Tudo sobre tulipas: descrição, tipos e cultivo
As tulipas são uma das flores mais comuns em um canteiro, que encantam com sua beleza desde o início da primavera. Graças ao grande trabalho dos criadores, hoje você pode encontrar várias centenas de híbridos que diferem na forma do botão, na cor e na duplicidade das pétalas. As tulipas são cultivadas em canteiros de flores e comercialmente em 8 de março, ambos os quais exigem que as regras de plantio e manutenção sejam seguidas.
Peculiaridades
As tulipas são uma grande família de mais de 100 espécies de plantas que inclui cerca de 3.000 variedades. As flores variam muito em tamanho e forma, dependendo da cultivar. Embora sejam perenes, alguns jardineiros preferem cultivar tulipas, especialmente variedades híbridas como as anuais, pois a floração nem sempre é bonita no segundo ano. Em algumas variedades, os botões são em forma de xícara, enquanto outros são feitos em forma de estrela. Independentemente do tipo e da variedade, as flores possuem seis pétalas, que podem ser lisas, franjadas ou duplas. As flores podem ser simples ou duplas, monocromáticas, listradas ou marginais.
A altura dos arbustos da planta varia em altura de 10 a 60 cm. Suas folhas são geralmente de tom verde médio de forma acentuada ou oval. A folhagem às vezes pode variar em matiz de um verde escuro profundo a brilhante ou claro. As folhas podem ser longas ou curtas, dependendo da variedade, e ter pelo menos 5 cm de largura. As bordas podem ser retas ou onduladas. A estrutura é muito simples, a origem vem do caule.
As tulipas florescem durante o dia, mas fecham à noite. Essas plantas são fototrópicas, o que significa que se inclinam para a luz. As variedades são agrupadas de acordo com o período de floração. Alguns florescem cedo, e ao plantar em estufas até março, você já pode coletar buquês, outros a partir do meio da primavera, mas também existem variedades tardias - final de abril e maio.
As tulipas vêm em quase qualquer tom diferente do azul e podem crescer em quase qualquer área natural. Muitas espécies variadas, como Greigii, têm listras ou manchas de tons contrastantes nas pétalas. Existem variedades de tulipas com uma mancha verde na parte inferior de cada pétala. Os jardineiros tendem a escolher as tulipas mais pelo matiz do que pela cor. Muitas pessoas preferem cores pastéis, outras optam por cores claras e ousadas. A maioria das tulipas não é particularmente perfumada, mas algumas, como Couleur Cardinal, têm um cheiro muito forte.
Na maioria das vezes são variedades de maturação precoce, há aquelas que florescem no meio da estação, por exemplo, "Glory to Holland", uma flor com grandes flores Silverstream laranja-avermelhadas.
As tulipas crescem de tubérculos, cada um produzindo uma flor. As raízes crescem na parte inferior do bulbo, chamada de placa basal. Os botões laterais se formam logo acima da placa basal. A estrutura da planta é muito simples. Todas as tulipas têm perianto de 6 pétalas e 6 sépalas. Sépalas são pequenas estruturas semelhantes a folhas que antes protegiam o botão da flor. As tulipas têm partes masculinas e femininas. Cada flor contém 6 órgãos reprodutores masculinos chamados estames. Eles consistem em um filamento coberto por um saco polínico denominado antera. Cada flor também contém uma parte feminina trilobada chamada pistilo.
É difícil discordar do fato de que as tulipas são um dos primeiros sinais da primavera. Estas flores bulbosas coloridas são apreciadas pelos jardineiros não só pela sua beleza, mas também pela facilidade de tratamento. Os bulbos são em forma de lágrima, com uma ponta pontiaguda em uma extremidade e uma borda arredondada muito mais larga na outra extremidade. Dependendo da variedade, a diferença de espessura pode ser muito óbvia ou suavizada. O bulbo é coberto por uma fina camada de pele áspera que se desprende facilmente. As bolas são plantadas no solo com o lado pontiagudo para cima, mergulhando 15 cm no solo. Quanto maior o bulbo, maior será a tulipa, o que é especialmente verdadeiro quando se trata do tamanho da flor.
Variedades
Antes de falar sobre as variedades de tulipas, vale atentar para a classificação adotada ainda em 1969. Possui 15 espécies, que são divididas por época de floração em 4 classes. As flores verdes e as franjadas foram incluídas nesta lista mais tarde do que as outras, apenas no final dos anos 1980. As quatro classes mencionadas são as seguintes:
- floração mais precoce;
- floração média;
- floração tardia;
- botânico.
A floração precoce é de dois tipos:
- simples;
- terry.
As tulipas que florescem no meio da primavera são divididas nas seguintes variedades:
- triunfo;
- Híbridos de Darwin.
As tulipas que apresentam floração mais tardia, ou seja, no início de maio, podem ser divididas nos seguintes tipos:
- simples;
- franjado;
- cor de lírio;
- Rembrandt;
- papagaio;
- cor verde;
- terry.
Os botânicos incluem variedades de cultivo selvagem como:
- Adotivo;
- Kaufman;
- Greig.
Early simples
Os primeiros híbridos simples incluem aquelas variedades que exibem flores pequenas em forma de taça ou em forma de taça. A altura máxima da bucha pode chegar a 400 mm. A espécie se distingue por um pedúnculo forte, o que torna a planta mais resistente em dias de chuva ou vento. Existem várias das variedades mais atraentes.
- "Princesa Irene" atrai criadores com uma cor bicolor. É baseado em um tom de laranja escuro, o dorso das pétalas é lilás com uma tonalidade roxa. A flor é taça, seu comprimento é de 90 mm. Esta variedade pode crescer até 500 mm, com uma flor azulada na folhagem.
- "Príncipe Branco" faz parte de uma nova série desenvolvida por modernos criadores holandeses. As flores são brancas como a neve, o comprimento do botão é de 100 mm. Ao sol, pétalas ligeiramente pontiagudas se abrem completamente. Nesta série, há tulipas em tons de rosa-lilás, roxo, dourado e rosa cremoso.
Terry precoce
Entre as primeiras variedades, também há representantes de terry. Entre as características das plantas desta classe, pode-se distinguir uma floração exuberante. As flores mantêm seu apelo decorativo por muito tempo após o corte. A altura dos arbustos chega a 350 mm, os pedúnculos não são tão fortes como na versão anteriormente descrita, portanto, após a chuva, os botões podem tender para o solo. Entre as variedades famosas, várias merecem destaque.
- "Monte Carlo" floresce em meados da primavera. As flores atingem 120 mm de diâmetro, o tom das pétalas é amarelo, o dorso é esverdeado. A planta é ótima para o plantio em grupo. A folhagem é escura com bordas onduladas.
- "Foxtrot". Esta espécie apresenta belos botões duplos, com 90 mm de altura. O tom é rosa delicado e cremoso. Há listras finas avermelhadas ao longo da borda, que gradualmente se fundem com o tom principal. A floração começa em maio.
Triunfo
Esta classe de tulipas é apreciada pelos criadores de plantas pela variedade de cores suculentas. Todas as variedades são despretensiosas, resistentes e podem desenvolver-se normalmente mesmo em áreas sombreadas. Abril e maio são épocas de floração. As flores são usadas para buquês e canteiros de flores. Vale a pena considerar a descrição de vários dos representantes mais proeminentes.
- "Zurel". Esta tulipa não pode deixar de se deliciar com seu tom escuro de vinho.O botão abre totalmente apenas no final de abril. A planta se distingue por sua graça especial e flores de cálice.
- Ile de france incluída na lista das melhores variedades da tonalidade vermelha. As flores têm cerca de 80 mm. As pétalas têm fundo preto, existe uma orla dourada. O comprimento dos pedúnculos é de até 400 mm.
- Saúde. Um novo tipo de tulipa que é usado para buquês. As folhas são cinza acinzentadas, longas. A floração abundante começa em meados de maio. Estas tulipas mantêm a sua atratividade por muito tempo após o corte e são transportadas de forma excelente. O tom das pétalas é amarelo cremoso.
- Senhora da neve. Flor branca sem inclusões de cores adicionais. Altura da planta - até 600 mm.
- "Roxo é igual" tem uma cor lilás uniforme do botão muito bonita. A flor tem um formato fino e gracioso, floresce no meio da primavera.
- "Computador portátil". Uma tulipa lilás escura com um botão estreito de 70 mm de comprimento. Parece perfeito em um buquê, portanto, é popular entre os floristas.
- Royal Virgin. Um representante de plantas com uma cor branca como a neve. As flores são curtas, limpas, sem nenhum acento brilhante adicional.
Darwin's
Esta espécie híbrida pode ser distinguida por suas grandes flores em taças que se erguem em pedúnculos longos e fortes. Essas tulipas diferem na época de floração, pois se encantam com sua beleza no final de abril e início de maio. Vale a pena considerar os representantes mais proeminentes.
- "Grande chefe" floresce no início do verão. O arbusto é formado bastante alto. As pétalas podem ser creme ou ligeiramente rosadas, o dorso é sempre vermelho-carmesim. No pico da floração, os botões se abrem fortemente.
- "Oxford" - Esta é uma das variedades que os jardineiros costumam associar a maio. Após a floração, as flores caem somente após 10 dias. As pétalas são roxas, têm superfície aveludada. A altura dos rebentos é de até 700 mm, os pedúnculos são fortes.
- "Doce Maçã Delight" - Esta é uma bela variedade com uma cor framboesa e bordas leitosas de pétalas. As flores em cálice atingem 60 mm de diâmetro.
Tarde simples
Estas são tulipas darwinianas, mas não formas híbridas. Eles começam a florescer após as primeiras espécies. A cor depende da variedade, em geral as plantas são resistentes ao vento e à chuva e florescem ativamente no início do verão. Várias das variedades mais atraentes merecem destaque.
- Senhora comprida É uma tulipa que possui uma forma de flor graciosa. O período de floração é de duas semanas. O tom predominante é laranja-rosa, o dorso carmesim torna-se dourado em direção à borda, mas a transição é feita suavemente.
- "Perestroika" É uma planta nova com botões caliciformes de até 120 mm de altura. No início, a cor das pétalas é laranja, à medida que a flor se abre muda para salmão. As flores não se abrem muito, embora possam reter sua atratividade por até duas semanas.
Cor de lírio
Pelo nome é fácil entender o formato dos botões de tulipas pertencentes a essa classe. A floração pode ser observada ao longo de maio. A maioria das flores desse tipo são cultivadas para buquês, mas ficam bem em canteiros de flores. Vale a pena considerar as variedades mais brilhantes.
- Brilho Vermelho. As pétalas roxas brilhantes descascam com o dorso vermelho escuro. Esse contraste faz com que os botões se destaquem do resto das tulipas. A planta floresce por duas semanas, os botões são formados em altura, de até 90 mm.
- Holland Chick É um representante holandês com pétalas arredondadas. A frente é rosa-creme, a parte traseira é branca. Quando o botão se abre, fica mais brilhante. A altura da flor é de até 120 mm, enquanto o caule é de até 700 mm.
Franjado
Esta é uma das aulas mais procuradas, pois as tulipas cativam com sua incrível combinação de tons. A altura máxima da planta atinge 600 mm. O período de floração é em maio. Via de regra, variedades dessa classe são usadas para decorar canteiros de flores. Das variedades mais populares, várias merecem destaque.
- Cummins. É impossível não notar esta tulipa por sua cor incomum. A tonalidade principal das pétalas é lilás, mas é diluída com manchas moiré. Há uma franja branca ao longo da borda das pétalas. Durante a floração, a cor pode mudar e ficar mais saturada.
- "Joia negra" - Esta é uma das variedades mais espetaculares e exóticas. A cor é escura, algo entre as cores bordô e chocolate. As gemas são grandes, podendo atingir um comprimento de 90 mm.
- "Fabio". A altura do botão da tulipa descrita é de 110 mm. A cor é vermelha profunda, a franja é laranja, muito bem cuidada.
Verdes
Estas tulipas se distinguem pela variedade de formas de botões apresentadas. Na base do fundo verde nas pétalas, via de regra, listras ou penas estão localizadas na parte de trás das pétalas. As variedades florescem ao longo de março, os botões podem crescer em comprimento de 300 a 500 mm. O pedúnculo é forte, as flores em buquês não se desintegram por muito tempo. Vale a pena destacar algumas das muitas variedades.
- "Artista". O dorso desta flor contrasta perfeitamente com as pétalas laranja-rosa. As flores são exuberantes, largas, a folhagem estreita com uma flor azulada.
- Violet Bird. As pétalas são dominadas por uma rica tonalidade púrpura pura. A parte traseira é decorada em uma paleta de verde brilhante. As pétalas são semicirculares, ligeiramente curvadas para fora.
Papagaio
Essas variedades são hoje as principais concorrentes das espécies de franjas. A flor é grande, em forma de concha. Nas pétalas, as bordas formam uma onda de luz, esculpida. O período de floração ativa cai em meados de maio. São notas bastante altas, chegando a 600 mm, que ficam bem em grupos. Vários representantes desta classe podem ser distinguidos.
- Blue Parrot. Esta variedade apareceu uma das primeiras, desde então não mudou nada e manteve a tonalidade lilás dos botões. Após a abertura, as flores atingem 180 mm de diâmetro. Mesmo com um sol ativo, o brilho das pétalas não diminui.
- "Onda Verde" É uma flor rosa com inclusões verdes. Distingue-se por uma borda ondulada das pétalas e um dorso verde no botão. A duração da floração é de 3 semanas.
Rembrandt
Quando falam sobre representantes desta turma, sempre querem dizer a cor errada. Listras irregulares, penas de cor contrastante - tudo isso é uma indicação clara de que a variedade pertence a este tipo. Poucos sabem dos jardineiros novatos que essas mudanças foram consequências do impacto do vírus, mas os criadores conseguiram consolidá-las. Apesar das vantagens decorativas das variedades, Rembrandt não é muito procurado, uma vez que os caules são fracos e muitas vezes requerem suporte para eles. Vale a pena considerar alguns representantes proeminentes desta classe.
- Cordell Hull. Se falamos sobre a forma da flor, então na aparência ela provavelmente se assemelha a uma flor em forma de xícara. A tonalidade principal é o branco, com pinceladas rosa nas pétalas. Os arbustos são grandes, largos com folhas verdes.
- Insulinde. O tom cremoso desta tulipa de cetim conquistou muitos corações. A segunda cor é o violeta, presente nas pinceladas ao longo das pétalas.
Terry tardio
Essas variedades de tulipas florescem no final de maio e se deliciam com sua beleza por cerca de três semanas. Do lado de fora, as flores parecem volumosas devido aos botões exuberantes, muitas vezes seus criadores são chamados de em forma de peônia, mas na verdade esta é uma espécie um pouco diferente. Das deficiências, pode-se distinguir um pedúnculo fraco, que cede após a chuva devido a um grande acúmulo de umidade entre as pétalas. Vários representantes proeminentes da espécie devem ser considerados.
- Sorvete. De lado, o botão dessa tulipa é muito parecido com sorvete, daí o nome. Os periantos são verdes carmesim e as pétalas são brancas cremosas. A planta não é grande, o comprimento máximo é de 450 mm, enquanto a altura do botão é de 120 mm.
- "Up White". Uma incrível tonalidade branca como a neve e pétalas, como se fossem de cetim - é o que chama a atenção nesta tulipa.Quando a flor do cálice desabrocha, atinge 120 mm de largura.
- "Tio Tom" - este é um representante da paleta escura, que tem pétalas de chocolate bordô. Esta flor densamente duplicada atinge uma largura de 80 mm.
Botânico
As cultivares classificadas nesta espécie preservaram as características das tulipas selvagens. A altura mínima da bucha é de 100 mm e a máxima é de 500 mm. Existem formas na lista que se deliciam com a floração no início da primavera, e há outras posteriores. A maioria das variedades tem um aroma doce e agradável. Vale a pena considerar as diversas variedades mais comumente encontradas no canteiro de flores.
- "Shrenka" É uma tulipa perfumada e bonita que pode agradar com cores diferentes. São flores brancas, com vários tons de vermelho, amarelo e roxo.
- "Padeiro"... Esta variedade é frequentemente chamada de rochosa, pode resistir a geadas curtas e tem apenas 200 mm de altura. Existem muitos híbridos que diferem na tonalidade.
- Kaufman. Esta é uma das primeiras espécies de tulipas. Uma das principais características distintivas das variedades é o tamanho reduzido dos arbustos, raramente ultrapassando os 200 mm de altura. As flores são em forma de lírio, quando se abrem, a flor se assemelha a uma estrela. Pode ser usado para decorar um slide alpino. Entre as variedades populares, vale destacar "Hearts Delight", que apresenta grandes botões em haste curta. Por fora, as pétalas são rosa brilhante, por dentro são creme. Floresce no início de abril, há listras cor de vinho na folhagem.
- adotivo... Essas tulipas têm caules poderosos. Eles atingem uma altura de 500 mm. O período de floração ativa cai no meio da primavera. Entre as características distintivas está a ampla folhagem com um tom azulado, em cuja superfície pode haver manchas ou listras cor de vinho. Das variedades destaca-se o “Purissima Design” - são flores brancas, em cujas pétalas surgem riscas de tom limão. O pedúnculo é alto, você pode comprar híbridos de tons de vermelho, laranja, dourado ou carmesim.
- Greig... São plantas que abrem seus botões no meio da primavera. A altura dos arbustos chega a 350 mm. Entre eles, as tulipas de uma paleta vermelha são mais freqüentemente encontradas, os botões na base são mais largos do que em outras classes e as pétalas são ligeiramente dobradas. A folhagem é grande, pontilhada por faixas vermelhas ou castanhas. Na maioria das vezes, você pode encontrar a variedade Pinóquio no canteiro de flores, que se tornou popular devido aos seus botões grandes e muito brilhantes. A cor carmesim com uma larga faixa ao longo da borda de um tom marfim distingue a tulipa das outras.
Peônia
Estas são as primeiras tulipas, que se distinguem por uma forma densamente duplicada. As pétalas são sedosas e grandes. Das variedades exigidas pelos melhoristas de plantas, várias podem ser notadas.
- Brownie - É uma planta com uma cor rara, semelhante à chama de fogo. Os botões são volumosos, uma tonalidade laranja-amarelo espalha-se ao longo da borda e para o meio, o meio é vermelho vivo.
- Esprit - Esta é uma flor peônia de formato incomum, cujas pétalas são rosa-alaranjadas. Ao longo da borda, toda a composição é decorada com uma franja dourada. O diâmetro do botão em plena abertura chega a 150 mm.
Multi-florido
Plantas de diferentes classes foram combinadas neste grupo. Sua principal característica distintiva é a capacidade de criar hastes fundidas. Um arbusto pode dar um bouquet luxuoso, incomparável com qualquer coisa, enquanto a forma e a cor dos botões podem ser diferentes. Dos representantes famosos, "Belicia" se destaca. É uma flor dupla precoce com pétalas brancas que complementam perfeitamente os traços ou bordas carmesim. Até 6 botões são formados no pedúnculo. A época de floração é no meio da primavera.
Novidades holandesas
Novas variedades de tulipas são importadas da Holanda para o nosso país todos os anos. Considerar vários entre as variedades populares mais recentes.
- Angola É uma variedade de cor roxa da classe Triumph. O vidro do botão é ligeiramente oblongo, floresce por muito tempo, a partir de maio.
- Verandi. Este favorito dos floristas profissionais tem um botão de vidro de 100 mm. A cor é vermelho escuro, com uma borda nas pétalas de um tom amarelo-laranja.
Qual é a melhor época para plantar?
A época de plantio de bulbos de tulipa no jardim depende do clima. Na maioria das regiões do nosso país, o plantio é realizado de setembro a início de outubro. O agricultor precisará verificar se o solo está com uma temperatura de pelo menos + 16 ° C. Se o plantio for feito em estufa para buquês, pode ser em fevereiro.... As tulipas são geralmente plantadas em setembro e outubro nas zonas de robustez 4 e 5, em outubro ou novembro nas zonas 6 e 7, em novembro e início de dezembro em 8 e 9, e no final de janeiro na zona 10.
Importante! Em climas quentes, os bulbos de tulipa precisam ser refrigerados por 6 semanas antes do plantio. Um saco de papel pode ser usado como recipiente.
Plantio e cuidado em campo aberto
Na hora de escolher um solo, vale a pena verificar se ele é adequado para a planta. As tulipas preferem solo arenoso, neutro ou ligeiramente ácido e bem drenado. É permitido enriquecê-lo com composto ou húmus. Não se deve plantar flores em locais onde a água já parou por muito tempo, pois nessas condições os bulbos apodrecem rapidamente. As plantas precisam de muita luz solar ao longo do dia, portanto, uma área aberta sem árvores ou arbustos por perto deve ser o local de plantio ideal.
Antes do plantio, os bulbos são tratados com uma solução de manganês para protegê-los de infecções fúngicas. O material de plantio é mantido na solução por cerca de 2 horas. A profundidade de colocação das lâmpadas deve ser igual a três vezes o volume da lâmpada. Se eles forem imersos muito superficialmente no solo, os tubérculos congelarão quando a geada começar. Quando plantada profundamente, a variedade começa a degenerar, os botões tornam-se muito menores.
Importante! Quando variedades caras e raras são plantadas, os floristas tentam não arriscar e imergir os tubérculos no solo na primavera, quando o solo já está aquecido o suficiente e não são esperadas geadas.
Observa-se uma distância de pelo menos 200 mm entre os canteiros, pode ser reduzida para 100 mm entre os bulbos, mas é sempre melhor focar nas dimensões do material de plantio - quanto maior o tubérculo, maior a distância. É melhor fertilizar o solo antes de plantar. Uma atenção especial deve ser dada à rega. O suficiente uma vez por semana para que os tubérculos não apodreçam. Se chover com frequência, a rega pode não ser realizada. Em regiões quentes com altas temperaturas do ar, é bom colocar cobertura morta no solo na primavera, é isso que ajuda a reter a umidade no solo.
O fertilizante é aplicado uma segunda vez após o aparecimento das primeiras folhas. O tipo de cobertura depende de com que o solo foi fertilizado no outono, na segunda vez que o mesmo fertilizante não é adicionado ao solo. Ureia e nitrato de amônio são os melhores. Na segunda vez, você precisa alimentar as tulipas quando os primeiros botões aparecem. As plantas plantadas no solo desde a primavera são mais bem sustentadas com verbasco ou lama. Se o clima for árido, você precisará alimentar o solo adicionalmente com zinco e boro.
As flores são cortadas quando o botão já se formou e adquiriu a tonalidade desejada, mas ainda não floresceu. Deve haver pelo menos 2 folhas no caule. Para desinfetar um corte de uma planta, ela é tratada com uma solução de refrigerante ou manganês. Você pode obter material de plantio de alta qualidade se desenterrar os tubérculos todos os anos. É igualmente importante saber quando e como fazer. O primeiro sinal do início do trabalho são as folhas amarelas, uma tonalidade marrom-escura nos bulbos.
As sutilezas de crescer em casa
Por mais estranho que pareça, você pode facilmente cultivar uma tulipa em um vaso no parapeito da janela. Embora a planta se dê muito melhor ao ar livre, em um simples vaso ou mesmo em um recipiente com água, ela também pode deliciar-se com a floração abundante. Os profissionais chamam isso de destilação. Para a destilação, o material de plantio é colocado no solo no outono, para que a flor já tenha desabrochado no início da primavera. Para o crescimento normal, a planta precisará fornecer um local favorável onde haja sol suficiente, não haja correntes de ar e a temperatura do ar permaneça em um nível confortável.
Temperaturas mais baixas e boa umidade interna ajudam a prolongar a floração. Você pode usar um borrifador para borrifar água, mas não pode deixar as gotas caírem na folhagem. Quando cultivada em solo, a tulipa precisará ser colocada em solo bem drenado com perlita e regada com frequência, mas não inundada. Para irrigação, a água da torneira simples é adequada, apenas fixada por vários dias. Você não precisa usar um cozido.
A temperatura da água deve estar em torno de + 20 ° C ou alguns graus mais quente que a temperatura ambiente. Como cobertura, é permitido o uso de fertilizantes solúveis em água em pequena quantidade. Vale a pena trazê-los com água. Não espere que uma planta floresça em um vaso todos os anos, neste caso é um ano. A lâmpada adquirirá uma segunda vida se for movida para um terreno aberto no próximo outono.
Doenças e pragas
As tulipas são suscetíveis a pulgões. Este inseto tem um minúsculo corpo rosa ou verde e tromba, com os quais suga o líquido da folhagem. O impacto negativo das pragas leva à descoloração e queda precoce das folhas em caso de danos graves. Os pulgões secretam uma substância doce e pegajosa chamada melada. As áreas cobertas com melada costumam ser infectadas com fungos pretos ou bolor. Felizmente, um jardineiro pode facilmente se livrar da praga usando óleo de nim ou uma solução de sabão inseticida.
As tulipas são suscetíveis a doenças destrutivas, como a podridão das raízes. Esta doença invade as raízes e pode se espalhar para outras partes da planta. Se nada for feito, a podridão matará o bulbo. A podridão micelial é um problema que afeta todas as partes da tulipa. Parecem manchas descoloridas e queimadas nas folhas e pétalas. Os caules enfraquecem e quebram, os bulbos ficam cobertos de úlceras. O mofo cinzento faz com que os tubérculos simplesmente sequem e não produzam novos brotos. A maneira mais fácil é realizar uma prevenção de alta qualidade. Para isso, será necessário monitorar o teor de umidade do solo e, no momento do plantio, tratar os tubérculos com fungicida.
Os primeiros sintomas de doenças fúngicas incluem folhas descoloridas e murchas e manchas esporádicas na planta, incluindo flores. Freqüentemente, o criador de plantas tem que lidar com nematóides - a derrota dos bulbos com manchas esponjosas marrons. O problema é resolvido com o tratamento com o mesmo fungicida na fase de plantio. Vale dizer que lesmas e lagartas são portadoras de algumas doenças bacterianas e fúngicas, por isso também precisam ser combatidas. O melhor remédio é espalhar as cinzas nas plantações, que no devido tempo servirão de adubo adicional.
Reprodução
As tulipas produzem sementes por meio da reprodução sexuada quando suas flores são polinizadas pelo vento ou por insetos. A reprodução sexual combina o material genético de duas plantas. As tulipas contêm partes masculinas e femininas, o que permite que se reproduzam assexuadamente. Na reprodução assexuada, as raízes ou bulbos são divididos em vários lóbulos, cada um pronto para produzir uma nova flor. As tulipas requerem uma temperatura fria que sinaliza o início do ciclo reprodutivo de acordo com o relógio biológico. O bulbo é plantado no solo várias semanas antes da geada.
As raízes brotam primeiro, seguidas por caules que crescem até a superfície do solo. Depois disso, o crescimento para e a planta permanece dormente durante o inverno.Assim que o solo aquece na primavera, a tulipa continua a se mover para cima, o caule rompe o solo, as folhas aparecem, seguidas de um botão. O bulbo da tulipa é uma espécie de embrião vegetal, embalado em várias camadas de tecido denso. Para flores de qualidade, é melhor renovar os bulbos todos os anos.
O melhor material de plantio é aquele que foi cultivado de forma independente.
Armazenando as lâmpadas
As primeiras tulipas são colhidas primeiro. Os tubérculos são secos, limpos de sujeira e removidos para um local escuro, por exemplo, em um porão ou armário. Para que o material de plantio não se deteriore, ele deve ser devidamente armazenado. A temperatura interna não deve ser superior a + 25 ° С, mas também não deve ser inferior a + 22 ° С. Gradualmente, deverá ser reduzido para + 18 ° С e, em seguida, + 12 ° С. O armazenamento deve estar seco. A porcentagem máxima de umidade é 70%.
Uso em paisagismo
Com uma boa imaginação, você pode criar uma variedade de composições no jardim usando não apenas tulipas, mas também outras flores. Composições multicoloridas permitem decorar o quintal durante todo o período de verão. Se você calcular corretamente o período de floração de várias variedades, o canteiro permanecerá brilhante desde o início da primavera até meados do verão. Cada bulbo produz apenas 1 flor, portanto, para criar arranjos de flores, é aconselhável cultivá-los em cachos de 5 a 10 peças, cada uma espaçada a 30 cm entre si.
Os paisagistas experientes aconselham evitar plantar bulbos em fileiras retas ao usar um pequeno número de bulbos, pois isso não parecerá natural no canteiro de flores em intervalos. O plantio de tulipas em grande escala pode ser feito com bulbos espaçados de 20 cm entre si, ou além de flores anuais da primavera, como amores-perfeitos. As mesmas regras se aplicam aos contêineres. Os cachos de tulipas parecem mais dramáticos e visualmente mais bonitos quando são compostos de mais bulbos.
A multicamadas em recipientes permite uma floração consistente durante um período ligeiramente mais longo na primavera.
Dependendo do tipo de tulipa, a altura do pedúnculo deve ser levada em consideração na determinação do número de arbustos usados no projeto. As flores altas ficam melhor quando usadas em grandes quantidades na proximidade de outras plantas de altura semelhante... Estas plantas de jardim estão disponíveis em qualquer cor diferente do azul. Muitas variedades apresentam duas cores nas pétalas em forma de manchas, manchas ou listras. A escolha da cor depende exclusivamente da preferência pessoal do produtor.
Os tons quentes incluem vermelho, laranja ou amarelo. Eles podem ser apresentados em combinação uns com os outros. Essas cores estimulam a imaginação e levantam o ânimo. Tulipas frescas, como rosa, lavanda, branca, roxa, preta ou verde pálido podem ajudar a criar uma atmosfera pacífica no jardim. Eles podem ser misturados ao decorar um canteiro de flores com qualquer variedade de tonalidade adequada.
Pétalas brancas são uma opção versátil. Será o complemento perfeito para qualquer outra flor, mesmo que não seja uma tulipa. Com a ajuda dessas plantas, você pode criar composições contrastantes, diluir tons muito saturados e venenosos. O branco visa suavizar o vermelho ou o laranja.
Finalmente, a coleção de tulipas totalmente brancas é freqüentemente considerada uma das mais elegantes e sofisticadas.
Além de botões maravilhosos, a flor descrita também apresenta uma variedade de paletas de cores das folhas. Existem folhas verdes escuras, cinzentas, verdes brilhantes, que se tornam um ornamento ou um fundo comum para outras plantas, mesmo quando os botões ainda não floresceram. Alguns paisagistas acreditam que um canteiro de flores plantado apenas com tulipas parece opaco até que as primeiras folhas finalmente apareçam na superfície na primavera. Até este ponto, os designers de jardim geralmente plantam carpetes com cores complementares que ajudam a preencher essa lacuna. Amores-perfeitos e violas são o cenário favorito para as tulipas.
Eles irão contrastar lindamente com a flor durante a floração. A planta companheira é projetada para enfatizar o brilho da sombra dos botões, às vezes para realçar a composição.
Importante! Plantas como repolho ornamental, snapdragon, miosótis, bem como outras flores da primavera posteriores, como narciso ou jacinto, podem ser uma grande adição.
Como plantar tulipas corretamente é mostrado no vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.