Thuja ocidental "Globoza": descrição, plantio e cuidados

Contente
  1. Descrição
  2. Variedades
  3. Como plantar?
  4. Como cuidar?
  5. Doenças e pragas
  6. Uso em paisagismo

Thuja é uma planta conífera popular que é plantada em muitos chalés e jardins de verão, bem como em áreas públicas (por exemplo, em parques). Uma variedade muito difundida de thuja é a variedade Globoza ocidental, que apresenta uma série de vantagens que atraem muitos jardineiros.

Hoje em nosso material vamos considerar todas as características da planta, conhecer as variedades da variedade ocidental e também aprender as regras de plantio e cuidados com a Globoza.

Descrição

A thuja ocidental "Globoza" é uma planta pertencente à categoria de arbustos coníferos. Começou a ser cultivado em massa em 1874. A planta é popular e amada por um grande número de jardineiros e paisagistas. A planta é valorizada por seu aspecto esteticamente agradável, além da despretensão no cuidado. É por isso que este tipo de thuja é freqüentemente usado para decorar jardins. Thuja tem uma forma esférica e tamanho relativamente pequeno. Portanto, a altura da planta não ultrapassa 1,5 metros. A largura do arbusto está aproximadamente na mesma faixa. Em relação a esses indicadores, os cientistas atribuem "Globoza" às plantas anãs. A planta é resistente ao inverno.

Importante. Jardineiros inexperientes costumam confundir este "Globoza" com zimbro. Tenha cuidado ao comprar mudas de plantas.

Uma planta adulta produz rebentos que são bastante densos e de estrutura densa. Eles crescem verticalmente para cima e podem ser direcionados em todas as direções. Apesar de thuja ser uma planta conífera, suas agulhas são macias e agradáveis ​​ao toque. Eles são pintados em um rico matiz verde (às vezes você pode observar um ligeiro tom amarelo). No entanto, essa cor é típica da planta na estação quente. No inverno, o thuja assume uma tonalidade marrom. A variedade Thuja "Globoza", como o resto das irmãs desta planta, tem cones. Eles são pintados em tons de bege.

Variedades

Existem várias variedades de thuja "Globoza", que são ativamente utilizadas no projeto paisagístico. Vamos dar uma olhada em alguns deles.

“Globoza Aurea”

Este arbusto difere da variedade ocidental padrão em sua forma: não é esférico, mas mais alongado. A planta pode atingir uma altura de 1 metro e 20 centímetros. Esta subespécie tolera bem a geada, portanto, é adequada para o plantio em quase todas as regiões da Rússia.

“Globoza Compact”

Este thuja tem a forma de uma pequena bola. A altura máxima do arbusto é de 60 centímetros. A cor da coroa varia e pode ter diferentes tons de amarelo e verde. Freqüentemente, a variedade Globoza Compact é plantada em vasos internos e cultivada em casa.

“Globoza Nana”

    O "Globoza Nana" ocidental em altura não ultrapassa 80 centímetros. A cor da coroa nesta variedade é mais clara do que a descrita acima. O arbusto é bastante despretensioso para o solo, é fácil de cuidar. No projeto paisagístico, pode ser utilizado tanto em plantios individuais quanto em grupos.

    Assim, dependendo de suas necessidades e preferências específicas, você pode escolher a variedade ideal da planta ocidental.

    Como plantar?

    O desenvolvimento bem-sucedido de uma árvore depende muito de se estava sentado corretamente e se todas as medidas necessárias foram tomadas durante o pouso.

    • O tipo de solo ideal para thuja do gênero "Globoza" é considerado argiloso. No entanto, a planta também pode se desenvolver ativamente em outro solo. Para que o thuja pegue bem, componentes adicionais como composto, areia, turfa, turfa e complexos minerais devem ser adicionados ao solo.
    • Para plantar uma planta, deve-se fazer uma depressão no solo. Seu tamanho depende diretamente do tamanho da raiz de uma muda em particular. Além disso, no momento do plantio, o sulco deve ser um pouco maior que o tamanho do sistema radicular (acredita-se que tal estoque deva ter 25 centímetros de profundidade e 30 centímetros em todo o perímetro).
    • Depois de colocar a muda no solo, é necessário regá-la abundantemente. O solo ao redor do tronco deve ser coberto com grama cortada (entretanto, qualquer outro material natural pode ser usado).
    • Além disso, o processo de cobertura morta deve ser repetido antes do início do clima frio. Desta vez, os ramos de abeto podem desempenhar o papel de cobertura morta. Esse material protegerá a planta da sabotagem de roedores, e as mudas, por sua vez, poderão sobreviver com tranquilidade ao frio do inverno.
    • Thu "Globoza" pode ser cultivado em quase todas as condições climáticas. A planta é bastante resistente e resistente. Tolera bem a geada e o sol escaldante. No entanto, na primavera, você deve definitivamente tomar cuidado com a remoção de ramos de arbustos que já se deterioraram ou secaram.

    Como cuidar?

    O cuidado com o thuja do gênero "Globoza" deve ser completo e abrangente. Somente neste caso você poderá preservar a viabilidade da planta e estender sua vida útil. É por isso que você não deve negligenciar as recomendações de especialistas.

    Regar e alimentar

    Thuja adora água, então o procedimento de rega deve ser sistemático e a planta deve ser regada abundantemente. Ao mesmo tempo, é importante lembrar que um excesso de líquido e umidade pode afetar negativamente não apenas a aparência, mas também a saúde da planta - processos de decomposição podem começar e então o thuja morrerá. A frequência recomendada de rega é de 1 vez a cada 7 dias. Se você mora em um clima quente e árido, pode regar o arbusto com mais frequência.

    Os processos de alimentação e fertilização dependem em grande parte do solo em que o thuja cresce. Então, se o solo estiver incompleto em sua composição, recomenda-se iniciar a fertilização 3 anos após o plantio... A opção de fertilização mais comum a esse respeito é o composto. Deve ser colocado a cerca de 10 centímetros de profundidade. Depois disso, é aconselhável cobrir o solo ao redor do tronco do thuja com casca de pinheiro.

    Outra opção de alimentação pode ser esterco de cavalo ou de vaca, além de húmus de folhas. Se desejar, você pode usar compostos químicos e artificiais especiais que são vendidos em lojas de jardinagem. Além disso, deve-se dar preferência aos curativos que contenham grande quantidade de potássio e fósforo.

    Em geral, 2 curativos são recomendados para 1 temporada.

    Poda

      A poda é outra etapa importante no cuidado das plantas. É feito para evitar os chamados processos de afrouxamento da casca da "Globoza". Porém, vale lembrar que você não deve ser muito zeloso com esse processo. Os ramos não são cortados em mais de um terço de todo o comprimento. Além disso, é importante notar que o próprio procedimento de poda é recomendado para ser realizado na primavera, ou seja, após a abertura dos botões do thuja.

      Pulverização

        A pulverização é outro cuidado em relação à thuja. Apesar de ter um efeito positivo na planta, vale lembrar que mesmo a pulverização mais abundante e intensiva não substituirá a rega. No entanto, thuja adora exposição ao ar úmido.

        Doenças e pragas

        Thuja ocidental é uma planta bastante resistente e resistente. No entanto, mesmo apesar disso, o arbusto pode ser suscetível a vários tipos de doenças e pragas.

        • A planta pode ser infectada com a requeima. Nesse caso, o arbusto começará a murchar, aparecerá um cheiro de podre e o tronco começará a amolecer. Para o tratamento, são usados ​​fungicidas.
        • Em thuja, podem aparecer escudos falsos - úlceras amarelas começarão a aparecer na superfície da planta. Para se livrar dessas manifestações negativas, devem ser usados ​​inseticidas.
        • Doenças comuns relacionadas ao Globoza são doenças fúngicas, como ferrugem e shute. Suas primeiras manifestações são enegrecimento e queda de agulhas. Para se livrar da doença, use composições fungicidas.

        Fenômenos negativos podem surgir em conexão com suas atividades impróprias de jardinagem. Isso pode incluir:

        • uma árvore mal plantada pode causar apodrecimento das raízes;
        • um excesso de alimentação artificial pode causar queimaduras nas raízes;
        • o plantio próximo de várias mudas fará com que a planta apodreça.

        Por isso é muito importante não só no processo de saída, mas também na hora do plantio cumprir todas as recomendações dos especialistas e seguir à risca as instruções fornecidas.

        Uso em paisagismo

        Thuja ocidental, pertencente à variedade Globoza, é muito conceituada pelos especialistas em design paisagístico. Esta planta é usada para um grande número de fins decorativos e de design. Por exemplo, thuja pode funcionar como uma espécie de cerca viva, decorar um jardim ou jardim de pedras.

        Além disso, esta planta é frequentemente utilizada para desenhar composições paisagísticas modernas, que passam a ser a parte central de todo o terreno. Em objetos tão complexos, podem ser usados ​​arbustos de diferentes tamanhos e alturas, com várias cores.

        Devido ao formato esférico do arbusto da Globoza, é frequentemente utilizado para objetos de paisagismo como terraços, galerias e até telhados. Para dar ao edifício uma aparência cerimonial, os thuja podem ser plantados na entrada principal.

        Se você aborda o processo de cuidar de uma planta com toda a seriedade, então em um jardim ou casa de veraneio você pode criar qualquer composição de planta que se tornará um destaque do paisagismo.

        Veja o vídeo abaixo sobre o plantio e o cuidado do Globoza thuja.

        sem comentários

        O comentário foi enviado com sucesso.

        Cozinha

        Quarto

        Mobiliário