Abóbora e características de seu cultivo
A abóbora é um visitante frequente dos nossos jardins, as suas propriedades úteis e sabor atraem muitas donas de casa. Portanto, quem decide plantar uma abóbora em seu local pela primeira vez deve definitivamente se familiarizar com as peculiaridades de seu cultivo.
Descrição
A abóbora é uma planta despretensiosa que pode ser encontrada em campos e jardins. É usado ativamente na culinária, para alimentar o gado. A planta pertence à família da abóbora. A etimologia do nome não é clara, alguns lingüistas o derivam da língua proto-eslava, mas também existem versões sobre a origem grega de seu nome.
Uma descrição geral da aparência de uma grande família é difícil de compilar, devido aos seus numerosos representantes. Isto pode ser:
- planta anual ou perene;
- desabrochando com flores amarelas ou brancas, individualmente ou em cachos;
- com cálice e rebordo em forma de sino ou funil, com cinco, quatro ou sete lóbulos;
- as folhas lobadas e felpudas são predominantemente grandes, mas também existem pequenas;
- caule - crespo, fino ou grosso, felpudo e liso, com várias bordas;
- o nome correto da fruta é abóbora, são de diferentes tamanhos, formas, duras, de frutos grandes, noz-moscada e outras;
- há alegações de que a cultura do melão vem da América, mas você pode encontrar declarações de que a origem agora é impossível de determinar;
- a descrição botânica chama a abóbora de fruta, enquanto os consumidores e especialistas em culinária a consideram um vegetal;
- as sementes podem ser com ou sem casca, de peso diferente (determinado pelo tamanho da abóbora), mas em forma de elipse e com boa germinação há vários anos.
A diferenciação das espécies é determinada por diferentes signos - às vezes depende de onde cresce, mais frequentemente é subdividida de acordo com a aparência. Os motivos para a distinção entre variedades e espécies são sabor, tegumento ou falta dele, tempo de vida, forma selvagem ou cultivada, decoratividade ou adequação para alimento.
Anteriormente, acreditava-se que as plantas dicotiledôneas só podiam ter um caule longo e rasteiro. Agora, os criadores também criaram uma abóbora do mato, com caules curtos. Portanto, ficou um tanto difícil classificar a planta como uma planta parecida com uma liana, torcendo-se nos suportes com um bigode ou galhos rastejantes do local de plantio.
É um vegetal ou uma baga?
Discussões extensas são dedicadas a este tópico, alguns autores têm certeza de que uma abóbora, como uma melancia, é uma grande baga. Os argumentos dos defensores de diferentes teorias resumem-se aos seguintes postulados:
- abóbora - trata-se de uma fruta, já que uma parte de uma planta é utilizada para alimentação, da mesma forma, os botânicos referem-se a um vegetal (uma cultura que se cultiva para comer determinada parte);
- é considerada uma fruta comestível, representando uma fruta suculenta, que contém muitas sementes (alguns vegetais se enquadram nesta definição), mas com base nisso, alguns cientistas tendem a atribuir sementes de abóbora às frutas;
- chamar a abóbora de baga interfere no padrão de certas frutas, por serem pequenas e suculentas, com uma pedra dentro, mas mesmo que os botânicos concordem que as sementes de abóbora são bagas, é difícil para um homem comum aceitar isso.
História de origem
A abóbora é uma das plantas comestíveis mais antigas. A hipótese mais comum afirma que sua terra natal é a América Central. No entanto, começam outras diferenças de opinião de historiadores e arqueólogos.Alguns acreditam que a abóbora apareceu no território do atual México, onde foi cultivada há cinco mil anos. Outros são espécies comuns na Europa que foram encontradas nos Estados Unidos - Califórnia, Texas e Flórida.
Os resultados da expedição do Acadêmico Vavilov (anos 20 do século passado) confirmaram que essa planta também cresceu na África e poderia ter sido trazida de lá. Acredita-se que os frutos benéficos venham da América do Sul. Ao mesmo tempo, são chamados diferentes países nos quais os progenitores da espécie atual cresceram:
- frutífero grande (gigante) - do Chile, Peru e Bolívia;
- noz-moscada, como um cabeça-dura comum, do território do México moderno e parte dos Estados Unidos, que também pertenceu a ela;
- misturado e figurativo veio do Peru e do México, mas a abóbora foi definitivamente trazida do Brasil para a Índia pelos portugueses.
A investigação científica recente não esclareceu, mas confundiu ainda mais a investigação etimológica, uma vez que foram identificadas 4 espécies culturais principais no género, cada uma das quais podendo ter um número variável de cromossomas, diferenças morfológicas e biológicas.
A prevalência quase onipresente da planta, o desejo de cultivá-la levou ao surgimento de características úteis e variedades híbridas.... Sabe-se apenas que antes da chegada dos europeus ao outro hemisfério, era possível encontrar cultura desde o extremo sul da Argentina até o norte do atual Canadá.
Se o aparecimento na Europa ainda está relacionado com algumas datas, então o aparecimento da abóbora na Rússia é ainda mais misterioso. É sabido que data do século XVI. Vinda da Europa, a saborosa polpa foi apreciada rapidamente e em pouco tempo foi cultivada em quase todos os lugares.
Visualizações
A classificação de uma planta começa com uma divisão muito condicional em 2 tipos principais. Existem espécies culturais e selvagens, existem mais de 20 delas.
- o figurativo é assim chamado por sua semelhança com uma figueira - com frutas variadas e sementes pretas;
- fedorento - com pequenas folhas e frutos amargos, uma planta selvagem que também dá raízes;
- comum (cozinha) tem mais de 100 variedades, comestíveis e decorativas;
- gigante - pode ser mato, mamute, amêndoa, turbante, o principal critério de diferença é a forma e a cor da fruta;
- Egípcio (noz-moscada), de habitat amplo, cheiro agradável e frutas saborosas, é encontrado em toda a América e na Eurásia, no Oriente Médio;
- de folha longa, com numerosos frutos pequenos, como ornamentais, não está entre as procuradas, é cultivada em determinadas regiões e para necessidades específicas.
A abóbora saudável é chamada de parente da abóbora, um depósito de minerais e vitaminas. Parece um cruzamento entre frutas laranjas e abobrinhas, mas não repete o sabor de uma nem da outra. Japonês, em diferentes países é chamado em sua própria maneira: castanha, inverno ou "hokkaido" (na Rússia). Tolera bem a seca e tem um sabor peculiar e agradável na maturação. As variedades resistentes ao frio são adequadas para o cultivo em regiões com climas difíceis.
Aterrissagem
A escolha do local de pouso depende da região de residência. No sul, locais relativamente abrigados com solos saturados de umidade são escolhidos. No norte, são as encostas meridionais das colinas, solos leves com pouca umidade e boa iluminação. A distância entre os furos é mantida em pelo menos meio metro. Abóboras grandes crescem apenas em solo fértil, é desejável que esta seja a camada fértil superior, onde as pequenas raízes estão fixadas, e não a raiz principal.
Sementes
Este é o principal método de plantio em terreno aberto. Antes de realizar a fertilização planejada, é necessário aplicar fertilizantes no outono. Você pode fazer canteiros ou plantar diretamente no solo - depende do tipo de solo e das condições climáticas.
O sucesso do plantio depende dos predecessores. Cebola, alho ou leguminosas são recomendados.
Mudas
A abóbora é cultivada exclusivamente pelo método de mudas, em outros casos é uma alternativa à propagação de sementes.... O material é tratado com uma solução fraca de permanganato de potássio, germinado em um pano úmido e então plantado em recipientes separados - potes de turfa, copos plásticos. O transplante é realizado após o aparecimento do terceiro folheto.
O solo deve aquecer até 15 graus, mas as plantas são cobertas com uma película para criar um efeito estufa durante o período em que ainda é frio à noite.
Cuidado
A engenharia agrícola não é difícil. Chega de arrancar ervas daninhas, soltando-se da crosta dura da camada superficial do solo... A rega não é necessária durante o período em que o ovário aparece, caso contrário, apenas folhas grandes crescerão durante o período de crescimento da abóbora. Depois de maduro, a rega é interrompida para que açúcar, vitaminas e oligoelementos se acumulem na fruta.
Dois curativos são suficientes. A primeira é feita com cinzas - na época da floração, a segunda - com matéria orgânica com fertilizantes fósforo-potássio. É realizada após o aparecimento de flores grandes.
Para quem pretende cultivar abóboras grandes, recomenda-se beliscar os cílios.
Doenças e pragas
As principais causas da doença são práticas agrícolas inadequadas. A abóbora é considerada uma planta com forte imunidade, mas pode desenvolver bacteriose. Esta é uma infecção que é transmitida por pássaros e apenas pelo vento. Oídio, oídio, podridão da raiz, manchas verdes e mosaico amarelo também são possíveis. Vermes, pulgões-melão e ácaros-aranha exigirão detecção precoce, o uso de métodos populares ou as realizações da química industrial.
Coleta e armazenamento
O momento da coleta é variável e depende não só das características do clima, mas também da variedade selecionada. Amostras grandes e médias são deixadas para armazenamento. Se o tempo não permitir, as abóboras são colocadas em uma sala quente e iluminada para amadurecer, como os tomates verdes. As frutas maduras são armazenadas em local fresco e seco, mas sem geada.
O comentário foi enviado com sucesso.