Características do plantio de tulipas no outono

Contente
  1. Datas de desembarque
  2. Seleção de assento
  3. Preparação
  4. Instruções passo a passo
  5. Cuidado
  6. Possíveis erros

As tulipas são uma das primeiras flores. Recentemente, surgiram muitas variedades, de modo que começaram a ter um sucesso especial com os jardineiros. Para agradar a si mesmo com um buquê fresco na primavera, você precisa plantar a flor corretamente no outono.

Datas de desembarque

Os horários de desembarque na região de Moscou, nos Urais e na Sibéria serão diferentes. Na maioria das vezes, os criadores de plantas experientes praticam o plantio de tulipas após a primeira nevasca, e isso é aproximadamente no final de novembro - início de dezembro, em regiões mais frias, ela pode ser plantada em outubro. Nesse caso, imediatamente após o plantio, é necessário tentar cobrir a área com folhas secas, o que dará proteção confiável aos bulbos durante as primeiras geadas.

O plantio de outono não deve ser feito no início da estação - este não é o momento certo, independentemente da região. A pressa muitas vezes leva à morte dos bulbos após a primeira geada. Plantar os bulbos depois do prazo também não vale a pena, pois eles não terão tempo de eclodir, respectivamente, o que também pode levar à morte das plantas.

O plantio correto de tubérculos de tulipa envolve a medição da temperatura do solo. A uma profundidade de 150 mm, deve estar a + 10 C ou superior, mas não inferior.

Não se guie apenas pelo calendário, jardineiros experientes medem periodicamente a temperatura do solo no início da temporada, o que permite estabelecer o dia de plantio mais favorável para a planta. Nesse caso, é quase impossível cometer um erro.

Pequenos bulbos devem ser plantados ao longo da borda da parcela, grandes no centro.

Se o plantio for feito de acordo com os conselhos de especialistas e suas recomendações, então no início da primavera, as tulipas coloridas começam a florescer em uma grande variedade no canteiro.

    Os produtores dão seus conselhos nesse sentido.

    • Vale a pena plantar bulbos de tulipas no outono, de 6 a 8 semanas antes de uma geada severa. Geralmente é setembro ou outubro no norte e novembro ou dezembro no sul.
    • Na compra de lâmpadas, elas não são armazenadas, mas sim colocadas no solo o mais rápido possível.
    • Em climas do sul com invernos amenos, os bulbos são plantados no final de novembro a dezembro. Os bulbos devem ser refrigerados por cerca de 12 semanas antes do plantio. Os fornecedores de estoque de plantio geralmente oferecem lâmpadas pré-resfriadas.

    Seleção de assento

    É importante para as flores onde crescem: a produtividade do jardim de flores depende disso. É aconselhável selecionar uma área plana e bem iluminada onde a água subterrânea não flua perto da superfície. A prática tem mostrado que, ao usar áreas irregulares após chuvas prolongadas, a umidade se acumula nos poços, como resultado - tubérculos de tulipas podres ou congelados. Se a parte sombreada da parcela for utilizada para o plantio, os caules se enrolarão e a cor do botão mudará um pouco para o tom natural, ou seja, ficará mais pálido.

    Não plante materiais em solos com alto nível de acidez, pois esta planta prefere solos com pH neutro ou levemente alcalino. A preparação do solo deve começar vários meses antes do plantio. Tudo que você precisa fazer é adicionar fertilizante e cavar o solo.

      Em que confiar ao escolher.

      • As tulipas preferem áreas com muito sol. Em regiões com altas temperaturas na primavera e no início do verão, você pode ficar em um local com sombra, onde o sol só aparece pela manhã.
      • O solo deve ser bem drenado, neutro ou ligeiramente ácido, fértil, seco ou arenoso.Todas as variedades de tulipas não gostam de áreas com umidade excessiva.
      • As variedades superiores devem ser protegidas de ventos fortes.
      • Deixe um espaço de 4 centímetros entre as lâmpadas.

      Preparação

      As tulipas podem crescer em canteiros de flores por 3-4 anos sem serem transplantadas. No entanto, devem ser trocados anualmente ou a cada dois anos se os bulbos forem cultivados para a venda de flores ou material de plantio. Além disso, o replantio anual ajuda a evitar doenças fúngicas, uma vez que os bulbos são colhidos todos os anos e os doentes são descartados.

      A maioria dos produtores de tulipas planta os bulbos em canteiros de flores de 1 a 1,2 metros de largura para sua conveniência. Se o nível de água na área for alto, é melhor plantar tulipas em canteiros elevados, ou seja, 20-25 cm acima do nível do solo.

      O solo

      O solo deve ser bem preparado antes do plantio dos bulbos. Precisa não apenas ser arado, mas também remover as raízes das ervas daninhas e fertilizar. Eles cavam e soltam o solo profundamente. O solo poroso melhora o fluxo de oxigênio e nutrientes para as raízes das plantas.

      Os produtores experientes aconselham misturar o solo com composto, musgo de turfa; nivelar a superfície. Para o plantio de bulbos de tulipas, pequenos buracos são cavados com cerca de 10 centímetros de profundidade. Coloque a lâmpada dentro com a base larga para baixo e a extremidade pontiaguda para cima.

      Os bulbos precisam de umidade para crescer normalmente, mas o excesso de água pode apodrecer e nunca germinar. O cuidado com as tulipas de inverno inclui o uso de uma cobertura de palha leve e uma rega muito discreta. A cobertura morta manterá o solo quente e úmido o suficiente. A cobertura morta com uma camada de 25 cm de serragem, turfa ou composto é absolutamente necessária neste caso. A raiz do bulbo deve levar três semanas para criar raízes.

      Lâmpadas

      Os bulbos comprados no outono já têm um embrião de flor escondido dentro. Ele está apenas esperando para começar a crescer na primavera. Se o material de plantio for comprado no final de agosto ou início de setembro, você terá que esperar para plantá-lo em outubro - novembro. As tulipas crescem tão rapidamente que, se forem plantadas imediatamente após a compra, irão liberar imediatamente suas folhas. Portanto, é necessário armazenar as lâmpadas em sacos de papel, e não em recipientes plásticos, em local fresco: porão, adega ou prateleira de baixo da geladeira.

      Não coloque bulbos ao lado de maçãs. Eles, como bananas, liberam gás etileno, que ajuda a amadurecer, mas mata o botão da flor dentro de qualquer bulbo. Se não houver espaço na geladeira, você não pode colocá-los no congelador - isso irá matá-los.

      Antes de plantar tubérculos de tulipa, você precisa selecionar cuidadosamente aqueles que não darão descendentes saudáveis ​​no futuro. Tubérculos saudáveis ​​e intactos sem danos visíveis são colocados em um lado separado para o plantio. É aconselhável tratá-los com permanganato de potássio ou usar um preparado especial para fungos, que se vende na loja.

      Escolha material de plantio saudável e de tamanho impressionante, sem rachaduras, sinais de podridão ou bolor negro do lado de fora. As lâmpadas devem estar firmes. Os danificados, doentes ou moles são removidos. Certifique-se de classificar o material por tamanho, grau e cor.

      Nunca jogue lâmpadas descartadas na pilha de compostagem.

      Antes do plantio, as tulipas são embebidas por 30-60 minutos em solução de permanganato de potássio a 0,5%. Após o procedimento, os bulbos são plantados imediatamente no solo previamente preparado. O material de plantio absorverá água rapidamente, sua parte inferior inchará e logo aparecerá um bom sistema radicular.

      Instruções passo a passo

      Não há nada difícil em plantar tulipas no outono. Primeiro, eles cavam e nivelam a camada superior do solo, que é chamada de fértil. Isso deve ser feito a uma profundidade de 35o mm. Na segunda fase, é introduzida a fertilização mineral, a cinza de madeira é muito adequada para a manutenção de uma planta jovem.Só depois disso a flor é plantada até a profundidade de 15 cm, para maior conforto entre os tubérculos é imprescindível manter um espaço livre de 100 mm.

      Existem muitas regras que caracterizam o plantio correto de uma flor em uma casa de verão em campo aberto. Uma regra geral é plantar os bulbos a uma profundidade igual ao tamanho de 3 bulbos se plantar em solo bem drenado, e 2 se em solo pesado, mas não mais profundo do que 20 cm.

      Cabeças grandes devem ser colocadas no solo a uma distância de 8 a 12 cm e com espaçamento entre fileiras de 20–25 cm. Pequenos bulbos plantados em fileiras são espaçados 5 cm entre si e com espaçamento entre fileiras de 15 cm. Se plantados com muita força , as tulipas produzirão muito pouco material de plantio no próximo ano.

      Você não pode enfiar tulipas no solo com os dedos - é muito melhor primeiro fazer uma fileira, colocar os bulbos nela e cobrir cuidadosamente com terra. Se pressionadas com muita força, as cabeças se machucam e se tornam vulneráveis ​​a doenças. Ferramentas de plantio de bulbos estão prontamente disponíveis em centros de jardinagem especializados.

      Jardineiros experientes recomendam o plantio de tulipas em canteiros de flores com areia, cuja camada deve ser de 3 a 5 cm: esse material confere leveza ao solo e a umidade evapora mais rapidamente, sem o desenvolvimento de processos de putrefação. Nessa versão, os bulbos são levemente imersos na areia, depois recobertos com uma fina camada e depois recobertos com terra. É fato comprovado que as flores em tal solo crescem saudáveis, e os bulbos são menos propensos a apodrecer, já que a umidade excessiva sai livremente. Este é um método útil para o cultivo de tulipas raras e caras.

      Para assustar ratos e toupeiras, galhos de coníferas são colocados nas covas de plantio, entulho ou mesmo excrementos de gato podem ser dispostos.

      Cuidado

      As tulipas florescem melhor quando plantadas nos meses de outono antes da primeira geada. Depois que a flor requer pouca manutenção. No início da primavera, remova toda a cobertura morta e deixe o solo absorver a luz solar. Afrouxamento muito leve em torno das tulipas é recomendado para remover ervas daninhas, se houver.

      Deve-se aplicar uma pequena quantidade de fertilizante para que se misture com o solo a uma profundidade de 2 cm. Quando chove ou rega, a cobertura se dissolve no solo e atinge o tubérculo, ajudando-o a germinar a tempo.

      Para o desenvolvimento de uma flor, o melhor é usar fertilizantes com alto teor de fósforo, misturas de nitrogênio são adicionadas durante o plantio, então não são mais utilizadas, pois seu excesso leva ao acúmulo de uma grande quantidade de massa verde. , mas o esgotamento do tubérculo.

        Estrume fresco, por mais atraente que pareça, pode causar apodrecimento. É melhor usar cinzas de madeira na quantidade de 200 gramas por metro quadrado de área semeada ou 0,5 kg de farinha de dolomita. As tulipas gostam muito de superfosfato duplo - é o suficiente para a área indicada de 50 gramas ou 30 gramas de sulfato de potássio. Ureia e nitrato de amônio são os fertilizantes de nitrogênio mais comumente usados.

        Caso a cobertura não tenha sido introduzida no solo durante a escavação, imediatamente antes do plantio utiliza-se nitrophoska, na quantidade de 0,10 kg por metro quadrado.

        Nesse momento, será necessário saturar o solo com fertilizantes solúveis em água, que são projetados especificamente para ativar o crescimento. As primeiras folhas saudáveis ​​são um sinal de uma floração saudável no futuro. Assim que as tulipas começam a florescer, é hora de observar o aparecimento de parasitas, especialmente pulgões.

        Este pequeno inseto gosta muito da flor. Pode danificar não apenas os botões, mas toda a planta, incluindo os bulbos.

        Nesse caso, o tratamento com germicida será o remédio mais eficaz.

        Terminada a época de floração, deixe os bolbos no solo ou use um dos métodos de armazenamento para garantir um bom crescimento na época seguinte.

        Produtores experientes dão seus conselhos sobre como cuidar das tulipas.

        • Se chover semanalmente, a rega adicional não é realizada. No entanto, se vier um período de seca, o solo é umedecido todas as semanas até chegar a primeira geada.
        • Verões chuvosos, sistemas de irrigação e solo úmido são mortais para as tulipas. Casca de pinheiro triturada, areia ou qualquer outro material grosso é especialmente adicionado ao solo para fazer uma drenagem de alta qualidade em campo aberto.
        • É imperativo aplicar composto anualmente para fornecer ao solo nutrientes para uma futura floração.
        • Na primavera, quando aparecem as primeiras folhas, é preciso alimentar o plantio com farinha de ossos.
        • A folhagem deve permanecer nas plantas por cerca de 6 semanas após a floração. É necessário para que a flor consiga acumular energia para o florescimento no próximo ano. Depois que a folhagem fica amarela e murcha, ela pode ser aparada.
        • Variedades maiores podem precisar de replantio a cada poucos anos, enquanto variedades menores tendem a se reproduzir por conta própria.

        Possíveis erros

              Os cultivadores novatos não cometem erros deliberadamente ao plantar bulbos de tulipas. Na maioria das vezes, isso acontece devido à falta de conhecimento e experiência. A planta sofre com isso? Sim, como o próprio florista, que acaba tendo uma safra menor do que esperava.

              Você pode minimizar as perdas se conhecer os erros mais comuns.

              • O desembarque é muito cedo ou muito tarde.
              • Antes do plantio, a semente não é retirada - como resultado, bulbos doentes ou danificados são imersos no solo, que depois de um tempo não apenas apodrecem, mas também infectam novas plantas.
              • Os tubérculos afundam muito no solo ou, ao contrário, permanecem muito próximos à superfície da terra. No primeiro caso, o bulbo acorda muito depois, no segundo, congela na primeira geada.

              Se não teve tempo de plantar, vale a pena fazer o procedimento no início da primavera, quando o sol já está bastante ativo e a terra aqueceu bem. Esta opção para jardineiros tardios está disponível não só nas regiões do sul, mas também nas do norte, bastando calcular o tempo corretamente.

              As tulipas plantadas mais profundamente no solo florescerão por mais tempo e darão cor e vida ao canteiro de flores no final da temporada. Vale a pena considerar o uso de várias variedades diferentes. Você pode plantar bulbos em vários lugares ao redor do seu quintal, como um grande jardim de flores no meio do gramado.

              Um mês e meio após o corte das flores, os bulbos são retirados e "enlatados" em local fresco e seco. Você pode pré-tratar com uma solução de manganês, mas depois disso cada tubérculo deve ser bem seco. Não se deve esquecer que as altas temperaturas podem estragar o bulbo ou levar à má qualidade em novas plantas.

              As tulipas são flores que podem crescer em quase qualquer solo, mas as mais soltas são melhores. Você pode plantar em terra argilosa, mas deve ter um pH ligeiramente alcalino ou neutro. Em qualquer caso, mesmo que se acrescente turfa ou areia ao solo, o local de plantio deve ser trocado a cada quatro anos.

              Se o agricultor seguir os conselhos de profissionais, na primavera poderá colher uma rica safra de tulipas ou simplesmente desfrutar da paisagem colorida no canteiro de flores. O principal é escolher a época certa para o plantio dos tubérculos, caso contrário eles ficarão irremediavelmente danificados.

              Você aprenderá mais sobre como plantar tulipas no outono no vídeo a seguir.

              sem comentários

              O comentário foi enviado com sucesso.

              Cozinha

              Quarto

              Mobiliário