- Autores: Nastenko N.V., Kachainik V.G., Gulkin M.N.
- Ano de aprovação: 2013
- Comprimento do chicote, m: até 3
- Cor da folha: verde escuro
- A forma: redondo plano
- Peso, kg: 4-6, até 15
- Coloração: rosa escuro, sem padrão
- Cor da polpa: laranja
- Polpa (consistência): suculento e crocante
- Gosto: doce
A sobremesa de mel de abóbora é uma variedade de frutos grandes de alto rendimento que pertence ao grupo das abóboras de mel. Devido à sua despretensão e alto rendimento, a cultura é adequada para o cultivo em várias latitudes climáticas e é amplamente utilizada tanto por fazendeiros privados quanto por grandes propriedades agrícolas. Os frutos maduros exalam um agradável aroma a mel e têm sabor a noz-moscada, o que os torna indispensáveis na culinária. Acompanhamentos deliciosos e nutritivos, guisados, sopas, sucos e purês podem ser encontrados não só na comida caseira, mas também em grandes restaurantes e cantinas.
Descrição da variedade
Sobremesa de mel de abóbora - resultado de um trabalho minucioso de seleção de engenheiros e horticultores da empresa agrícola nacional "AELITA", em particular, Nastenko N.V., Kachainik V.G. e Gulkina M.N. Em 2013, a cultura foi oficialmente registrada e entrou no mercado de atacado e varejo . Uma variedade de abóbora para sobremesa de frutos grandes pertence à categoria das culturas de mel, devido ao fato de que a parte carnuda da planta tem um sabor rico, mas ao mesmo tempo agradável de mel. As propriedades melhoradas da variedade e a facilidade de cultivo permitem que seja cultivada em várias latitudes climáticas, inclusive em condições de cultivo de risco. A planta pode ser vista tanto em lotes de residências particulares quanto em plantações de grandes fazendas. O sabor do mel do vegetal com sutis notas de noz-moscada torna a cultura versátil em termos culinários. Donas de casa de todo o mundo o utilizam tanto para fazer sobremesas doces, cereais, acompanhamentos e guisados, quanto como principal ingrediente no processo de fabricação de purê de batata, sucos e geleias.
Vantagens:
propósito universal;
sabor de mel com notas de noz-moscada;
alto rendimento;
a formação de grandes frutos;
período de colheita precoce;
ausência de danos mecânicos significativos durante o transporte;
rica em vitaminas e composição mineral;
longo período de armazenamento sem perda de sabor e qualidades vitamínicas;
alto nível de resistência às doenças mais comuns;
resistência às flutuações de temperatura.
Desvantagens:
chicotes longos;
exatidão com o valor nutricional do solo;
a presença de uma grande área para cultivo.
Características do aparecimento de plantas e frutos
A sobremesa de mel de abóbora é uma variedade precoce de frutos grandes para uso universal. Os longos cílios de uma planta adulta podem atingir 3-4 metros. As ricas placas de folhas verdes são grandes e ligeiramente dissecadas. Os caules e as lâminas das folhas têm uma estrutura áspera e áspera. As raízes ramificadas penetram profundamente no solo e fornecem à cultura todos os nutrientes necessários, mesmo em condições climáticas desfavoráveis. Durante o período de floração, inflorescências volumosas de um tom amarelo rico são formadas na planta.
Em uma planta adulta e sã, podem se formar de 2 a 5 grandes frutos achatados. Toda a superfície de um vegetal maduro é dividida em fragmentos iguais e possui um entalhe próximo ao caule. O peso da abóbora varia de 5 a 15 kg e depende da região de cultivo e das características do atendimento agrícola.A fina capa de couro tem uma pequena estrutura protuberante e um tom monocromático, que pode ser vermelho-laranja ou rosa escuro. Suculento e muito maciço, a parte interna carnuda é de cor laranja e tem uma textura estaladiça. Os pequenos ninhos de sementes consistem em planetas de tamanho médio cheios de sementes elípticas de cor branca média. Uma atenção especial deve ser dada à composição química do vegetal, que contém até 36% de caroteno, além de uma grande quantidade de vitaminas e minerais essenciais.
Objetivo e gosto
Excelentes indicadores de sabor, assim como o sabor a mel com notas de noz-moscada tornam o vegetal indispensável na preparação de um grande número de obras-primas culinárias. A abóbora pode ser usada para fazer sobremesas doces, leite e cereais sem laticínios, acompanhamentos, sopas, caçarolas e frutas cristalizadas, bem como sucos e purês nutritivos e vitamínicos que podem ser usados em cardápios dietéticos e na dieta de crianças pequenas. Apesar do longo período de armazenamento, a variedade pode ser congelada, seca e enlatada. Devido à presença de uma grande quantidade de vitaminas e microelementos úteis, a abóbora é um vegetal indispensável na estação dos resfriados e das epidemias de inverno. Uma característica distintiva da variedade é a capacidade de comer não só a polpa, mas também inflorescências grandes e frescas, que podem ser fritas em empanados e recheadas dependendo das preferências de sabor.
Termos de amadurecimento
A variedade Sobremesa de Mel pertence a culturas com um período de maturação precoce, em que a colheita pode ser efectuada 95-100 dias após o aparecimento dos primeiros rebentos, que cai no final de Agosto - início de Setembro.
Produção
A variedade de frutos grandes e despretensiosos pertence a lavouras de alto rendimento, capazes de formar uma média de 2,3 a 8,7 kg de frutas suculentas e aromáticas em uma parcela de 1 m2. A quantidade de colheita depende diretamente das condições climáticas da região de cultivo, dos fatores sazonais do clima, bem como da exata observância de todas as regras agrotécnicas de cultivo.
Crescendo e cuidando
Para obter frutos grandes e suculentos, a cultura deve ser plantada em áreas bem iluminadas e protegidas de correntes de ar. A abóbora prefere solos arenosos e argilosos. A semeadura para as mudas deve ser realizada na segunda década de abril e a semeadura no solo no final de maio. No mesmo período, mudas também podem ser transplantadas. O esquema de plantio clássico é de 100 cm por 100 cm. A profundidade de semeadura não é superior a 5 cm.
As plantas plantadas devem ser regadas, capinadas, fertilizadas e ervas daninhas regularmente. Não devemos esquecer o tratamento preventivo de doenças e pragas.