Como cultivar tulipas a partir de sementes?
As tulipas são muito populares atualmente. Na Europa, a primeira menção a tulipas data de 1554. No entanto, a Holanda é considerada sua pátria, onde antes essas flores eram vendidas a ouro. Ao longo de centenas de anos de criação, eles se adaptaram para sobreviver em diferentes condições: no frio, calor, alta umidade e clima árido. Hoje, existem mais de 2 mil variedades dessas flores. Ficam muito bem em combinação com outras flores e decoram perfeitamente qualquer bouquet.
Reprodução
Tulipa é uma planta herbácea bulbosa perene da família Liliaceae. Ele é parente do lírio. O número de cotilédones é um. É possível cultivar tulipas tanto de bulbos quanto de sementes.
A propagação da lâmpada é a mais rápida. Durante a floração da planta, o bulbo forma seus bebês. A cebola velha morre após a formação de novas. Os bulbos jovens se desenvolvem ao longo do ano para formar uma flor e novos bebês. Assim, a vida útil de uma tulipa bulbosa é de apenas 2 anos.
O cultivo de flores a partir de sementes é um processo mais complicado e demorado. Antes de receber uma flor madura, você terá que esperar 5 ou até 6 anos. Mas quando cultivado a partir de sementes, você pode obter novas variedades e variedades dessas flores maravilhosas.
Você pode cultivar essas lindas plantas no jardim, na estufa e em casa. Em casa, você pode fazer a semeadura em vaso. Certas variedades são adequadas para esse cultivo. Sujeito a todas as recomendações e cuidados adequados, você pode obter lindas flores cultivadas com suas próprias mãos.
Isso pode ser feito por profissionais e amadores. O principal é seguir todas as instruções de cultivo. Estas flores não são muito exigentes, então elas definitivamente responderão ao cuidado e atenção.
Coleta de sementes e preparo do solo
Para colher as sementes, uma flor murcha deve ser apoiada em um pau para que o caule não dobre e apodreça: as sementes podem amadurecer em seu ambiente natural. Quando os frutos secam e rebentam, a flor seca é cortada e armazenada num local quente e seco. As sementes devem ficar douradas após a secagem completa. Será melhor deixar nas caixas até o próprio plantio.
A vagem da semente é dividida em 3 partes, nas quais as sementes são armazenadas em pilhas. São placas planas, bastante grandes, de forma triangular ou alongada. Em uma flor, de várias dezenas de sementes a várias centenas podem amadurecer. Por exemplo, uma tulipa Greig dá até 1.000 peças.
Se forem flores silvestres, após a secagem, a caixa estourará e as sementes derramarão e serão carregadas pelo vento. Para tulipas domésticas, o terreno deve ser preparado. Barro é o melhor. Para a Rússia central, o momento ideal para a preparação do solo é final de setembro - início de outubro.
O procedimento é realizado passo a passo:
- primeiro, você deve cercar o canteiro do jardim com tábuas ao redor do perímetro para fazer uma caixa: a terra não vai derramar e se mover;
- o solo deve ser desenterrado e, em seguida, bem fertilizado, acrescente-se húmus podre;
- despeje uma camada de areia de 2-3 cm de espessura por cima.
Você pode pré-germinar as sementes de flores na geladeira para facilitar e acelerar seu crescimento.
Para isso, as sementes são espalhadas em papel filtro umedecido com água. Certifique-se de que o papel está sempre úmido e a temperatura no refrigerador não excede + 5 °.
Após cerca de 2-3 meses, as sementes terão as primeiras raízes pequenas. O material preparado é plantado no outono no solo ou em estufa. Isso deve ser feito com muito cuidado para não danificar as raízes jovens e frágeis.
No entanto, as sementes podem ser compradas hoje. Existem muitos fabricantes russos no mercado. Se você comprar sementes de empresas conhecidas, obterá o resultado esperado. Você pode comprar sementes polonesas. A Polónia é conhecida pela sua cultura agrícola desenvolvida, em conformidade com os padrões de qualidade.
Não vale a pena comprar sementes da China em sites de compras baratos. Existem muitas críticas na Internet que essas sementes não criam raízes, apodrecem mesmo durante a imersão. Embora seja justo, deve-se notar que há comentários positivos, mas são muito poucos.
Aterrissagem
A época mais favorável para semear sementes de mudas é meados de outubro. As sementes devem ser inspecionadas cuidadosamente antes do plantio. Eles devem ser sólidos e com uma camada transparente nas bordas. Amêndoas com buracos, suspeitas de apodrecimento, devem ser colocadas à parte para evitar a contaminação do resto das sementes.
As sementes precisam ser colocadas em uma camada bastante densa na areia e cobertas de 1–2 cm com terra e novamente com areia por cima.
A capacidade de germinação das sementes desta flor não é muito elevada, por isso é melhor plantá-las em maiores quantidades. Deixe assim até a primavera. Deve-se notar que, se estiver muito frio lá fora, o jardim deve ser isolado. Isso pode ser feito colocando o filme sobre ele e cobrindo-o com galhos por cima. Limpe previamente os ramos das folhas. Você também pode cobri-lo com húmus podre com uma camada de 5 a 7 cm de espessura. Se você cultivar tulipas em uma estufa, não precisará retirá-las nos primeiros 2 a 3 anos.
Formação e cultivo de bulbos
Na primavera, pequenas folhas soltas enroladas em um tubo devem aparecer do solo. Externamente, eles se assemelham a cebolas verdes. É impossível desenterrar e transplantar essas folhas no momento. A folha deve secar no verão. Uma pequena cebola com cerca de 2 mm de tamanho se formará em seu lugar.
Esta cebola não deve ser tocada. Portanto, se você não quiser que este jardim fique vazio durante todo o verão, plante todas as safras de salada entre as fileiras com sementes.... Corte-as com cuidado para não danificar as tulipas ainda fracas. Certifique-se de que não há ervas daninhas no jardim, caso contrário, os rebentos fracos morrerão.
As tulipas precisam ser irrigadas com água ou borrifadas e não gostam de ar muito quente e seco. Eles também não toleram muito bem o vento. Via de regra, os fertilizantes são suficientes para as flores, que estão disponíveis no húmus e na terra. Mas às vezes, na hora de regar, você pode adicionar fertilizantes com potássio e nitrogênio na água, alternando esses tipos de curativos.
É importante não inundar demais as flores, caso contrário, o bulbo pode apodrecer e podem surgir microorganismos e pragas, o que é muito difícil e, às vezes, impossível de se livrar.
Recomenda-se isolar e fertilizar o solo para o plantio de inverno. Para isso, o húmus é adequado. Basta borrifar a cama com uma camada de 5 a 6 cm de espessura. No terceiro ano, um bulbo de 2-3 cm de diâmetro é formado. Ela dá alguns bulbos de bebê. Ainda não haverá flor.
No entanto, no verão, uma folha larga e plana aparecerá. Em meados do verão, os bulbos são desenterrados e armazenados em local seco até o outono. É melhor usar uma peneira especial para coletar todos os bulbos. Você precisa cavar cerca de 12 cm com solo e peneirar. Você notará que os bulbos serão de tamanhos diferentes: estes são os bulbos de sementes e seus bebês. Os bulbos devem ser plantados no solo em meados de outubro.
- Deve-se cavar um sulco com profundidade de 13-15 cm.
- Adicione 2–3 cm de areia fina.
- Coloque as lâmpadas com 3 cm de distância. Os bulbos maiores são plantados a uma distância de cerca de 4 cm, os menores podem ser plantados mais próximos uns dos outros. Previamente, é aconselhável embeber as lâmpadas em uma solução forte e escura de permanganato de potássio, 20 minutos serão suficientes. O permanganato de potássio mata bactérias e microorganismos, luta ativamente contra fungos e podridão. Ao desinfetar o bulbo, você terá mais força para crescer e florescer.
- Regue com água salgada e cubra com húmus. Normalmente, os jardineiros colocam um copo de sal em um grande balde de ferro com água.
A cama deve ser limpa e afrouxada periodicamente para que a terra respire. Na primavera, as folhas aparecerão dos bulbos, e o bulbo deixará as crianças irem. Nós o desenterramos novamente no meio do inverno e o plantamos em meados de outubro. Ou seja, por vários anos consecutivos, repetimos ações cíclicas enquanto bulbos e flores são formados para a reprodução. Assim, as primeiras flores grandes podem ser obtidas em 5-6 anos.
Após a primeira flor grande, as flores ficarão mais brilhantes e mais ricas a cada ano que vem. Dependendo da variedade, as flores adquirem a cor mais intensa entre os 8 e os 12 anos.
Para prevenir doenças e a morte de lindas flores, você deve seguir cuidadosamente as regras da tecnologia agrícola:
- escolha um local adequado para o plantio;
- não permita a proximidade de batatas e repolho;
- levar em consideração a profundidade e densidade do plantio;
- remover e destruir lâmpadas e plantas doentes em tempo hábil;
- armazenar sementes em condições adequadas.
Você pode aprender mais sobre como cultivar tulipas a partir de sementes assistindo ao vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.