- Ano de aprovação: 1972
- A forma: esférico, achatado
- Peso, kg: 3-4
- Coloração: cinza sem padrão
- Latido: afinar
- Cor da polpa: amarelo brilhante ou amarelo avermelhado
- Espessura da polpa, cm: 3-5
- Polpa (consistência): denso, suculento, macio, lascando
- Gosto: doce
- Qualidades de sabor: excelente
A abóbora é um vegetal saudável que pode ser usado no preparo de diversos pratos, desde sopas até tortas doces. É fácil cultivar, mesmo para um iniciante, se você escolher a variedade certa que se adapta às características climáticas da zona de cultivo. Para a região do Médio Volga, a variedade de abóbora Gribovskaya inverno é adequada.
História de criação
A abóbora de inverno Gribovskaya é uma variedade com uma longa história, criada por cientistas com base no Centro Federal de Pesquisa de Cultivo Vegetal em 1964. Depois de numerosos testes de variedades, a cultura de vegetais em 1972 passou a fazer parte do Registro Estadual de Conquistas de Reprodução da Federação Russa. A hortaliça é maximamente produtiva, crescendo na região do Médio Volga. Além disso, os agricultores da Ucrânia e da Moldávia gostam de cultivar abóbora.
Descrição da variedade
A comprovada variedade de abóbora é uma planta robusta que rasteja suavemente ao longo do solo. É caracterizada por espessamento moderado de folhas verde-escuras de grandes lóbulos, consistindo em cinco pétalas, cílios longos, crescendo mais de 2 metros, sobre as quais existem numerosas antenas, caules fortes e um sistema radicular frágil. Durante o período de floração, grandes flores amarelo-laranja unissexuais são formadas nos arbustos, localizados isoladamente. Em uma planta sã, de 4 a 6 frutos são formados.
Características do aparecimento de plantas e frutos
A abóbora Gribovskaya inverno é um vegetal com uma apresentação atraente, que pertence à categoria de espécies de frutificação média. Os vegetais pesando 3-4 kg são amadurecidos, às vezes espécimes maiores são encontrados - cerca de 7 kg. A forma da abóbora é esférica, com lados achatados. A casca dos vegetais é fina, mas forte, uniformemente colorida em verde acinzentado, sem padrão perceptível. A superfície é lisa, mas às vezes há espécimes com costelas perceptíveis. O conteúdo de sementes planas na polpa da abóbora é pequeno.
Os vegetais cortados são fáceis de transportar e também têm boa qualidade de conservação. É característico que quanto mais tempo a abóbora fica armazenada, mais saborosa e aromática ela se torna.
Objetivo e gosto
A variedade é famosa pelo excelente sabor. A polpa amarelo brilhante ou amarelo-avermelhada tem consistência carnuda, tenra, densa, lascada e muito suculenta. A espessura da polpa é de 3 a 5 cm e o sabor é equilibrado - doçura pronunciada, leve teor de açúcar, complementado por um aroma brilhante de abóbora. A polpa contém cerca de 10% de açúcares, caroteno, muitas vitaminas e minerais úteis.
A safra colhida é amplamente utilizada na culinária - a abóbora é adicionada ao primeiro e ao segundo pratos, sucos, conservas são feitos e o recheio para assar é preparado a partir deles. Além disso, a variedade é adequada para alimentação infantil e dietética.
Termos de amadurecimento
O inverno Gribovskaya é uma variedade de maturação tardia. A estação de crescimento dura 130-145 dias. Os vegetais amadurecem gradativamente, por isso recomenda-se cortar os exemplares amadurecidos em tempo hábil, permitindo o amadurecimento do restante dos frutos. O caule seco e a cor uniforme da casca atestam a plena maturação dos vegetais. Colhida geralmente em agosto-setembro.
Produção
A variedade é muito produtiva se você fornecer à cultura técnicas agrícolas básicas.Em média, uma planta por temporada produz 10-12 kg de vegetais suculentos. Cultivando uma safra para fins comerciais, a partir de 1 hectare de plantações, pode-se obter uma média de cerca de 60 toneladas de frutas suculentas e úteis.
Crescendo e cuidando
Você pode cultivar abóbora por semente ou método de mudas. A semeadura das mudas é realizada em abril. Para isso, prepara-se turfa ou copos descartáveis, substrato nutritivo e semente de alta qualidade. As sementes são aprofundadas em 3-6 cm. A germinação das sementes não germinadas ocorre no 5-7º dia. O cultivo de arbustos leva de 25 a 30 dias. Para o transplante, arbustos maduros com 3-5 folhas são adequados. As mudas são plantadas em local permanente do final de maio ao início de junho. O pouso pode ser feito de várias maneiras - linha larga (esquema 150x100 cm) ou aninhada em quadrado (100x100 cm).
No cultivo de uma hortaliça por semeadura direta em campo aberto, é necessário selecionar as sementes e preparar as covas. As sementes são enterradas no solo a 5-6 cm. A sementeira é efectuada de acordo com o esquema 60x60 cm. As sementes são semeadas durante o período em que o solo e o ar estão bem aquecidos. Via de regra, estamos no final de maio - início de junho.
A agrotecnologia cultural consiste em uma série de procedimentos - regar com água morna todas as semanas (3-5 litros de água por planta), afrouxar e capinar o solo, formando um arbusto (beliscando o chicote central em um comprimento de 120-150 cm), aplicação de fertilizantes duas vezes por temporada (após a emergência das mudas e durante a floração), prevenção de infecções fúngicas.
Requisitos de solo e condições climáticas
A abóbora é resistente às condições climáticas adversas. Para o plantio, são selecionados canteiros na parte sul do jardim, onde há muito sol e luz, e também protegidos de correntes de ar. É confortável cultivar um vegetal em solos leves, fofos e férteis, com boa umidade e permeabilidade ao ar com acidez neutra.
Resistência a doenças e pragas
A cultura tem imunidade média - a abóbora é tolerante ao apodrecimento dos frutos e à bacteriose, além de resistente ao oídio e à antracnose. Às vezes, as plantações são atacadas por ácaros, lesmas e pulgões.