Tui no inverno: características de preparação e métodos de abrigo
Árvores coníferas bonitas e graciosas - thuja - resistem com firmeza à geada e são despretensiosas no cuidado. No entanto, algumas variedades, por exemplo as orientais, precisam de proteção adicional no inverno. Além disso, as árvores jovens podem ser danificadas por nevascas e ventos fortes e sofrer com a luz solar direta. A este respeito, o inverno de thuja requer uma discussão separada.
Descrição
A graciosa "beleza" perene é chamada de "árvore da vida". Possui energia positiva e um aroma agradável. Thuja pertence à família dos ciprestes. Não se sabe ao certo onde exatamente a incrível árvore apareceu. De acordo com uma versão, sua pátria é a América. Hoje, existem 5 tipos principais de sempre-vivas (ocidental, chinesa, oriental, japonesa e dobrada). Eles diferem em forma, altura e outras características externas. Árvores de incrível beleza são “fígados longos”. A planta cresce e se desenvolve ao longo de 100-150 anos. Os fatores negativos que levam à morte da planta incluem:
- Baixas temperaturas;
- falta ou excesso de umidade;
- falta de alimentação;
- pragas.
Tui não requer manutenção cuidadosa, no entanto, no inverno, algumas variedades podem congelar. Uma árvore que não passou bem o inverno perderá sua aparência apresentável e seu aroma incrível. A preparação do thuja para o frio começa no outono.
Razões para se esconder
Como regra, as árvores jovens e imaturas precisam de "roupas de inverno". Seus ramos ainda estão bastante fracos e os brotos são finos. Eles podem quebrar sob o peso da neve. Além disso, o sistema radicular de um thuja anual, propagado por estacas, está na superfície - um inverno rigoroso sem neve irá destruí-lo. Além disso, a adesão da neve leva a uma curvatura da coroa e salpicos das agulhas. As queimaduras são outro fator negativo no inverno de thuja. Se a copa for exposta, os raios solares começam a estimular o crescimento dos brotos, e as raízes da planta, entretanto, ficam em "hibernação". Como resultado:
- a cor do thuja muda;
- as agulhas caem;
- os brotos perdem a forma usual.
Assim, o abrigo certo ajudará a árvore a sobreviver ao inverno ao ar livre.
Escolha de materiais
Sacos Thuja para o inverno não serão difíceis de comprar. Existe uma grande variedade de materiais de revestimento no mercado moderno. Em primeiro lugar, você deve prestar atenção a:
- serapilheira;
- gaze;
- tule;
- algodão;
- sacos de polipropileno;
- material de cobertura;
- malha de polímero;
- papel kraft.
Jardineiros experientes desaconselham cobrir arbustos perenes com celofane ou polietileno. Esses materiais criam um "efeito estufa" que leva à morte das plantas. Observe que é importante usar materiais não tecidos que sejam respiráveis e protegidos da luz solar direta. É aconselhável comprar sacolas brancas.
Além de proteger a copa, é preciso cuidar da hibernação das raízes de thuja. Existem várias opções de preparação.
- O solo se mistura com a folhagem. Esse "cobertor" retém perfeitamente a umidade no sistema radicular, e o húmus se tornará um excelente alimento para as plantas.
- Cobertura morta com turfa, serragem ou casca de conífera. Espessura da camada - pelo menos 10 cm.
- Além disso, ramos de abeto são colocados na camada orgânica, que é removida com a chegada do calor. Este momento é especialmente importante para árvores jovens, uma vez que seu sistema radicular ainda não amadureceu. O Lapnik é capaz de proteger a planta de geadas "severas". Além disso, antes do aquecimento, o thuja deve ser regado em abundância.
Os caminhos
A preparação de thuja para o inverno começa no outono, antes das primeiras geadas e neve. A opção mais simples são os sacos de tamanho adequado, que são fixados com barbante. Uma planta adulta com raízes fortes é o suficiente para ser enrolada com uma corda forte. Outra maneira de esconder grandes variedades de thuja envolve a construção de uma moldura. Não é difícil de fazer - basta inserir três pinos de metal no topo do thuja (em cruz) e apertar. Em seguida, cubra a moldura com um tecido não tecido. Escudos especiais que criam sombra protegem perfeitamente do sol da primavera. Os arbustos de baixo crescimento podem ser cobertos com caixas de madeira. A neve das árvores "isoladas" deve ser sacudida periodicamente.
Muitos jardineiros plantam thuja perenes em banheiras. No inverno, as plantas são levadas para dentro de casa ou cobertas com tecidos não tecidos. Como regra, um ralo é instalado no fundo do recipiente, o que é ótimo para manter a umidade nos potes. Basta regar a planta e tapá-la com um saco de algodão, prendendo-a no tronco com arame ou corda. É importante saber que uma árvore conífera não pode sobreviver ao inverno em um quarto escuro e úmido. No inverno, certas condições são necessárias para o cultivo de thujas em banheiras.
- A temperatura ideal do conteúdo não deve exceder +5 graus. Se o termômetro na sala cair para -3, os potes são adicionalmente isolados.
- Rega regular. No inverno, o solo nas banheiras não deve secar. Isso levará ao amarelecimento e queda das agulhas da árvore.
Além disso, o thuja em contêineres fica bem em uma varanda envidraçada. Cuidar da planta não será difícil. A árvore poderá receber a iluminação e o ar puro necessários. Antes do início da geada, a planta é abundantemente regada e envolvida com papel kraft. Durante o inverno, a água é periodicamente derramada nas tigelas sob os potes. A temperatura ambiente permitida não deve exceder +12 graus.
Thuja depois do inverno
Com o início da primavera, muitos jardineiros observam um quadro desagradável: as folhas da thuja ficaram marrons e os galhos estão secos. Isso pode ser devido a vários motivos.
- Alto conteúdo alcalino no solo. Os tui crescem em solos leves e ligeiramente ácidos. Será possível identificar esse motivo por meio de um teste de indicador especial (vendido em lojas para jardineiros).
- Queimadura de sol. Provavelmente, o abrigo foi escolhido incorretamente, pois o material transmitia raios ultravioleta. Uma árvore enfraquecida pode ser danificada por insetos ou adoecer com doenças fúngicas. O tratamento da coroa com fungicidas ajudará a restaurar a planta. No entanto, o processo de tratamento será longo (2-3 anos).
- Além disso, o plantio impróprio pode causar encolhimento. A árvore pode ser facilmente "movida" para outro local.
Para obter informações sobre como cuidar de thuja no inverno, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.