Visão geral das abóboras ornamentais e seu cultivo

Contente
  1. Peculiaridades
  2. As melhores espécies e variedades
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Doenças e pragas
  6. Você pode comer e como usar?

Um enredo pessoal não é apenas uma horta, mas também um local onde repousamos, alimentados pelo conforto, beleza e bom humor do mundo que nos rodeia. E você pode tornar este mundo incrivelmente belo com a ajuda dos dons da natureza. Uma delas é uma abóbora decorativa.

Peculiaridades

A abóbora decorativa chegou às nossas latitudes graças aos espanhóis, que trouxeram esta planta da América do Sul para a Europa, onde foi cultivada por maias, astecas e outras tribos indígenas. Hoje em dia, é mais comum na Rússia, Índia e China. Não é cultivado apenas nas regiões do norte, onde o curto verão não dá uma boa colheita.

A abóbora ornamental pertence aos melões e cabaças anuais... Ela cresce, colocando seus cílios horizontalmente no solo, mas se seus caules forem direcionados com a ajuda de treliças de apoio, então começará a se enrolar livremente para cima, criando barracas sombreadas para a área de lazer.

Tradicionalmente, a abóbora é considerada redonda e laranja, mas isso não é totalmente verdade. Dependendo das características varietais, difere na forma, tamanho e cor.

As melhores espécies e variedades

Nesta cultura de melão, 2 subespécies são distinguidas. Em uma abóbora decorativa crespa (parecida com uma liana) e espessa, os cílios laterais crescem de maneiras diferentes.

Se você quiser plantar verdura em uma pequena área pontilhada, é melhor usar uma subespécie de arbusto. Ele criará de forma compacta um oásis de vegetação com frutas incríveis. Uma abóbora decorativa ondulada irá ocupar um grande espaço e cobrir até 2,5 metros com o seu verde.

A vegetação máxima cresce em junho, a floração começa em julho. Neste momento, a planta parece muito bonita: flores grandes aparecem entre a rica vegetação. As flores da maioria das variedades são inodoras e algumas não cheiram muito bem. A floração termina rapidamente e pequenas abóboras nascem em agosto.

À medida que amadurecem, tornam-se cada vez mais brilhantes, adquirindo as formas mais bizarras. Cada variedade é única em sua própria maneira.

"Lagenaria"

Às vezes também é chamado de "cabaça" ou "cabaça serpentina", e se distingue pela complexidade e variedade de formas de frutas... Um vegetal pode ter a forma de uma garrafa, um cisne, uma jarra ou uma boneca. Existem até 12 abóboras por planta. As folhas são grandes, ligeiramente arredondadas. Os cílios são consideravelmente mais longos do que os de outras variedades e podem chegar a 12 metros.

"Pera"

As abóboras desta variedade têm forma de pêra: longas na parte superior e alargadas na parte inferior. Eles podem ser muito diversos em cores: paleta amarela e cores listradas de melancia. Existem também indivíduos incomuns com 2 cores: limão na parte superior e faixa verde-branca na parte inferior. Até 20 "peras" crescem em um arbusto.

"Coroa"

Esta variedade apresenta frutos de diferentes tonalidades em forma de estrelas-coroas de tamanho médio.... Às vezes, eles se parecem com a forma de guarda-chuvas. De cor amarelo esbranquiçado e verde acinzentado. Flagelos crescem até 4 m, até 15 frutos são formados sobre eles.

A folhagem tem uma bela cor esmeralda.

"Fango"

Apresenta frutos redondos e multicoloridos com segmentos bem definidos. Vistos de cima, esses vegetais parecem flores. Os flagelos chegam a 3 m, de 10 a 15 frutos crescem neles, a folhagem da planta é verde enrugada.

"Mandarim"

Frutos laranja-avermelhados, redondos, pequenos, com ligeira segmentação. Existem cerca de 15 frutas no mato.

"Chapeuzinho Vermelho"

Também é chamado de "fungo" porque a forma do vegetal se assemelha a um cogumelo. A abóbora é clara abaixo, e o topo é laranja-avermelhado. Até 20 abóboras são colhidas de 1 arbusto.

"Pequeno boo"

Possui pequenas abóboras brancas que lembram cabeças de alho, com um pedúnculo verde. As abóboras têm uma superfície perfeitamente lisa com segmentação nítida.

"Warty"

Possui frutos de várias formas (ovais, redondos, achatados, em forma de pêra), os quais são cobertos por verrugas características. Combina diferentes cores: branco, preto, verde, laranja, cinza. Cerca de 30 vegetais amadurecem em cílios de até 4 m.

"Laranja"

As abóboras são muito parecidas com a forma de uma laranja. Eles crescem 15 peças por arbusto, cada uma com até 10 centímetros de diâmetro, seu peso chega a 300 g.

A casca é colorida com as cores de uma paleta amarelo-laranja.

"Turbante turco"

A abóbora tem a forma turva da fruta. Os frutos são de vários tamanhos. A paleta de cores é muito diversa: do branco-leitoso ao laranja brilhante.

Outras variedades também são peculiares: por exemplo, Bolinho doce no arbusto tem apenas 5 frutos, mas grandes (cerca de 500 g). "Shahrezada Zvezda" agrada com abóboras em miniatura amarelas, brancas, verdes escuras com listras longitudinais e transversais. Cucurbita maxima forma impressionante de cogumelos enormes de cores diferentes. Variedade bastante rara Bischofsmutzen consiste em hemisférios multicoloridos: um deles é branco e o outro é verde ou vermelho. Krivosheyki Cou-Tors Hative em forma de ganso coberto com protuberâncias laranja.

Muitas vezes as sementes são vendidas em uma mistura ("Chocalho", "Surpresa", "Lembrança" e outros), onde diferentes variedades são combinadas de acordo com algum princípio: por exemplo, todos os turbantes ou todos da mesma paleta de cores, mas diferem em forma e tamanho.

Tendo plantado sementes de tais conjuntos, é interessante esperar que tipo de surpresa de abóbora esta incrível planta preparou.

Aterrissagem

A abóbora ornamental é cultivada a partir de sementes. Podem ser semeados diretamente no solo, mas na hora da semeadura o solo já deve estar bem aquecido pelo sol. E você pode plantar sementes para mudas e, consequentemente, as mudas serão plantadas em terreno aberto. O plantio com mudas irá acelerar o processo de desenvolvimento das plantas; os jardineiros usam esse método quando a primavera quente está atrasada e em regiões onde o solo fica quente apenas na segunda quinzena ou no final de maio. Semear sementes para mudas é recomendado nos primeiros dias de abril.

Antes de mais nada, é preciso preparar o solo: é misturado com areia e solo de grama, abundantemente aromatizado com húmus. O solo é desinfetado e disposto em recipientes com volume mínimo de 0,5 litro. Vale lembrar que não é permitido mergulhar as mudas e transplantar, portanto, apenas uma semente deve ser plantada em cada recipiente. No momento do plantio, as mudas devem ser colocadas na cova com o solo de plantio.

As sementes são germinadas antes do plantio em qualquer composição para estimular o crescimento. As sementes devem ficar em solução morna por meia hora, depois são colocadas sobre uma gaze e envoltas em polietileno. Após 2 dias, os brotos irão surgir. Depois disso, a semente é plantada e brota para cima em um recipiente com solo. O cultivo posterior inclui regar, soltar o solo e aplicar fertilizantes minerais.

As mudas jovens têm medo de geadas, mesmo 1 grau de calor pode ser fatal para elas. Recomenda-se iniciar o endurecimento da planta 14 dias antes do plantio das mudas. Para isso, levam-no para a rua, a partir dos 15 minutos, aumentando todos os dias o tempo ao ar livre para três horas.

No plantio, a distância entre as abóboras plantadas em área aberta deve ser de pelo menos 60 cm. O local de pouso deve estar ensolarado. Quanto mais sol, mais rica será a cor da fruta.

A planta não gosta do vento, por isso é aconselhável escolher um local onde se sinta protegido das rajadas de vento.

Cuidado

Nos primeiros dias antes do fortalecimento das raízes, a planta jovem deve ser protegida do frio e dos raios escaldantes do sol. Até o pleno desenvolvimento dos cílios em tempo seco, é necessária a rega diária e a fertilização 1 vez por semana com fertilizantes de nitrogênio. Durante a formação do botão, os fertilizantes devem conter no máximo potássio e fósforo.No campo, será bom fertilizar o solo com esterco fresco e podre.

Se você deseja cultivar uma abóbora na varanda, deve estar pronto para prestar o auxílio necessário na polinização da planta. Você pode fazer isso sozinho e sem insetos. Para isso, de manhã cedo, arme-se com uma escova de cerdas macias e, depois de mergulhar a escova no pólen de uma flor masculina, transfira-a para uma feminina.

Doenças e pragas

A abóbora decorativa tem medo do seguinte.

  • Oídio, que pode destruir os ovários e frutas. A doença aparece como uma camada branca que cobre toda a planta. Ajuda a combater este problema solução a 1% de vitríolo.
  • Podridão da raiz, capaz de matar uma planta. Você pode evitar isso organizando adequadamente a rega.
  • Lesmacomendo folhas e danificando a fruta. Uma mistura de cinza e cal (50/50) vai acabar com essas pragas.
  • Pulgões do melão, devido ao qual as folhas apodrecem e enrolam. Este problema surge quando as regras de rotação de culturas são violadas e no caso de uma vizinhança desfavorável de plantas. Eles combatem os pulgões com uma solução de sabão neutro que é borrifada na planta.

Residentes de verão experientes acreditam que as pragas podem ser atraídas por vizinhos perigosos para as abóboras: cebolas, ervilhas, espinafre. Portanto, essas culturas devem ser colocadas à distância. Muitas vezes, os ovários apodrecem e caem, e os horticultores inexperientes passam a alimentar intensamente a planta, considerando a falta de componentes nutricionais como o motivo. Esta é a decisão errada.

O problema é a polinização insuficiente. Você pode fazer isso manualmente.

Você pode comer e como usar?

Os produtores dessa cultura do melão têm respostas diretamente opostas à pergunta: é possível comer abóbora ornamental? Cada variedade é única, inclusive em termos de sabor... Muitas variedades ornamentais têm polpa muito dura, às vezes azeda ou amarga, e por isso não é recomendável comê-la devido ao seu sabor fraco.

No entanto, é possível usar algumas variedades na preparação de pudins, caçarolas, cereais. Neste caso, escolha abóboras com casca fina, que ainda não tiveram tempo de deitar e grosseiras... O tempo de tratamento térmico deve ser ideal para amolecimento suficiente da polpa.

Por exemplo, algumas frutas da "Lagenaria" são cultivadas propositalmente para consumo humano, eles usam apenas abóboras jovens para isso.... Assemelham-se ao sabor suave da abobrinha com um amargor pungente, mas requerem tratamento térmico para remover o amargor. É adicionado a saladas, sopas, sobremesas, servido à parte como acompanhamento. Além disso, esta variedade é usada na medicina popular para tratar doenças cardíacas e problemas do trato gastrointestinal e dos rins.

Chapeuzinho Vermelho, Bolinho Doce são recomendados para consumo crus e após tratamento térmico. "Chapeuzinho Vermelho" tem um sabor adocicado agradável e Sweet Dumpling irá surpreendê-lo com seu aroma frutado.

"Pequeno boo" é bastante adequado para cozinhar: tem um sabor muito bom. Variedade "Ganso em maçãs" ótimo para fazer cereais e purês.

"Coroa" amargo, raramente é usado como alimento. Mas as variedades "Pear", "Warty", "Fango", "Mandarin", "Orange" não recomendo comer nada.

A principal função desta abóbora ainda é decorativa. É usado ativamente em projetos paisagísticos. Esta cultura do melão se encaixa perfeitamente no estilo da Provença, atualmente em voga.

O exotismo rústico em forma de cerca de madeira, que funciona como uma treliça para cílios ricos em verde com belezas brilhantes, parece muito harmonioso em parcelas pessoais.

Com a ajuda de uma vegetação densa e grande, você pode decorar construções externas ou quaisquer falhas na casa. Depois de instalar suportes arqueados, é fácil organizar áreas de recreação com sombra.

Alguns residentes de verão organizam hortas "infantis" em seus terrenos, onde as habilidades de trabalho e o interesse pelo trabalho agrícola são ensinados às crianças. É claro que uma abóbora plantada em um jardim assim impressionará os jovens horticultores. Tendo cultivado de forma independente uma beleza tão fabulosa a partir de uma semente, eles se orgulharão dos resultados de seu trabalho.

Os admiradores desta planta cultivam abóbora, mesmo em casa. É fácil imaginar uma varanda, uma cozinha, uma varanda enterrada no verde, onde uma abóbora tão bonita cresceu em uma panela.

Para decoração, é possível usar apenas frutas, e não a planta inteira.... Artesãos talentosos fazem artesanatos incríveis com eles. Removendo o núcleo macio e cortando várias formas, padrões, usando elementos decorativos adicionais conforme necessário, os artesãos criam vasos, potes, castiçais, figuras de criaturas fantásticas, caixas com tampas, composições de outono e muito mais. Os artesãos criam verdadeiras obras-primas da pintura artística a partir de um material tão incomum. Eles até queimam fotos de enredo nele.

A cabaça de garrafa ainda é usada na África, China e Índia hoje. A partir de seus frutos maduros, são feitos instrumentos musicais. A casca das plantas é usada pelos índios na fabricação de cachimbos.

A tecnologia de preparação do material é bastante meticulosa. Para alguns produtos, a abóbora precisa ser seca. A secagem leva de 3 a 6 meses. Sementes trovejando quando sacudidas são um sinal de que a fruta está pronta para fazer artesanato.

Você também pode acreditar na secura do vegetal jogando-o na água: se não afundar, significa que o caroço secou.

As abóboras secas são usadas para fazer recipientes para vinho e assar pratos. Os produtos de abóbora, devidamente secos e após o processamento, revestidos com verniz acrílico ou cera, mantêm por muito tempo a resistência e o aspecto original.

Para fazer furos, usam-se brocas com brocas de diferentes seções, pequenas serras e facas serrilhadas. Para a implementação de ideias criativas de alta qualidade, são adequados kits de escultura especiais, que contêm conjuntos das ferramentas necessárias. O artesanato de abóbora é usado no interior dos aposentos, nas áreas de recreação e como decoração no jardim.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário