Bulbos de tulipa: recursos de plantio e armazenamento

Contente
  1. O que é isso?
  2. Datas de desembarque
  3. Como plantar?
  4. Mais cuidados
  5. Quando e como cavar?
  6. Como armazenar?

Cultivar tulipas é uma experiência divertida e muito bonita. Centenas de variedades, milhares de formas e cores de flores e atrai cada vez mais novos proprietários. Mas, para preservar a beleza das tulipas ano após ano, é necessário desenterrar seu bulbo anualmente e, em seguida, plantá-lo corretamente no momento certo. Só assim terás a certeza de obter uma floração bela e abundante.

O que é isso?

Os bulbos de tulipa são um importante órgão da planta, ao mesmo tempo em que é uma raiz e um rebento modificado. É ele quem é considerado e de fato é a parte mais importante da planta. Ele contém todos os nutrientes e minerais essenciais necessários para o crescimento e desenvolvimento normal da flor.

As raízes das tulipas são chamadas de tubérculos, e é devido ao seu estado de saúde, integridade e cuidado adequado que a planta floresce como, quando e quanto.

O cuidado adequado com os bulbos, ou melhor, sua escavação oportuna, plantio correto e desembarque determinam se uma determinada variedade desta flor será modificada. Sem os devidos cuidados, pode degenerar e, alguns anos após o plantio dos bulbos, não haverá mais vestígios da antiga tulipa.

Além disso, os bulbos de tulipas têm uma estrutura tal que, após a floração, ocorre divisão neles, ou seja, surgem tubérculos filhos. Portanto, retirá-las permite não só multiplicar rapidamente a variedade de flores que você gosta, mas também preservar sua saúde e aparência original.

O tubérculo da tulipa é seu órgão mais importante, portanto, requer uma atitude particularmente atenta e cuidadosa consigo mesmo.

Datas de desembarque

Essas flores lindas, delicadas, mas ao mesmo tempo brilhantes, são consideradas uma das primeiras. Em casa - estufas, as primeiras flores já estão prontas para o corte no início de março. Em campo aberto, algumas variedades florescem no início de abril.

A época de plantio dos tubérculos de tulipa é significativamente diferente daquela geralmente aceita para todas as flores tuberosas.

Tradicionalmente, acredita-se que o plantio dessas plantas deva ser realizado no início da primavera. Portanto, aqui as tulipas são uma exceção à regra. O plantio de seus bulbos é realizado no outono.

Isso porque no inverno os tubérculos sofrem a chamada estratificação natural, ou seja, ficam expostos a temperaturas bastante baixas. O resultado é o rápido surgimento dos primeiros brotos e a floração precoce das tulipas.

A época exata de plantio desses bulbos depende da zona climática. Em algumas regiões, podem ser os últimos dias de outubro, e em algumas áreas - início de dezembro. Portanto, os floricultores experientes recomendam escolher a época de plantio dos tubérculos de forma que após 3, no máximo 4 semanas, as geadas de inverno já cheguem.

Nesse caso, os bulbos ainda não começarão a brotar, mas com o início do calor, pelo contrário, começarão a se desenvolver o mais intensamente possível.

Em caso de necessidade urgente, você pode plantar tubérculos na primavera. Tempo - o mais tardar em meados de março e, de preferência, assim que a neve derreter.

Como plantar?

Você pode cultivar tulipas não apenas em campo aberto, mas também em uma estufa e, se necessário, em um apartamento comum. A sequência de ações em cada caso será ligeiramente diferente.

No apartamento

Cultivar suas próprias tulipas em um vaso em sua janela até 8 de março é bastante simples. Para isso, o plantio de tubérculos é realizado em setembro ou início de outubro.

Em primeiro lugar, você precisa se preparar substrato para plantio de tubérculos. Via de regra, a turfa é utilizada em sua forma pura ou diluída com areia de rio na proporção de 3: 1. Composto também é um acréscimo obrigatório, são as substâncias em sua composição que irão estimular o rápido e correto crescimento e desenvolvimento das tulipas . O composto adiciona 100 g da mistura por 1 kg de turfa. Isso também adiciona cerca de 30-50 g de serragem.

Como recipiente, pode-se usar um vaso com volume de até 500 ml para o plantio de uma tulipa cada ou recipientes largos com palete para plantar vários bulbos de uma vez em um recipiente.

A próxima sequência de ações será a seguinte:

  • o recipiente preparado é preenchido com solo, sem adicionar 2-3 cm às suas bordas;
  • o substrato é derramado com água morna, e as lâmpadas são colocadas em pequenos orifícios de forma que o terço superior fique aberto na superfície;
  • o contêiner é instalado em ambientes com temperatura de +8 a +10 graus com luz do dia normal.

Depois que os brotos atingem 5 cm de altura, eles são reorganizados em peitoris de janela comuns.

Para que os tubérculos de tulipa criem raízes, de fato, com rapidez e eficiência, após o plantio no solo, eles devem ser eliminados não apenas com água, mas com uma solução de nitrato de cálcio. Para 5 litros de água, tome 10 g de pó.

Se, após essa irrigação, o solo no recipiente encolher fortemente, é necessário encher um novo recipiente de forma que apenas o terço superior da planta permaneça na superfície novamente.

Na estufa

Antes de começar a plantar bulbos de tulipa em uma estufa, a semente é mantida em uma sala com temperatura de +9 graus. No dia do plantio, os tubérculos são limpos das escamas superiores - assim enraízam mais rápido.

    Plantar bulbos em uma estufa geralmente é necessário durante as férias. Para determinar com precisão a data de plantio dos bulbos, é necessário subtrair 21 dias da data prevista para o corte das flores - nesse momento ocorre o crescimento intensivo das plantas e outras 13 semanas, que são gastas no resfriamento dos tubérculos.

    Os recipientes e o substrato são usados ​​da mesma forma que no plantio de flores em um apartamento:

    • o recipiente é preenchido com um substrato com uma camada de cerca de 12-16 cm e derramado com água morna;
    • os bulbos preparados são enterrados no solo a uma profundidade de 3 cm e polvilhados com terra em cima, depois derramados;
    • em seguida, os recipientes com mudas são levados para uma sala onde a temperatura não exceda +9 graus e deixados por até 13 semanas.

      Essa fase preparatória é chamada de refrigeração e é necessária para que os bulbos acumulem nutrientes e os preparem para um crescimento rápido. Nesta altura, os tubérculos plantados são regados duas vezes por semana e certifique-se de que não ficam expostos à luz intensa. Após o término da etapa, várias ações consecutivas são realizadas.

      • A temperatura na estufa sobe para +14 graus, depois de mais alguns dias deve estar entre +17 durante o dia e +13 à noite. Se for necessário acelerar o crescimento das flores, a temperatura sobe para +20 graus Celsius.
      • A iluminação pela primeira vez, até a altura das tulipas atingir 7 cm, é mantida em 900 lux. Em seguida, as horas do dia aumentam para 12 horas por dia. A principal vantagem das tulipas é que elas não precisam de luz muito intensa para o crescimento e desenvolvimento normais.
      • Regue as flores diariamente com água fria em pequenas quantidades.
      • Duas vezes durante todo o período de destilação, se desejar, você pode alimentar as tulipas com fertilizante líquido. Mas isso não é necessário.

      Em campo aberto

      Na rua, os tubérculos são plantados em meados de outubro. O local é escolhido às escuras, com solo claro. No solo, são feitos sulcos com cerca de 4 cm de profundidade, é importante que seu fundo também esteja solto.

      Então, a uma distância igual uns dos outros, a cada 5 cm, os bulbos são plantados. A parte superior dos tubérculos também é borrifada com terra e regada com água fria.

      Se não houver geadas e houver uma seca na rua, a rega é realizada a cada 5-7 dias. Com o início da primeira geada, as colheitas são cobertas com cobertura morta e a rega é interrompida. Depois que a neve derreter completamente, a cobertura morta é removida - caso contrário, os brotos das tulipas serão fechados.

      Mais cuidados

      Mas independentemente de os bulbos de tulipas terem sido plantados em apartamento, estufa ou mesmo na rua, para se obter uma floração exuberante e saudável, a planta deve ser bem cuidada.

      Na estufa, a umidade deve ser mantida em 60%bem como regar as mudas regularmente. É dada atenção especial à intensidade da iluminação. Não deve exceder o nível recomendado, caso contrário, as tulipas começarão a se esticar e suas flores ficarão desbotadas e feias.

      Com o vídeo, você aprenderá como cuidar das tulipas na primavera.

      Ao cultivar flores em um apartamento, as condições básicas de cuidado são as mesmas de uma estufa, mas aqui você também deve ter cuidado para que a luz solar direta não incida sobre a flor - ela queimará a planta e estragará sua aparência. Na hora de regar, é preferível usar regador com bico fino e comprido para que o líquido não entre nos botões e nas folhas.

      Independentemente de onde a tulipa cresce - em casa ou em uma estufa, durante o período de intenso crescimento, bem como no momento em que seus botões são formados, os cultivadores experientes recomendam o uso de curativos líquidos projetados especificamente para plantas com flores ou bulbosas. Eles são usados ​​em intervalos de 1-2 vezes dentro de 2-3 semanas. Os fertilizantes são diluídos de acordo com as instruções.

      Ao cultivar flores em campo aberto, monitore cuidadosamente a irrigação delas, bem como o grau de iluminação. Quando um botão cresce, você precisa ter cuidado para não se queimar com os raios do sol, que são especialmente insidiosos nos primeiros meses da primavera.

      Se as tulipas crescem lentamente em campo aberto e seu caule é muito fino e alongado, é necessário adicionar um molho adicional para flores bulbosas.

      E não importa onde as tulipas são plantadas, é muito importante cortar flores na hora certa - assim, o bulbo retém os nutrientes necessários não apenas para o período de resfriamento, mas também para o crescimento e desenvolvimento normais.

      Quando e como cavar?

      Já falamos sobre a necessidade de desenterrar os bulbos de tulipas e seu posterior plantio correto. Agora é hora de falar sobre quando e como exatamente esse procedimento deve ser executado.

      • Tubérculos de tulipa são removidos do solo somente após o período de floração.
      • Após o final da floração, é necessário esperar cerca de 2-3 semanas. É melhor esperar até que as folhas mais baixas das tulipas comecem a secar e amarelecer.
      • O tempo exato de extração dos tubérculos de flores do solo depende da variedade. Via de regra, em nosso país esse período vai de junho a julho.
      • O tempo de escavação deve ser escolhido de forma que não chova, mas também que o solo não fique muito seco. No primeiro caso, será muito difícil secar adequadamente os bulbos e guardá-los no futuro. E no segundo caso, durante a sua remoção do solo, eles se desintegrarão, e lâmpadas filhas podem permanecer nele.

      Desenterre os bulbos com muito cuidado usando uma pequena espátula de jardim de metal. Ele é instalado diretamente ao lado do caule de forma que sua parte inferior passe por baixo do tubérculo e o eleve à superfície.

      Quando os bulbos aparecem na superfície, eles são levantados puxando-os suavemente pelos caules. Desenterre tubérculos de tulipa com cuidado e devagar para não danificá-los.

      Como preparar tulipas para transplante e armazenamento, veja abaixo.

      Como armazenar?

      A principal tarefa do cultivador após a extração dos tubérculos é preservá-los corretamente no outono e no inverno. Freqüentemente, especialmente os cultivadores novatos se deparam com o fato de que os bulbos estão mofados ou germinados prematuramente.Portanto, é necessário seguir de forma clara e consistente todas as regras em cada etapa.

      Preparando para armazenamento

      É precisamente a aplicação estrita de todas as recomendações descritas abaixo que irá garantir que não apareça bolor ou bolor nos bolbos de flores.

      Imediatamente após a retirada dos tubérculos do solo, eles devem ser separados. Lâmpadas cortadas, danificadas e muito pequenas são removidas - elas não serão usadas como semente no futuro.

      Será simplesmente impossível obter tulipas lindas, saudáveis ​​e florescentes com esses tubérculos.

      Além disso, há uma série de etapas a serem seguidas.

      • Remova a sujeira da superfície das lâmpadas. Se a terra secou, ​​ela é cuidadosamente separada em pedaços, mas se estiver úmida e colada em uma camada espessa, os bulbos são lavados. É melhor fazer isso primeiro em água quente, cuja temperatura é de cerca de +40 graus, e no final, enxágue os tubérculos com uma solução rosa claro de manganês.
      • A casca marrom externa é removida dos bulbos filhas e separada do tubérculo-mãe.
      • Se forem encontrados bulbos grandes danificados por fungos, você pode tentar resgatá-los. Para fazer isso, eles são tratados com uma solução fungicida e, em seguida, completamente secos.

      Se houver dúvidas sobre a qualidade da semente, mesmo que os tubérculos não tenham sido lavados, eles são embebidos em solução de manganês por 25 minutos.

      Secagem

      Mesmo que as lâmpadas não tenham sido previamente expostas à umidade, devem ser bem secas antes de serem armazenadas.

      Para isso, os tubérculos são dispostos sobre uma superfície plana para que não entrem em contato uns com os outros. Coloque a bandeja de cebola em um local escuro e fresco com ventilação natural.

      Não é altamente recomendável secá-los perto de dispositivos de aquecimento ou diretamente ao sol. O tempo médio de secagem é de 10 dias.

      Onde e o que armazenar?

      Os tubérculos são colocados em um recipiente de armazenamento dependendo de seu tamanho - você não pode armazenar bulbos de tamanhos diferentes juntos. Aqui, vale lembrar que os tubérculos maiores sobrevivem melhor ao armazenamento, mas os pequenos geralmente começam a desaparecer durante o armazenamento, mesmo que as condições de armazenamento sejam atendidas.

      Os melhores recipientes são caixas de madeira ou papelão. Os bulbos de tulipa precisam de ventilação natural. Portanto, pequenos furos são feitos no papelão.

      O material de plantio de tulipas é colocado em recipientes em uma camada, e no topo é coberto com uma fina camada de serragem ou papel especial resistente à umidade.

      As condições ideais de armazenamento para lâmpadas são:

      • temperatura de +3 a +28 graus;
      • completa falta de luz;
      • o nível de umidade ideal é de 55 a 70%.

      Em um apartamento, o melhor lugar para guardá-los é uma varanda ou uma loggia envidraçada. Se falamos de armazenar lâmpadas em uma casa particular, então aqui você pode usar um porão, despensa ou subsolo. Deve-se prestar atenção especial à ausência de temperaturas de congelamento, pois os tubérculos congelados não estão sujeitos a plantio posterior.

      Agora que você conhece todas as informações sobre o armazenamento, escavação e posterior plantio de bulbos de tulipas, pode cultivá-los facilmente em casa e manter a semente em excelentes condições.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário