- Autores: Graham Dyche
- Sinônimos de nomes: Matilda
- Ano de aprovação: 2009
- Tipo de crescimento: Forte
- A forma: clavate (interceptação)
- Peso, kg: 3,5-4,5
- Coloração: amarelo
- Cor da polpa: laranja
- Polpa (consistência): amiláceo, denso, suculento médio
- Gosto: doce
Abóboras Butternut têm formas e cores muito interessantes. A variedade holandesa Matilda apareceu na Rússia há mais de 10 anos, mas já conquistou posições firmes nos lotes.
História de criação
A abóbora Matilda é um híbrido produzido na Holanda. O autor criador é Graham Dyche. Em 2009, a cultura foi permitida para uso em massa no território da Rússia.
Descrição da variedade
A abóbora, como todos os melões e cabaças conhecidas, tem uma série de vantagens e desvantagens.
Entre os aspectos positivos estão o excelente sabor, assim como o aroma não só da polpa, mas da abóbora como um todo. A variedade tolera perfeitamente a seca de curta duração, embora não seja uma amante do solo árido. Adapta-se facilmente às diferentes condições climáticas e continua a frutificar mesmo com geadas leves.
A cultura apresenta bons tempos de maturação, além de forte sistema imunológico contra doenças fúngicas.
A desvantagem é que a variedade é híbrida e praticamente não há sementes na polpa. Isso significa que será impossível criar uma abóbora sozinho.
Características do aparecimento de plantas e frutos
O arbusto é formado por longos cílios. Seu comprimento varia de 4 a 6 m, um forte tipo de crescimento é notado. Um grande número de botões femininos amadurecem nos cílios. Alguns deles caem no primeiro dia após a floração. O resto cresce, se desenvolve e forma frutos futuros.
Os frutos são de tamanho médio, de formato diferente: em forma de clavícula ou pêra e cilíndricos. A massa de um vegetal é 3,5-4,5 kg.
A crosta é pouco segmentada, de cor amarela ou amarelo claro. Raramente é uma cor branca com revestimento ceroso. A pele é lisa, não grossa. Essa característica possibilita o transporte da safra por longas distâncias, deixando uma boa aparência.
A fruta é firme, mas pode ser facilmente cortada com uma faca. A polpa é elástica, amilácea e densa. Sua suculência é média. Uma pequena câmara de sementes é formada dentro da polpa, localizada na parte inferior. Há uma grande quantidade de fibra na câmara e, dentro dela, uma pequena quantidade de sementes.
Os frutos são armazenados por até 120 dias após a colheita.
Objetivo e gosto
A abóbora Matilda tem um sabor doce e ligeiramente açucarado. A finalidade do vegetal é universal, por isso pode ser utilizada no preparo de diversos pratos. Isso pode ser purê de batata, sopas ou caçarolas. A abóbora também é usada na culinária para fazer doces ou bolos.
Termos de amadurecimento
A cultura está no meio da temporada. A estação de cultivo é de 110-130 dias. A colheita ocorre de julho a setembro. As abóboras não amadurecem bem, por isso são removidas em várias passagens.
Produção
Os residentes de verão observam que, com os devidos cuidados, de 7 a 9 frutas podem ser retiradas de um arbusto. Se você reduzir o número de ovários, as abóboras ficarão maiores e mais pesadas. Em escala industrial, há um alto rendimento, que varia de 696 a 940 centners por hectare.
Crescendo e cuidando
Você pode cultivar uma abóbora de duas maneiras: muda ou semente.
O método de mudas é adequado para regiões de climas frios.Para a germinação de uma cultura, é necessário preparar caixas de mudas não muito profundas. Devem ser preenchidos com solo previamente processado. A semeadura começa em abril.
As sementes são melhor tratadas com uma solução fraca de manganês e secas em um guardanapo.
Furos rasos são feitos nas caixas e uma semente é colocada lá. Tudo é coberto com terra e removido para um lugar quente.
As mudas devem ser transplantadas para campo aberto com a idade de um mês, desde que a temperatura do solo seja de pelo menos + 18 ° C.
Semear em terreno aberto. Previamente, o local é bem escavado e umedecido com água, então os furos são feitos de acordo com o esquema 100x60 cm. A profundidade do furo não deve ultrapassar 6 cm.
A semeadura das sementes é realizada em maio-junho.
Muitos residentes de verão argumentam que não será possível fazer uma boa colheita sem os devidos cuidados. O cuidado deve incluir regar, soltar e fertilizar. Deve haver bastante iluminação.
É necessário plantar mudas de acordo com o esquema, evitando grandes espessamentos.
A primeira rega é realizada imediatamente após o plantio das sementes ou mudas. A próxima irrigação é realizada após 12-14 dias. Isso ajudará o sistema radicular a se enraizar rapidamente em um novo lugar e a brotar novos brotos. Além disso, a rega é realizada apenas uma vez por semana em um clima normal, não árido.
Em média, 1 m2 deve ter de 4 a 6 litros. Durante o período de floração, a quantidade de água aumenta para 10 litros.
Não regue as flores ou folhas, isso pode levar a doenças fúngicas.
Abóbora Matilda é alimentada 2 vezes por temporada. Entre os fertilizantes, é melhor usar cinzas, verbasco, excrementos de pássaros ou complexos minerais que incluem potássio, fósforo, flúor. O aumento ou intensidade da fertilização deve ser devido à falta de minerais no próprio solo. Caso contrário, haverá uma forte supersaturação, que levará ao crescimento ativo da folhagem, mas não dos ovários.
A variedade Matilda é famosa por sua imunidade, mas com cuidados inadequados e espessamento de mudas ou ervas, podem surgir pragas ou doenças. É necessário processar todas as ferramentas que irão interagir com o solo.
Para evitar o aparecimento de pragas, a grama é retirada não só nos canteiros, mas também no sulco. Os brotos extras e a folhagem são removidos. Para prevenção, a planta é borrifada com água e sabão por meio de um borrifador. Se forem encontradas pragas, vale a pena pulverizar com preparações que contenham cobre ou fungicidas.
E também o cuidado com a colheita inclui sua correta coleta. Nas regiões do sul, os primeiros vegetais aparecerão após 3 meses e, após a colheita, novos ovários começarão a se formar no arbusto. Em regiões mais frias, é melhor colher toda a safra antes da geada.
Todas as frutas são colhidas durante o período de maturação técnica. Estas abóboras contêm muito amido e tornam-se inutilizáveis. Portanto, eles são removidos para um local escuro e seco até que estejam totalmente maduros. A temperatura na qual os vegetais são armazenados não deve ser superior a + 3 ° C.