O que e como alimentar a abóbora?

Contente
  1. Visão geral de fertilizantes
  2. Remédios populares
  3. Esquema de cobertura

Muitos jardineiros se dedicam ao cultivo da abóbora, uma vez que este vegetal possui propriedades benéficas, além de conter um complexo vitamínico e mineral. Para obter uma colheita rica, você definitivamente deve cuidar do solo para que contenha uma grande quantidade de nutrientes. Neste artigo, consideraremos com mais detalhes como e como alimentar uma abóbora.

Visão geral de fertilizantes

Se você cultiva abóbora todos os anos, sem aplicar fertilizante em terreno aberto, logo poderá esquecer a colheita. Este vegetal retira muitos nutrientes do solo. Jardineiros experientes recomendam aderir às regras de rotação de culturas e não plantar uma abóbora no mesmo local por dois anos consecutivos. A terra precisa de descanso. É aconselhável plantar abóboras após as leguminosas, pois são excelentes para repor o nitrogênio no solo.

Se você espera obter uma colheita rica ou não é possível alternar o plantio da abóbora com outros vegetais, então você definitivamente deve fertilizar a abóbora ao ar livre.

Para que a abóbora cresça bem, você precisará aderir a um esquema de fertilização específico.

Os fertilizantes podem ser de várias variedades. Usam-se curativos minerais, orgânicos e complexos, além de remédios populares. Cada jardineiro escolhe a opção que mais lhe convém. A aplicação oportuna de fertilizantes aumentará a resistência da planta a vários tipos de doenças e pragas.

Além disso, a falta de fertilizantes afeta imediatamente a aparência da planta, por exemplo, podem aparecer folhas claras e o ovário também fica amarelo. Vamos examinar mais de perto os principais tipos de fertilizantes para o cultivo de abóboras.

Mineral

Para um bom desenvolvimento, a abóbora precisa de fósforo, potássio, nitrogênio, bem como micro e macroelementos... Ela deve recebê-los em grandes quantidades, portanto, recomenda-se alimentar periodicamente até mesmo solo fértil. Se a abóbora for cultivada em solo pobre, a necessidade de fertilizantes torna-se muito grande. Os fertilizantes minerais contêm todos os elementos necessários para o bom desenvolvimento da abóbora. Eles são produzidos em escala industrial. A composição do curativo mineral pode incluir apenas um elemento ou vários de uma vez (dois ou três componentes).

Azofoska, carbamida, salitre, superfosfato simples ou duplo, assim como curativos de potássio são excelentes para fertilizar abóbora. Essas opções são bastante conhecidas entre os jardineiros por sua eficácia. Mas sua principal desvantagem é falta de oligoelementos.

Orgânico

Como os fertilizantes minerais não são suficientes para o bom crescimento das abóboras, os especialistas também aconselham o uso de fertilizantes orgânicos. Eles contêm uma grande quantidade de ingredientes naturais que as plantas assimilam com rapidez e facilidade. Além disso, os orgânicos geralmente estão disponíveis em muitas fazendas. Muitas pessoas usam estrume de vários animais ou excrementos de pássaros. Húmus, biohumus e composto são excelentes para a abóbora.

Muitos especialistas usam infusões de ervas da parte superior de vegetais ou urtigas, que fermentam. São usados ​​na forma de líquido: primeiro prepara-se uma solução, infunde-se um pouco e já serve para regar os canteiros.

Importante! Os fertilizantes orgânicos não podem ser usados ​​regularmente, pois contêm uma grande quantidade de nitrogênio, mas o potássio, ao contrário, não. Com essa alimentação, a abóbora começa a sofrer de doenças fúngicas, por exemplo, míldio.

Complexo

Para que a abóbora receba a quantidade necessária de minerais, fertilizantes complexos são aplicados. Entre os mais solicitados estão "Mortar", "Kemira Kombi", "Uniflormikro" e outros. Essas preparações se caracterizam pela versatilidade, além de serem apresentadas na forma quelada, o que é ótimo para a abóbora.

Curativos complexos podem ser usados ​​como soluções, podem ser espalhados sobre as folhas ou despejados sob a raiz. A aplicação a seco também é possível, para isso basta espalhar os grânulos pelos arbustos. A quantidade de medicamento necessária está indicada nas instruções.

Merece atenção especial um fertilizante complexo que não é produzido industrialmente - cinzas de madeira. É muito popular porque contém os elementos principais, só que não existe nitrogênio. Ressalta-se também a ausência de cloro, o que é muito bom, pois muitos vegetais não o toleram.

A cinza pode ter uma composição química diferente, pois depende da sua composição - pode queimar restos de plantas, grama, folhas e galhos de plantas. É usado como substituto de suplementos de fósforo e potássio. Quando as abóboras começam a florescer, elas precisam de fósforo e potássio, que se apresentam na forma de cinza de madeira.

Além disso, este fertilizante diminui a acidez do solo, tem um efeito benéfico na formação de microflora benéfica no solo, as abóboras crescem bem e o risco de desenvolver doenças diminui.

Remédios populares

Muitos jardineiros usam vários métodos populares para alimentar as abóboras. Este vegetal adora fermento e amônia. Detenhamo-nos em remédios populares bem conhecidos com mais detalhes.

  • Fermento... A infusão de fermento é um excelente fertilizante, pois este produto contém um complexo vitamínico e mineral. A adição de fermento promove o crescimento dos arbustos, aumenta a resistência a diversas doenças e às intempéries. Para preparar a infusão de fermento, é necessário levar 10 litros de água morna e 100 gramas de fermento, além de açúcar. Todos os ingredientes são misturados e fermentados por 10 dias. Decorrido o tempo, outros 10 litros de água são adicionados à infusão resultante, e a solução está pronta para uso. Basta colocar 1 litro debaixo de cada arbusto.
  • Amônia... Esta ferramenta é usada quando a fertilização com nitrogênio é necessária. Para preparar a solução, você deve tomar 50–70 ml de amônia por 5 litros de água. Para regar a abóbora, você precisará de 1 litro de solução para cada arbusto.
  • Soda... Até mesmo uma solução de refrigerante pode ser usada como fertilizante para a abóbora. Esse tempero permite melhorar a qualidade da fruta e desacidificar o solo. Se você pulverizar as placas de folhas, a proteção contra várias doenças é aumentada. Se um grande número de flores masculinas for observado e os ovários estiverem praticamente invisíveis, apenas 2 colheres de sopa serão necessárias para 1 litro de água. colheres de sopa de refrigerante. Para fazer uma solução protetora, adicione 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e 10 ml de sabonete líquido a 2,5 litros de água. Em seguida, as folhas são pulverizadas com esta solução. A solução de refrigerante é eficaz após apenas 3 horas de preparação. Não é recomendável se envolver neles.
  • Uréia... Este fertilizante é uma fonte de nitrogênio. A solução de ureia é usada principalmente para borrifar folhas de abóbora. Para prepará-lo, é necessário misturar 10 gramas de uréia com 10 litros de água.

Esquema de cobertura

A abóbora precisa de vários curativos por temporada, além disso, é necessário fertilizar o solo antes mesmo da semeadura. É muito importante usar os fertilizantes de forma correta, respeitando as dosagens exigidas, pois assim a alimentação será benéfica.

Para mudas

Não é necessário alimentar ao plantar as sementes na cova, pois elas contêm muitos nutrientes para começar. Com a ajuda deles, uma raiz é formada e as primeiras 4-5 folhas são formadas. Após esse período, a abóbora precisa de fertilização. Isso geralmente acontece duas semanas após o aparecimento dos brotos.

Se as mudas forem cultivadas em vasos, a fertilização pode ser realizada mais cedo, quando duas folhas inteiras aparecem na planta.

Antes do plantio em local permanente, as mudas devem ser alimentadas novamente, com isso, ficará mais forte, será mais fácil passar pelo processo de adaptação em um novo local.

Inicialmente, o vegetal deve receber nitrogênio, o que contribui para o ganho de massa. Além disso, deve-se pensar no fósforo, pois com ele as células tornam-se capazes de reter a umidade, com isso as mudas conseguem tolerar pequenas secas, bem como mudanças de temperatura.

Nitrophoska é ideal para mudas. Deve ser diluído com água na proporção de 7 a 8 gramas de substância por balde. Um substituto entre os fertilizantes orgânicos é o verbasco.

Se as mudas criaram raízes, então não deve ser perturbado imediatamente com novos fertilizantes, é melhor esperar um pouco... Mas se ela carece de algum elemento, a planta sinaliza isso, por exemplo, o crescimento diminui. Se o processo de desenvolvimento ocorrer normalmente, a próxima alimentação será durante a formação do cílio.

Recomenda-se que todos os complexos prontos não sejam usados ​​nas dosagens de acordo com as instruções, mas diluídos duas vezes mais fracos, visto que se destinam a plantas adultas, uma grande dosagem pode prejudicar o estado das mudas. O excesso de nutrientes pode simplesmente queimar o sistema radicular.

Importante! Em solos férteis, a abóbora precisa ser alimentada apenas uma vez por mês. Solos pobres devem ser alimentados pelo menos uma vez a cada meio mês.

Ao preparar o solo para o plantio

É aconselhável preparar o solo antes de plantar a abóbora. É melhor começar a se preparar no outono. Em primeiro lugar, é necessário remover todas as ervas daninhas, bem como os restos de plantas que foram cultivadas nesta área. Em seguida, você precisa cavar o solo. Recomenda-se aplicar os seguintes elementos ao solo por 1 metro quadrado para fertilização durante a escavação:

  • 1 kg de cinza;
  • 2-3 kg de composto;
  • 4-5 kg ​​de húmus;
  • 6–8 kg de estrume.

Se fertilizantes minerais forem usados, é aconselhável tomar 70 a 80 gramas de nitrogênio e 40 a 50 gramas de fósforo e suplementos de potássio. É possível combinar matéria orgânica e fertilizantes minerais, mas neste caso, este último deve ser tomado a metade. A profundidade deve ser de cerca de 20 cm em solos leves e 10-15 cm em solos argilosos.

O próximo curativo superior deve ser feito na primavera. Agora você precisa usar apenas fertilizantes minerais, é recomendado abandonar completamente a matéria orgânica. Os fertilizantes são adicionados ao solo durante o período de sua escavação, que ocorre cerca de meio mês antes do plantio das sementes ou mudas.

Alguns jardineiros estão plantando abóboras em montes de composto. Sua preparação deve ser feita no outono. Para formá-los, você precisa fazer pilhas com os restos da vegetação e cobrir com um filme. As pilhas devem ser colocadas imediatamente em locais ensolarados, pois a abóbora não gosta de crescer à sombra. Esta opção permite não usar fertilizantes de nitrogênio, uma vez que está presente em grandes quantidades em montes de composto.

Aqui, são precisamente os fertilizantes de potássio e fósforo que serão necessários. Devem ser aplicados após o endurecimento das frutas. Para um balde de água, você precisa de 1 colher de sopa. uma colher de sal de potássio e 2 colheres de sopa. colheres de sopa de superfosfato.

Após o desembarque

Não há necessidade de fertilizar imediatamente após o plantio. Recomenda-se esperar cerca de 10-14 dias. Nesse período, já parte dos fertilizantes será lavada por rega e aproveitada pelas plantas. Durante a formação de folhagens e chicotes, a abóbora precisa especialmente de nitrogênio. Você pode usar excrementos de pássaros ou infusão de verbasco. Se o considerarmos entre os curativos minerais, então a ureia e a ammophoska são perfeitas. Para a preparação do curativo mineral é usado um balde de 10-15 gramas ou 2 colheres de sopa. colheres.

Durante a floração

Nesse período, a abóbora precisa de cuidados especiais. Isso geralmente acontece em junho. Quando muitas flores femininas estão presentes, a planta precisa de uma mistura de potássio e fósforo.Um balde requer 20-30 gramas de superfosfato. Esta solução é adequada para regar abóboras. Você também pode usar 3 colheres de sopa para um balde. colheres de sopa de azofoska ou nitrato de potássio.

Durante a frutificação

Desta vez, cai em julho e agosto. As plantas precisam muito de fertilização com potássio. Portanto, para um balde é suficiente levar de 7 a 10 gramas de sulfato de potássio. Não devemos esquecer os fertilizantes nitrogenados, mas seu número já está diminuindo. Por exemplo, adicione 4 colheres de sopa para um balde de água. colheres de azofoska.

Importante! Normalmente, o revestimento de cobertura é aplicado na raiz durante o cultivo da abóbora, mas a aplicação foliar também é possível - durante um período em que a seca severa é sentida, a fim de assegurar o crescimento normal da cultura.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário