Tudo sobre TV-Box
Com o advento da TV-Box, fica ainda mais difícil decidir qual set-top box Android escolher para sua TV. O que é e como é usado pode ser entendido a partir do nome, e uma visão geral dos melhores reprodutores de mídia permite que você entenda a gama de modelos no mercado. Mas a instalação de software adicional ajudará a tornar o decodificador realmente produtivo e eficiente: o Aptoide TV e outros programas específicos para o sistema operacional Android.
O que é e para que serve?
O advento dos decodificadores de TV-Box para televisão possibilitou equipar todas as funções do sistema operacional Android, até mesmo TVs em que não era fornecido originalmente. Neste caso, o processador é instalado em uma unidade externa, visualmente pouco distinguível de um game box ou receptor de TV. Para uma TV sem Smart TV, esse complemento é a única maneira de expandir a funcionalidade. Esse kit funciona a partir de uma rede doméstica com fio ou Wi-Fi, conecta-se via entrada HDMI ou outros canais.
Entre as possibilidades oferecidas pela TV-Box estão:
- assistindo TV digital;
- transmissão de streaming de vídeo;
- ouvindo música;
- lançamento de jogos na tela da TV;
- uso de funções de navegador;
- comunicação em redes sociais e mensageiros;
- realização de sessões de comunicação de vídeo;
- visualização de documentos, cartas por e-mail.
Existem vários motivos pelos quais os usuários precisam comprar um conversor adicional.
Em primeiro lugar, isso é relevante para proprietários de Smart TVs com outros sistemas operacionais. Às vezes, essa é a única maneira de instalar um conjunto estendido de programas usando a Play Store para isso. Além disso, algumas TVs modernas não implicam de forma alguma na presença de funções "inteligentes", enquanto todos os outros componentes nelas são bastante consistentes com os requisitos técnicos para a instalação de um sistema operacional integrado.
Vantagens e desvantagens
As caixas de TV com sistema operacional Android instalado nelas têm uma gama bastante ampla de vantagens e desvantagens. Aqui estão os benefícios mais óbvios.
- Acesso a um amplo conjunto de aplicativos. Eles podem ser instalados a partir de drives flash e de outras fontes externas, bem como diretamente do mercado. Os sistemas operacionais incorporados muitas vezes limitam significativamente a gama de software disponível, cortando todos os programas que não são adaptados para uso em uma tela de televisão.
- Interface padronizada. Depende exclusivamente da versão do Android, mas a área de trabalho é o mais simples e conveniente possível de usar. A aparência familiar dos aplicativos e o design do menu facilitarão a compreensão das configurações e outros parâmetros importantes do dispositivo.
- A capacidade de alternar entre as telas. Ao minimizar uma janela, você pode assistir a outro programa ou filme, iniciar o jogo e retornar ao anterior. Isso é conveniente e permite aumentar o conforto ao usar os novos recursos da TV.
- Facilidade de conexão. Você pode usar diferentes formas de comunicação com a TV, desde VGA e saída AV até HDMI.
- Lançamento regular de atualizações do sistema operacional. O decodificador verifica automaticamente os dados, inicia o próprio processo de atualização, permanecendo relevante pelo maior tempo possível e poupando o usuário de novas despesas.
- Hardware de última geração. A caixa de TV é alimentada por um processador de 2 ou 4 núcleos, o que permite que você execute conteúdo na rede sem travar ou congelar.
- Preço atraente. O custo inicial de um decodificador com Smart TV dentro é de cerca de 3.000 rublos.Versões mais caras também são bastante acessíveis para a maioria dos usuários.
Uma desvantagem relativa do dispositivo é a necessidade de utilizar um conjunto adicional de fios, sendo que o próprio decodificador deve ser colocado, dando-lhe um lugar no espaço ao lado da TV.
Comparado com outra solução - palitos, parece bastante volumoso.
Avaliação das melhores modelos
Escolher um bom media player com funções Smart no formato TV-box não é fácil - existem dezenas de aplicativos no mercado em diferentes categorias de preços. E ainda assim existe uma solução. Em termos da combinação de custo e qualidade, um conjunto de funções, os seguintes modelos merecem a maior atenção.
- Beelink GT1 Mini. Um modelo menor que um telefone celular. No interior está um impressionante processador quad-core, 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento flash. Este decodificador tem suporte para Miracast, DLNA, módulo Wi-Fi e conexão LAN com fio, o fabricante pré-instalou o Android 8.1 com Google Assistant e um microfone de controle de voz no controle remoto.
- TV NVIDIA Shield. Uma solução rica em recursos e poderosa para o jogador apaixonado. À venda estão kits com gamepad e controle remoto, todos com processador NVIDIA Tegra X1 proprietário de alto desempenho, 3 GB de RAM são suficientes para jogos com qualquer gráfico. A comunicação sem fio é implementada na forma de Wi-Fi de banda dupla.
- Minix Neo U9-H. Uma das melhores caixas de TV chinesas do mercado, o decodificador é montado com alta qualidade, e novos firmware são regularmente lançados para ele. O modelo é famoso por sua rápida conexão Wi-Fi de banda dupla, Gigabit Ethernet, suporte a 4K, HDR 10. Inclui 2 GB de RAM e 16 GB de flash. Sistema operacional Android na versão 7.1, os primeiros modelos usados 6.1, eles ainda estão à venda.
- Xiaomi Mi TV Box. O set-top box mais polêmico, mas popular, com processador quad-core e sistema operacional Android TV, focado especificamente no uso de smart TV. Isso limita um pouco a escolha de aplicativos, mas torna possível usar o telefone como um controle remoto. Entre as deficiências - uma pequena quantidade de memória (apenas 2 GB de RAM, além de outros 8 GB), falta de portas para uma conexão com fio. Entre as vantagens estão o design, a marca promovida e o suporte 4K.
- iconBIT Filme Smart TV. Caixa de TV básica com funcionalidade mínima. Conexões com e sem fio são suportadas, o sistema operacional Android 4.4 limita severamente a escolha de aplicativos, também há pouca memória, 1 GB de RAM e 8 GB de interna. As vantagens do modelo incluem um controle remoto universal conveniente e 4 portas USB no case para conectar periféricos de uma vez.
Qual prefixo você deve escolher?
A escolha de um decodificador do tipo TV depende muito do tipo de resultado que o usuário deseja obter. Quase qualquer modelo é adequado para televisão digital, enquanto para o lançamento de jogos vale a pena comprar versões especializadas com um poderoso “recheio”. Os principais critérios de seleção também incluem os seguintes pontos.
- Tipo de processador. Se o decodificador for necessário para assistir a programas de TV e conteúdo de vídeo, uma versão dual-core é suficiente. Para fazer streaming de vídeo em boa velocidade, rodar jogos e navegar na Internet, é melhor ter um modelo de caixa de TV com um processador quad-core ou oito núcleos à mão.
- Memória. Para instalar aplicativos e armazenar os dados necessários, a atualização do sistema operacional requer muito espaço livre. É ideal se a RAM tiver pelo menos 2 a 4 GB com memória flash na faixa de 16 GB. Esses indicadores são demonstrados principalmente por modelos dos principais fabricantes, as opções de orçamento têm tamanhos de memória muito menores.
- Opção de execução. Todos os modelos compactos de decodificadores são divididos em "palitos" e "caixas". A segunda opção é mais familiar, seu corpo possui conectores adicionais, slots para cartões de memória, você pode conectar uma webcam ou teclado, instalar um adaptador Bluetooth para comunicação sem fio com acessórios de jogos.
- Direitos de raiz. Por padrão, a maioria dos decodificadores chineses os vêm prontos para uso. Isso torna mais fácil alterar o firmware ou desinstalar aplicativos pré-instalados, liberando espaço em disco.
- Compatível com TV. Certifique-se de que cada dispositivo tenha o tipo de conector correto. Para TVs modernas, é HDMI, para modelos mais antigos AV, RCA - uma "tulipa" é necessária no decodificador.
- Método de conexão com a Internet. Nem todas as caixas de TV estão equipadas com um módulo Wi-Fi, é melhor verificar a sua presença antes de comprar. Se a conexão for apenas com fio, vale a pena verificar se a entrada do tipo necessário está no corpo do dispositivo.
- Versão do sistema operacional. A maioria dos fabricantes de software para assistir TV IP tem como objetivo o Android 7.0 e superior. Em decodificadores com sistema operacional desatualizado, será difícil instalar alguns aplicativos ou eles não funcionarão corretamente devido à compatibilidade incompleta.
- Um conjunto de opções. Entre os complementos úteis estão a presença de um módulo Bluetooth, suporte para Chromecast, controle de voz, transmissão de vídeo 4K.
Considerando todas essas recomendações, você pode resolver facilmente o problema de escolher uma caixa de TV adequada para visualização
Como conectar?
Ao comprar uma caixa de TV, você não precisa se preocupar com as dificuldades de conexão. A maioria desses dispositivos oferece suporte a vários tipos de conexão ao mesmo tempo. Entre eles está o HDMI, encontrado em quase todas as TVs modernas. Através desta porta, uma imagem é exibida na tela, um sinal de áudio passa, não há necessidade de usar vários fios ao mesmo tempo. Se estiver presente na TV e no decodificador, o procedimento de conexão será o seguinte.
- Encontre-o no decodificador ou adquira um cabo HDMI separadamente.
- Conecte-os a uma TV e a uma caixa de TV.
- Conecte dispositivos à rede.
- Nas configurações da TV, selecione HDMI como a fonte.
Continue configurando enquanto espera o protetor de tela da caixa de TV carregar. Ao ligá-lo pela primeira vez, você precisará selecionar a origem da conexão com a Internet e, em seguida, aguardar a atualização e o carregamento completo do sistema operacional. Se a TV pertencer a uma gama de modelos desatualizados, você pode fazer a conexão usando a saída AV do set-top box e RCA ("tulipa") na própria TV.
Conseqüentemente, você precisará de um cabo semelhante. Se o decodificador tiver saídas para a "tulipa", o fio pode ser do tipo RCA-RCA. Na ausência de conectores analógicos na caixa de TV, você também não deve se desesperar.
Existem adaptadores HDMI-AV que podem ser adquiridos gratuitamente em uma loja de perfis.
A diferença entre a conexão e o que é realizado na presença de uma TV moderna é a escolha da fonte do sinal. No menu, é necessário clicar no item AV, pois esta é a entrada que será usada para transmitir a imagem e o som. Conectar uma caixa de TV também significa estabelecer uma conexão com a Internet. Pode ser realizado através dos seguintes canais.
- Cabo de Internet fornecido pelo seu ISP. Para conectá-lo, o decodificador deve ter uma porta LAN.
- Roteador. Nesse caso, a LAN é usada no dispositivo que distribui a Internet. Uma conexão LAN com fio é estabelecida com o roteador. Ethernet é selecionado no menu STB na tela da TV.
- Wi-fi. Uma rede doméstica pode ser representada por um ponto de acesso móvel e um roteador com um módulo sem fio apropriado. O item desejado é selecionado no menu STB. Então, quando o ponto de acesso é encontrado, uma senha é inserida e uma conexão é criada.
É bom se a caixa de TV suportar vários métodos de conexão. A velocidade do sinal Wi-Fi ao transmitir vídeo em alta definição pode não ser suficiente.
Como usar?
Por padrão, o pacote da caixa de TV inclui o corpo principal, o controle remoto infravermelho e os cabos. Isso é o suficiente para se conectar. Mas, ao usar o dispositivo, podem surgir várias dificuldades que podem ser facilmente eliminadas por conta própria. Para resolver esses problemas ao inicializar e usar aparelhos de TV, as dicas a seguir serão úteis.
- Incapaz de atualizar programas. Na maioria das vezes, isso acontece quando você abre o Play Market pela primeira vez. Em alguns casos, basta aguardar a atualização dos serviços do sistema, verificar a relevância da hora e data. Se isso não ajudar, o aplicativo deve ser desinstalado e reinstalado. Às vezes, o erro está relacionado à incompatibilidade de periféricos externos; ao baixar e atualizar aplicativos, é melhor desligar os dispositivos desnecessários.
- Não é possível configurar. Quando ligado pela primeira vez, muitos usuários encontram dificuldade para escolher os parâmetros. A primeira coisa a fazer é escolher o tipo de conexão de rede (cabo ou wireless). Em seguida, defina a saída de áudio. Na ausência de DTS, sistemas Dolby Digital, PCM deve ser selecionado.
- Travagem, aparecimento de mensagens de erro. Aparece quando há muitos comandos. Você pode reiniciar o seu dispositivo. Se esses "sintomas" aparecerem ao ligá-lo pela primeira vez, basta aguardar a instalação e o download de todas as atualizações e, às vezes, de melhorias de firmware.
- O mercado não possui os aplicativos necessários para assistir TV e vídeo, navegador, redes sociais. Você pode instalá-los em uma unidade flash depois de baixá-los como arquivos APK. Também existe outra solução. Você precisa instalar apenas 1 aplicativo - Aptoide TV, que é uma loja de aplicativos alternativa, e depois baixar os programas necessários. É importante apenas indicar nas configurações que a instalação de fontes desconhecidas é permitida.
- Não consigo transmitir vídeo da tela pelo meu tablet / telefone. Se o Chromecast não estiver disponível em dispositivos, você não poderá se conectar sem fio. Se você tiver um, basta emparelhá-lo.
- Memória insuficiente. Como outros dispositivos Android, a TV-box precisa limpar os dados armazenados em cache periodicamente. Além disso, ao escolher um decodificador econômico com uma pequena quantidade de memória, você logo descobrirá que fica sem espaço para aplicativos. Uma unidade externa ajudará a resolver o problema.
Além disso, você pode conectar dispositivos periféricos à caixa de TV no Android. Isso inclui um mouse que elimina a necessidade de um touchpad, um teclado externo e um gamepad. A conexão é estabelecida usando uma porta e cabo USB ou sem fio, via Bluetooth, Wi-Fi.
Visão geral da revisão
Com o advento da caixa de TV no sistema operacional Android, eles têm muitos fãs. De acordo com os usuários, esses decodificadores resolveram completamente o problema de equipar TVs com funções modernas que não possuem um sistema operacional pré-instalado. No entanto, nem todos os modelos atendem às expectativas. A maior parte da decepção vem de produtos de sites chineses da Internet. Eles são os que recebem a maior parte das críticas por suas deficiências. Muitas vezes acaba sendo um menu ilegível, uma antena Wi-Fi fraca está instalada, que não é capaz de receber um sinal suficientemente confiável.
Quanto às caixas de TV com suporte do fabricante e serviços do Google oficialmente instalados, as coisas são muito boas aqui. Os compradores observam uma ampla seleção de modelos, recomendam escolher opções na faixa de preço médio. A facilidade de conexão, a disponibilidade de opções de customização com substituição de firmware são notadas. A maioria das marcas lança atualizações regularmente para seus decodificadores, além disso, esta é uma solução real para assistir TV na Internet onde há problemas de recepção de canais digitais ou via satélite.
As reclamações mais comuns sobre o funcionamento da caixa de TV estão relacionadas a ligações prolongadas, dificuldades para atualizar aplicativos e instalar programas. Além disso, em muitos casos, os aplicativos são executados em segundo plano, sobrecarregam o decodificador de sinais e causam travamentos. Quanto mais funções estão disponíveis, mais difícil se torna entender as fontes dos problemas.
A análise do proprietário do modelo XIAOMI MI BOX S, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.