Terry Terry: descrição, variedades e cultivo

Contente
  1. História de origem
  2. Peculiaridades
  3. Variedades

As tulipas conquistaram os corações de muitos jardineiros por sua beleza inocente e variedade de cores. Criadores de todo o mundo estiveram e estão engajados no cultivo dessas flores. Também foram criadas tulipas Terry, que se parecem um pouco com peônias.

História de origem

Lindas flores, que muitos associam ao início da primavera e do calor, eram conhecidas na Grécia antiga e depois transportadas para a Pérsia. Eles ganharam esse nome graças ao turbante persa. Os habitantes do país decoraram seu cocar com flores frescas. As tulipas não passaram despercebidas aos europeus. Eles foram originalmente trazidos da Turquia para a Europa.

A maioria das variedades e variedades foram obtidas na Holanda. Foi na Holanda que a tulipa terry foi criada pela primeira vez. No entanto, os criadores não estabeleceram tal objetivo. Parte do perianto desenvolveu-se em pétalas adicionais como resultado de polinização cruzada acidental. Ou seja, pela primeira vez uma tulipa terry nasceu da vontade do jogo da natureza.

No início do século XVII, os criadores holandeses começaram a selecionar os melhores exemplares e assim criaram a primeira variedade, Duke van Toll, que se tornou a progenitora das primeiras tulipas duplas. Depois de 1650, surgiram variedades posteriores de tulipas duplas. A variedade mais famosa da época era a "Murillo". Ainda é usado ativamente na floricultura.

As tulipas foram trazidas para a Rússia no século 17 por decreto de Pedro I e começaram a decorar os jardins de São Petersburgo e outras cidades. Atualmente, os criadores criaram mais de 1.500 variedades de tulipas turcas. Eles encantam os amantes comuns da beleza, bem como decoram jardins e parques famosos na maioria dos países do mundo.

Peculiaridades

As tulipas Terry são frequentemente chamadas de tulipas peônia. O que não é de estranhar, pois suas flores se assemelham realmente a peônias: as mesmas volumosas e multipétalas, às vezes caindo no chão devido ao seu peso. As plantas não gostam de vento e umidade. Para um bom desenvolvimento e floração, é melhor selecionar lugares elevados que sejam fechados de correntes de ar.

As tulipas Terry representam cerca de 8% do número total de todas as espécies. Sua peculiaridade é uma pequena altura, atingindo 20-30 cm nas variedades iniciais e 50-60 cm nas posteriores. Esse fato é usado como uma ótima desculpa para usá-los como meio-fio ou frente de uma mixagem.

A floração é relativamente longa: dura até 2 semanas. As flores são grandes, possuem grande número de pétalas e atingem 10 cm de diâmetro.

Após o período de floração, a vegetação densa permanece, por isso é melhor combinar tulipas que murcham rapidamente com flores anuais. Elas florescerão quase toda a temporada e ficarão lindas no cenário de folhas de tulipas.

Variedades

Um grande número de variedades de tulipas duplas são geralmente classificadas em variedades precoces e tardias. As primeiras impressionam pela floração precoce, mas não são altas e têm flores bastante pequenas. A paleta de cores é diversa: há espécimes vermelhos, brancos, amarelos e multicoloridos.

As tulipas duplas tardias florescem algumas semanas depois, mas são muito maiores do que suas contrapartes. Eles são frequentemente usados ​​para forçar e cortar, obter buquês excelentes e deliciar seus entes queridos. Considere as principais variedades e nomes de diferentes tipos de tulipas turcas.

Cedo

De crescimento baixo, mas à sua própria maneira, as belas variedades iniciais de tulipas duplas não podem ser ignoradas. Eles são gentis e bonitos com sua beleza virgem. Entre eles, pode-se distinguir um número bastante grande de tipos populares.

  • Abba... Cultivo holandês com flores de múltiplas pétalas escarlates de até 10 cm de diâmetro. As pétalas externas são cobertas por listras verdes. Floresce em abril.
  • Belicia... O período de floração é no final de abril. Até 5 pedúnculos podem crescer de uma lâmpada. Os botões são bastante altos: até 10 cm, as flores são de cor creme e as pétalas são orladas por uma orla.
  • Monte Carlo. Eles não são apenas cultivados no jardim, mas também são usados ​​como cultivo de maconha. O caule cresce até 40 cm, as flores são grandes, amarelas brilhantes, densamente duplas.
  • Flor de pêssego. Uma variedade muito popular. Delicadas pétalas rosa de flores enormes (até 12 cm de diâmetro) são pontiagudas. À distância, essas tulipas realmente se parecem com peônias.
  • Monte Orang. Plante até 30 cm de altura. Possui botões laranja brilhantes com veios verdes. Ela floresce no início de abril.
  • Freeman... Impressionantes flores amarelo-laranja brilhantes emolduradas com folhas verdes. Um vaso de flores muito denso é simplesmente recheado com pétalas.
  • Rainha de Marve. Uma das poucas variedades iniciais de tulipas adequadas para o corte. Eles têm lindas flores rosa-púrpura e crescem até 0,5 metros de altura.
  • Verona... O tom limão das flores parece fresco e ensolarado. Ela é cultivada não apenas em canteiros de flores, mas também em vasos. E também é uma variedade bastante alta: cresce até 45 cm.
  • Cartela... Pétalas brancas com listras carmesim chamam a atenção. As plantas crescem até 40 cm de altura e florescem em abril. Usado para decorar os canteiros de flores em primeiro plano e retirar para o corte.
  • Toronto duplo. Um híbrido de uma dupla tulipa e variedades Greig. A planta é multi-florida, pois é um arbusto. Flores de laranja brilhante serão uma verdadeira decoração do jardim.

Atrasado

Tulipas tardias começam a florescer algumas semanas após as primeiras. Eles se distinguem por um longo período de floração, em algumas plantas dura até junho. Eles são usados ​​tanto no corte quanto em canteiros de flores. As tulipas tardias são caracterizadas por alto crescimento e flores grandes: até 10 cm. Existem muitas variedades populares.

  • La Belle Epoque. Uma planta requintada de tom rosa pálido pulverulento, que cresce até 55 cm de altura. As flores são muito grandes e não murcham por muito tempo.
  • Monte tacoma... Flores requintadas brancas como a neve irão decorar qualquer jardim. A floração dura até 3 semanas, o que fará as delícias dos jardineiros.
  • Diamante azul. As flores violeta-púrpura desta planta são simplesmente incríveis. as veias se assemelham visualmente a uma ondulação. As pétalas são largas e duplas, muitas delas na flor.
  • Miranda. Esta tulipa possui flores vermelhas brilhantes. A "Miranda" numa flor tem cerca de 50 pétalas, o que torna a variedade muito interessante em termos de decoratividade.
  • Perfeição lilás. Variedade com flores lilases que podem ser apreciadas durante 2 a 3 semanas. O núcleo é amarelo e visível quando o botão está totalmente aberto. Atraente nesta variedade e tem um cheiro doce maravilhoso.
  • Beleza charmosa. Estas tulipas duplas tardias também são multi-floridas. Eles se distinguem pela coloração salmão e coração amarelo. Cada pétala tem um traço rosa.
  • Coquetel de frutas. Um espécime muito interessante para jardineiros. Os botões são verdes no início, depois abertos, e pétalas amarelas com uma faixa vermelha tornam-se visíveis. Excepcionalmente, as pétalas são muito estreitas para as tulipas.
  • Princesa Angelique. As tulipas não são muito altas, mas têm uma flor interessante. Quando aberto, percebe-se que o meio é branco, enquanto as pétalas são rosa pálido com uma listra branca.
  • Sensual Touch. Essas tulipas duplas têm uma borda com franjas. Eles são altos com uma enorme flor de laranjeira vermelha atingindo 10 cm de diâmetro. Muitas vezes é usado tanto em paisagismo quanto não em corte.
  • Royal Acres. As plantas são muito resistentes a fatores ambientais desfavoráveis ​​externos. Atinge 35 cm de altura. Eles se distinguem por flores densamente duplas, principalmente em tons rosa-lilás.

Aterrissagem

É realizado a uma temperatura de +6 a + 10 ° C, pois é esta faixa de temperatura que permite o enraizamento dos bulbos. A época ideal para o plantio é o outono (setembro-outubro, dependendo da zona climática). As primeiras tulipas duplas são plantadas 2 semanas antes das últimas. Todos os anos, é aconselhável selecionar um novo local para o cultivo de tulipas duplas no jardim. Se isso não for possível, o transplante deve ser realizado pelo menos uma vez a cada 3 anos e, no inverno, os bulbos devem ser isolados com patas de abeto.

Antes do plantio, é necessário fazer uma amostra do material de plantio e descartar os espécimes podres e secos, e mergulhar o restante por meia hora em uma solução fraca de manganês.

A profundidade de plantio é a altura do bulbo, multiplicada por 3, e a distância entre os espécimes é de pelo menos 10 cm. Um punhado de areia do rio deve ser colocado no fundo dos buracos cavados e, em seguida, colocado o bulbo, que não pode ser pressionado no chão com esforço. Para o inverno, coloque uma camada de cobertura morta por cima.

O solo

Na hora do plantio não é recomendado o uso de esterco, que tem um efeito bastante áspero em plantas delicadas. É melhor aplicar composto e fertilizantes adequados que se dissolvam rapidamente na água e não contenham cloro na composição. O solo argiloso é um verdadeiro inimigo das tulipas. Se houver solos argilosos no local, eles devem ser melhorados com a ajuda de:

  • húmus;
  • cinza;
  • turfa;
  • areia.

E também os solos ácidos não são adequados para as plantas.

Cuidado

Os bulbos devem ser desenterrados todos os anos para que não apodreçam e encolham. Para armazená-los, o melhor é preparar um recipiente com areia úmida e local seco, fresco e escuro. O canteiro do jardim onde crescem as tulipas deve ser afrouxado e retirado periodicamente. O solo próximo às flores deve estar sempre úmido para saturar os caules carnudos e as folhas com umidade. As plantas germinadas precisam ser fertilizadas com nitrogênio, então é a vez dos curativos de fósforo-potássio e depois dos curativos minerais.

Qualquer indício de doença é um sinal para remover a planta afetada.

Por razões de segurança, você pode tratar tulipas terry com fungicidas de vez em quando. Ao cortar plantas, deixe algumas folhas para formar um bom bulbo. As pétalas murchas devem ser arrancadas para não enfraquecer o bulbo.

Condições ótimas

As tulipas Terry não suportam a estagnação da umidade. Portanto, o melhor local para o seu crescimento será uma colina. Eles são exigentes em termos de iluminação: uma área aberta com o máximo de insolação é ideal. No entanto, eles não gostam do vento, pois os caules são tenros e se quebram facilmente com o peso da flor.

Se for uma primavera chuvosa, é melhor não regar as plantas.

Combinação na paisagem

Como as tulipas não florescem por muito tempo, plantá-las junto com as plantas que florescem durante toda a temporada é uma boa solução. As primeiras variedades de terry são perfeitas para a frente de canteiros de flores, bordas. E as tulipas tardias podem constituir um excelente grupo independente ou aliar-se a plantas perenes e anuais.

O cultivo de tulipas é descrito no vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário