Como as tulipas se reproduzem?

Contente
  1. Pequena descrição
  2. Reprodução na natureza
  3. Reprodução de espécies cultivadas

Tulipas florescendo com sua beleza encantadora podem causar verdadeiro deleite e decorar a paisagem de qualquer jardim ou área de parque. Na natureza, as planícies floridas das tulipas das estepes surpreendem a imaginação e causam admiração trêmula. Os habitantes de nosso planeta se apaixonaram por essas flores desde os tempos antigos. Os aficionados apaixonados colecionam variedades, tentam encontrar novas variedades e estão dispostos a pagar um preço alto por uma variedade rara.

Pequena descrição

As tulipas são plantas perenes bulbosas da família do lírio. Para fins decorativos, eles são cultivados em parcelas de jardim por quase todos os produtores.

As fazendas especializadas em floricultura se dedicam ao cultivo de grandes quantidades de cortes para posterior comercialização.

Os botões têm formato e cor variados, entre os híbridos há variedades com pétalas variegadas. Durante uma curta estação de crescimento, as tulipas têm tempo para florescer, formar sementes e plantar novos bulbos no solo, enquanto os bulbos antigos morrem.

Durante a dormência de verão, os rudimentos de brotos e botões da nova estação são formados nos novos bulbos. No outono, os bulbos formarão raízes e os brotos estarão concluídos.

Reprodução na natureza

As tulipas são fáceis de cuidar e cultivar. Para um cultivo bem-sucedido, é importante entender como as tulipas se reproduzem na natureza. Em condições naturais, as tulipas da estepe se auto-renovam: a cada ano o bulbo desatualizado é substituído por um novo, na estação seguinte o ciclo natural se repete. Isso pode durar muito tempo (até 60 anos), mas não indefinidamente.

Os sinais fisiológicos de envelhecimento acumulam-se nas lâmpadas de reposição ano após ano. Chegará o momento em que a planta envelhecerá e não poderá se recuperar na próxima temporada. Mas outras tulipas mais jovens florescerão violentamente ao redor, e a estepe será coberta por um luxuoso tapete primaveril.

Além da autorrenovação, as tulipas selvagens brotam das sementes que caem das cápsulas maduras.

Reprodução de espécies cultivadas

Existem 2 formas: vegetativa (assexuada) e semente. A escolha do método depende do objetivo. Se for planejado selecionar uma nova variedade com uma mudança nas propriedades decorativas, então o método de semente é escolhido. Ao cultivar flores, mantendo as características varietais, um método vegetativo é usado.

Propagação vegetativa

Da maneira mais conveniente, as tulipas se reproduzem com mais frequência. A floração ocorre rapidamente, as propriedades decorativas das plantas-mãe são constantemente preservadas. Durante a vegetação ativa, pequenos nódulos (bebês) de tamanhos diferentes crescem ao redor do bulbo-mãe, e um bulbo substituto é formado - o maior dos filhos. Folhas e botões de flores são colocados nele para a próxima estação.

Para obter material de plantio de alta qualidade é necessário desenterrar oportunamente e corretamente os bulbos após a floração, processá-los, separá-los e armazená-los até o plantio no outono.

Escavação

O momento depende da variedade de tulipas, geralmente no final de junho - a primeira quinzena de julho. As tulipas estão prontas para cavar se as folhas se tornaram letárgicas, amareladas, perderam o turgor, mas ainda não secaram. Se as folhas farfalharem e cairem, eles se atrasaram um pouco para cavar.

Os bulbos não devem ser escavados muito cedo - eles ainda têm escamas brancas, o acúmulo de recursos nutritivos não terminou. Se a escavação for atrasada, o ninho de bulbos desabará no solo, algumas crianças não conseguirão coletar.

Um ponto importante: a pá deve ser inserida no solo não em ângulo com o caule, mas na vertical, o mais profundamente possível, balançando-a com o pé para eliminar ao máximo o risco de danificar os bulbos.

Tratamento

Os bulbos escavados são retirados do solo, examinados e descartados exemplares suspeitos: danificados, com sinais de doenças, de formato irregular. Todo o material de plantio é embebido por meia hora em uma solução fraca de permanganato de potássio, em seguida, seco à sombra por dois dias e cuidadosamente examinado novamente.

Ordenação

O material de plantio deve ser separado para criar um projeto de jardim de flores harmonioso com plantas de aproximadamente a mesma altura e flores grandes, para o cultivo separado de crianças de tamanhos diferentes, para manter a profundidade de plantio dos bulbos durante o plantio. As lâmpadas da classe extra devem ter mais de 40 mm de diâmetro, primeira classe - 35-40 mm, segunda - 30-35 mm, terceira - 25-30 mm. As crianças são desmontadas em duas categorias: a primeira é de 15-20 mm, a segunda são todas as outras que têm menos de 15 mm. A classificação permite que você planeje claramente o plantio de composições no jardim.

Armazenar

É importante criar condições ideais durante o período de dormência do verão, pois durante esse período os bulbos começam a formar botões de flores para que as tulipas floresçam na próxima estação.

Gavetas rasas com orifícios de ventilação são adequadas para armazenamento.

Para não confundir as variedades, as caixas devem ser assinadas. A sala deve ter uma umidade em torno de 80% para que as lâmpadas não sequem. A temperatura no início do armazenamento deve ser mantida em +20 + 25 graus (2-3 semanas) e, em seguida, reduzida gradualmente para 12-15 graus Celsius. É necessário armazenar o material de plantio no escuro, pois a luz pode afetar a fisiologia dos bulbos, podendo deteriorar a qualidade da floração.

Aterrissagem

As tulipas são plantadas no outono, antes do início da geada. É melhor plantar em grupos de variedades - isso torna mais fácil cuidar das flores. A regra geral para o plantio de tulipas é que a profundidade de plantio dos bulbos deve ser 3 vezes a altura do próprio bulbo. Quando o material de plantio está classificado corretamente, é fácil seguir esta regra fazendo um sulco com a profundidade desejada.

A densidade de plantio depende do tamanho dos bulbos: quanto menor, mais grosso. Os bebês são plantados mais cedo do que os grandes espécimes; do tubérculo do bebê, você pode obter uma boa base para uma bela flor no futuro.

Reprodução de sementes

As tulipas são angiospermas e, quando polinizadas, dão frutos, formando uma caixa com as sementes. Alguns jardineiros nem mesmo sabem sobre o método de sementes, então a propagação vegetativa é muito conveniente e difundida na floricultura prática. Mas no trabalho de melhoramento, o melhoramento de sementes é indispensável. Este método é raro, mas ainda é usado por amantes de experimentos botânicos em suas áreas para obter uma nova forma de botões ou uma cor incomum de pétalas.

Com a reprodução de sementes, a polinização artificial das plantas é realizada manualmente. Os bulbos das variedades selecionadas para o cruzamento são plantados lado a lado. É melhor selecionar variedades com a mesma época de floração para que as plantas estejam prontas para a polinização ao mesmo tempo.

Se as datas de floração das plantas-mãe não coincidirem, você deve coletar o pólen em um saco de papel especial e armazená-lo na geladeira.

2 dias antes da polinização, os estames (anteras) são cuidadosamente removidos da planta cruzada. O pistilo é polinizado com pólen de uma flor de outra variedade selecionada duas vezes com um intervalo de 2-3 dias. Para que os insetos não possam ferir acidentalmente, as flores após a polinização são protegidas com um material de cobertura de luz. Com os devidos cuidados, espera-se que as vagens das sementes amadureçam.

Cápsulas maduras ficam marrons e aparecem microfissuras. É importante não perder o momento em que as sementes estão prontas e recolhê-las a tempo, pois podem desmoronar rapidamente da cápsula para o solo, o material da semente se perderá. As sementes coletadas podem ser armazenadas no compartimento de vegetais da geladeira até a semeadura.

As sementes obtidas no cruzamento são semeadas em vasos de plantio a uma profundidade não superior a 2 cm. Em cerca de 3 anos irão formar-se pequenos bolbos, que são transplantados para a horta. Você pode semear as sementes diretamente em terreno aberto, mas para o inverno é necessário protegê-las do frio.

A primeira floração ocorrerá em cerca de 5 anos.A princípio, esses botões serão fracos e escuros. As plantas ganharão força total somente após 8-12 anos (dependendo da variedade).

No futuro, a nova variedade será cultivada vegetativamente.

Realizar o processo de propagação de tulipas de acordo com as regras da tecnologia agrícola, dependendo do método, permitirá preservar as características botânicas das variedades existentes na sua forma pura ou obter variedades com novas características decorativas que levarão a um aspecto digno lugar nas coleções dos verdadeiros amantes das tulipas. Cada primavera irá deliciar os proprietários do jardim com uma floração surpreendente de delicadas tulipas, e nenhum dos convidados ou vizinhos ficará indiferente a tal beleza.

Como as tulipas se reproduzem, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário