Túlipas "Dinastia": descrição e regras de cultivo
Uma tulipa é uma flor que os jardineiros adoram plantar em seus terrenos. Uma das variedades mais populares é a variedade "Dinastia", cuja descrição e regras de cultivo são dadas a seguir.
Um pouco de historia
As tulipas pertencem ao gênero de plantas perenes bulbosas da família Liliaceae. A pátria dessas belas flores é considerada as regiões montanhosas no norte do Irã, o sistema Pamir-Altai e as montanhas Tien Shan localizadas na Ásia Central. As tulipas foram cultivadas pela primeira vez como plantas de jardim doméstico no Oriente Médio.
O nome da flor vem da palavra turca "turbante", que, por sua vez, é derivada do nome do tecido usado para este cocar. Hoje em dia, as tulipas como cultura de bulbos ornamentais estão amplamente difundidas em todo o mundo. A Holanda tem sido líder no cultivo e exportação dessas flores por muitas centenas de anos, onde há enormes plantações dessas plantas, fazendas de reprodução e leilões de flores.
Características da classe "Triumph"
Os criadores criaram essas incríveis flores despretensiosas no início do século 20, cruzando os híbridos de Darwin e as primeiras tulipas simples. As plantas resultantes tinham um formato de flor de cálice atraente e cresceram de 60 a 80 centímetros de altura. A paleta de cores dessa classe de tulipas hoje inclui quase todas as tonalidades existentes, exceto o azul. São caracterizados pela presença de vários pedúnculos (de um a cinco), caules fortes e altos, botões grandes, simples ou de cálice duplo que nunca se abrem totalmente.
As tulipas "Triunfo" são muito apreciadas por floristas e cultivadores de flores, nas plantações holandesas 50% das plantas pertencem a esta classe, o que não é surpreendente, uma vez que essas flores ficam espetaculares em canteiros e nas colinas alpinas e perto de troncos de árvores e arbustos .
Descrição da variedade
Estas flores pertencem a uma das classes mais populares de tulipas "Triunfo". Têm inflorescências caliciformes simples de até 8 centímetros de altura e até 6 centímetros de diâmetro, pintadas na base das pétalas de branco, que se transforma suavemente em delicada tonalidade rosa. O fundo e as anteras são amarelos. As folhas são de tamanho médio, largas, verdes claras, ficam perfeitas com flores rosa. As lâmpadas arredondadas são de tamanho médio.
A "Dinastia" é uma das variedades de tulipas de floração precoce com pedúnculos fortes de até 60 centímetros de altura, resistente a rajadas de vento e chuva.
Esta variedade também é apreciada por sua longa duração em forma de corte, robustez de inverno e resistência ao vírus da variegação.
Como crescer e cuidar bem?
Apesar de estas flores serem consideradas despretensiosas e não necessitarem de cuidados especiais, antes plantio deve estudar cuidadosamente as recomendações de jardineiros experientes.
- Área de pouso. As tulipas devem ser plantadas em local aberto e ensolarado, de preferência calmo. Eles prosperam com pouca sombra e podem ser plantados ao lado de árvores e arbustos que têm folhas tardias.
- Processo de plantio. Os bulbos dessa variedade são melhor plantados no outono, no final de setembro, em solo arenoso ou argiloso, que deve ser cavado fundo. Solos com águas subterrâneas estagnadas não são adequados para essas cores. Um mês antes do plantio, húmus ou composto é introduzido no solo (dois baldes por metro quadrado). A temperatura do solo de terra deve ser de cerca de +10 graus Celsius.Os bulbos são plantados a uma profundidade de 10-15 centímetros a uma distância de 5-10 centímetros se os bulbos forem médios e 20 centímetros se os bulbos forem grandes. Você pode plantar no início da primavera, depois que a neve derreter, mas as tulipas florescerão mais tarde e terão pequenos botões este ano.
- Rega. Durante o período de brotação e floração, as tulipas são regadas abundantemente e regularmente no início da manhã ou à noite. A água deve estar estabilizada e não fria. Nesse caso, é necessário evitar respingos de água nas folhas. Após cada rega, o solo próximo à planta deve ser afrouxado para que o ar possa fluir para as raízes e a umidade não evapore muito rapidamente.
- Top dress. Durante o período vegetativo, recomenda-se a aplicação de fertilizantes minerais várias vezes: no início da primavera, durante a formação dos botões e após o final da floração. Não se pode usar fertilizantes com grande quantidade de cloro: danifica as raízes dessas flores. Se você já aplicou fertilizantes orgânicos no solo, a quantidade de fertilizantes minerais deve ser mínima.
- Reprodução... Para que a planta forme bulbos de pleno direito, após a floração, as cabeças das sementes devem ser removidas. Essas flores são fáceis de propagar com bebês bulbosos, que são facilmente separados do bulbo da mãe quando escavados. É aconselhável desenterrar tulipas varietais todos os anos para que as flores permaneçam do mesmo tamanho. A remoção dos bulbos pode começar depois que as folhas ficarem amarelas e as escamas dos bulbos ficarem marrons (por volta do final de junho).
- Armazenar... Depois de cavar os bulbos, recomenda-se secar por 7 a 10 dias a uma temperatura de cerca de + 21-25 graus Celsius, então eles devem ser separados uns dos outros e separados por tamanho. Em seguida, você precisa remover a terra, raízes mortas, escamas antigas. Lâmpadas doentes e danificadas devem ser destruídas. As lâmpadas devem ser armazenadas a uma temperatura de + 20-23 graus Celsius, ao abrigo da luz solar, em galpões bem ventilados ou sótãos até o final de agosto. Em seguida, os bulbos são mantidos a + 15-17 graus antes do plantio no solo, é aconselhável tratá-los com fungicidas para evitar a ocorrência de doenças.
- Invernando no solo. Se você decidir deixar as tulipas para o inverno, mas não tem certeza de que haverá cobertura de neve suficiente, cobertura morta com turfa, serragem, palha, composto. A altura do abrigo deve ser entre 6 e 14 centímetros. A cobertura morta deve ser feita somente após o congelamento estável do solo.
A remoção dos elementos de proteção é realizada na primavera, imediatamente após o derretimento da neve.
As tulipas são adoráveis flores da primavera que você não pode deixar de admirar. As flores da dinastia são especialmente delicadas e requintadas. Plante-os em seu jardim para que floresçam intensamente a cada primavera e lhe dêem muitas emoções positivas.
Como transplantar tulipas é descrito no próximo vídeo.
Eu acredito que uma tulipa deve definitivamente hibernar - o hormônio do crescimento é formado no frio, então as tulipas não crescem onde sempre é verão. Outro mito é plantar tulipas no outono. No outono, criam raízes e é melhor plantá-los imediatamente após a escavação, secagem, separação e limpeza das escamas antigas. O solo é o elemento nativo da tulipa, e nele os bulbos ficarão muito mais bem preservados até o outono, em vez de armazená-los em algum lugar (podem secar).
O comentário foi enviado com sucesso.