Como germinar sementes de abóbora?
Jardineiros novatos hesitam em mergulhar as sementes de abóbora antes de plantá-las. Os mais experientes respondem definitivamente afirmativamente: tal procedimento é obrigatório, vai permitir-lhe fazer uma excelente colheita.
O preparo do material de plantio permite aumentar a germinação das sementes em até 1/3. Contaremos no artigo os detalhes de como escolher as sementes de abóbora certas, com que rapidez germiná-las em casa, para melhor processá-las.
A necessidade de preparação
Antes de germinar as sementes de abóbora, elas precisam ser preparadas... De imediato, faremos a reserva de que o material seminal adquirido em lojas especializadas ou bancas agrícolas não necessita de preparação - essas sementes são imediatamente colocadas em germinação.
Mas as sementes de abóbora, colhidas sozinhas, são primeiro selecionadas e desinfetadas por meio de uma solução de sal a 2,5%. Depois de um quarto de hora, vão aparecer chupetas, das quais você precisa se livrar, pois não são adequadas para germinar.
Amostras mais pesadas e cheias são retiradas do fundo - darão bons brotos, mas por enquanto precisam ser secas em um guardanapo. Em seguida, são desinfetados - são mantidos em solução de permanganato de potássio por no mínimo três horas (pode-se deixar por até 5 horas). O líquido é levado a uma tonalidade rosa e as sementes são mergulhadas ali.
Como resultado desse procedimento, esporos de fungos e microorganismos nocivos são destruídos, que se "depositam" na superfície das sementes.... A desinfecção fortalece a imunidade da semente e aumenta a taxa de germinação da abóbora. Cada semente que passa por ela é colocada em um guardanapo seco, que absorve o excesso de umidade. Isso é feito em uma sala quente.
Com isso, a etapa preparatória ainda não acabou: para melhorar a germinação, é necessário fazer outro banho em uma solução de cinzas. 1 colher de sopa de cinzas é mexida em 1 litro de água quente e as sementes de abóbora são deixadas nessa mistura por 5-6 horas.
Não há necessidade de duvidar deste procedimento - esta é uma maneira rápida de aumentar a germinação. O material de sementes adquirido em barracas de jardim também passa por processamento semelhante, só que é processado com meios industriais especializados.
Essa preparação preliminar antes da germinação permite aumentar a germinação em 20 ou até 30% e, como resultado, leva a uma colheita de abóbora de boa qualidade. Em seguida, você tem que fazer a germinação da semente, e novamente por imersão. Mas eles fazem isso no dia seguinte após as medidas de desinfecção.
Como embeber corretamente?
A imersão é necessária para uma germinação mais rápida das sementes. Para a abóbora, isso é especialmente verdadeiro, já que as sementes dessa cultura têm uma casca forte. Bem, depois de embebidas, as sementes de abóbora perdem seu sabor atraente e as pragas as comem menos.
Existem várias maneiras de germinar as sementes de abóbora antes do plantio - todas envolvem embeber. Vamos considerar cada um separadamente.
- Sobre um pano úmido ou úmido. Esta é a maneira mais simples e tradicional - a maioria dos jardineiros faz isso. Um guardanapo ou pedaço de pano é espalhado sobre um prato e as sementes são colocadas em cima. Eles não são inundados com água, mas apenas mantidos úmidos no pano-base inferior, caso contrário os grãos começarão a apodrecer. O recipiente não é mantido perto de uma fonte de calor para evitar a rápida evaporação da umidade. A gaze não é adequada para este evento, pois os processos podem ficar emaranhados nos orifícios e quando são retirados existe uma grande probabilidade de os danificar.
- As sementes de abóbora germinam bem em sacos de linho. O material da semente é despejado nele e mergulhado na água 2 vezes ao dia por literalmente 60 segundos. Após esse "banho" a bolsa é suspensa para drenar o líquido.
- O tempo de germinação pode ser acelerado usando o método de manter as sementes em um frasco como base - dessa forma, você pode obter brotos por alguns dias mais rápido.... O fato é que, com esse método, são criadas condições de estufa para as sementes. Então, coloque o frasco em um local aquecido e despeje as sementes. Amarre o recipiente com um pedaço de gaze ou cubra com uma tampa estriada. Colocamos a estrutura em água corrente para a lavagem dos grãos (um volume de 2-3 litros será suficiente para a lavagem). Em seguida, o recipiente é suspenso para drenar o excesso de líquido e este procedimento de lavagem é repetido 2-3 vezes ao dia até que apareçam as raízes.
Muitos jardineiros simplesmente jogam sementes de abóbora em água morna e esperam que as raízes eclodam. Isso nem sempre funciona, ainda é melhor completar todas as atividades em etapas. Sementes preparadas adequadamente podem eclodir em 6-8 dias, brotos completos podem ser observados após 10 dias.
atividades complementares
A alta germinação pode ser obtida não apenas com o fundo de sementes comprado, mas também com sementes de abóbora colhidas em casa. Além das ações descritas acima, atividades adicionais podem ser realizadas para obter brotos rapidamente.
Portanto, existe outra técnica que nem todos os residentes de verão usam, mas em vão. O congelamento é uma fase que permite endurecer futuros brotos e aumentar a germinação. Após a seleção da semente, esta é envolvida em uma base natural (pode estar levemente úmida) e a uma temperatura de 1-3 graus abaixo de zero, é colocada na geladeira por 24 horas.
Alguns os deixam no freezer por até 3 dias. A propósito, este endurecimento "severo" é adequado não apenas para abóboras. As sementes de pimentão, tomate e outras solanáceas também são endurecidas dessa forma, o principal aqui é observar o regime de temperatura.
Isso funcionará de maneira especialmente eficaz quando o jardineiro quiser plantar a abóbora em campo aberto o mais cedo possível. Antes de plantar, muitos estão acostumados a manter as sementes em soluções especializadas - estimulantes de crescimento.
Para a abóbora, você pode comprar "Ellin" ou "Zircon". Pergunte quais outros medicamentos desse tipo são vendidos em lojas especializadas em sua região. É necessário agir de acordo com as instruções e cumprir rigorosamente o tempo especificado.
Bem, se você é um defensor de produtos exclusivamente ecológicos, então é melhor preparar estimulantes naturais.... Então, um bom efeito vai dar cinza, múmia, mel, própolis... Os componentes listados são diluídos em água (com exceção da própolis), própolis - em álcool.
By the way, enquanto as sementes estão de molho, você precisa começar a preparar o local para o plantio de abóboras. O primeiro passo é limpar a área, tirar o mato, arar e garantir a soltura do solo, delimitar os canteiros com uma distância impressionante uns dos outros.
É necessário germinar o material da semente quando a terra aquece até 15 graus e acima. Afrouxe as camas e fertilize com matéria orgânica. Quando os brotos estiverem prontos para o plantio, faça buracos para cada semente germinada separadamente, com no máximo 5 centímetros de profundidade.
Os primeiros brotos sairão do solo em uma semana. Qualquer um dos métodos acima aumenta a germinação, mas no campo aberto apenas as mudas mais fortes são deixadas para crescer mais, o resto é removido.
Lembre-se que a abóbora é uma planta trepadeira, por isso deixamos espaço suficiente para que cada arbusto se desenvolva... A propósito, as mudas podem ser cultivadas a partir de sementes germinadas: isso é feito da mesma forma que com outras culturas. Em casa, você pode usar copos de turfa ou caixas com a substância adequada.
Essa atividade adicional permitirá que você obtenha boas mudas, que se adaptam rapidamente ao solo e dão um arbusto forte. Recomenda-se o cultivo de mudas quando houver necessidade de colher frutos mais cedo.
Mas deve-se ter em mente que mudas de abóbora não são fáceis de transplantar, por isso é melhor colocar sementes germinadas em potes de turfa para obter mudas. Isso é feito três semanas antes do plantio planejado das mudas em um espaço aberto.
O comentário foi enviado com sucesso.