Quando e como plantar tulipas corretamente?
As tulipas estão sempre associadas ao 8 de março, à primavera e ao despertar da natureza. Eles estão entre os primeiros a florescer na primavera, deliciando-se com sua floração brilhante e colorida. Mas para que esta flor bonita e não caprichosa desabroche a tempo, você deve primeiro plantá-la corretamente.
Datas de desembarque
A peculiaridade das tulipas que a distingue de muitas outras plantas com flores é que a melhor época para plantá-la é o outono. Uma das condições para o crescimento ativo das tulipas na primavera é a necessidade de resfriar os bulbos, o que ocorre naturalmente durante o inverno no solo.
Com o início do outono, a natureza adormece e é hora de descansar, mas os bulbos de tulipas plantados no solo despertam e se tornam mais ativos. Nessa época, eles formam o sistema radicular, obtendo um suprimento de nutrientes para o futuro desenvolvimento das folhas e flores na primavera.
As tulipas precisam de cerca de 4-6 semanas para criar raízes. Portanto, é muito importante determinar corretamente o momento de seu plantio. Com um plantio tardio, as raízes em crescimento podem sofrer ou morrer completamente por causa da geada. Isso se refletirá no desenvolvimento da primavera e na floração da planta. Além disso, essas tulipas são mais fracas e sujeitas a doenças.
As tulipas plantadas muito cedo podem iniciar o processo de crescimento da massa verde prematuramente. Esse plantio prematuro pode levar a uma floração tardia e pobre ou à morte das flores.
O intervalo de tempo para o plantio de tulipas é bastante amplo e depende diretamente da localização geográfica da região. A época de plantio é de agosto a outubro. No entanto, uma condição geral a ser observada é a temperatura ótima do solo. Você pode plantar bulbos se o solo aquecer de +8 a +10 graus a uma profundidade de 15 centímetros. Isso garante um bom crescimento e desenvolvimento de tulipas no futuro.
Dependendo da região
Ao plantar tulipas no outono, é necessário levar em consideração as variadas condições climáticas de certas regiões. Além disso, as mudanças climáticas sazonais anuais também são diferentes - às vezes mais quentes, às vezes mais frias. Isso também precisa ser levado em consideração.
Para a região central da Rússia, incluindo a região de Moscou, o momento ideal para o plantio de tulipas é do início de setembro ao final de outubro. Esta época é geralmente caracterizada por um clima ainda bastante quente com chuvas periódicas, e geadas são possíveis apenas no final de setembro - início de outubro.
A uma temperatura diurna de +3 a +10 graus, as lâmpadas criam raízes ativamente, o que tolera bem as temperaturas noturnas de até +3 graus. Normalmente, esse regime de temperatura na faixa do meio ocorre de 20 de setembro a meados de outubro.
Para regiões com climas mais frios, as datas de plantio são um pouco diferentes. Na Sibéria, as geadas vêm muito mais cedo e o outono curto é geralmente frio e chuvoso. Portanto, aqui o período de plantio de bulbos começa na 3ª década ou no final de agosto e vai até os primeiros dias de setembro. Em um outono quente, eles podem ser plantados durante a primeira quinzena de setembro.
Nos Urais, o clima é mais ameno, mas o plantio de bulbos também é feito de acordo com o clima. Nas regiões dos Urais Setentrionais, é recomendável plantar tulipas do final de agosto a meados de setembro. No médio Ural, as datas de plantio aumentam até o início da terceira década de setembro, e no sul da região é possível plantar bulbos desde os primeiros dias de setembro até o final da primeira década de outubro.
Kuban é caracterizada por invernos amenos e quentes e outono seco. As datas de desembarque são ligeiramente diferentes aqui. A melhor época vai dos primeiros dias até o final de outubro. Os mesmos prazos também são adequados para a Crimeia e o Território de Stavropol.
Calendário lunar
Muitos jardineiros plantam plantas cultivadas, incluindo flores, de acordo com o calendário lunar. De acordo com esse calendário, uma ou outra safra pode ser plantada em determinados dias, e a cada mês são diferentes.
Para tulipas e outros bulbos, os dias do signo de Touro são considerados os mais favoráveis para o plantio. Estas tulipas distinguem-se pela duração da floração e pela beleza das flores. Você também pode plantá-los nos dias de Libra.
Não é recomendável plantar bulbos nos dias do signo de Câncer (a resistência às geadas das flores pode diminuir) e nos dias de Peixes (as tulipas podem apodrecer).
Preparação
Uma etapa importante no cultivo de tulipas é a preparação para o plantio. Inclui vários pontos importantes.
Seleção de assento
As tulipas adoram a luz do sol forte, então isso deve ser levado em consideração ao escolher um local para plantá-la. Um jardim de flores para tulipas não deve ser apenas bem iluminado, mas também localizado em locais inacessíveis a correntes de ar e ventos frios. Locais planos ou com uma ligeira elevação ou declive, onde a água não estagnou, são os mais adequados.
Não é recomendável plantar bulbos de tulipa perto de edifícios, pois eles irão sombrear o jardim de flores. Isso afetará negativamente a aparência das flores. As tulipas plantadas em grupos parecem muito mais impressionantes do que as plantações isoladas. Em uma área limitada do local, as tulipas podem ser plantadas ao lado de vegetais. Eles ficarão bem contra um fundo verde de salsa ou cenoura.
Também é importante não apenas a localização do jardim de flores, mas também a seleção de outras flores adjacentes às tulipas.
Tulipas, plantadas ao lado de narcisos e jacintos, destacam-se bela e vividamente. Para esconder as folhas das tulipas que secam após a floração, recomenda-se plantá-las ao lado de outras plantas perenes com folhagem exuberante. Em canteiros de flores com várias camadas, as tulipas são plantadas na linha mais distante ou intermediária. Perenes exuberantes (hostu, diferentes tipos de samambaia, phlox) são plantadas perto deles. O primeiro plano pode ser preenchido com prímulas, cravos e sinos.
Lâmpadas
O processamento das lâmpadas também é importante. Quando, após a floração, a maioria das folhas das tulipas seca (cerca de 2/3), elas são retiradas. É melhor fazer isso em tempo ensolarado, não chuvoso. Os bulbos são limpos de sujeira e cuidadosamente examinados. Lâmpadas danificadas com cortes ou sinais de decomposição são descartadas.
Em seguida, o material de plantio é disposto em uma camada em recipientes para secar e colocado em um local à sombra com bom arejamento. Cobrir as cebolas não é recomendado. De vez em quando, eles devem ser examinados e descartados se forem encontrados espécimes moles, mofados ou manchados. Durante o armazenamento, essas condições devem ser observadas.
A sala onde as tulipas são armazenadas deve ser seca e bem ventilada. Em alta umidade, os bulbos podem desenvolver doenças fúngicas. Ao mesmo tempo, em ar muito seco, eles podem secar e morrer.
No início, a semente deve ser armazenada a uma temperatura de + 23- + 25 graus. Em agosto, eles são colocados em uma sala mais fria com uma temperatura de cerca de 20 graus. Uma semana antes do plantio, eles já estão armazenados em +15.
As tulipas são preparadas para o plantio desta forma:
- todas as cascas secas são removidas dos bulbos;
- apenas espécimes saudáveis são selecionados sem danos e sinais de doença;
- distribua as lâmpadas por tamanho.
Antes do plantio, as tulipas devem ser tratadas com agentes para prevenir a ocorrência de infecções fúngicas e insetos nocivos, e também é benéfico tratá-las com medicamentos que estimulem o crescimento das plantas. Os seguintes medicamentos são usados:
- fungicida "Vitaros" e biofungicida "Fitosporin" - são pulverizados com material de plantio antes do plantio;
- fungicida "Maxim" - os bulbos são colocados na solução antes do plantio por 30 minutos;
- a droga "Epin", estimulando o crescimento - os bulbos são embebidos e mantidos nele por um dia.
Você também pode usar outros fungicidas - "Agat", "Albit", "Skor".
Priming
As tulipas preferem um solo solto, bastante nutritivo, que seja bem permeável à água e ao ar. Para que as flores se desenvolvam bem e plenamente, é necessário que a camada fértil seja de pelo menos 40 cm. Os fertilizantes orgânicos (composto, cinzas e húmus) e inorgânicos melhoram a fertilidade do solo.
Solo arenoso, caracterizado por baixa fertilidade e secagem rápida, requer fertilização e irrigação constantes. Um solo semelhante é fertilizado com a seguinte composição: cinza (cerca de 200 g), composto (2 baldes), salitre (cerca de 25 g), sulfato de potássio (30 g) e superfosfato (cerca de 50 g). Com uma elevada acidez do solo, é necessário adicionar giz ou cal apagada (200-500 g por 1 m2).
Solo argiloso denso pode se tornar mais solto se turfa e areia forem adicionadas a ele durante a escavação a uma taxa de 5 kg por 1 sq. m. A adição de cinzas é eficaz, o que não é apenas um fertilizante, mas também uma proteção contra doenças.
Eles começam a preparar o solo com antecedência, com cerca de um mês de antecedência. É desenterrado e introduzida matéria orgânica (húmus, composto, cinzas) e fertilizantes minerais (salitre, superfosfato). Estrume fresco não pode ser usado, pois pode prejudicar as raízes bulbosas. Se o solo tiver tempo para secar, primeiro é bem regado com água e, depois de 1-2 dias, é desenterrado.
Antes de plantar os bulbos, o jardim de flores é regado com uma solução fraca de permanganato de potássio ou fungicida para desinfetar o solo de infecções prejudiciais.
Como plantar?
Depois de realizar todas as medidas preparatórias, pode-se plantar tulipas em campo aberto em canteiros de flores previamente preparados no local. Você não pode manter os bulbos não tratados sem planejamento por muito tempo, pois eles podem inchar, e isso irá reduzir a germinação das tulipas.
No canteiro de flores, são feitos sulcos ou orifícios com uma profundidade de cerca de 10-15 cm. Se o solo for leve, as cebolas aprofundam-se mais. Além disso, a profundidade de plantio depende do tamanho e da variedade das tulipas: os exemplares maiores devem ser plantados até uma profundidade de 15 a 18 cm. Os bulbos de tamanho médio são aprofundados em 10-12 cm e as crianças são plantadas em uma profundidade rasa de 4-10 cm.
Os espaços entre as cebolas são de aproximadamente 10-15 cm. Pequenos bulbos são plantados mais perto. A distância entre as linhas deve ser entre 20 e 30 cm.
Se houver risco de estagnação da água no solo, então uma camada de drenagem de 1-2 cm de argila expandida, seixos, areia é colocada nas ranhuras.
Os sulcos precisam ser bem regados com água fria decantada, a seguir são colocadas as cebolas com a parte inferior da raiz. Isso deve ser feito com cuidado, você não pode pressionar os bulbos com força para não danificar as raízes. Em seguida, eles são polvilhados com cinzas e cobertos com terra. O terreno no local de pouso é bem nivelado para que a água não fique estagnada.
Recomenda-se que os bulbos maiores sejam plantados no centro do jardim de flores, os menores ao redor. Este plantio evita que as flores altas obscureçam as mais baixas e garante uma floração uniforme.
Atualmente, o método difundido de cultivo de tulipas em recipientes ou em qualquer outro recipiente. Cestos plásticos especiais para plantas bulbosas são usados como recipientes para o plantio. Você também pode usar caixas baixas para vegetais e outros recipientes, desde que tenham orifícios no fundo.
As vantagens deste método são as seguintes:
tulipas plantadas são facilmente cavadas para transplante, para isso, o recipiente é simplesmente removido;
apenas o recipiente é preenchido com a mistura de solo, e não há necessidade de cavar e fertilizar uma grande área para um canteiro de flores;
nos recipientes, as lâmpadas não são perdidas ou danificadas ao serem removidas;
nesses recipientes, as tulipas podem ser cultivadas na varanda.
Os recipientes são preenchidos com substrato comprado pronto para uso. Você também pode preparar um substrato em casa. O solo devidamente formulado inclui os seguintes componentes: solo de jardim, húmus, areia, vermiculita e perlita à base de fibra de coco.
No local, eles traçam os locais de pouso das tulipas, cavando reentrâncias correspondentes ao tamanho do recipiente, onde são colocadas. O fundo do recipiente é coberto com areia, e a seguir as cebolas são plantadas a uma distância de 4 a 15 cm, dependendo do seu tamanho e variedade. Depois disso, o recipiente é coberto com terra, e por cima é coberto com uma camada de cobertura morta (húmus, turfa) de 1-2 cm.
Os cultivadores de flores experientes plantam tulipas a uma profundidade de 3 vezes a altura da cebola. Isso garante uma germinação rápida da flor. Além disso, ao pousar, é necessário levar em consideração os seguintes pontos:
em solo leve, as cebolas são plantadas mais profundamente do que o normal, 2-3 cm, e na argila, ao contrário, em solo menor, também 2-3 cm;
não é recomendável plantar tulipas muito profundamente, pois neste caso a flor terá muito poucos filhos;
se plantadas muito perto da superfície, as tulipas podem congelar no inverno.
É comum plantar tulipas no outono. No entanto, isso pode ser feito na primavera. Deve-se ter em mente que as tulipas da primavera são muito mais fracas do que as do outono, elas florescem muito tarde ou não florescem de todo... A razão é que é a temperatura do ar que determina o momento do florescimento das tulipas. No clima quente, não formam botões, pois a planta não teve tempo de se desenvolver plenamente.
Se você planeja plantar flores na primavera, os bulbos devem ser devidamente preparados para armazenamento no inverno. As tulipas saudáveis retiradas e selecionadas são desinfetadas com uma solução de permanganato de potássio (fraco) para a prevenção de doenças e a ocorrência de apodrecimento.
Em seguida, as cebolas são secas e colocadas em recipientes cheios de serragem. Armazenar em local seco e fresco (com temperatura em torno de 0ºC) e bem ventilado. Geralmente é um porão ou adega.
Para realizar corretamente um plantio de primavera, é necessário conhecer algumas nuances.
É importante determinar o período de tempo corretamente. A planta precisa ser plantada o mais cedo possível. Eles são plantados assim que o tempo estiver estável. Em algumas áreas, isso é possível já em fevereiro, mas geralmente são plantadas entre março e início de abril.
Para proteger as tulipas da geada, eles podem primeiro ser plantados em recipientes e, em seguida, transferidos para um canteiro de flores com aquecimento.
Seleção do local e preparação do solo o mesmo que para o pouso no outono. Da mesma forma, você precisa selecionar e preparar as cebolas para o plantio.
Um pré-requisito para o desembarque na primavera é a necessidade de pré-resfriamento de tulipas. Para isso, são mantidos na geladeira por 12 horas.
O plantio é feito apenas em solo quente. Deve aquecer até uma profundidade de desembarque (10-15 cm) até cerca de +9 graus.
Na primavera, as flores requerem uma quantidade ligeiramente maior de fertilizante. Isso se deve ao seu crescimento ativo na primavera e à melhor absorção de nutrientes. Na primeira vez, eles são alimentados com fertilizantes minerais algum tempo após o plantio.
Mais cuidados
As tulipas plantadas corretamente se adaptam totalmente após cerca de um mês e formam raízes fortes e saudáveis. As flores estão prontas para sobreviver ao inverno com sucesso. Imediatamente após o plantio, as tulipas não precisam ser regadas. Eles precisam de rega apenas em tempo seco, mas não antes de 10 dias após o plantio. A rega pode ser combinada com a fertilização com salitre.
Para proteger os bulbos da geada, eles são cobertos com cobertura morta (camada de 5 cm) - palha, folhas, turfa. E no inverno, a neve protege as tulipas da geada. Além disso, protege o solo contra rachaduras, o que é perigoso para o sistema radicular da planta. Na primavera, quando a neve derrete, ela enriquece o solo com umidade. Depois que a neve derrete, a cobertura morta é removida para que as flores se desenvolvam mais ativamente.
O cuidado adicional com as tulipas é o seguinte.
A rega deve ser abundante durante a formação e desenvolvimento dos botões e, depois, durante a floração ativa. Esta rega continua por cerca de 2 semanas após a floração.
A remoção sistemática de ervas daninhas do solo é realizada. Simultaneamente à remoção das ervas daninhas, o solo próximo às plantas é afrouxado.
- Fertilize regularmente. Você pode alimentar as flores líquidas ou secas, na forma de grânulos, com fertilizantes minerais. Durante a estação de crescimento, as tulipas são alimentadas três vezes. A primeira alimentação é feita durante o aparecimento dos primeiros brotos com tal composição - fertilizantes de nitrogênio (2 partes), fósforo (2 partes) e potássio (1 parte). A segunda vez é durante a formação de um botão ainda verde e uma mistura de fertilizantes de nitrogênio (1 parte), fósforo e potássio (2 partes) é usada. A terceira vez - imediatamente após o final da floração, apenas fertilizantes de fósforo e potássio são aplicados sem nitrogênio.
Também é importante cortar flores murchas. Isso tem um efeito benéfico na formação de lâmpadas de qualidade.
Os floricultores experientes aconselham o replantio de tulipas anualmente.... Isso preservará o tamanho dos botões e a variedade de flores.
O cultivo de tulipas é um negócio recompensador se você seguir todas as regras de plantio e cultivo. A variedade varietal permite crescer a partir deles canteiros e canteiros de flores variados, brilhantes e coloridos, que são uma verdadeira decoração do local.
Para informações sobre como plantar tulipas corretamente, veja o próximo vídeo.
Obrigado! Tudo é claro, claro e compreensível. Encontrei tudo o que procurava.
O comentário foi enviado com sucesso.