Túlipas com franjas: características e melhores variedades

Contente
  1. Descrição
  2. Variedades varietais
  3. Agrotécnica

Com o início da primavera, uma das primeiras plantas com flores - as tulipas - está ganhando cor nos jardins. Botões de diferentes formas, tamanhos e cores encantam os olhos com sua diversidade e beleza. Os criadores criaram muitos tipos de tulipas, diferindo na forma do vidro ou das pétalas da flor. Flores com pétalas com uma borda franjada parecem muito decorativas.

Descrição

Entre a grande variedade de tulipas, há um pequeno grupo de variedades, alocadas em uma classe separada: Franjas. A presença de frágeis agulhas perfuradas de vários comprimentos, localizadas desordenadamente nas bordas das pétalas, é uma característica distintiva desta classe. A primeira variedade com pétalas características foi registrada no ano 30 do século passado com o nome de "Sandyu", que se traduz como sundew, por sua semelhança com o comportamento de uma flor predadora. As tulipas com franjas foram escolhidas como um grupo separado em 81 do século XX.

Hoje, existem mais de 54 variedades de tulipas pertencentes à classe Fringed. Entre eles encontram-se espécies de floração precoce, média e tardia, bem como adequadas para forçar interiores. A beleza das flores é proporcionada não só pela franja de renda, mas também pela variedade de formas do vidro das flores, pela cor e pelo número de pétalas. Existem tipos simples e duplos com botões em forma de vidro e flores de lírio.

As tulipas franjadas contêm todas as cores e tonalidades características dessas plantas, exceto as pretas. Entre as diferentes variedades, encontram-se flores com botões monocromáticos que vão do branco puro ao roxo escuro, e tulipas, que possuem várias cores e tonalidades na paleta ao mesmo tempo. Os híbridos com franjas herdam todas as qualidades das variedades originais e são mais resistentes ao intemperismo devido à estrutura mais densa das pétalas.

Devido à rigidez das folhas das flores, mantêm a forma de botão por muito tempo e são ideais para a criação de buquês, combinando bem com simples tulipas tardias, principalmente tons pretos.

Variedades varietais

Embora o número de variedades criadas de tulipas com franjas seja pequeno em comparação com outros grupos, a beleza da flor não deixa ninguém indiferente. Entre a variedade de variedades, cada um encontrará suas espécies favoritas.

Simples ou duplas, todas são lindas e dão vontade de tocar nas pétalas para ter certeza de que são flores de verdade.

Simples

As tulipas simples têm um total de 6 pétalas franjadas.

  • Variedade branca de neve Daytona assemelha-se a asas de cisne. Flor baixa, de apenas 400 mm, superfranjada com um vidro de 70–90 mm, adequada para cortar e decorar canteiros de flores.
  • Franjas geadas brancas como a neve ao longo da borda das pétalas vermelhas adornam a tulipa "Canasta"... As plantas de floração tardia com cerca de meio metro de altura ficam bem no plantio em grupos de 8-12 e são adequadas para o corte.
  • Vermelho-laranja com grossas franjas amarelas em forma de agulha na parte externa e amarelo açafrão com fundo cor de canário em uma borda esverdeada por dentro, tulipa "Lambada" assemelha-se a uma chama dançante. Uma planta de 600 mm de altura com um botão em forma de vidro de 70 mm é uma cultivar de floração tardia e é ideal para o corte.
  • A variedade mais original Barbados difere na presença de uma franja de 3 mm de comprimento, não apenas ao longo da borda, mas também ao longo de todo o lado externo das pétalas carmesim.
  • Davenport linda franja amarela, coroando pétalas vermelhas de fogo.
  • Arma - a menor variedade, tem um aroma delicado e um botão vermelho com franja escarlate.
  • Flor roxa com franjas combinando Noite cubana parece austero e elegante.
  • Hamilton tem um vidro amarelo com uma franja da mesma cor, trazendo as cores vivas do outono à profusão de cores da primavera.

Franjado

Um grande número de pétalas franjadas em variedades turcas deliciam quem viu este esplendor, deixando uma impressão inesquecível. Quaisquer variedades de tulipas com franjas merecem atenção e serão apreciadas por aqueles que as cercam.

  • "Vaya con dios" tem uma bela cor amarela com listras vermelhas irregulares. O diâmetro de um botão duplo chega a 150 mm, e a altura da planta é de cerca de 50 cm.
  • Variedade Alcachofra semelhante ao Vaya condios, só que tem muito menos manchas vermelhas.
  • Cristal de neve - uma variedade branca como a neve com pétalas inferiores esverdeadas, parece um sorvete em um prato verde.
  • O charme único de uma variedade rosa com uma ampla borda branca Queensland confunde a imaginação. Com planta de cerca de 350 mm de altura, o diâmetro da flor chega a 130 mm.
  • Cristal legal cativa com uma rica cor rosa rodeada por franjas rosa pálido, quase brancas. Botões grandes de até 120 mm de altura apresentam um aroma delicado e agradável.
  • Amarelo ensolarado Meu amor com um diâmetro de flor de até 120 mm, ele realmente incorpora o amor que ilumina tudo ao seu redor. Um grande copo de flor tem um aroma delicioso.
  • Toque sensual em sua floração assemelha-se a uma peônia salmão com franjas amarelas e veios esverdeados do lado de fora das pétalas.
  • Tulipa "Mascotte" tem muitas pétalas rosa escuro, como se polvilhado com gelo esbranquiçado. Um pequeno botão de 50–70 mm de diâmetro fica em um pedúnculo forte de até 400 mm de altura.

Agrotécnica

Para ver todo o esplendor das tulipas franjadas na época da floração, a planta deve ser bem cuidada.

  • As tulipas crescem em qualquer solo neutro razoavelmente solto. Se o solo for argiloso, a areia é adicionada ao solo antes do plantio. O solo ácido é neutralizado com cal apagada 2 anos antes do plantio de bulbos de tulipas.
  • O plantio e replantio de bulbos ocorre no outono, quando a temperatura do solo desce para 9 ° C na profundidade de 100 mm. As lâmpadas grandes são enterradas por 180-200 mm, as pequenas - por 80-120 mm. As tulipas simples podem ser replantadas a cada 2-3 anos, enquanto as variedades de turco exigem uma mudança anual de local.
  • Pode ser plantada em grupos de variedades diferentes para decorar o jardim ou em fileiras da mesma espécie se as plantas forem planejadas para reprodução. Dependendo do tamanho do material de plantio, a distância entre as plantas é de 50–100 mm e entre as linhas de 0,2–0,3 m.
  • Para que a tulipa agrade com uma floração exuberante, ela precisa ser fertilizada com fertilizantes minerais de 3 a 4 vezes durante a estação de crescimento. A primeira alimentação é feita na neve derretida. Então - quando os brotos aparecem, o próximo - no momento da formação do botão. Esta última é realizada no final da floração. Para a alimentação, você pode usar fertilizante universal pronto "Kemira Universal-2", você deve evitar fertilizantes orgânicos frescos, por exemplo, não estrume podre.
  • Quando as folhas da planta começam a amarelar, os bulbos são desenterrados, separados e secos à sombra a uma temperatura de cerca de 30 °. Para variedades com franjas, a velocidade de secagem é importante: quanto mais cedo os bulbos secarem, menor será a probabilidade de serem afetados por doenças fúngicas.
  • Ordenado as lâmpadas são armazenadas a uma temperatura de cerca de 16 ° em local seco e escuro.

Você pode assistir a uma visão geral das tulipas terry e terry-franjadas no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário