- Autores: Tsibulevsky N.I., Shevchenko L.A., Kulish E.M.
- Ano de aprovação: 1998
- Comprimento do chicote, m: 3-4
- Forma de folha: pentagonal
- Cor da folha: verde escuro, com mancha branca
- A forma: cilíndrico com um ligeiro espessamento na extremidade da flor (interceptação alongada em forma de pêra)
- Peso, kg: 2,3-4,6
- Coloração: fundo laranja-marrom, padrão em forma de grade e manchas de cor laranja-marrom
- Latido: fino, coriáceo, cremoso no corte
- Cor da polpa: Laranja vermelha
A abóbora é rica em minerais, vitaminas e antioxidantes, e também é isenta de gordura e colesterol. É por isso que é tão frequentemente escolhido para alimentos dietéticos e para quem sofre de alergias. A abóbora Prikubanskaya é uma variedade bastante antiga e conhecida que não perdeu sua relevância até hoje. A espécie tem seu próprio número de vantagens, para as quais é escolhida.
História de criação
Prikubanskaya pertence à espécie Muscat. O México é considerado a pátria dessas abóboras, por isso muitas dessas variedades não criam raízes na Rússia. Mas Prikubanskaya, criado em 1998, foi aprovado para cultivo em muitas regiões. Os criadores foram Tsibulevsky N.I., Shevchenko L.A. e Kulish E.M.
Descrição da variedade
As principais vantagens da abóbora Prikubanskaya são consideradas as qualidades úteis contidas na polpa. A casca é fácil e nitidamente separada da fruta. O interior é macio e muito suculento.
Os residentes de verão gostam muito do fato de a abóbora ser despretensiosa tanto no cuidado quanto na escolha do solo.
Devido à sua casca boa e elástica, além de manter a qualidade, a variedade pode ser transportada por longas distâncias sem perder seu aspecto e qualidade.
Entre as desvantagens, nota-se que a cultura apresenta fraca imunidade a extremos de temperatura ou mesmo geadas leves. Portanto, na primavera, na época das possíveis geadas, tudo é coberto com agrofibras ou outros recipientes de proteção.
Características do aparecimento de plantas e frutos
O arbusto é de crescimento médio, o comprimento dos brotos principais é de 3-4 m, e os laterais são de 2-3 m. As folhas são pequenas e de tamanho médio. A sua forma é pentagonal, com uma cor verde escura e uma ligeira mancha branca.
Os frutos são de forma cilíndrica oblonga, apresentando um ligeiro espessamento no fundo. O peso do vegetal é 2,3-4,6 kg. A pele é de cor laranja-acastanhada, com uma malha de manchas laranja-acastanhadas no fundo. A pele é lisa e fina. A segmentação é fraca.
A polpa é macia, firme, suculenta e macia. A espessura do corte na parte alargada é de 3-4 cm, de cor vermelho-laranja.
O ninho é pequeno. Existem 5 planetas dentro. Estão localizados planos, fechados e muito apertados. As sementes são de tamanho médio e alongadas de forma oval. São de cor cinza claro com nervuras creme. Seu número é igual a 0,8%.
A qualidade da conservação dos frutos é boa, em média 90 dias.
Objetivo e gosto
A cultura é universal. Pode ser utilizado no preparo de diversos pratos (desde purê a caldeirada de legumes), bem como na culinária.
O sabor da abóbora é rico e brilhante. A matéria seca da polpa é de 11,5%, a quantidade de açúcar é de 6,3%. Existem 12,2 mg de caroteno por 100 g de matéria-prima. O conteúdo calórico por 100 g é de 45 kcal.
Termos de amadurecimento
A variedade está no meio da temporada. Todo o período de maturação leva 91-136 dias. A colheita ocorre em julho-setembro.
Produção
A abóbora tem bons indicadores de produção: 104-189 centners por hectare são removidos em média.
Crescendo e cuidando
O método de mudas é adequado para a maioria das regiões com climas frios e chuvas instáveis na primavera. Portanto, a preparação da semente deve incluir o seguinte.
Processamento e germinação de sementes. Mergulhe o material em água quente (40 ° C) por cerca de 3-4 horas.Em seguida, devem ser removidos e envoltos em gaze ou pano úmido. Coloque em um recipiente, cubra com uma tampa solta e espere as sementes germinarem. Geralmente, leva de 3 a 5 dias. De vez em quando, o tecido deve ser derramado com água.
Nessa época, são colhidos potes de turfa, já que a abóbora não gosta de transplantes. É necessário preencher um pouco de terreno cultivado.
O solo deve ser derramado antes da semeadura. 2 sementes são plantadas em um recipiente.
Após a germinação, o mais forte é selecionado a partir de 2 brotos.
O transplante para campo aberto é realizado na presença de 2-4 folhas fortes. O procedimento é realizado no final de maio, quando o solo aquece até + 16 ... 18 ° С.
O canteiro deve ser cavado com antecedência e deve-se adicionar turfa, areia, húmus e fertilizantes minerais.
Na primavera tudo é desenterrado novamente, enquanto se fazem buracos com 10 cm de profundidade, segundo o esquema 60x60 cm.
O cuidado posterior da cultura não deve ser difícil.
A rega deve ser feita apenas com água morna sedimentada, cuja temperatura não deve ser inferior a + 20 ° C. Uma planta deve ter de 5 a 7 litros. Durante o período vegetativo, a quantidade pode aumentar para 10 litros. A umidade é aplicada estritamente na raiz. O procedimento é realizado antes dos ovários 1 vez em 7 dias, após - 1 vez em 14 dias. Após a rega, o solo é solto e as ervas daninhas são removidas.
Você pode alimentá-lo com nitrofos, uma solução de verbasco e cinza de madeira.
É necessário formar um arbusto regularmente, não deve ser permitido o engrossamento dos brotos e pedúnculos. Assim que a cultura for formada de 2 a 4 frutos, os botões restantes são pinçados.
Os arbustos de abóbora são inspecionados semanalmente em busca de doenças ou pragas. Para prevenção, você pode borrifar tudo com água e sabão ou cinza de tabaco.