Thuja ocidental "Woodwardie": descrição e cultivo
Fazendo-se uma casa de veraneio, muitos jardineiros preferem o thuja Woodwardy, caracterizado pela presença de uma coroa esférica incomum. Graças à sua forma original, a planta atrai os olhos sem nenhum esforço adicional e a facilidade de tratamento simplifica muito a vida dos seus proprietários.
Descrição
Thuja ocidental "Woodwardy" é uma perene conífera. As dimensões da árvore não impressionam muito - durante 10 anos de vida, dificilmente ultrapassa a marca dos 50 centímetros. No entanto, uma planta adulta pode atingir uma altura de 2 ou 3 metros - o diâmetro da copa, neste caso, será de aproximadamente 3 metros. As principais vantagens dessa variedade são chamadas de apelo visual, além da resistência a ambientes negativos.
Por exemplo, "Woodwardy" será capaz de crescer bem mesmo em vielas urbanas poluídas com gás.
Os rebentos são cobertos por agulhas de uma bela tonalidade verde, que persiste durante os meses de inverno. Em thujas adultas, frutos pineais de uma rica cor marrom aparecem, então eles são combinados em pequenas panículas.
Como plantar?
A muda pode ser transplantada para seu habitat permanente apenas 2 anos após ter sido cortada da árvore. O solo deve ser leve, sempre contendo turfa e areia. Se necessário, o excesso do segundo componente pode ser corrigido facilmente com a adição de argila. Se o solo for muito pesado, deve-se criar uma camada adicional de drenagem, cuja profundidade varia de 15 a 20 centímetros, e adicionar composto. O plantio de mudas começa na primavera, o que permite que o thuja Woodwardy se estabeleça e crie raízes até as geadas de outono.
Se vários thujas se sentarem ao mesmo tempo, por exemplo, formando uma cerca viva, deve-se deixar um espaço entre eles com uma largura de 50 centímetros a 1 metro. Na fase de preparação, o solo é ativamente desenterrado e limpo de ervas daninhas e raízes de outras plantas. É melhor cavar um buraco em 24 horas - esse período de tempo permitirá que ele fique saturado de oxigênio. A própria mistura de solo, com a qual o buraco será preenchido, deve conter turfa, areia e grama.
As dimensões do buraco cavado são determinadas dependendo do tamanho do sistema radicular do thuja ou da coma de terra existente. Os especialistas recomendam cavar 15-30 centímetros de profundidade e manter uma largura de 35 a 40 centímetros. O fundo é coberto com uma camada de drenagem, após o qual é coberto com uma mistura de solo misturada com composto ou esterco. O próprio thuja é cuidadosamente transportado para o poço por meio de transbordo, junto com a massa de terra formada naturalmente.
As lacunas resultantes são preenchidas com terra, mas é importante garantir que o colo da raiz permaneça alguns centímetros acima do nível do solo.
O solo é batido e regado abundantemente. A quantidade de água a ser regada depende do tamanho da árvore, mas normalmente leva-se de um a cinco baldes para cada. Depois de esperar que o solo assente, é necessário fazer a cobertura morta. Para isso, é melhor usar feno, aparas de madeira, turfa e pedaços de casca de árvore. A cobertura morta deve ser localizada ao redor do thuja sem se sobrepor ao tronco, caso contrário, será fácil provocar o processo de decomposição.
Cuidado correto
Thuja "Woodwardy" não é muito caprichosa e, portanto, o processo de cuidar dela é bastante simples.
Rega
A rega é uma parte importante do processo de cuidado, pois a falta de líquido pode levar à deterioração do estado da planta durante o inverno. Em tempo normal, regue o thuja todas as semanas e, em tempo seco, aumente a frequência da irrigação até duas vezes por semana. Cada muda deve receber de 10 a 15 litros de água.
A rega é acompanhada por um processo de afrouxamento, que deve ser feito com muito cuidado, sem ferir as raízes.
Além disso, os profissionais recomendam organizar a aspersão para thuja, restaurando a quantidade necessária de umidade que evapora rapidamente da superfície das agulhas. Além disso, este procedimento ajuda a limpar o arbusto e a dar-lhe um melhor aspecto. Todos os procedimentos de água são exigidos pela manhã.
Top curativo
Os fertilizantes "Woodwardy" são necessários regularmente, caso contrário, a condição da copa do arbusto sofrerá muito. No momento do plantio, eles são colocados diretamente na cova, e a próxima alimentação é realizada depois de alguns anos. É comum o uso de esterco, composto e complexos comerciais contendo potássio e fósforo. As misturas de minerais para thuja não aparecem muito, pois ajudam a reduzir a acidez do solo., o que significa que eles têm um efeito negativo na própria planta. É mais conveniente combinar o revestimento de cobertura com o afrouxamento do solo após a irrigação, e fazê-lo em julho.
Poda
A poda é necessária "Woodwardy" para não perder o aspecto atraente e incomum da copa. A correção deve ser feita enquanto os botões ainda não floresceram, ou seja, em março ou abril. A primeira poda é feita aos dois ou três anos de idade. Para preservar a forma esférica, é necessário preservar alguns brotos de rolamento, mas não remover mais do que três hastes. A poda sanitária é feita conforme a necessidade. Durante o procedimento, a thuja elimina os galhos secos, doentes ou que crescem de forma incorreta.
As adequações sanitárias são realizadas pelo menos duas vezes ao ano.
Existe também um terceiro tipo de poda - anti-envelhecimento, cuja essência é combater o ressecamento e tornar a planta mais saudável. Durante isso, cerca de 2/3 do comprimento dos galhos devem ser removidos. Esse ajuste deve ser realizado ao longo de três anos, do final do outono ao início da primavera.
Wintering
Woodwardy lida bem com geadas e baixas temperaturas de até -35 graus. Antes, porém, vale a pena realizar uma série de medidas preparatórias. O círculo do tronco é coberto com serragem ou galhos de abeto, e a muda jovem é fechada com um saco ou material especial vendido em lojas de jardinagem. Isso deve ser feito, caso contrário, o thuja sofrerá muito com a luz solar intensa. Uma planta adulta é amarrada com uma rede e adicionalmente amarrada com uma fita para protegê-la da precipitação. Além disso, preparações especiais são pulverizadas para proteger as agulhas da desidratação e dos efeitos negativos da luz solar.
Métodos de reprodução
Tuyu "Woodwardy" geralmente é propagado usando sementes ou vegetativamente. O método de semente é usado para cultivar uma variedade de cultura específica, pois leva muito tempo - de 3 a 5 anos, e também na maioria das vezes leva à perda das características maternas da variedade. Jardineiros comuns escolhem a propagação usando estacas. O processo começa em abril, quando é feito um corte de 40 centímetros no calcanhar.
A ferida aberta deve ser tratada com uma solução de heteroauxin ou com um gramado comum.
A parte inferior da estaca é liberada das agulhas, após o que é enviada para o promotor de crescimento já preparado para a noite. Os especialistas recomendam o uso de esfagno, que não só retém a umidade, mas também evita a ocorrência de doenças fúngicas. No dia seguinte, o corte é imediatamente colocado em uma mistura de solo, geralmente composta por turfa, turfa e areia.No fundo do galho é colocado apenas 2,5 centímetros, após o que é equipado com um abrigo, cuja finalidade é proteger do sol. Se possível, a iluminação difusa é organizada para o thuja.
O enraizamento das estacas pode ser determinado pelos rebentos recém-cultivados. Além disso, as mudas gradualmente começam a ventilar e a endurecer para que depois de um tempo o abrigo protetor possa ser completamente removido. Os procedimentos de irrigação e pulverização estão se tornando permanentes. Assim que começarem as ondas de frio e a temperatura cair abaixo de zero, será hora de devolver o abrigo, mas já cumprindo outras funções. Para proteção de inverno, é melhor usar ramos de abeto ou folhas caídas encontradas no local.
Doenças e pragas
Para evitar os efeitos nocivos das doenças, é necessário examinar regularmente o thuja em busca de doenças comuns. Quando infectado com podridão do caule, a cor das agulhas muda e o tronco fica coberto de crescimentos e áreas podres. Para salvar a planta, é necessário remover prontamente as áreas afetadas e tratar as feridas que surgiram com óleo secante. Quando as raízes apodrecem, as agulhas também mudam de cor. O arbusto começa a secar e parece diminuir de tamanho, além disso, sua parte inferior amolece. Tal thuja não pode ser salvo - terá que ser destruído, além disso, junto com a camada de terra onde cresceu.
Agulhas morrendo indicam o aparecimento de mofo marrom. Outro sintoma da doença é o aparecimento de placa, sua forma lembra uma teia de aranha e pintada de uma cor preto acinzentada. Para a prevenção desta doença, utiliza-se o "Fundazol", que é utilizado várias vezes ao ano.
Dentre as pragas, os Woodwardies são mais freqüentemente atacados por ácaros-aranha, falsos insetos thuja e pulgões. Em todos os casos, a planta é salva apenas com o uso de inseticidas.
Como medida preventiva, recomenda-se realizar esse tratamento no final da primavera.
Uso em paisagismo
No projeto paisagístico, o thuja "Woodwardy" é usado tanto para a criação de uma sebe quanto para a decoração usual do local. Muitas vezes a planta é colocada ao longo da estrada, tendo-a previamente plantada num vaso grande ou deixada na sua forma natural. A bola perene encaixa perfeitamente em canteiros de flores, torna-se uma decoração para varandas ou sacadas. Ao criar slides alpinos, Woodwardy thuja é escolhido como um sotaque atraente.
Assista ao vídeo abaixo sobre o thuja ocidental "Woodwardy".
O comentário foi enviado com sucesso.