Tudo sobre tulipas peônia
Uma das plantas mais populares da primavera são as tulipas, que podem decorar qualquer jardim de flores. Entre eles, há um grande número de híbridos diferentes que se parecem mais com outras plantas na aparência. Por exemplo, você pode encontrar tulipas peônia.
Peculiaridades
Até o momento, criadores de diferentes países criaram mais de 1,5 mil tipos diferentes de tulipas. Entre eles, variedades de terry, um pouco semelhantes a peônias, são muito populares. Pela primeira vez, essas belezas foram apresentadas ao público em 1613. Por possuírem uma corola terry, que era composta por duas ou mais fileiras de pétalas, as tulipas peônia receberam o nome Tulipa Double Early, isso se traduz como uma tulipa dupla.
Essas plantas diferem em algumas características. Então, a julgar pela altura das hastes, elas podem ser:
- alto - neste caso, a altura do caule chega a 50 centímetros;
- médios, que crescem até 35 centímetros;
- anão - apesar de sua beleza, eles crescem apenas até 10 centímetros.
Além disso, também se distinguem pela época de floração, que pode durar de duas semanas a um mês. Além disso, as tulipas peônia podem ter uma forma diferente de botão, por exemplo, em forma de taça ou em forma de copo. Em um círculo, eles podem ter de 9 a 16 centímetros.
Vantagens e desvantagens
É importante notar que esta planta tem mais vantagens do que desvantagens. O primeiro deve incluir o seguinte:
- flor bonita e exuberante;
- pode ser usado não apenas para crescer em canteiros de flores, mas também para criar slides alpinos ou decorar caminhos de calçada;
- a floração dura muito tempo;
- a reprodução pode ser realizada de diferentes maneiras.
As desvantagens incluem apenas o fato de que as plantas dão muito poucas lâmpadas filhas e também resistem mal a várias doenças virais.
Variedades populares
Existem muitas variedades desta planta com os nomes das cidades ou criadores que as criaram. Entre eles você pode encontrar tanto o vermelho quanto o branco, e até tulipas com várias manchas. Vale a pena destacar o mais popular entre eles.
- "Imperador Exótico"... A cor incomum dessas tulipas atrai literalmente os olhos de todos os transeuntes. O botão branco pálido é coberto por muitos traços verdes. Fora da flor, as pétalas são bastante densas, o que as torna mais persistentes. Muitas vezes esta variedade é usada para cortar ou decorar jardins ou parques.
- Capa de Leitura Dupla Vermelha... Esta variedade difere de seus parentes por não florescer na sombra. No entanto, em uma área bem iluminada, atinge os olhos com botões escarlates exuberantes e bastante grandes. Freqüentemente usado para criar slides alpinos.
- "Monte Carlo"... Esta é uma variedade bastante precoce que é muito difícil de distinguir das peônias, especialmente em dias ensolarados quando se abre totalmente. Difere na cor limão, o que permite avistá-lo de longe. Muitas vezes é usado para envasamento artificial.
- Outra tulipa peônia é a flor de pessegueiro. É quase impossível distingui-lo das peônias, pois tem o mesmo formato e a mesma cor rosa. Ela floresce por muito tempo, praticamente de 3 a 4 semanas.
- Bela variedade dupla espessa "Royal Acres" marcante em sua cor lilás. É mais frequentemente usado para o cultivo em canteiros de flores, bem como para forçar em vasos de flores.
- Monte Tacoma. Esta variedade tardia com delicados botões duplos brancos é indistinguível das peônias. A floração dura quase 3 semanas. É mais usado para cortar.
- É impossível não notar outra variedade de tulipa peônia - "Humilis Tet-a-Tet"... Seus botões incomuns são de cor vermelha. Você pode ver pequenas linhas verdes neles. No entanto, é uma variedade anã e seu caule não cresce mais que 10 centímetros. Portanto, é mais usado para criar slides alpinos ou em canteiros de flores.
Como crescer?
Tendo visto tanta beleza pelo menos uma vez, todos pensam em cultivar esta flor, mas nem todos sabem como fazê-lo. Primeiro você precisa comprar material de plantio, e isso pode ser feito na Internet ou em floriculturas.
A melhor época para comprar é setembro. Os bulbos devem ser médios, com casca bastante densa, de cor marrom. Antes de plantar, certifique-se de preparar um local para as tulipas. Deve estar bem iluminado e protegido de ventos e correntes de ar. Além do mais, você não deve plantar bulbos onde o lençol freático é próximo, para que as plantações não apodreçam no futuro.
É muito importante que o solo não seja altamente ácido. Se for este o caso, pode adicionar um pouco de cal neste local, ou pegar 1 copo de cinzas, 1 copo de superfosfato com três quilos de turfa e misturar tudo com o terreno onde serão plantadas as futuras túlipas. Essa mistura é de um metro quadrado. Além disso, esta opção também é considerada um fertilizante. E também a terra deve ser bem eliminada com uma solução de manganês para matar todas as pragas que estão no solo.
Depois de preparar o solo, você pode começar a plantar os bulbos. É necessário manter uma distância de pelo menos 18-19 centímetros entre as filas e até 9 centímetros entre os bulbos. Os bulbos são plantados em diferentes profundidades. Depende de seu tamanho. Por exemplo, para os grandes - a profundidade deve ser de até 14 centímetros, para os pequenos 6 centímetros são suficientes.
Quando os furos são feitos, um substrato é disposto no fundo, pode ser areia ou perlita. Quando todos os bulbos são plantados, eles devem ser polvilhados com terra e, em seguida, coberto com serragem ou ramos de abeto.
Se o plantio foi feito corretamente, até a primavera as tulipas não precisarão de atenção. E com a sua chegada, é necessário capinar, bem como retirar a cobertura morta. Com o tempo, é necessário remover as ervas daninhas que surgiram, além de aplicar fertilizantes nitrogenados. Com o aparecimento de botões, você precisa alimentar as plantas novamente, porém, para isso, use fósforo e potássio.
Além disso, não se esqueça da rega, que é feita à medida que o solo seca.
Depois que as tulipas murcharem e seu caule estiver completamente seco, é necessário desenterrar todos os bulbos, bem como os bebês que se formaram. Eles devem ser separados, toda a sujeira removida e, em seguida, colocados em um local seco e quente para secar. Depois disso, eles podem ser plantados quando chegar a hora.
Controle de doenças e pragas
A maioria das doenças aparecem nas plantas devido ao cuidado inadequado delas. No entanto, qualquer uma das doenças que surgiram pode ser eliminada com o uso de remédios populares ou produtos químicos especiais. Além disso, a maioria das tulipas tem a capacidade de transmitir infecções umas às outras. É por isso após o processamento, será melhor transplantar a planta doente para outro local e fazer a prevenção para as tulipas restantes.
Dentre as pragas, vale destacar aquelas que são mais encontradas.
- Caracóis ou lesmas. Como resultado de sua aparência, toda a planta fica completamente danificada.
- Medvedki eles comem apenas os bulbos, mas por causa disso, a planta inteira morre. Iscas envenenadas podem ser usadas para combatê-los.
- Ácaro da cebola afeta apenas o bulbo, mas a planta inteira também perece. Qualquer fungicida deve ser usado para combater.
Entre as doenças, várias enfermidades são consideradas as mais comuns.
- Fusarium, como resultado o caule torna-se fino e o botão não se desenvolve. Você pode aplicar uma solução à base de manganês.
- Podridão radicular aparece como resultado de plantio impróprio.
- Podridão cinzenta pode ocorrer devido a cuidados inadequados. Requer tratamento químico.
- Oídio... Deve ser tratado com água e sabão comum.
- Doença de agosto... Se aparecer em pelo menos uma tulipa, é urgente removê-la e queimá-la. Aparecem como manchas marrons por toda a planta.
Reprodução
Esse processo pode ser feito com a ajuda de crianças ou por um método de sementes.
Crianças
Eles são formados a partir do bulbo principal. Eles são separados após cavar no solo e, no outono, são plantados no solo. No início, eles não florescerão, apenas as folhas aparecerão. Porém, no segundo ano eles vão agradar com as flores que apareceram.
Sementes
Jardineiros raramente usam esse método, pois é muito trabalhoso. Além disso, é necessário aguardar o aparecimento das primeiras flores dentro de cinco anos. E também este método na maioria das vezes não reproduz totalmente todas as características varietais. As sementes podem ser compradas em uma floricultura, ou você pode coletá-las de tulipas que vão murchar.
Podemos concluir que todos, sem exceção, podem criar tulipas peônia. Afinal, eles não requerem cuidados especiais. E quando eles florescerem, eles vão preencher tudo ao seu redor com sua beleza.
Para obter informações sobre como cultivar e cuidar adequadamente de uma tulipa peônia, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.