Como cultivar corretamente thuja a partir de sementes em casa?
Thuja é uma das plantas mais populares utilizadas no paisagismo. A preservação do seu aspecto atraente ao longo do ano, bem como a relativa facilidade de tratamento, explicam o amor por esta planta. Na maioria das vezes, o plantio de thuja ocorre após a compra de mudas em viveiros especializados, mas, em alguns casos, os jardineiros qualificados propagam-no usando sementes coletadas por conta própria.
Prós e contras do método de criação
Tendo decidido propagar thuja usando sementes, você deve se familiarizar não apenas com as vantagens deste processo, mas também com as desvantagens. A principal vantagem nesse caso é que é possível obter mudas praticamente de graça e em grandes quantidades. Todos terão a mesma idade e o mesmo tamanho, o que fará as delícias dos jardineiros que decidirem usar a planta para formar uma sebe. Além do mais, se você cultivar thuja a partir de sementes, pode ter certeza de que a planta se sentirá confortável nas condições climáticas existentes e na composição do solo.
Quanto às desvantagens, a principal delas é a excessiva duração do crescimento das árvores, principalmente quando comparada à propagação por estacas. Passarão pelo menos 4 anos desde o momento em que a semente é usada até que as mudas sejam plantadas em seu habitat permanente. Freqüentemente, os jardineiros observam que às vezes as características varietais do espécime parental são perdidas.
Nesse caso, mesmo as plantas cultivadas com as mesmas sementes podem diferir no formato de suas copas.
Coleta e preparação de sementes
As sementes de Thuja podem ser colhidas em setembro ou mesmo na segunda quinzena de agosto. Eles se parecem com inchaços marrons. É importante ter tempo para coletá-los antes mesmo que se abram por conta própria e as sementes planas borrifem. Os frutos maduros são cuidadosamente cortados da planta ou separados diretamente com parte do broto e, em seguida, colocados em papel limpo no apartamento para secar completamente. A sala selecionada deve ser seca, quente e bem ventilada.
A temperatura no local onde as sementes se encontram deve estar na faixa de 6 a 7 graus Celsius. A luz solar direta nesta situação é indesejável, a iluminação difusa deve ser organizada sempre que possível. Depois de alguns dias, os cones se abrirão, "liberando" as sementes para fora. Se isso não acontecer, então, além disso, faz sentido bater de leve na colisão. As sementes de Thuja parecem grãos marrons de tamanho pequeno. Além disso, a semente é fácil de comprar em uma loja de jardinagem.
Para aumentar a probabilidade de germinação das sementes, é necessário um procedimento de estratificação. Para isso, a semente é embrulhada em um pano e enterrada no solo no outono, após o que é protegida por algum isolamento natural, por exemplo, um monte de folhas caídas. Quando a terra aquece na primavera, as sementes devem ser desenterradas e colocadas em um frasco com tampa.
Tudo é coberto com areia por cima e colocado na geladeira por alguns meses. A têmpera na geladeira não é considerada menos eficaz.
As sementes são primeiro removidas para um recipiente cheio de areia úmida ou serragem, após o qual são fechadas com uma tampa e removidas para a prateleira inferior da câmara por vários meses.
Como semear?
A semeadura de thuja pode ser realizada no outono e na primavera.O outono é considerado a melhor opção, e imediatamente em terreno aberto para estratificação natural. Essas mudas enfrentarão o primeiro inverno com maior eficiência e as primeiras mudas se desenvolverão ativamente. Se as sementes forem plantadas na primavera, a preparação preliminar é indispensável.
Tendo decidido plantar sementes em casa, é importante seguir passo a passo as instruções dos profissionais. A mistura de solo pode ser tomada pronta, destinada a coníferas. Caso contrário, o solo é misturado com suas próprias mãos a partir de algumas partes de areia, parte de grama e parte de turfa. As sementes podem ser semeadas imediatamente nos canteiros ou em caixas separadas para monitorar o desenvolvimento da thuja em casa nos primeiros anos. Primeiro, o fundo do vaso ou buraco é preenchido com drenagem, após o qual tudo é coberto com terra.
A superfície é nivelada e batida de forma que seu nível fique alguns centímetros abaixo das bordas do recipiente. As ranhuras são formadas de forma que tenham entre 5 e 6 centímetros. As sementes são dispostas ordenadamente ao longo do sulco. No topo, tudo é coberto com uma camada centimétrica de terra e compactado. As plantações são borrifadas com água e cobertas com uma folha de vidro ou película aderente.
Para para a semente de tuia germinar é necessário retirar a caixa em local bem aquecido e fornecer a iluminação necessária... O surgimento de brotos sinaliza que é hora de reorganizar o recipiente em um local fresco. O vidro ou filme é removido de vez em quando para ventilação e irrigação. As amostras defeituosas são removidas imediatamente.
Levará 40 dias para atingir a resistência necessária e a capacidade de viver sem abrigo.
Se o plantio for feito diretamente sobre os canteiros, recomenda-se cobrir imediatamente o canteiro com serragem. Além disso, você ainda tem que esperar até que a temperatura do solo alcance a faixa de 10 a 15 graus Celsius. Na primavera, quando a neve derrete, as mudas brotam sozinhas. O cultivo natural garante um aumento da altura de plantio de 7 centímetros por ano, sem esquecer a proteção de inverno.
Vale ressaltar que os contêineres são considerados os mais convenientes para thuja, cuja altura varia de 10 a 12 centímetros. Se os recipientes forem muito profundos, o solo não utilizado ficará azedo e, se for muito baixo, as raízes se entrelaçarão e, assim, impedirão o desenvolvimento umas das outras. Além disso, os sistemas de raízes emaranhadas serão muito difíceis de separar para posterior plantio em vasos separados.
Também é recomendável desinfetar o solo previamente., que é facilmente conseguido usando uma solução concentrada de permanganato de potássio, facilmente reconhecível por sua tonalidade rosa brilhante. Antes do plantio, as sementes ainda precisam germinar, o que não levará mais de um dia. A semente é deixada em água morna ou areia umedecida durante a noite, e de manhã já é permitido o uso.
Mais cuidados
Se o crescimento das mudas é feito em vaso, então com o seu crescimento não é necessário transplantar as plantas em recipientes separados se as mudas não ficarem muito espessas e houver espaço suficiente para cada espécime. No primeiro ano, os futuros thuyas precisarão apenas de irrigação regular da terra. A planta deve ser cultivada à sombra, mantendo a temperatura de 17 a 23 graus Celsius. O ideal é que sejam os peitoris das janelas voltados para o norte ou oeste. No inverno, a temperatura é aconselhada a ser reduzida para 15 graus Celsius.
Para que as mudas germinem com sucesso, elas devem ser fertilizadas pelo menos 2 vezes por mês com complexos de fertilizantes minerais. É conveniente comprar composições prontas adequadas para coníferas e aplicar as instruções em conformidade. No segundo ano, os thuja individuais são colocados em recipientes separados e levados para a rua. Também é necessário escolher um local com sombra e garantir a irrigação regular das plantas. No inverno, as árvores devem ser trazidas para a sala.
No terceiro ano, os jovens thujas são levados para a rua nos dias de maio e, no outono, são plantados nos canteiros.
Os thuja plantados em um recipiente ou no canteiro são tratados da mesma maneira e germinam com sucesso com os mesmos cuidados. A irrigação deve ser extremamente cuidadosa para evitar a lixiviação do solo. É melhor fazer isso não com um regador, mas com um borrifador que cria riachos finos. No caso de lavar as sementes, elas são imediatamente polvilhadas com uma fina camada de terra. A frequência da rega é determinada dependendo das condições do solo - tanto o alagamento como a aridez são considerados igualmente prejudiciais.
Nos dias em que as mudas começam a aparecer, os recipientes podem ser levados para fora, levando em conta o bom tempo de 17 a 23 graus Celsius, mas é extremamente importante garantir que as mudas não recebam luz solar direta. O sol geralmente queima as folhas ainda frágeis do thuja e, portanto, é melhor colocá-lo em algum lugar sob a copa das árvores ou coberto. O mesmo se aplica às árvores que crescem nos canteiros. Para a cobertura, os especialistas recomendam a escolha de fertilizantes complexos contendo fósforo e potássio.por exemplo, Agrícola ou Solução. Já que estamos falando de mudas jovens, a dosagem deve ser reduzida em 2 vezes, já que as informações indicadas nas instruções são destinadas a plantas adultas. Para prevenir a doença, as mudas devem ser tratadas com fungicidas.
Transplante para abrir terreno
Embora o plantio de mudas nos canteiros seja permitido já no terceiro ano de vida de thuja, muitos especialistas aconselham o adiamento desse evento até que a planta tenha explodido por um período de cinco anos. Visualmente, você pode navegar pela altura do thuja - ela deve ter pelo menos 50 centímetros. Recomenda-se plantar uma árvore na primavera ou no outono, mas sempre em uma área escura do local. O solo deve primeiro ser desenterrado, ao mesmo tempo saturando-o com fertilizantes. Por si só, deve ser solto e leve.
Usualmente, um metro quadrado de terra usa um balde de húmus, um copo de cinza de madeira e algumas colheres de sopa de nitroammophoska... Relva, areia e turfa nesta situação também serão úteis. A profundidade do buraco cavado deve chegar a 70 centímetros e cerca de 1,5 vezes a largura do torrão de terra formado nas raízes da planta. A camada de drenagem pode ocupar até metade de toda a profundidade do furo preparado.
Seixos, pedregulhos ou mesmo argila expandida são adequados para sua formação.
Se vários exemplares forem plantados ao mesmo tempo, é importante manter uma distância de aproximadamente 30 centímetros entre eles (se estamos falando de um habitat temporário) e de 1 a 3 m (no caso de um local permanente). Os espaçamentos entre linhas são geralmente de 30 centímetros. Ao colocar o tuia na fossa, você terá que se certificar de que o colar da raiz permanece no nível da superfície e que o tronco não fica muito profundo. Caso contrário, a planta começará a apodrecer e simplesmente morrer. Depois de bater na terra, ela deve ser regada e adicionalmente coberta com folhas de turfa ou carvalho.
Após a conclusão do transplante, para os jovens thuja recomenda-se o estabelecimento de um regime de irrigação correspondente a 2 vezes por semana. Além disso, você terá que aplicar fertilizantes (primeiro a cada mês, depois com menos frequência), afrouxar, prevenir o desenvolvimento de doenças, combater o aparecimento de insetos e realizar outros cuidados padrão. Depois de algum tempo, você deve definitivamente adicionar um procedimento como a poda (bem-estar, anti-envelhecimento ou design). Para o inverno, as árvores devem ser protegidas da geada e dos animais. Bastará esconder as mudas sob os galhos, feno e folhas, e fixar a serapilheira por cima. Em média, a thuja pode crescer 30 centímetros por ano, mas o valor exato certamente será determinado em função da variedade selecionada.
É importante mencionar que deixar o thuja para crescer no recipiente é lógico se houver espaço livre nele e as mudas ainda não tiverem engrossado.
Nesse caso, você só precisa colocar a mistura de solo fresca no recipiente. Quando o thuja é plantado em um habitat permanente, ele pode ficar um pouco doente e suas agulhas mudam de cor para marrom. Mas esse efeito é temporário e você não deve se preocupar com isso. Caso o thuja permaneça na panela, durante os meses de verão deve ser sempre levado para o ar livre e durante o resto do ano deve ser constantemente girado para obter uma iluminação uniforme.
Para obter informações sobre como cultivar thuja a partir de sementes, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.