- Autores: Kushnereva V.P., Khimich G.A., Zharova V.P.
- Ano de aprovação: 1998
- Comprimento do chicote, m: até 1
- Forma de folha: reniforme
- Cor da folha: verde claro, com mosaico amarelo
- A forma: esférico, ligeiramente achatado
- Peso, kg: 0,7-1,0
- Coloração: fundo laranja brilhante, padrão com listras brancas ligeiramente perceptíveis
- Latido: médio, coriáceo
- Cor da polpa: laranja brilhante
Graças ao trabalho frutífero dos criadores, tornou-se possível cultivar uma abóbora mesmo em um verão curto e fresco. A variedade de abóbora de amadurecimento precoce “Smile” da seleção russa está se adaptando rapidamente às condições climáticas, despretensiosa e também muito produtiva.
História de criação
A cultura da abóbora Smile é uma variedade relativamente nova que apareceu graças a um grupo de cientistas do Centro Federal de Pesquisa de Vegetais em 1996. A autoria pertence aos conhecidos criadores Kushnereva V.P., Zharova V.P. e Khimich G.A. Você pode cultivar abóbora em quase qualquer zona climática.
Descrição da variedade
A abóbora Smile é uma planta compacta do tipo arbusto que forma cerca de 6 brotos encurtados. Ela não cresce muito, o que permite que as hortaliças da vizinhança cresçam de maneira confortável. A planta é caracterizada por cílios curtos (o comprimento máximo do cílio central chega a 100 cm), grandes folhas em forma de rim dotadas de uma cobertura uniforme verde claro com um pronunciado mosaico amarelo, além de um frágil sistema radicular.
Durante o período de floração, grandes flores de uma rica cor amarela ou laranja aparecem nos arbustos de abóbora, emitindo um aroma incrivelmente agradável. Em um arbusto saudável, cerca de 7 frutas amadurecem, mas em algumas plantas podem estar presentes até 10 espécimes de abóbora. A formação do fruto ocorre perto do caule.
Características do aparecimento de plantas e frutos
A abóbora pertence à classe dos frutos grandes. Os espécimes crescem pesando 700-1000 gramas. A abóbora tem uma forma esférica, às vezes há exemplares com um achatamento perceptível. A superfície da fruta é lisa, com listras claras pronunciadas. A casca de média densidade é caracterizada pela firmeza e pela cor laranja brilhante. O ninho de sementes da variedade é pequeno e as sementes ovais brancas estão contidas em pequenas quantidades.
Graças à sua casca forte, a safra colhida pode ser facilmente transportada por longas distâncias e também demonstra qualidade de manutenção a longo prazo - até 6-7 meses. É característico que durante o armazenamento a palatabilidade da abóbora apenas melhore.
Objetivo e gosto
Além do apelo comercial, a abóbora é dotada de muito sabor. A polpa de laranja brilhante tem textura carnuda, crocante, densa e ligeiramente suculenta. A fruta tem sabor equilibrado: doce, com agradáveis notas frutadas e aroma de verão. Muitos produtores notam o sabor do melão nesta variedade de abóbora.
A safra colhida pode ser amplamente utilizada na culinária: a abóbora é adequada para cozinhar cereais, ensopados de vegetais, sopas. Além disso, a abóbora pode ser assada, preparada para recheio de tortas, e também faz parte da dieta e do cardápio infantil devido ao seu baixo teor calórico. A única coisa para a qual esta variedade de abóbora não é adequada é para fazer sumo.
Termos de amadurecimento
O sorriso é uma variedade de maturação precoce. Desde o surgimento de brotos em massa até a colheita de vegetais na horta, passam menos de 3 meses - 85 dias. A abóbora é retirada junto com os talos à medida que amadurece, com muito cuidado para não prejudicar a integridade.Não é recomendável manter os frutos na crista até a maturação máxima, pois isso pode inibir o crescimento dos seguintes exemplares. A colheita começa em agosto e prossegue gradualmente à medida que os frutos da abóbora amadurecem.
Produção
A variedade se destaca entre seus congêneres pela alta produtividade. Os indicadores de rendimento não dependem das condições meteorológicas. Em média, 3-5 kg de deliciosos espécimes podem ser coletados em 1 m2 de plantio. Em escala industrial, os rendimentos também são altos - 280-295 c / ha de plantio.
Crescendo e cuidando
A abóbora é cultivada de duas formas: semente (nas regiões sul e mais quentes) e muda (nas regiões de clima frio). No plantio de uma hortaliça com sementes, algumas recomendações devem ser seguidas: selecionam-se sementes com peso total e sem danos, processadas com estimulador de crescimento. O plantio é realizado no final de maio ou início de junho, quando o solo é aquecido até + 11-12 graus até uma profundidade de 8-10 cm. Normalmente, duas sementes são colocadas em cada cova.
A semeadura das mudas é realizada em abril. Melhor plantar em vasos de turfa, dos quais é fácil extrair plantas com raízes frágeis. Após 3 semanas, os arbustos maduros, que têm entrenós encurtados e têm 3-4 folhas verdadeiras, são transferidos para o terreno aberto. Isso é realizado no final de maio - início de junho, quando o regime de temperatura se estabilizou. O plantio é realizado a 5 cm de profundidade, sendo o esquema de plantio recomendado 60x60 cm, ao final do procedimento os canteiros com plantio são regados abundantemente com água morna. Se houver risco de geadas noturnas recorrentes, cubra os brotos ou arbustos das mudas com qualquer material adequado, uma garrafa de plástico.
A técnica de cultivo de abóbora é padrão. A plantação de vegetais precisa de irrigação regular (cada arbusto requer 2-3 litros de água), que param 3 semanas antes da colheita, alimentação única com fertilizantes orgânicos, a formação de um arbusto (beliscando o chicote principal), desbaste, se duas plantas crescem o buraco, arrancando ervas daninhas e soltando o solo, evitando o ataque de vírus e insetos.
Além disso, muitos agricultores recomendam cobertura morta usando palha, serragem ou feno, o que impede o rápido crescimento de ervas daninhas e também retém a umidade. Alguns produtores aconselham o desbaste da folhagem, o que abrirá o acesso da luz a todas as partes do arbusto. Como regra, 4-6 folhas são mantidas em um arbusto de abóbora.
Requisitos de solo e condições climáticas
O Pumpkin Smile é resistente ao frio, por isso tolera facilmente geadas noturnas e variações bruscas de temperatura. Além disso, a cultura é resistente à seca e ao calor de curta duração. Apesar disso, o plantio deve ser planejado na parte sul do local, onde há sol abundante, calor, luz e também uma barreira confiável contra rajadas de vento e correntes de ar.
Adequados para o plantio são solos leves, nutritivos e respiráveis com acidez neutra. O ideal para a abóbora são os solos franco-argilosos, férteis e argilosos, saturados de matéria orgânica.
Resistência a doenças e pragas
A variedade é caracterizada por forte imunidade, portanto, é resistente a muitas infecções fúngicas (oídio, bacteriose, peronosporose, antracnose) e pragas (vermes, pulgões, ácaros). A violação de práticas agrícolas ou umidade excessiva, em que pode desenvolver podridão, podem contribuir para o aparecimento de doenças. Para que os frutos não apodreçam ao entrar em contato com o solo, é necessário colocar pequenas tábuas sob eles.