Thuja ocidental "Sankist": descrição da variedade, características de plantio e cuidados
As coníferas perenes são amplamente utilizadas em projetos paisagísticos. Entre uma grande variedade de espécies e variedades, cada jardineiro poderá escolher a mais adequada em termos de tamanho, formato da copa e outros parâmetros. Um excelente representante desta família é a variedade Sankist.
Descrição
Thuja Western são plantas bastante despretensiosas, na maioria das vezes toleram bem a geada e a seca, crescendo tanto na sombra quanto em uma área iluminada. Sua pátria histórica é a América do Norte, principalmente nas regiões orientais. Aqui eles crescem como gigantes - até vinte metros de altura.
Eles diferem na forma, largura e altura da árvore, bem como na cor das agulhas.
Thuja ocidental "Sankist" é considerada uma das variedades mais valiosas, vem da famosa variedade "Luteya". Traduzido do inglês, sunkist significa "feixe do sol".
A descrição da variedade inclui parâmetros importantes que um jardineiro experiente deve estar ciente.
- A copa tem a forma de um cone uniforme, os ramos crescem densamente, direitos para cima, torcendo-se ligeiramente e formando uma espécie de "concha".
- O tamanho de uma árvore jovem cresce muito lentamente. Durante o ano, o crescimento é geralmente de cerca de cinco centímetros (tanto em largura quanto em altura). Aos dez anos, cresce até 2–2,5 metros com um volume de copa de 1,5 M. No futuro, pode se esticar um pouco mais, mas a altura de um espécime adulto não pode ser superior a 4,5–5 metros.
- Uma característica interessante da variedade é a cor das agulhas, que muda dependendo da época e da localização da muda. No início da primavera, as "agulhas" jovens são douradas-amareladas. No verão, na área iluminada, a cor fica mais saturada, e na sombra, ao contrário, adquire matizes esverdeados. No final do outono e no inverno, as agulhas thuja desta variedade são de cor de bronze nobre. A casca do tronco é cinzenta ou avermelhada, ligeiramente descamada.
- A planta é tolerante à sombra, mas parece muito mais decorativa em um local aberto, ensolarado ou semi-sombreado.
- É caracterizado por alta robustez de inverno, resiste a geadas de até -42 graus. Boa resistência ao vento.
- O perigo são as queimaduras solares, especialmente no período inverno-primavera, assim como a neve úmida e derretendo, que pode quebrar galhos delicados.
- Tolera mal a seca prolongada - a copa fica esparsa, as agulhas ficam opacas, a decoratividade é perdida.
Aterrissagem
As variedades Thuja "Sankist" são plantadas melhor em uma área aberta com sombreamento leve durante as horas mais quentes.
A planta não é muito exigente para a composição do solo, porém, dá preferência a solos férteis e bem soltos, sem umidade estagnada.
O plantio desta árvore decorativa deve ser realizado de acordo com um determinado esquema.
- Cave um buraco. Sua largura é o dobro do volume das raízes da muda e sua profundidade é de 60 a 80 centímetros.
- Se o lençol freático for próximo ou o solo for pesado, com alto teor de argila na composição, a drenagem é necessária. Para isso, o fundo do poço é coberto com pedra britada ou tijolo quebrado, enquanto a espessura da camada não deve ser superior a 20 cm.
- Em seguida, é feita uma mistura de solo, consistindo de metade do gramado com a adição de 1/4 de turfa e 1/4 de areia. A muda é instalada no meio da cova, estritamente verticalmente, e o solo é despejado gradativamente. Um pouco compactado, pisoteado, regado em abundância.
- Para reduzir a evaporação, o círculo do tronco é coberto com casca de pinheiro triturada, lascas ou turfa.
Cuidado
atividade O cuidado Thuja é muito simples.
- Na primeira vez após o plantio, as plantas jovens precisam de rega frequente - uma ou duas vezes por semana, dependendo das condições meteorológicas. Um balde de água é derramado sob cada árvore; em caso de calor extremo e seca, dois baldes são derramados. Às vezes é necessário organizar os brotos das almas para tirar o pó das agulhas. No futuro (à medida que cresce), é regado uma vez a cada duas semanas. Tente evitar secar o solo debaixo da árvore.
- A remoção oportuna de ervas daninhas também é importante. Depois de chover ou regar, a camada superficial do solo é solta e, em seguida, é adicionado cobertura morta.
- Para melhor desenvolvimento e decoratividade, as plantas são alimentadas. Na primavera, fertilizantes com composição de nitrogênio-fósforo são aplicados e, no outono, fertilizantes potássicos. As taxas de consumo podem ser encontradas nas instruções. Atenção: em hipótese alguma deve ser aplicado sob estrume úmido, húmus ou ureia! A árvore vai morrer com isso!
- No final do outono ou bem no início do inverno, a coroa do thuja é puxada com barbante e enrolada em estopa ou material de cobertura. Isso é feito para proteger as delicadas agulhas das queimaduras solares no início da primavera, bem como para salvar os ramos da aderência da neve e quebras.
- Na primavera, o abrigo é removido, a planta é examinada. A poda é feita, os ramos danificados são removidos, a formação de copas é realizada.
- Esta variedade distingue-se pela forte imunidade, raramente é danificada por doenças e pragas.
Para evitar a derrota das doenças fúngicas, para profilaxia na primavera, a coroa é tratada com líquido bordalês a 1%.
Thuja "Sankist" é uma excelente escolha para decorar uma casa de verão e um terreno pessoal. A variedade é despretensiosa no cuidado, tolera bem a poda e a modelagem. A partir da copa é possível criar uma grande variedade de formas, também é adequada para sebes, plantações em grupo e individuais no relvado, num jardim rochoso. Thuja fica muito bem em jardins de pedras, na companhia de plantas perenes com flores.
Você aprenderá mais sobre thujas "Sunkist" assistindo ao vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.