Tudo sobre sintonizadores de TV

Contente
  1. O que é e por que eles são necessários?
  2. Visão geral da espécie
  3. Marcas populares
  4. Critérios de escolha
  5. Seleção de antena
  6. Como conectar e configurar?

Há uma grande variedade de equipamentos eletrônicos e as pessoas já estão começando a se confundir com eles. É hora de descobrir o que são sintonizadores de TV. A escolha de um receptor para sua TV é fundamental.

O que é e por que eles são necessários?

A referência a fontes populares permite estabelecer que um sintonizador de TV é um dispositivo para recepção direta de um sinal (mais precisamente, não apenas qualquer sinal, mas uma imagem). Os primeiros dispositivos desse tipo apareceram no mercado mundial na década de 1990. Mas os primeiros modelos eram de qualidade extremamente baixa. E a fraca funcionalidade dos primeiros computadores pessoais e programas instalados neles interferia na operação normal.

Neste caso, no entanto, os primeiros receptores de televisão custavam muito dinheiro. Muito tempo se passou desde então e os engenheiros resolveram muitos problemas antigos. Hoje, quase todo mundo pode assistir a programas de TV usando um dispositivo compacto. A imagem, dependendo da vontade do consumidor, é exibida tanto em tela cheia quanto em janela especial.

Na verdade, com a ajuda desses equipamentos, um computador é convertido em uma TV multifuncional e ao mesmo tempo em um videocassete.

Claro o receptor é capaz de receber pelo menos todos os mesmos sinais que o decodificador de TV da velha geração. Junto com isso, ele lida com confiança nas transmissões de rádio terrestre no segmento FM. Essa opção não deve ser subestimada - na verdade, é essa opção que atrai muitas pessoas. Mas para dar uma descrição completa do dispositivo, deve-se notar que ele também funciona "para gravação". Salvar a imagem e a transmissão de rádio é fácil.

Você nem precisa usar o botão de gravação. Muitos modelos modernos possuem agendadores de tarefas especializados. Em alguns lugares, a gravação foi implementada sem salvar blocos de anúncios. Além disso, graças a equipamentos e programas adicionais, mesmo os sintonizadores mais baratos adquirem funcionalidade estendida. Por exemplo, com a ajuda de uma câmera instalada acima da porta e um utilitário especial, será possível monitorar todas as intrusões não autorizadas na casa.

Visão geral da espécie

Claro, os esforços dos engenheiros visam melhorar ainda mais a funcionalidade do equipamento. Um efeito colateral disso foi o surgimento de uma variedade de opções para sintonizadores de computador. A diferença mais importante é entre os receptores externos e internos. O primeiro tipo implica um conector especial para conectar a um PC e uma antena. A segunda é uma placa instalada na unidade de sistema.

Os sistemas externos são divididos de acordo com o formato da porta:

  • com entrada USB;
  • com entradas dos padrões Mini, Express Card;
  • com conexão VGA.

Quanto aos dispositivos internos, eles são divididos em tipos de formato completo e perfil baixo. A última opção está em demanda para trabalhos em pequenos edifícios. A conexão geralmente é feita diretamente na placa-mãe através do barramento PCI. O sinal é recebido da antena usando o protocolo RF. Caixa de recebimento interna:

  • funciona muito rápido;
  • sabe como ajustar a janela de visualização;
  • capaz de salvar o vídeo;
  • comprime a imagem;
  • adequado apenas em um computador estacionário (desktop);
  • tira uma importante porta PCI ou PCI-E;
  • pode entrar em conflito com dispositivos que usam o mesmo protocolo;
  • às vezes trava o desempenho em um computador fraco (já que os dados são processados ​​pelo processador principal).

Um sintonizador de computador externo se parece com uma unidade flash USB.Conectar e desconectar o dispositivo é fácil. São esses dispositivos os mais procurados possível. Dispositivos semelhantes:

  • muito móvel (pode ser conectado a qualquer computador pessoal ou laptop);
  • simplificar o trabalho ao limite;
  • quase não têm efeito no desempenho geral do processador principal;
  • requer o uso de drivers especiais (caso contrário, o trabalho ficará incorreto);
  • precisa usar cabos micro USB (para interação com tablets ou smartphones).

Em alguns casos, a tecnologia Wi-Fi é usada. Sintonizadores como esses serão capazes de converter qualquer monitor em uma TV. O papel do computador é pequeno - ele é responsável apenas por alterar os modos de imagem. O formato independente do decodificador simplifica a instalação e oferece excelente qualidade de pulso de vídeo.

No entanto, a funcionalidade de tal sistema é francamente fraca e as sub-rotinas conectadas à memória permanente não são flexíveis o suficiente.

Alguns modelos externos podem usar saída VGA. Esse conector foi amplamente utilizado em monitores CRT e em algumas modificações iniciais de telas LCD. Sim, já em 2010 esse dispositivo analógico era um anacronismo. No entanto, se você tiver um monitor antigo, poderá usá-lo como uma TV moderna. Propriedades básicas dos sistemas VGA:

  • a capacidade de trabalhar com telas de cristal líquido diretamente (sem a ajuda de um computador);
  • baixo custo comparativo;
  • a necessidade de conectar um alto-falante para emitir um sinal de áudio;
  • Dificuldade em transmitir imagens para monitores mais antigos e de baixo consumo.

Os sintonizadores baseados em Mini Card / Express Card são necessários principalmente para netbooks e outros tipos de laptops. A vantagem dessa solução é que não há necessidade de usar um slot PCI. Não é necessária a abertura da caixa, uma vez que existem entradas planas especiais. É uma solução compacta e funcional que não exige custos elevados. No entanto, essa interface não é comum e pode ocorrer aquecimento significativo dentro do laptop.

Não há nenhum ponto particular em comprar sintonizadores analógicos. Ao mesmo tempo, toda a Rússia há muito mudou para a transmissão de televisão digital. A escolha mais atraente é, portanto, o uso de protocolos de transmissão DVB. A transmissão digital geralmente é conduzida nos formatos DVB-T, DVB-T2. Essa solução deve ser escolhida se não houver desejo de usar uma fonte de sinal de satélite ou cabo.

Dispositivos operando de acordo com os padrões DVB-S, DVB-S2 serão capazes de receber e processar pulsos do satélite. Esta técnica será capaz de ajudar em locais onde a transmissão está ausente ou instável. Além disso, expande significativamente a lista de canais disponíveis. O sinal do cabo pode ser usado por modelos de nível DVB-C, DVB-C2.

As redes de fibra óptica podem garantir uma grande variedade de frequências e transmitir centenas de programas de televisão.

Marcas populares

Muitos fabricantes modernos fazem excelentes novos sintonizadores. Um bom exemplo é World Vision Premium... Ele faz um ótimo trabalho com sinais terrestres digitais e a cabo. Aliás, a presença de um bloco de Wi-Fi atesta a favor do dispositivo. Você pode gravar transmissões de TV usando um conector USB dedicado - embora tenha uma localização inconveniente, mas, como resultado, a aparência do dispositivo melhora.

É importante notar que nem todas as transmissões do World Vision Premium são gravadas igualmente bem. Podem surgir problemas em transmissões que começam antes de 0:00 e terminam após a mudança de data. No entanto, um piscar banal (atualização de versão) resolve esse problema. Além disso, o modelo é relativamente barato. Apesar do baixo custo, apresenta excelentes características funcionais.

Uma alternativa agradável pode ser Beholder Behold TV H6... Este dispositivo lida com a tarefa de receber sinais digitais de forma muito eficiente. Ao gravar tais transferências, o processador não será carregado. Eles observam especialmente nas análises a excelente qualidade do software, que é conveniente de usar.Além disso, o benefício deste dispositivo está na abundância de configurações e modos de operação, plug-ins; se o BIOS estiver configurado corretamente, será possível ligar o PC pelo controle remoto, mas eles não fornecem um decodificador - e o processador ficará muito carregado ao processar um sinal analógico.

O próximo modelo da lista dos melhores é um receptor de TV interno modelos AverMedia Technologies DarkCrystal HD Capture Pro... A vantagem desse dispositivo é a facilidade de instalação. Seu funcionamento não será mais difícil. A imagem Full HD é totalmente compatível com o hardware em uma resolução de 1920x1200 pixels. O processo de gravação ocorre sem problemas, sem estresse excessivo nos componentes do computador. Os consumidores não notam nenhuma deficiência perceptível neste modelo.

Se falarmos sobre modificações externas valiosas, então isso é principalmente Rombica Pro DVB-T2... Tal receptor será capaz de usar a interface USB para conexão. É possível capturar uma imagem analógica com sua saída subsequente em qualidade HD. Um controle remoto bem planejado é fornecido para controlar o dispositivo. O corpo compacto facilita a colocação do módulo receptor em qualquer sala.

A operação do dispositivo é recomendada para operação normal com imagem analógica Pro analógico a mesma empresa. Ele usa configurações automáticas. O display mostra uma imagem com clareza de até 720x576 pixels. Isso é o suficiente para assistir com calma a maioria dos filmes e programas de TV. São fornecidos captura de vídeo e entrega de teletexto em russo, bem como TimeShift.

Modelo de receptor digital simples e confiável Telefunken TF-DVBT227... Ele garante uma conexão offline. É importante notar, infelizmente, que é impossível capturar um vídeo, e não funcionará receber um sinal de uma estação de rádio no ar. Mas com as tarefas principais - a emissão de imagens de qualidade HD com varredura progressiva - o modelo lida bem. Você pode usar a saída HDMI e a porta composta, USB de segunda geração, usar o modo de visualização atrasada.

Quando precisar urgentemente de um pequeno sintonizador de computador alimentado por USB, é útil olhar para Espada DVB-T / T2 / C + FM + DAB... Como o próprio nome indica, este modelo pode receber um sinal de rádio. O processamento de sinal HDTV é totalmente suportado. O trabalho autônomo, infelizmente, é impossível. Mas o produto da Espada funciona até no antigo Windows XP, é equipado com entrada de antena e controle remoto; desvantagens óbvias são apenas a ausência de uma porta FireWire, a falta de configurações e a escassez de aplicativos.

Critérios de escolha

Padrões de transmissão

Pode parecer que o número de sintonizadores de TV é incomensurável, e é quase impossível escolher o modelo certo, exceto por acaso. Mas não é assim - você só precisa levar em consideração as recomendações gerais. Em primeiro lugar, você precisa entender a opção de recepção de sinal preferida. A esmagadora maioria das pessoas ainda está limitada a assistir aos canais terrestres. Para receber transmissões analógicas regionais, é claro, um receptor analógico é mais adequado.

Mas dado que num futuro previsível, nos próximos anos, haverá uma transição completa para as tecnologias digitais, não há mais sentido em particular nisso. Para uma área coberta com transmissão digital confiável, você pode usar um sintonizador DVB-T ou mesmo um sintonizador DVB-T2. Em locais com conexão a cabo, é claro, é mais correto usar DVB-C. E o protocolo DVB-S, DVB-S2 será necessário em áreas onde apenas as transmissões de TV do espaço estão disponíveis.

Mas com esse dispositivo, você pode até mesmo ir para o mar em um barco - haveria uma fonte de energia.

Formatos suportados

Um papel importante é desempenhado pelo sistema de codificação do sinal de televisão. Tradicionalmente, por muitas décadas, o padrão NTSC tem sido amplamente utilizado. Em países de língua alemã e na própria Alemanha, PAL é mais comum. Mas a filial francesa da televisão depende principalmente da transmissão no padrão SECAM. Deve-se ter em mente que mesmo a era da radiodifusão digital não afetou o uso de tais métodos de codificação de imagem - eles serão relevantes por pelo menos várias décadas.

No entanto, a capacidade de receber sinais de HDTV está se tornando cada vez mais importante. Transmissões e filmagens individuais de alta definição estão se tornando mais comuns e pode-se esperar que, com o tempo, as transmissões de resolução tradicional deixem de ser lançadas. Já hoje, dificilmente se pode limitar-se aos padrões clássicos da televisão.

Outra opção útil para o sintonizador será a capacidade de usar um sinal de IPTV. Nesse caso, você precisará ter aplicativos especiais ou um navegador "normal" no firmware do próprio receptor.

Conectores e interfaces

Mas não é suficiente para o dispositivo receptor simplesmente "capturar" a transmissão - também é necessário transmitir o sinal de vídeo ao usuário final. Como já foi dito, para os monitores mais antigos, você deve comprar modelos com saída VGA. Mas o padrão moderno verdadeiramente universal é, obviamente, a conexão USB. Tanto um conector quanto um conector podem atuar como tal canal. Esse equipamento é típico, em vez disso, para dispositivos externos em vez de internos.

Para transferir uma imagem para um monitor sem um computador, a tecnologia DVI agora é comumente usada. Envolve a manipulação de sinais digitais. Para a definição de imagem mais alta possível, no entanto, é melhor usar HDMI. Um poderoso fluxo de informações de vídeo é facilmente transmitido por meio dessa interface, sem perda de qualidade. Quanto mais protocolos um determinado dispositivo tiver, melhor.

A entrada e-SATA pode ser de grande benefício. Através dele, você pode conectar um HDD externo e reproduzir a imagem a partir dele. Nesse caso, a velocidade de recebimento de dados é significativamente maior do que a do USB 2.0, mas essa porta raramente é encontrada. RS-232 - ou outra porta COM - não é usada diretamente para transmissão de vídeo e som, mas permitirá um controle mais eficiente do sintonizador de um PC.

Das demais portas, vale destacar a importância:

  • S-Video;
  • linear;
  • composto;
  • componente;
  • SPDIF.

Seleção de antena

Você precisa selecionar uma antena individualmente. Seu parâmetro principal é a sensibilidade ao sinal de entrada. A captura de pulsos digitais ocorre normalmente apenas ao usar unidades de recepção de decímetro. Idealmente, eles devem lidar com pulsos de 300 a 3000 MHz. Certifique-se de estudar cuidadosamente toda a documentação que o acompanha.

Separadamente, deve-se dizer sobre os sintonizadores para o tablet. Um requisito obrigatório aqui será a presença de uma porta micro USB. Também é útil familiarizar-se com o software que você está usando e suas características. É igualmente importante verificar a compatibilidade com modelos de gadgets específicos. Recomendações adicionais:

  • decidir imediatamente sobre o design interno ou externo do dispositivo;
  • comprar apenas produtos de empresas bem conhecidas (há muitos modelos bastante acessíveis entre elas);
  • vá apenas a lojas especializadas ou grandes lojas de eletrônicos;
  • exigir a apresentação de certificados oficiais e verificar com eles.

Como conectar e configurar?

Um sintonizador de TV típico de computador é conectado por meio de um decodificador. O ideal é que os canais digitais terrestres sejam recebidos por um dispositivo como o DVB-N2. Para conectar a um monitor que exiba uma imagem, você precisará incluir uma televisão a cabo e um padrão HDMI. Em alguns casos, um cabo PCA é usado. Importante: todos os fios são inseridos nos conectores, guiados inteiramente por esquemas de cores. A antena é conectada por último.

Telas antigas (sem entrada de vídeo) são conectadas de maneira um pouco diferente: primeiro, conectam o cabo ao receptor e, em seguida, sintonizam os canais. Existem várias maneiras de se conectar:

  • soldagem A / V para SCART;
  • o uso de um adaptador especializado;
  • uso de um modulador especial com uma porta RCA.

Ao trabalhar com o sintonizador interno, o primeiro passo é desenergizar o PC. Em seguida, eles removem a tampa lateral da unidade de sistema. Procure slots PCI na placa de sistema - pelo menos um deles deve estar livre. O próximo passo é quebrar cuidadosamente o tampão de metal (não é necessário muito esforço, mesmo inaceitável!). O sintonizador é inserido no canal vago dentro do slot.Em seguida, eles colocam o cabo de áudio incluído no conjunto de entrega do dispositivo. Para dar saída ao som, uma borda é inserida na saída de áudio do receptor e a outra no conector da placa do sistema. Quando isso for feito, a unidade do sistema deve ser fechada. Um plugue de antena está incluído no conector na parte traseira da unidade. O receptor infravermelho para controle remoto deve estar dentro da "linha de visão".

Em seguida, eles ligam o computador. É aconselhável fazer as primeiras configurações do equipamento o mais rápido possível. Normalmente, o sistema operacional solicita que você instale os drivers necessários. Os usuários com pelo menos experiência mínima não devem usar essa "ajuda". Somente configurações feitas por você mesmo podem evitar problemas. A conexão direta com a Internet é típica principalmente para modelos externos. Neste caso, o protocolo de comunicação LAN é usado. Algumas pessoas estão interessadas em maneiras de distribuir imagens em duas telas ao mesmo tempo.

A maneira mais fácil é conectar sistemas equipados com o chamado bypass de rádio. A essência é simples - exatamente os dados recebidos pela antena são enviados para a saída.

O procedimento é parecido com este:

  • o cabo da antena está conectado ao decodificador;
  • as saídas do receptor estão conectadas;
  • depois disso, os monitores necessários são conectados aos decodificadores.

Se os canais de TV gratuitos forem suficientes para os usuários, divida o sinal de satélite em 2 telas, você pode atualizar o conversor de antena parabólica. Quando este bloco é bastante perfeito, geralmente podem ser usados ​​até 8 pinos. É verdade que a imagem em todas as saídas será a mesma, mas esta é uma situação universal. Você não poderá se limitar a substituir o conversor - você terá que esticar novos fios por toda a casa.

No próximo vídeo você encontrará o desempacotamento, desmontagem e revisão do sintonizador multifuncional USB DVBT-2 / DVB-C da Astrometa.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário