O que é Fitcephaly e como fazê-lo crescer?

Contente
  1. Descrição
  2. Como cultivar mudas?
  3. Transplante para abrir terreno
  4. Cuidados de acompanhamento
  5. Colheita e aplicação da safra
  6. Revisão de avaliações de cultivo

Nem todos os jardineiros sabem o que é fitcephaly e como cultivá-la. Enquanto isso, o cultivo da abóbora com folhas de figo é um negócio muito promissor. Antes, porém, você terá que se familiarizar com a descrição da planta em si e com o plantio de sementes. E também será necessário lidar com a coleta e aproveitamento da safra.

Descrição

É preciso dizer desde já que do ponto de vista botânico, a fitofalia, é uma abóbora com folhas de figo, é uma videira herbácea. Esta planta é cultivada em todos os países da América Latina. De lá, ele se espalhou para a Eurásia. A origem biológica exata desta espécie não foi estabelecida.

Ela difere da abóbora comum nas sementes pretas, que são ainda maiores que as da melancia.

O nome comum da cultura se deve ao fato de sua folhagem ser bastante parecida com a de uma figueira. Essas folhas ficam azul esverdeadas. Pontos claros são formados em sua superfície. O caule pentaédrico é bastante duro e pode crescer até 20-25 m. Durante a floração, formam-se flores amarelas ou alaranjadas.

Pela aparência dessas flores, não há diferenças especiais em relação às flores de abóbora usuais. Mas o número de ovários é muito grande, às vezes chega a 70-80 peças.... Os frutos têm forma oval alongada. Sua pele é branca ou verde-clara; apesar de sua pequena espessura, é muito resistente. Normalmente, tal vegetal pesa até 5 kg, mas os agricultores individuais conseguiram cultivar safras que pesam até 10-20 kg.

A carne da fitofalia é branca. É doce e suculento. Em condições normais, os frutos colhidos duram até 4 anos. Como a planta apareceu originalmente em condições de alta altitude, ela está bem adaptada às condições do clima russo.

Perceber:

  • resistência ao frio;

  • a capacidade de sobreviver a fortes impulsos de temperatura;

  • desenvolvimento rápido;

  • excelente fertilidade;

  • floração longa;

  • baixa suscetibilidade a doenças (enquanto os insetos, incluindo pulgões, ainda são perigosos);

  • a necessidade de crescer em uma grande área;

  • adequado como porta-enxerto para medula vegetal, melancia e outros tipos de abóbora.

Como cultivar mudas?

A necessidade de plantio está associada ao desenvolvimento tardio da planta. As sementes devem ser semeadas sob vidro. O recipiente deve conter solo universal para as culturas. Deve haver alta umidade. A temperatura ideal é de 22 graus.

Mesmo antes de plantar mudas, é altamente recomendável mergulhar as sementes em água morna por 48-72 horas. É aconselhável germiná-los adicionalmente. Uma combinação de serragem com turfa e turfa é colocada nos potes. Para evitar danos causados ​​por pragas, a cinza de madeira é derramada por cima. Duração das mudas em crescimento - até o aparecimento da 5ª folha verdadeira (geralmente no máximo um mês); em períodos nublados, a iluminação com phytolamp é recomendada.

Todas as abóboras não toleram a colheita muito bem. Portanto, assim que surgem os brotos, todas as sementes que eclodiram são imediatamente distribuídas em reservatórios separados.

Então, por 5 dias, você precisa abaixar ligeiramente a temperatura (para cerca de 17 graus). O cultivo por 20-25 dias em condições de contêiner costuma ser o suficiente para preparar a planta para o estágio principal. Também vale a pena insistir nisso com mais detalhes.

Transplante para abrir terreno

É realizada em meados ou na segunda quinzena de maio. É imperativo esperar até que a ameaça de geada desapareça. Os orifícios para a fitcefalia devem ter 12 cm de profundidade. O transporte ajuda a evitar danos às raízes.Deve ser mantida uma distância de pelo menos 1 m entre os bancos individuais; é aconselhável escolher áreas com solo drenado e rico em nutrientes.

Alguns agricultores acreditam que a fitofalia deve ser plantada a uma distância de 2 m uma da outra. A profundidade dos furos, neste caso, será de 10 cm Não há necessidade de temer a sobre-polinização por outros tipos e variedades de abóboras. Em clima normal, a floração pode ser esperada em julho. Os frutos estarão prontos para serem colhidos aproximadamente em agosto.

Se durante o plantio houver geadas não superiores a -3 graus, não há motivo para temer pela planta. O sistema raiz é poderoso o suficiente. Portanto, é necessário escolher locais com localização profunda de águas de solo. A rotação de culturas competente ajuda a evitar o aparecimento de doenças perigosas. E também vale a pena abandonar o plantio de fitsefalia ao lado de arbustos de batata e plantações de abóbora de outros tipos - isso vai eliminar a propagação de pragas.

Você não pode retornar a planta para a área ocupada anteriormente até depois de 5 anos. Bons predecessores para ele são:

  • cebola;

  • repolho;

  • batata.

Às vezes, eles plantam sementes diretamente no solo. Isso é possível se ele aqueceu até 12-15 graus. O material de plantio deve então ser embebido e germinado. Os furos para sementes devem ter 3-4 cm de profundidade (com um layout de 350x350 cm); cinzas são adicionadas a eles.

De cima, tal aterrissagem é coberta com húmus; levará cerca de 14 dias para esperar pelos brotos.

E ainda, do ponto de vista de um resultado inicial, a técnica de muda é preferível. Uma de suas opções envolve a germinação das sementes em vasos por 14-20 dias. Turfa, solo de turfa e serragem são colocados em vasos. Se houver solo ácido, é aconselhável calá-lo. Regue as mudas com moderação.

Deve ser mantido nesta versão a uma temperatura de 12 a 17 graus. Antes do plantio, a fitofalia precisa ser alimentada com matéria orgânica segura. A profundidade dos furos, neste caso, pode ser de apenas 10 cm, entre eles há fendas de 2 metros. Em terras pobres, o fertilizante deve ser aplicado a um nível de 30 cm.

Cuidados de acompanhamento

A rega regular e a colocação de cobertura morta são importantes para a abóbora figurativa. É aconselhável arrancar ervas daninhas e alimentá-lo regularmente. Para que as frutas se formem melhor, imediatamente ao colocar os ovários, você precisa beliscar os brotos laterais. Em muitas regiões da Rússia, mesmo no último mês de verão, as noites são frias - e nesses casos é recomendável cobrir a cultura com spunbond para manter as raízes por mais tempo. A época da colheita chega nos meses de outono; o sinal para isso é o murchamento da folhagem.

Uma planta exótica deve ser regada não apenas com freqüência, mas também abundantemente. A matéria orgânica deve ser introduzida duas vezes durante a estação de crescimento. Se você fizer isso três vezes, também não haverá problema.

Pinçar os brotos laterais ajuda a conter o desenvolvimento vigoroso em comprimento.

Colheita e aplicação da safra

Os frutos totalmente maduros distinguem-se pela cor pronunciada e pelo padrão original. Eles podem ser armazenados durante todo o inverno. Fitcephaly é adequado para:

  • saladas;

  • geléia;

  • pudim;

  • caçarolas;

  • panquecas;

  • geléia.

As colheitas frescas são utilizadas da mesma forma que as abobrinhas. É muito bom quando frito e guisado. Pinçar os botões de crescimento ajuda a acelerar o desenvolvimento dos frutos (isso deve ser feito com cada um deles e depois coberto com terra). Nos últimos 14 dias antes da colheita, a rega foi interrompida. Temer as geadas do início do outono, a menos que sejam muito fortes, dificilmente vale a pena.

A abóbora totalmente madura tem um pedúnculo muito duro. O caule em si começará a morrer. A casca também vai ficar mais apertada e os cílios vão secar. É necessário cortar os frutos com tesoura de poda, cada um deixando no mínimo 5 cm do caule. É imperativo certificar-se de que nenhum vegetal caia ou atinja algo; apesar da resistência, os locais de impacto irão se deteriorar muito rapidamente.

Além da polpa, você também pode usar a casca. Isso requer um corte uniforme na parte superior com o cabo. A abóbora vazia está seca.Pode ser um bom elemento de design.

Existem muitas opções - um suporte para um buquê, ikebana, envernizamento, uma tigela. E essas são apenas as coisas mais óbvias.

Revisão de avaliações de cultivo

Os agricultores confirmam a capacidade de tolerância à geada da fitsefalia. Segundo esse indicador, está à frente não só da melancia ou do melão, mas também da abobrinha comum. Como resultado, a planta pode ficar mais tempo no solo, enquanto os frutos amadurecem e se tornam mais doces. A falta de pretensão também é totalmente confirmada pelas avaliações. No entanto, deve-se ter em mente que com poucas horas de luz do dia e noites frias (menos de 6 graus), a fitofalia não se sente bem.

Esta própria cultura precisa de vastas extensões e apoios impressionantes. Sem esses requisitos, a planta suprimirá outros plantios. Em geral, o cultivo não é mais difícil do que outros tipos de abóboras. Deve-se evitar o plantio próximo de fitofalia a outras plantas. Ela pode começar a suprimi-los.

Não vale a pena abrir mão da formação da cultura. Sem beliscar os brotos, é improvável que dê bons resultados. Esse momento é especialmente importante em lugares com verões curtos. Flagelos são altamente duráveis, quebrá-los não é tão fácil. Nas impressões, os frutos lembram uma melancia - tanto visualmente quanto no aroma.

Não há dificuldades particulares em crescer. Você não terá que gastar muito tempo com essa cultura. Com o mínimo de esforço, ela vai se deliciar com o outono com uma colheita decente. Fitcephaly também se distingue pela excelente decoratividade. Vinhas lindamente onduladas vão decorar qualquer área, e esta planta é especialmente graciosa durante o período de floração abundante.

A experiência gastronômica não é inferior à sensação estética. A abóbora fitcephaly começou a ser usada há relativamente pouco tempo na Rússia. Mas a experiência acumulada o caracteriza de forma extremamente positiva. Todo jardineiro pode recomendar essa cultura. Mesmo para quem não tem experiência significativa em plantio.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário