Thuja western "Teddy": descrição, plantio e cuidados

Thuja western Teddy: descrição, plantio e cuidados
  1. Descrição
  2. Como plantar?
  3. Como cuidar?
  4. Reprodução
  5. Doenças e pragas
  6. Uso em paisagismo

As coníferas são do interesse de designers e jardineiros não apenas devido às suas propriedades benéficas de desinfecção do ar, mas também como decoração decorativa do território. Entre os tantos representantes dessas culturas, vale destacar o “Teddy”, que chama a atenção pelo seu formato esférico e pelo cuidado despretensioso.

Descrição

A cultura hoje possui vários nomes comuns, além dos mais comuns, é chamada de “zimbro de pelúcia”, além de “árvore da vida”. A thuja ocidental tem uma coroa esférica suave que não deixará indiferente nenhum jardineiro ou decorador. A planta não é anual, então ela crescerá em um lugar ao ar livre por mais de cem anos. A cultura é caracterizada por propriedades bactericidas, uma vez que, no processo de crescimento, a "árvore da vida" libera fitoncidas que desinfetam o ar. A América do Norte é considerada o local de nascimento de thuja e, literalmente, "thuja" é traduzido como "incenso". É devido ao aroma único emitido que se forma durante a combustão dessa madeira.

A cultura cresce lentamente, durante a temporada a árvore anã adiciona apenas 2-3 centímetros de altura. Em média, a altura de uma planta adulta varia entre 1–1,5 m. Thuja pertence à família Cypress; no processo de crescimento, ela lança um grande número de brotos, que lhe dão a forma de uma bola. A folhagem da cultura tem o formato de agulhas, aos poucos vai se transformando em escamas. A cor da copa será verde, mas com tonalidade azulada, com a chegada do outono e do inverno, a planta fica amarela ou mesmo bronzeada. O processo de renovação das agulhas ocorre em thuja a cada 2-3 anos, está associado à queda de pequenos ramos e brotos. A copa e a casca do thuja são macias, mas fortes, além disso, o arbusto se destaca com um sistema radicular do tipo superficial bem desenvolvido. As plantações de coníferas também formam cones, dentro dos quais a semente está localizada, protegida de forma confiável por escamas.

Como plantar?

O arbusto anão não pertence a plantações exigentes e caprichosas, então o jardineiro deve selecionar independentemente o momento ideal para plantá-lo em terreno aberto. Os especialistas recomendam o plantio de thuja, a partir de meados da primavera até o outono, mas com a condição de que uma muda jovem com raízes fechadas seja plantada. As árvores de raiz aberta são plantadas de maio a setembro. Existem as seguintes recomendações sobre o plantio do thuja "Teddy":

  • o jardineiro deve selecionar apenas locais bem iluminados para o enraizamento da planta, mas a luz solar direta pode queimar as agulhas, então a prioridade será a área onde a luz solar difusa estará presente durante o dia; na sombra, as agulhas vão crescer muito devagar, além disso, a copa não ficará tão exuberante;
  • o local onde crescerá o thuja não deve ser com corrente de ar, pois a planta não tolera ventos frios;
  • quanto ao solo, o arbusto conífero não deve ser enraizado em solos argilosos pesados; para diluir esse solo, pode-se combinar com solo preto, e também equipar uma boa drenagem antes do plantio da planta, para evitar estagnação de água nas raízes, tipos de solos férteis soltos terão prioridade;
  • as árvores crescerão bem em áreas com ligeiro declive ou em uma colina; não se recomenda o plantio em várzea, para não provocar o apodrecimento do sistema radicular durante o excesso de chuvas.

O algoritmo de plantio será o seguinte:

  1. se o solo disponível no terreno for adequado para o enraizamento, não haverá necessidade de efetuar quaisquer medidas adicionais; em alguns casos, você pode preparar uma mistura de solo especial para o plantio de thuja, que pode consistir em terra folhosa, turfa e areia;
  2. como medida adicional, você pode usar aditivos minerais para introdução no solo;
  3. o plantio de uma planta com sistema de raiz fechada é realizado em solo pré-umedecido; nos demais casos, a rega é realizada após o enraizamento;
  4. o tamanho do sulco dependerá do tamanho da muda e das raízes; os buracos para o thuja devem ser duas vezes maiores que a planta;
  5. a drenagem é colocada no fundo antes do plantio - pode ser tijolo quebrado, cascalho, argila expandida;
  6. a próxima camada será a terra, que deve ser preenchida com 2/3 do buraco, após a qual, se desejado, pode-se introduzir matéria orgânica ou fertilizantes minerais;
  7. o solo é levemente umedecido, depois uma muda é colocada no centro, deixando o colo da raiz acima do nível do solo, então a terra é despejada até o fim, socada bem, regada com água;
  8. é melhor cobrir o círculo próximo ao tronco; para esses fins, você pode usar grama seca ou serragem;
  9. ao plantar vários arbustos, a distância entre eles deve ser de pelo menos meio metro.

Como cuidar?

Vale a pena observar várias medidas agrotécnicas ao cultivar esse tipo de arbusto ornamental.

Rega

Nas primeiras semanas, a cultura exigirá uma introdução regular de umidade para um melhor enraizamento e adaptação. No entanto, a rega não deve ser usada em demasia, é necessário focar na condição do solo. Quando o arbusto anão cria raízes, a rega pode ser feita uma vez por semana. Uma cultura adulta requer 2 baldes de água. No calor, os volumes podem ser aumentados ligeiramente com a injeção de umidade duas vezes por semana.

Será possível determinar que a planta necessita de líquido adicional devido ao estado da copa - devido à falta de água, o thuja começará a desbotar e amarelar. A rega com líquido frio deve ser evitada. Para aumentar as propriedades aromáticas das agulhas, você pode usar o método de aspersão. A introdução de umidade é recomendada nas primeiras horas da manhã ou à noite após o pôr do sol.

Mulching o tronco do círculo

O próximo evento importante relacionado ao cuidado será a cobertura do solo ao redor do thuja. Usando uma camada de cobertura morta, o jardineiro poderá evitar o ressecamento do solo, bem como o crescimento de ervas daninhas, que absorverão todos os oligoelementos importantes do solo. A palha ou a casca ajudam a preservar e manter uma espécie de microclima interno, o que ajuda a reter a umidade.

Afrouxamento

Uma alternativa ao método anterior de cuidado com thuja será o afrouxamento obrigatório do círculo do tronco, que geralmente é realizado após cada introdução de umidade. A penetração profunda da ferramenta no solo não é necessária, uma vez que a cultura de coníferas possui um sistema radicular superficial.

Introdução de fertilizantes

Para que um arbusto anão cresça e se desenvolva normalmente, uma alimentação em 12 meses será suficiente. Normalmente, esses eventos são realizados no início da primavera. A prioridade serão fertilizantes complexos e composições minerais recomendadas para coníferas. Você também pode adicionar periodicamente turfa ou composto de origem vegetal ao solo.

Poda

A poda formativa é desnecessária para a cultura, mas o produtor precisará higienizar a poda em abril e maio. Envolve a remoção de ramos secos.

Preparação para o inverno

As plantas maduras e maduras se distinguem pela boa resistência à geada, de modo que podem passar o inverno ao ar livre, mesmo nos rigorosos invernos russos.Mas até as agulhas atingirem os três anos de idade, recomenda-se cobri-las com agrofibra. Após o inverno, com a chegada do degelo, pode ser retirado.

Reprodução

Vale a pena considerar as opções mais comuns usadas para criar thuja "Teddy".

Sementes de plantio

Essa opção exigirá paciência do criador, e a planta também perderá suas características varietais. A maioria dos jardineiros prefere obter novas safras de cortes, então a planta jovem manterá todas as características inerentes ao arbusto-mãe. A semeadura envolve a coleta inicial de material de plantio de cones de thuja secos. Para germinar as sementes, você precisa de uma pequena caixa de madeira, bem como uma mistura de solo de turfa, areia e grama.

As sementes de Thuja são plantadas geralmente no outono. Após o enraizamento, o solo é umedecido e coberto com lutralis. Como regra, os primeiros brotos já devem aparecer no recipiente na primavera. Durante este período, pode-se retirar o material de cobertura, aplicar fertilizante mineral a cada dois meses. Quando as safras são grandes o suficiente, podem ser enraizadas em terreno aberto.

Estacas

As estacas para o plantio subsequente são melhor escolhidas a partir de rebentos com dois anos de idade. O comprimento ideal é de 20 a 25 centímetros. Você também pode usar brotos que terão cerca de um ano e o comprimento pode ser de 10 a 20 centímetros. O material de plantio geralmente é realizado em junho. Primeiro, as colheitas são germinadas em condições de estufa em uma mistura de solo semelhante às sementes. Antes do plantio, as estacas são retiradas das agulhas, as mudas são adicionadas gota a gota a 2-3 centímetros, a temperatura ambiente é mantida a um nível constante de + 25 ° C e a humidade não é inferior a 70%.

Importante! Às vezes, a propagação de thuja é praticada pelo método de ramos horizontais, dividindo a planta-mãe. No entanto, essas opções são mais adequadas para jardineiros experientes.

Doenças e pragas

Raramente os tui sofrem lesões de várias doenças, mas há casos de desenvolvimento de citosporose, fusarium, ferrugem e pseudópodes thuja. Se forem detectados quaisquer sinais de desenvolvimento de infecções fúngicas, é necessário processar prontamente a planta com compostos que contenham cobre. Topsin-M e Hom apresentam bons resultados. O líquido e a base bordalesa são adequados como medida preventiva. Às vezes, a planta ataca pulgões.

Para matar o inseto, os jardineiros usam inseticidas para pulverizar. O tratamento deve ser realizado duas vezes, com intervalos entre as pulverizações de 5 a 10 dias.

Uso em paisagismo

Thuja "Teddy" é uma excelente opção para a formação de composições verdes em jardim ou área pública. A planta pode ser utilizada em composição ou como decoração de gramado independente. Muitas vezes as agulhas de pinheiro estão presentes nas composições de slides alpinos.

Além disso, a cultura pode ser enraizada em campo aberto ou em recipientes decorativos especiais para espaços verdes, eles podem decorar varandas, varandas abertas. Os Tui estão sentados em parques e outras áreas de lazer ao longo de gazebos, becos, praças da cidade.

Para plantar e cuidar de thuja, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário