Como fazer uma abóbora crescer?
A abóbora é uma cultura de alto rendimento com uma enorme massa vegetativa. Este vegetal é muito saudável e saboroso, por isso tem um lugar de destaque na horta. A planta é despretensiosa, não requer cuidados especiais. Porém, para obter uma boa colheita de abóbora, é necessário seguir técnicas agronômicas simples e ouvir os conselhos de jardineiros experientes.
Requisitos básicos para condições
A abóbora é bastante despretensiosa para as condições de cultivo, mas é preciso conhecer as peculiaridades de seu cultivo em um talhão particular, no interior. Os requisitos de fertilidade são baixos, este vegetal cresce em qualquer solo.
Uma planta forte e saudável tolera a seca de curto prazo com relativa facilidade, e as ervas daninhas da abóbora não são terríveis, pois elas próprias suprimem seu crescimento. Mas ainda assim, para se obter uma colheita rica, é necessário preparar bem o solo, observar a época da semeadura e cuidar das plantas, seguindo técnicas agronômicas simples.
Essa cultura do melão se desenvolve bem apenas no lado ensolarado, no calor. A rega é necessária para mudas jovens, a planta formada tem fortes raízes ramificadas e encontra umidade no solo. A rega excessiva pode levar ao apodrecimento da fruta.
A abóbora cresce bem em solo fértil, de todos os fertilizantes, ela prefere composto ou esterco.
Tâmaras de semeadura
Na faixa do meio, as sementes secas são semeadas em 15-20 de maio, germinadas - em 25-31 de maio, quando o solo aquece bem. E as mudas devem ser plantadas depois de 5 de junho, quando já passou a ameaça de geadas recorrentes. É imperativo cobrir as plantações. A abóbora é uma planta termofílica.
Aterrissagem
A abóbora adora solo fértil, mas pode crescer em qualquer. Só nesse caso vai dar uma colheita ruim, frutos pequenos, a planta vai se desenvolver mal. A introdução de uma quantidade suficiente de fertilizantes orgânicos e minerais tornará qualquer tipo de solo adequado para isso. Como todos os melões, este vegetal é especialmente sensível à matéria orgânica, dando preferência ao húmus.
Sementes
As abóboras são geralmente semeadas com sementes e cultivadas como mudas para consumo anterior. Graças às mudas, a abóbora é cultivada nas regiões do norte ou nas regiões climáticas temperadas da Rússia. As sementes são semeadas com antecedência. Normalmente um mês antes da hora marcada para o plantio da planta no solo. O diâmetro do vaso é de cerca de 10-14 cm, as plantas precisam de muito espaço.
Pequenos buracos são feitos para o plantio. Devido ao fato da abóbora possuir caules grandes com brotos que se espalham pelo solo, os furos são feitos a uma boa distância. Entre as linhas, às vezes pode ser - 1,5 m, entre as próprias plantas - 1 m. Um jardineiro inexperiente pode pensar que essa distância é muito longa, mas não é o caso. A densidade das folhas em um lugar afetará negativamente o crescimento e o desenvolvimento. Poucos serão definidos, e eles serão pequenos, o rendimento será baixo. Meio balde de composto ou esterco, 12 g de fertilizante para a plantação de abóboras são colocados no buraco, tudo se mistura com o solo.
As sementes são semeadas secas, 2-3 por cova, a profundidade de semeadura é de 3-5 cm. Após a germinação, os rebentos mais fracos são removidos. Para uma germinação rápida, as sementes são embebidas em água morna por cinco horas. Os poços são regados abundantemente, cubra o leito com material de cobertura.
Mudas
Mudas de abóbora são plantadas apenas em solo bem aquecido. Como regra, para latitudes temperadas, este é o início de junho. Antes do plantio, é endurecido, a irrigação é reduzida e arejada.Somente mudas saudáveis e fortes são adequadas para o plantio. Para o plantio também é necessário que a planta tenha pelo menos 3-4 folhas verdadeiras. Eles geralmente aparecem em mudas de 25-30 dias de idade. É plantado com cuidado para não destruir um torrão de terra com raízes, caso contrário a planta ficará doente por muito tempo. Após o plantio, deve-se regar - um litro e meio de água fria por cova.
Você precisa plantar mudas em tempo nublado, de preferência no final da tarde. Se estiver calor, nos primeiros dias a cama estará protegida do sol.
Métodos de cultivo
A abóbora adora a luz solar e o calor, assim como uma planta com uma enorme massa vegetativa e que requer uma grande área de nutrição. No jardim, no chalé de verão, em campo aberto, ocupa muito espaço. E muitos jardineiros inexperientes se recusam a cultivar esse vegetal em seu pequeno terreno. E é totalmente em vão, a abóbora é útil, e, tendo mostrado imaginação, pode ser cultivada em uma pilha de composto, em um barril, em sacos, em uma treliça, ao longo de uma cerca na rua, em um canteiro quente , em uma trincheira.
A abóbora pode ser cultivada na varanda. A planta dará frutos se criar condições excelentes para ela, plante uma variedade destinada à varanda. Também podem ser abóboras decorativas. Para cultivar uma planta, você precisa de um recipiente com volume de 50 litros. O barril é preenchido um terço com material de drenagem e, em seguida, solo fértil é adicionado. As mudas são plantadas e cuidadas, regando, capinando e alimentando conforme necessário.
Mas, para a maioria, plantar abóboras na sacada acarreta gastos excessivos, e, antes, é diversão, obtenção de emoções positivas, do que esperar uma boa colheita.
Em uma estufa, a abóbora raramente é cultivada, pois requer muito espaço. Em uma estufa, as mudas podem ser cultivadas sem problemas. A tecnologia agrícola é a mesma do cultivo de mudas no peitoril de uma janela. Plante na estufa a partir de 1º de maio. Antes de semear, é necessário preparar os buracos, enchê-los com húmus, adicionar fertilizantes, regar com água morna e plantar 2 sementes a uma distância de 10 cm. Quando as mudas tiverem 3-4 folhas verdadeiras, pode-se transplantá-las para o solo .
No Jardim
Nunca plante uma abóbora em um jardim onde a abóbora ou abóboras cresceram no ano passado. É melhor plantar a abóbora ao ar livre depois de batatas, legumes, tomates ou repolho. O local deve ser ensolarado, seco e à noite deve ser quente no jardim. Não poupe fertilizante para tal cama. Você pode precisar de cerca de dois baldes de serragem, húmus ou esterco, um quilo de cinza de madeira e um copo de nitrofoska. O solo é escavado a uma profundidade de 50 cm e regado com água quente. Após a semeadura, o canteiro é coberto com um filme até que apareçam os brotos.
Claro, a abóbora cresce melhor em um canteiro aquecido, que é preparado no outono. No fundo da trincheira, são depositados galhos, resíduos, grama cortada, folhas e, em seguida, húmus e terra.
Na treliça
Se a casa de verão for pequena, mas você ainda quiser cultivar uma abóbora, pode organizar os cílios da abóbora na treliça. Apenas a treliça deve ser forte para que o fruto não a quebre. Você pode jogar chicotes de abóbora por cima da cerca. Assim que os frutos começarem a crescer, eles devem ser colocados nas redes e amarrados à cerca. É necessário remover a tempo os brotos fracos e as folhas de baixo. Se as plantas não engrossarem e receberem uma grande quantidade de luz solar e calor, a abóbora ficará linda e doce.
Na pilha de compostagem
Para reduzir a maturação do composto e decorar o local em seu terreno, os moradores do verão plantam mudas de abóbora em uma pilha de composto. Uma solução para dois problemas ao mesmo tempo. As raízes crescerão por toda a pilha e as folhas grandes cobrirão a pilha do sol. A pilha de composto atua como uma estufa e fornece nutrientes para o desenvolvimento da abóbora. É muito mais fácil cuidar desse canteiro: você não precisa arrancar ervas daninhas, afrouxe, pode cobrir o solo com ervas daninhas, amontoando-as.
Em um barril ou sacos
Existem segredos para o cultivo de abóbora em barril. O barril é preenchido com solo fértil no outono ou na primavera.Galhos, caules grossos, resíduos de plantas saudáveis e urtigas são colocados no fundo do barril e tudo é borrifado com composto podre. No início de junho, as mudas são plantadas, uma ou duas plantas, solo e composto são adicionados. O solo no barril seca mais rápido do que no canteiro, então a abóbora deve ser regada e tratada regularmente e abundantemente. O barril, aquecido ao sol, funciona como acumulador de calor. Os tiros não rastejam pelo local, ficam pendurados no barril.
Da mesma forma, a abóbora é cultivada em sacos, baldes e outros recipientes.
Método de Galina Kizima
Este método economiza custos de mão de obra ao trabalhar no local. "Um jardim sem complicações" é a base de seu método. O autor se propõe a recusar-se a desenterrar o solo, capinar. Aplique cobertura morta em todas as plantações. Muitas das recomendações podem ser aplicadas ao plantar uma abóbora. Assim, de acordo com o método de Galina Kizima, a preparação para a semeadura deve ser iniciada no outono. Eles cavam trincheiras com a profundidade de duas pás e as enchem de grama, ervas daninhas e esterco.
Solo fértil é adicionado na primavera. E mudas de abóbora são plantadas neste canteiro quente. Melhor ainda, segundo Galina Kizima, é semear a abóbora em uma pilha de compostagem. O método de Galina Kizima ajuda a cultivar uma cultura amante da luz como a abóbora nos Urais e na região de Leningrado.
As nuances do cuidado
Embora a abóbora cresça em solos diferentes, é melhor fornecer uma composição fértil. Se o solo for pobre em oligoelementos, deve ser fertilizado com um balde de esterco.
A abóbora adora lugares ensolarados. Na sombra, a colheita é pequena ou os frutos não amarram. Os vegetais adultos podem abafar a germinação de todos os tipos de ervas daninhas, mas até que os caules da planta fiquem mais fortes, é necessário remover as ervas daninhas dos corredores 2 a 3 vezes.
Jardineiros experientes, a fim de evitar um grande número de ovários, pinçamento fase a fase dos pontos de crescimento nos caules do vegetal. Afinal, a planta é capaz de produzir 2 a 3 frutos grandes, o resto ainda não terá tempo de amadurecer normalmente.
A abóbora não precisa ser regada com frequência. A rega é necessária apenas até o momento da germinação. Se o verão for quente, é claro, você precisa regar as plantas jovens e imaturas. Quando os frutos estão firmes, a água estagnada prejudica o desenvolvimento da planta, o que pode causar doenças. As raízes da abóbora são poderosas, elas extraem água para si mesmas até das camadas inferiores. Na região de Moscou, em um verão chuvoso, para evitar o apodrecimento das frutas, são colocados sob cada fruta ardósia, madeira compensada e ladrilhos.
Os agrônomos preferem não fertilizar terras férteis. Se a terra carece de oligoelementos, você definitivamente precisará fertilizar a plantação pelo menos três vezes durante o verão.
- Duas semanas após a germinação, é necessário diluir a infusão de verbasco (1 litro por balde de dez litros de água) e regar as plantas com ele, cerca de 10 litros de solução por 5 arbustos.
- Após o aparecimento da quinta folha verdadeira, a abóbora é alimentada com nitrofos. Uma colher de sopa de fertilizante é espalhada sob cada planta e então coberta com um ancinho.
- O terceiro curativo é aplicado quando os chicotes começam a se formar. Uma colher de sopa de nitrophoska é diluída em um recipiente com água e regada com 10 litros sob o arbusto.
- A abóbora responde bem à fertilização com cinza de madeira, uma vez por mês, um copo de cinza é espalhado sob cada arbusto e cravado no solo.
Quando o feto está amarrado, você precisa pinçar o chicote 1 m acima dele. 2-3 frutos são deixados na planta. As pestanas fracas e as folhas baixas são retiradas para que a planta dê toda a sua força à formação e ao crescimento dos frutos. Se o objetivo é fazer crescer uma abóbora enorme, então uma fruta fica no arbusto, arrancando todos os brotos laterais e um chicote a 1 m dela.
Doenças e pragas
Para proteger as safras de doenças, pragas, malmequeres, capuchinhas, tomilho, milho e cebola são plantados ao lado da abóbora. A batata não deve ser plantada perto, pois têm doenças comuns com a abóbora. Em anos quentes, o crescimento e o desenvolvimento das plantas podem ser retardados por pulgões. Tendo encontrado pulgões nos arbustos, é necessário realizar imediatamente o tratamento. Se o tempo frio e chuvoso chegar em agosto, as abóboras podem ser afetadas pelo oídio.Deve-se borrifar nos arbustos um dos medicamentos destinados a combater essa doença, preparando-o de acordo com as instruções.
Certifique-se de seguir as recomendações de cuidados com as plantas, siga as agrotécnicas do cultivo da abóbora, e suas plantas ficarão fortes e saudáveis, e darão uma boa colheita.
Colheita
Você precisa colher as abóboras quando estiverem totalmente maduras. Na faixa do meio, esta é a primeira quinzena de setembro. As folhas da planta vão secar, o caule vai endurecer, os frutos ficarão característicos desta variedade de cores - são sinais de que a abóbora está amadurecendo. É hora de começar a colheita. Se os frutos não tiveram tempo de amadurecer, não há necessidade de se perturbar. É importante ter tempo para colhê-los antes da geada, pois amadurecem em ambiente aquecido e bem ventilado.
Os frutos maduros são colhidos com muito cuidado, mantendo o pedúnculo cerca de 10 cm e sem danificar a casca.
A abóbora é uma cultura comum e importante. Seguindo essas dicas simples de cultivo de abóbora, você terá uma rica colheita a cada ano.
O comentário foi enviado com sucesso.