Túlipas "Lalibela": descrição da variedade e as sutilezas do seu cultivo
As tulipas de diferentes variedades são a verdadeira decoração de qualquer jardim doméstico. Eles são preferidos para cultivar não apenas por produtores profissionais, mas também por amadores. As tulipas da variedade híbrida "Lalibela" são muito procuradas pelo seu aspecto original e facilidade de cultivo. Neste artigo, consideraremos com mais detalhes a descrição e as características dessa variedade, aprenderemos os meandros de seu cultivo e cuidado.
Descrição
A variedade "Lalibela" pertence à seleção, foi criada pela primeira vez na Holanda. As tulipas desta variedade têm um grande botão de taça, geralmente com cerca de 10 cm de tamanho. A cor é uniforme, um vermelho profundo. O caule é bastante potente, podendo atingir 80 cm de altura.
As pétalas da flor têm uma estrutura brilhante, densamente localizadas umas nas outras.
O rizoma das tulipas Lalibela é bem desenvolvido, representado por um grande bulbo, que funciona como um chamado reservatório de nutrientes que alimentam a planta durante a floração e ao longo de sua vida. As folhas são grandes, têm uma rica cor verde. Em condições normais, a floração ocorre no meio da primavera e continua até o início, e às vezes em meados de junho, tudo depende das condições de cultivo.
Esta variedade sobrevive perfeitamente a pequenas geadas e ventos fortes. Com uma mudança brusca nas condições climáticas, a flor pode facilmente assumir sua forma anterior - suas folhas não serão danificadas.
Com os devidos cuidados e boas condições de vida em casa de vegetação, as túlipas desta variedade podem crescer durante todo o ano. As tulipas "Lalibela" raramente adoecem, são despretensiosas no cuidado e podem ser facilmente propagadas de forma independente, dividindo os bulbos.
As flores desta variedade são de cor vermelha brilhante, usadas para complementar qualquer canteiro com outras plantas ou para crescer em estufas.
As sutilezas de crescer e cuidar
As tulipas são geralmente plantadas no outono, quando a temperatura do solo não ultrapassa os 10 graus. As tulipas Lalibela são mais comumente cultivadas em casa de vegetação. Eles se sentem melhor lá. No entanto, após a poda, podem murchar rapidamente.
Ao cultivar tulipas em uma estufa, é necessário observar a temperatura e a umidade corretas no ambiente. Também é muito importante que o solo esteja sempre umedecido, mas não transbordado, caso contrário o rizoma e o próprio bulbo da tulipa começarão a apodrecer.
Se as variedades de plantas são plantadas em solo comum, é preciso garantir que o sol escaldante não caia sobre elas, portanto, é preferível escolher áreas de penumbra. Ao plantar, os bulbos de tulipas devem ser plantados a uma profundidade de no máximo 20 cm. O mesmo espaçamento deve ser entre as próprias plantas. Lâmpadas velhas devem ser desenterradas todos os anos. Recomenda-se mudar o local de cultivo a cada 5 anos.
Se as plantas forem plantadas em uma estufa, uma temperatura externa de até +10 é recomendada para elas. Mas, ao mesmo tempo, a cada poucas semanas, a temperatura deve ser aumentada para + 17-20 graus, para que a planta crie raízes o mais rápido possível. As plantas muito jovens precisam ser regadas a cada 8 a 10 dias ou conforme o solo seca. Recomenda-se que as plantas adultas sejam regadas a cada 2-4 dias.
As tulipas com efeito de estufa cortadas Lalibela podem ser armazenadas por até 15-20 dias em uma sala fria.
Doenças possíveis
Como qualquer planta, as tulipas são suscetíveis a todos os tipos de doenças e ataques. insetos.
- Para evitar que as flores murchem imediatamente após o corte, é muito importante tratar as tesouras de podar com um anti-séptico especial antes disso. Assim, o suco, se infectado, não chegará a outras tulipas e plantas.
- É altamente recomendável isolar a planta doente de todas as outras, e é melhor desenterrá-la e queimá-la. Principalmente se estiver coberto de manchas brancas ou escuras, o que pode indicar infecção fúngica.
- Bulbos de tulipa devem ser comprados apenas de produtores de flores de confiança. Caso contrário, você pode comprar tulipas infectadas com variegação. Tratá-los é absolutamente inútil, como muitos especialistas acreditam.
- Você pode tratar doenças fúngicas em tulipas com a ajuda de agentes fungicidas especiais, que são vendidos em lojas de jardinagem. Mas apenas se o fungo não tiver esgotado a planta. Use os fundos de acordo com as instruções. Quanto a se livrar de insetos e várias pragas, você pode se livrar deles com a ajuda de inseticidas especiais que podem matar moscas brancas, cochonilhas e outros insetos que atacam as plantas. Às vezes, a partir de insetos, você pode preparar infusões de ervas usando cinzas de madeira.
Quando aparecerem pragas como o urso, que adora se banquetear com bulbos de tulipas, você pode usar iscas envenenadas.
Ao trabalhar com qualquer veneno, é muito importante observar as precauções de segurança. O trabalho só deve ser feito com luvas e máscara de proteção.
Como plantar tulipas corretamente é descrito no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.