- Ano de aprovação: 1995
- Tipo de crescimento: compacto
- Forma de folha: pentagonal
- Cor da folha: verde, sem manchas
- A forma: esférico, oval curto e oval
- Peso, kg: 4,7
- Coloração: cor de fundo laranja, sem padrão
- Latido: fino, coriáceo
- Cor da polpa: amarelo
- Espessura da polpa, cm: até 6
Graças ao trabalho dos criadores, você pode cultivar uma abóbora saborosa e saudável mesmo em um pequeno canteiro de jardim. O principal é escolher uma variedade com vegetação compacta, por exemplo, um tipo arbusto. Isso inclui a abóbora de bush de laranja de amadurecimento precoce da seleção russa.
História de criação
A abóbora laranja é uma variedade popular, que foi criada por cientistas da estação experimental Kuban em 1989. Depois de passar por vários testes de variedades, em 1995 a cultura de vegetais entrou no Registro Estadual de Conquistas de Reprodução da Federação Russa. Recomenda-se o cultivo de um vegetal nas regiões Central, Oeste da Sibéria, Volgo-Vyatka e Noroeste.
Descrição da variedade
Esta variedade é uma planta compacta do tipo arbusto. A cultura vegetal é caracterizada por chicotes encurtados, espessamento médio com folhas pentagonais verde-claras com dissecções perceptíveis, sistema radicular frágil, bem como hastes desenvolvidas com pubescência pronunciada. Durante o período de floração, o arbusto é coberto por grandes flores amarelas brilhantes. Em média, 2-3 espécimes nivelados são formados e amadurecidos em cada arbusto.
Características do aparecimento de plantas e frutos
A laranja arbustiva é uma representante das variedades de tamanho médio. Os vegetais amadurecem limpos e nivelados. O peso médio de uma abóbora é de 4,7-5 kg, às vezes os vegetais crescem, chegando a 7 kg. O formato do vegetal é esférico ou oval, com superfície lisa e leve brilho. O relevo de superfície expresso do vegetal não é observado. A casca da abóbora é muito fina e frágil. A cor da casca é laranja escuro, sem padrões. O ninho da semente do vegetal é pequeno. Não há muitas sementes na polpa da abóbora - elas são médias e planas.
Legumes cortados, apesar da fragilidade da casca, toleram facilmente o transporte, e também são dotados da capacidade de serem armazenados por muito tempo sem perda de sabor e comercialização.
Objetivo e gosto
A abóbora é famosa pelo seu bom gosto. A polpa da abóbora tem uma estrutura carnuda, tenra, moderadamente densa e suculenta. A fruta tem um sabor harmonioso - doçura pronunciada combina com um aroma brilhante e um final de boca leve de mel. A espessura da polpa é de 5 a 6 cm. A polpa do vegetal é saturada com vitaminas e microelementos úteis.
Além disso, a abóbora pertence a variedades de baixa caloria, portanto, faz parte do cardápio alimentar e infantil. Na culinária, o vegetal também é muito utilizado - prepara sopas, sobremesas, saladas, caçarolas, conservas e serve como recheio de tortas. Especialistas culinários experientes usam esta variedade de abóbora durante a preparação de marinadas, molhos e conservas.
Termos de amadurecimento
A variedade tem maturação precoce. Desde o aparecimento dos primeiros brotos até os espécimes maduros na crista, leva de 92 a 104 dias. O caule seco e a cobertura uniforme da casca da abóbora indicam a maturação absoluta dos vegetais. Você pode cortar as frutas de julho a setembro.
Produção
A abóbora laranja é uma variedade altamente produtiva. É característico que desastres climáticos não afetem o rendimento das hortaliças. Em média, 12-15 kg de frutas suculentas podem ser obtidos em 1 m2 de plantio, e no cultivo de uma hortaliça em escala industrial, a partir de 1 hectare de plantio, colhe-se de 19 a 54 toneladas de abóbora.
Crescendo e cuidando
A variedade pode ser cultivada tanto pelo método de sementes quanto pelo método de mudas. A semeadura direta de sementes é permitida apenas nas regiões do sul. As sementes são pré-selecionadas e desinfetadas. As sementes são imersas no solo a uma profundidade de 5-6 cm. A semeadura é realizada no esquema 60x60 cm. Os trabalhos devem ser realizados no final de maio - início de junho, quando o regime de temperatura já se estabilizou. Para acelerar o surgimento de brotos, você pode cobrir as plantações com papel alumínio.
A semeadura para mudas é realizada em março, e arbustos maduros com 3 a 5 folhas são transplantados para o solo no final de maio, no início de junho.
A tecnologia agrícola da cultura é simples, basta regar os arbustos todas as semanas com água sedimentada, soltar o solo (3 vezes ao mês), capinar os corredores, aplicar fertilizantes duas vezes na safra, alternando matéria orgânica e complexos minerais, e prevenir infecções fúngicas. Além disso, se os vegetais forem muito grandes para amadurecer, será necessário um suporte.
Legumes, verduras e repolho são bons precursores da abóbora.
Requisitos de solo e condições climáticas
Cultivo de vegetais Laranja arbustiva é uma variedade resistente ao estresse, portanto, é capaz de suportar temperaturas extremas, ondas de frio e secas curtas. Apesar disso, é recomendável cultivar a verdura em áreas ensolaradas, onde há sol, luz e calor abundantes. Os horticultores experientes preferem plantar abóbora em locais baixos com uma barreira contra correntes de ar. É mais confortável para as abóboras crescerem em substratos franco-argilosos férteis e leves. É importante que o solo não seja ácido e pesado.
Resistência a doenças e pragas
A imunidade da variedade é média, por isso você deve seguir rigorosamente as regras de rotação de culturas, tecnologia agrícola, e também não se esquecer da prevenção de vírus. As doenças perigosas para um vegetal são: bacteriose, oídio e podridão branca. Os desembarques são atacados por lesmas e ácaros-aranha.