
Para cultivar Colombo, os bulbos são plantados no outono. É melhor fazer isso na segunda década de setembro e antes da primeira década de outubro. Os bulbos são enterrados no solo por 15 a 20 centímetros, enquanto a distância entre cada flor deve ser mantida na faixa de 10 a 20 centímetros.
A cada cinco anos, é necessário procurar um novo local de plantio para os bulbos: isso ajudará a proteger a planta de doenças e a preservar suas propriedades decorativas.
"Tucano"
Uma variedade incomum de rosa-branco desta tulipa é conhecida como multi-florada. Isso significa que de uma lâmpada você pode obter vários pedúnculos. As flores parecem um vidro e as pétalas são brancas, com inclusões rosadas nas bordas laterais.O "Tucano" floresce em maio, sua floração dura duas e às vezes três semanas. Esta é uma grande tulipa: ela cresce até 45 centímetros de altura. Cresce a uma velocidade média e serve tanto para decorar um canteiro de flores como em forma recortada para um bouquet. A planta se sente igualmente bem com luz forte e sombra parcial.
Uma tulipa é plantada antes do inverno no outono - de setembro a meados de outubro. Profundidade de plantio - até 20 centímetros, a distância entre os bulbos deve ser de no mínimo 10 centímetros. Após a floração, os bulbos são desenterrados anualmente e, uma vez a cada 4-5 anos, o local de plantio é alterado.
"Angélica"
Esta é uma cultivar de tulipa dupla e tardia. Sua aparência é incomum - se você nunca o conheceu, não entenderá imediatamente que é uma tulipa na sua frente. A tulipa Anzhelika parece uma pequena peônia com pétalas duplas em rosa suave. Seu período de floração começa em maio. Ele cresce a uma velocidade média e atinge uma altura de até 40 centímetros. Uma flor totalmente aberta tem até 9 centímetros de diâmetro. A "Angélica" parece muito bonita como uma única planta, e também um buquê de incrível beleza é obtido a partir dela.
Os paisagistas recomendam esta variedade de tulipas para canteiros de flores, bordas, decoração de slides alpinos, bem como para plantar em vasos de flores para decorar o terraço.
Para cobrir uma área de 1 metro quadrado com flores, são necessários 45-50 bulbos, que são plantados no outono (de setembro a outubro).
"Foxtrot"
É uma tulipa de flor dupla precoce que floresce no final de abril ou início de maio. Esta floração perene é bastante alta: cresce até 45 centímetros. Sua flor tem a forma de um grande copo de agradável tom rosa. As pétalas são múltiplas, no centro de cada pétala existem traços largos e brancos. O botão de floração tem até 10 centímetros de diâmetro e a altura de cada pétala é de 8-9 centímetros, a flor totalmente aberta parece uma bola variegada.
Blooming "Foxtrot" tem outra vantagem - cheira muito bem. A floração dura até duas semanas. A flor possui 5 folhas no caule, são de cor verde escuro, densas e carnudas. A planta fica bem em um canteiro de flores e em um buquê. O "Foxtrot" mais vantajoso fica ao lado de jacintos brancos, bem como no fundo de arbustos perenes.
Condições de cultivo
As tulipas são plantas que gostam muito de luz, então você precisa escolher um local bem iluminado para plantá-las. É melhor se a luz for ligeiramente difusa. Isso pode ser alcançado se árvores, arbustos ou outras plantas, mais altas que a tulipa, crescerem nas proximidades. O local de cultivo não deve ser ao vento: uma corrente de ar e rajadas de vento são contra-indicados para este belo homem frágil.
O solo para uma planta perene precisa de luz, solto, mas ao mesmo tempo bastante nutritivo. As tulipas não se dão bem em substratos ácidos - um ambiente ligeiramente alcalino é melhor para elas. O solo deve ser fertilizado muito antes do plantio das tulipas - essas plantas não toleram a introdução de molhos de componentes orgânicos frescos.
Você pode fertilizar introduzindo complexos de fósforo-potássio e nitrogênio. O solo perto das plantas deve ser constantemente solto e retirado das ervas daninhas.
Uma planta perene não tolera água estagnada no solo, então a superfície onde essa flor vai crescer deve ser plana, com boa drenagem. Não plante lâmpadas em locais onde o lençol freático é próximo. Na primavera, quando os bulbos começam a crescer, o solo deve ser umedecido moderadamente, não permitindo que seque. A planta não precisa de rega frequente antes de aparecer a brotação; a transição para a rega diária pode ser realizada apenas na fase de botões maduros. Ao regar, é importante evitar que a umidade entre nas folhas. É melhor despejar água entre as linhas de desembarque. Isso deve ser feito de manhã cedo ou à noite, quando o sol está inativo.A flor não gosta de água fria, por isso é preciso defendê-la com antecedência e aquecê-la com os raios do sol.
Depois que a planta termina seu período de floração e a flor cai, ela deve ser cortada. Nesse caso, o bulbo perene não precisa ser cavado do solo. Agora a planta dirigirá todas as suas forças para formar uma nova geração de cebolas jovens, para que na primavera você e eu voltemos a ver o desabrochar dessas delicadas e lindas flores. É assim que a tulipa completa seu ciclo de vida, destinado a esta planta pela própria natureza.
Você aprenderá como forçar tulipas no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.