- Autores: Lukyanenko A.N., Dubinin S.V., Dubinina I.N.
- Ano de aprovação: 2009
- Comprimento do chicote, m: até 1
- Cor da folha: verde escuro
- A forma: redondo plano
- Peso, kg: 1,0-1,5
- Coloração: laranja, às vezes com listras longitudinais claras
- Cor da polpa: laranja brilhante
- Polpa (consistência): amiláceo, densidade média e suculento
- Gosto: doce
A abóbora Amazon é uma das variedades populares apreciadas pelos jardineiros por seu alto rendimento e forte imunidade. A cultura é um ingrediente indispensável para a preparação de pratos diversos.
Descrição da variedade
Amazon é uma das variedades mais compactas que não ocupa muito espaço no site. Características da cultura:
arbustos - verde clássico;
formação de frutos - na base;
resistência à geada - excelente.
Os jardineiros também notam a função decorativa da variedade, com a qual é possível decorar o espaço envolvente.
Características do aparecimento de plantas e frutos
A abóbora amazônica não é apenas uma planta útil, mas também uma planta atraente. Características da variedade popular:
tipo - repartido;
forma - redonda achatada;
peso - até 1,0-1,5 kg;
a casca é lisa, de cor laranja.
A polpa do vegetal também tem uma cor laranja brilhante, é famosa por seu alto teor de amido, e possui densidade e suculência médias. A abóbora tolera transporte de longa distância, o que também é uma vantagem indiscutível.
Objetivo e gosto
Pumpkin Amazon possui um sabor doce e excelente qualidade de conservação. As frutas são utilizadas para consumo in natura, bem como para o preparo de diversos pratos: de saladas a sopas e doces.
Termos de amadurecimento
A variedade pertence ao grupo das plantas com período de maturação médio. Em média, os frutos são formados em 80-100 dias e aparecem mais perto de agosto-setembro.
Produção
O indicador de rendimento atinge em média 363-683 centners por hectare.
Crescendo e cuidando
A Amazônia é considerada uma cultura despretensiosa, então os jardineiros raramente têm dificuldade em cultivar uma variedade única. Na maioria das regiões, eles preferem plantar a abóbora em terreno aberto com sementes. Em primeiro lugar, a semente deve ser preparada.
Seleção. Primeiro você precisa verificar se as sementes estão germinando. Para isso, os jardineiros recomendam colocar as amostras em solução salina. Os inteiros permanecerão no fundo, os vazios irão flutuar para a superfície.
Desinfecção. Realiza-se embebendo as sementes numa solução de cinza de madeira. Para cozinhar, você precisa de 2 colheres de sopa de cinzas e 1 litro de água. Com a ajuda do procedimento, será possível destruir microorganismos perigosos e fortalecer a imunidade da cultura.
Endurecimento. Recomenda-se manter as sementes a uma temperatura de 1 grau por 2 dias para evitar danos futuros à planta por várias doenças ou geadas.
Ao final de todas as etapas, recomenda-se colocar as sementes em um saco de pano, previamente embebido em água morna, e posteriormente transferir o material para o parapeito de uma janela. Após dois dias, restará tratar as sementes com estimulantes de crescimento para acelerar a germinação da abóbora.
O desembarque a céu aberto é realizado principalmente nos meses de maio a junho - dependendo das condições climáticas da região. Esquema de pouso.
80 cm de recuo entre as linhas.
Entre as amostras em uma fileira são mantidos até 80 cm.
Profundidade de plantio de sementes - 3 cm, mudas - 5 cm.
Após o plantio, as sementes são cobertas com solo fértil e regadas em abundância. Em seguida, resta cuidar dos cuidados com a planta.
Rega.A abóbora deve ser regada com chuva ou água pré-fixada para evitar o risco de contaminação da cultura. Em média, os canteiros são irrigados a cada 10 dias, levando em consideração as condições climáticas. A água geralmente é aplicada ao solo pela manhã para evitar que o sol queime as folhas.
Remoção de ervas daninhas. Um procedimento obrigatório que envolve a remoção de ervas daninhas e afrouxamento dos canteiros. É realizada principalmente após cada rega. Com a ajuda da capina, será possível acelerar o fluxo de componentes úteis para as raízes da planta, bem como evitar o risco da doença da abóbora.
Top dress. Outra etapa obrigatória que requer a introdução de complexos minerais e orgânicos. Os últimos são geralmente usados urtiga, cinza, cebola e alho. Com a ajuda de fertilizantes, será possível aumentar o indicador de produtividade.
Além do tratamento de raízes, os jardineiros são aconselhados a usar foliar. O procedimento é realizado com o auxílio de um borrifador. A pulverização ajudará a proteger a planta de pragas indesejadas.
Requisitos de solo e condições climáticas
A Amazônia prefere crescer em solos arenosos ou argilosos. Recomendações adicionais para a escolha de um site:
o local deve ser bem iluminado e sem vento;
deve-se dar preferência a morros, em caso de pouso em várzea deve-se cuidar da drenagem;
antes de plantar sementes, você deve fertilizar completamente e soltar o solo.
Além disso, os jardineiros recomendam prestar atenção ao indicador de acidez. No caso de alto teor de ácido, deve-se usar fertilizantes alcalinos, que atuarão como neutralizadores.
Resistência a doenças e pragas
A Amazônia se diferencia pela durabilidade e forte imunidade, porém, com cuidados inadequados, a probabilidade de danos por bacteriose à cultura é alta. A doença leva ao apodrecimento da fruta, com a qual o rendimento é visivelmente reduzido. Para prevenir o desenvolvimento da doença, ajudará o tratamento preventivo da cultura com uma solução de sabão, para cujo preparo serão necessários 5 litros de água e 100 g de sabão pré-ralado seco.