Como fazer uma cerca de thuja?

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Quais são as melhores variedades para usar?
  3. Como plantar árvores?
  4. Cuidado
  5. Como cortar corretamente?

O próprio thuja fofo perene é uma decoração de qualquer jardim. Porém, além da estética, também é capaz de desempenhar a função de cerca, protegendo visualmente o local de olhares indiscretos.

Peculiaridades

As sebes Thuja são frequentemente utilizadas em projetos paisagísticos por várias razões. A cerca verde é totalmente despretensiosa e não requer nenhuma manutenção especial. Parece muito versátil e se encaixa perfeitamente em qualquer design de site. A altura das árvores pode chegar a 20 m, o que permite escolher a aparência mais confortável e bem-sucedida da cerca para os moradores. Além disso, é possível dar ao thuja uma vantagem incomum: de um arco a uma escultura completa.

Tuya é facilmente aparado e fica sem correção por um longo tempo. Ao liberar fitoncidas, tem um efeito benéfico no estado do ar e, portanto, na saúde humana. Uma cerca thuja não só esconde os edifícios e o próprio local do olhar dos transeuntes, mas também detém a neve. As vantagens incluem a capacidade de proteger a área contra poeira e sujeira, gases, vento e ruído. Além disso, em uma situação crítica, uma sebe pode ser um sério obstáculo para as pessoas que tentam entrar no local com o objetivo de roubar.

Quais são as melhores variedades para usar?

Há um número suficiente de variedades de thuja, mas os especialistas recomendam escolher apenas algumas delas para coleta. As variedades "brabant" e "smaragd" são as mais adequadas para esse propósito. Thuja "smaragd" é caracterizado pela capacidade de resistir a baixas temperaturas e fortes rajadas de vento, sendo muito fácil de cuidar. A altura de uma árvore chega a 5-6 metros, e sua copa se assemelha a um cone. As desvantagens desta variedade incluem um desenvolvimento bastante lento, devido ao qual a própria sebe cresce a um ritmo reduzido.

Thuja "brabante", ao contrário, refere-se a plantas de crescimento rápido, o que explica sua popularidade. A árvore também é resistente às baixas temperaturas inerentes ao inverno. A planta pouco exigente cresce cerca de 30 cm por ano e, durante o plantio, as mudas são colocadas a intervalos de um metro. A partir do momento do plantio, basta esperar dois anos, e a altura da cerca viva chegará a 4 m.

O aparamento regular dos ramos só aumenta a densidade dos arbustos. As desvantagens da variedade incluem o fato de que o "barbant" não pode permanecer verde por 12 meses. No inverno, a cor muda para vermelho e na primavera as árvores requerem cuidados adicionais.

Além do mais, muitas vezes, uma cerca viva também é formada a partir de variedades thuja "Columna"... À semelhança das castas anteriores, caracteriza-se por uma excelente resistência ao gelo, mas no verão necessita de regas regulares. A altura de uma árvore individual às vezes chega a 7 m, enquanto o diâmetro varia de 1 a 1,5 m. O crescimento do arbusto é bastante lento. O formato da coroa lembra um belo cone.

A variedade fastigada, de copa densa e base para composições primorosas, também é encontrada nas parcelas. O formato do arbusto lembra uma coluna e as agulhas mantêm sua rica cor verde mesmo no inverno.

A variedade Thuja "tributário" permite adquirir arbustos que inicialmente têm uma forma arredondada como uma bola. A altura de uma árvore não ultrapassa meio metro.Talvez a principal vantagem dessa variedade seja a ausência da necessidade de qualquer poda, já que a forma ideal é alcançada ainda na fase de muda.

Como plantar árvores?

Na hora de escolher o local para o plantio de thuja, deve-se ter em mente que a planta se sente melhor à sombra ou meia sombra, mas se desenvolverá satisfatoriamente ao sol, desde que seja regada regularmente. Ao organizar o plantio com as próprias mãos, é recomendável comprar mudas em viveiro para garantir uma variedade pura, sem medo de doenças e adequada a determinadas condições climáticas. Thuja pode ser propagado por mudas e por sementes ou estacas cortadas na segunda metade da primavera. O primeiro método é considerado a melhor opção, já que as mesmas sementes às vezes não dão o resultado desejado. Ao fazer uma compra, é importante inspecionar as raízes e avaliar sua integridade e estado de saúde.

Devem ser colhidas mudas aquelas que já atingiram a idade de quatro anos - não só têm um preço mais baixo, mas também se enraízam muito bem em um novo lugar. Se a escolha ainda for a favor das sementes, mas é recomendável coletá-las no outono dos cones. As mudas são plantadas nas primeiras semanas de maio.

Se for tomada a decisão de plantar uma cerca viva ao redor da casa, deve-se garantir que não haja água subterrânea nos locais selecionados. Você terá que manter uma distância de 1-2 metros entre as árvores individuais. Recomenda-se pingar 80 cm de profundidade em cada orifício.

No caso de se formar uma sebe perto de uma cerca existente, a largura da lacuna entre as árvores individuais pode ser reduzida para 70 cm. O solo deve primeiro ser enriquecido com fertilizantes minerais. Ao colocar a planta no buraco, você terá que se certificar de que o colar da raiz permanece na linha da superfície.

Para ser mais preciso, ao plantar uma fileira de thujas, vale a pena deixar 80 a 100 cm entre elas. Ao formar duas fileiras de sebes, as árvores individuais são colocadas em um padrão de tabuleiro de xadrez e a distância entre os espécimes individuais chega a 2 m. Uma variedade de árvores excessivamente grande requer uma distância de cerca de 5 m entre as thujas.

Cuidado

Como mencionado acima, cuidar de uma sebe de thuja não é difícil. Isso exigirá itens completamente comuns que todo jardineiro tem na fazenda: um ancinho com uma pá, tesouras de jardim, água e fertilizantes. A frequência da rega é determinada em função das condições do terreno e da profundidade das águas subterrâneas.

A melhor solução é verificar regularmente as condições do solo. É melhor irrigar uma vez por semana com um balde padrão para cada árvore. Se a estação acabar sendo seca, a rega terá de ser mais frequente - dois baldes devem ser colocados duas vezes por semana. É comum completar cada rega com afrouxamento ativo, o que melhora o processo de fornecimento de oxigênio ao sistema radicular.

Para cobertura morta do solo, são usados ​​cavacos ou turfa. O procedimento não é realizado imediatamente, mas apenas um mês após o pouso direto.

Na primavera, todos os anos, o solo terá que ser enriquecido com composto e fertilizantes minerais. É melhor formar uma coroa e remover os ramos envelhecidos no outono. Além disso, as mudas jovens devem ser protegidas da luz solar direta até que se tornem resistentes.

Imediatamente após o plantio, é importante cuidar bem do thuja, pois o arbusto ainda está criando raízes. Pode ser necessária proteção adicional contra todos os fatores agressivos: tempo seco, umidade excessiva ou flutuações repentinas de temperatura.

Os primeiros fertilizantes são aplicados no plantio - devem ser suficientes para vários anos. Após 2-3 anos, thuja precisa de alimentação regular. É melhor escolher na loja aqueles complexos que são projetados especificamente para thuja e são distribuídos na superfície por aspersão. Os fertilizantes naturais, como o composto, também são benéficos.É necessário alimentar a sebe duas vezes: na primavera e em junho, acrescentando componentes úteis em partes iguais.

Cerca de 1 kg de fertilizantes por 10 metros quadrados é usado por ano. m de solo. Se falamos da composição dos fertilizantes, então a preferência deve ser dada ao magnésio, ferro, potássio e fósforo. A presença dos dois últimos componentes é especialmente importante no outono.

O transplante não prejudica muito o thuja, mas os especialistas recomendam fazer esse tipo de atividade apenas na primavera ou nas primeiras semanas do verão. No caso em que o arbusto já adquiriu raiz, o transplante deverá ser adiado para o verão ou outono.

O cuidado Thuja no inverno tem suas especificidades. O primeiro inverno pode ser especialmente difícil para os arbustos, pois podem morrer sem os devidos cuidados. Já no final do outono, mas antes que chegue a geada, cada exemplar terá de ser coberto com um tecido bastante denso, que seja fácil de comprar em uma loja de jardinagem. O material escolhido deve reter calor, mas capturar os raios solares. A bolsa improvisada deve ser vestida frouxamente para que haja espaço livre entre o arbusto e o tecido.

As raízes de Thuja também requerem isolamento de inverno. É melhor usar folhagem para esse fim, nessa época naturalmente acumulada no local. Depois de misturar as folhas com a terra, a substância resultante deve ser espalhada pelos arbustos. Esse cuidado de inverno é necessário apenas para árvores com menos de três anos. Depois disso, eles serão tão fortes que serão capazes de lidar com baixas temperaturas sem qualquer ação especial.

É importante que o thuja não esteja coberto de neve, caso contrário isso fará com que as agulhas comecem a tremular. O uso de neve para isolar madeira neste caso é categoricamente contra-indicado.

Na primavera, você não deve remover imediatamente os abrigos dos arbustos, pois eles podem queimar rapidamente com o sol da primavera. Primeiro é preciso esperar o degelo do solo, além disso, são necessárias temperaturas positivas constantes e ausência de pulos de temperatura. Se necessário, você pode instalar escudos especiais ao lado do thuja, o que criará a sombra necessária.

Como cortar corretamente?

O corte de uma sebe de tuia é feito de acordo com certas regras, que permitem não só formar uma forma atraente, mas também manter a saúde da planta. Os tempos de poda podem variar consoante a variedade seleccionada, pelo que é habitual consultar o vendedor na fase de compra das sementes ou mudas. A regra principal para cortar thuja é cortar um pequeno número de galhos de cada vez. Não mais do que 30% do volume total da copa da planta é removido, caso contrário, ela irá secar. Em nenhum caso devem ser provocados ramos nus, uma vez que a massa verde não pode ser restaurada.

Ao escolher uma forma incomum, é importante seguir a regra básica: os ramos devem se expandir de cima para baixo. Os ramos extras do thuja são removidos da primavera ao verão, dependendo do clima. Caso seja necessário interromper o crescimento do arbusto para dar-lhe uma forma incomum, os galhos devem ser cortados antes do surgimento dos botões.

Por outro lado, quando a planta precisa crescer mais, o corte ocorre após a floração. Para um corte reto, use uma tesoura elétrica regular ou tesoura de poda. As ferramentas devem ser afiadas e limpas.

Para dar à sebe a forma desejada, você precisa de uma malha verde especial, composta por células grandes. Ela se estende por toda a cerca verde e é um indicador da aparência de galhos, "nocauteados" do quadro geral. Assim que os processos se arrastam pelas células, eles devem ser interrompidos imediatamente.

Para obter informações sobre quais variedades escolher para uma sebe de thuja, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário