Thuja western "Miriam": descrição, plantio e cuidados
Todo dono de jardim sonha em torná-lo bonito e incomum. Para fazer isso, você pode usar plantações naturais de thuja. Essas plantas complementam várias composições e também enchem o ar com um agradável aroma de coníferas.
Descrição
Thuja ocidental "Miriam" é um arbusto anão perene com uma forma esférica. Esta planta é caracterizada pelo seu pequeno tamanho, podendo atingir 80 centímetros de altura. Os rebentos crescem 5 a 10 centímetros anualmente. As agulhas do arbusto são finas, verticais, tem boa densidade e escala. No verão as agulhas têm a coloração verde-ouro, no inverno são verde-avermelhadas com tonalidade bronze, quando chega o calor as agulhas voltam à cor anterior. As principais características de um arbusto de baixo crescimento:
- a capacidade de transportar o ar poluído e poluído da cidade;
- sem exatidão para o substrato;
- boa tolerância à seca, alagamento;
- a capacidade de crescer em um contêiner com dimensões limitadas;
- Crescimento lento;
- robustez do inverno;
- excelente tolerância a cortes de cabelo topiários.
Miriam é uma flora extremamente bonita. A planta tem boa imunidade a doenças e pragas. No verão, para prevenir a thuja, é necessário pulverizar com "Karbofos" ou "Fundazol".
Aterrissagem
Vale a pena plantar o thuja ocidental na primavera do ano, a melhor época para isso será maio. Além disso, o plantio de arbustos pode ser realizado no outono em setembro. A melhor opção de solo neste caso será um substrato turfoso, argiloso ou franco-arenoso seco. O solo para o plantio da "Miriam" deve ser preparado com antecedência, para isso é necessário misturar os seguintes componentes:
- 2 partes de gramado, terra frondosa;
- 1 parte de turfa;
- 1 parte de areia.
Vale a pena adicionar fertilizantes minerais complexos à mistura na quantidade de 5 gramas por 1 litro. Como alternativa, você pode usar nitroammophoska, que requer 0,1 kg por espécie de planta. Se o solo for pesado e o lençol freático próximo, vale equipar a drenagem. Para fazer isso, no fundo do buraco, você precisa colocar uma camada de 15 centímetros de argila expandida, cascalho e tijolo triturado.
É necessário cavar uma cova de plantio 14 dias antes do plantio. A profundidade da cova deve ser de 0,6 a 0,8 metros, devendo ser suficiente para a localização livre de todo o sistema radicular da planta. No centro da cova, as raízes do thuja são fixadas junto com um caroço de terra, o material é aspergido sobre o substrato preparado, compactado e regado. Não se esqueça que ao plantar um arbusto, o colo da raiz não deve ser enterrado, deve ser deixado ao nível do solo. É necessário cobrir o círculo do tronco com turfa, lascas.
Métodos de reprodução
Thuja "Miriam" pode reproduzir das seguintes maneiras:
- estacas;
- semear sementes;
- usando camadas;
- galhos.
Na maioria dos casos, os criadores propagam sementes de thuja. Jardineiros amadores são mais propensos a usar o método de estacas. Para o procedimento de plantio, vale a pena realizar uma série de ações.
- No verão, prepare o material de plantio. Os pecíolos semilignificados devem ser cortados ou arrancados abruptamente, deixando um comprimento de material de 0,3-0,4 metros. Se o broto for jovem, seu comprimento deve ser de cerca de 15 cm. Os saltos devem estar presentes nos pecíolos, o que contribui para um bom enraizamento da planta.
- De cada uma das estacas, é necessário retirar a folhagem dos níveis inferiores. As pontas dos rebentos devem ser imersas em uma mistura úmida de areia e turfa em proporções iguais. Antes de realizar este procedimento, os pecíolos devem ser embebidos em um estimulador de crescimento.
- O pecíolo é plantado no solo em um ângulo de 60 graus, aprofundando sua ponta em 3 centímetros e cobrindo-a com uma película. A temperatura mais confortável para enraizar thuja é 23 graus Celsius. O mesmo procedimento é aplicável para propagação de ramificação.
- As mudas devem ser ventiladas de vez em quando e o solo umedecido com borrifador. No outono, a vegetação é coberta por uma película de polietileno.
- Na primavera, você pode começar a transplantar um arbusto adulto de 5 anos.
Crescendo e cuidando
Por 2-3 anos após o plantio, thuja requer cuidados intensivos, que incluem irrigação, alimentação, controle de pragas e doenças, bem como preparação para o período de inverno. Manter a umidade ideal da planta deve ser seguido ao longo da estação, pois a falta de umidade pode causar murcha. Ao regar um arbusto, vale a pena irrigar a copa, pois o líquido evapora rapidamente devido ao esplendor excessivo. Em uma situação em que falta água no tempo quente, frutas podem crescer em Miriam, o que tornará a copa pouco atraente.
Para melhorar a permeabilidade do solo, bem como eliminar as consequências de mudanças bruscas de temperatura, pode-se fazer cobertura morta com grama cortada ou ramos de abeto próximo às raízes do thuja. Nos primeiros dias da primavera, os arbustos são prejudicados pelos raios solares diretos, que podem causar queimaduras. E no inverno, nevascas e chuvas geladas são fatais para o representante das coníferas. Para evitar esta situação, vale a pena organizar um abrigo ou mesa de vegetação de coníferas jovens para a estação fria.
Para que a copa do arbusto se torne densa e densa, ela deve ser cortada em um terço do comprimento. No início da primavera, recomenda-se a realização de podas sanitárias, em que são eliminados os rebentos danificados no inverno. Thuja não precisa de estímulo ao crescimento, na hora de alimentar o arbusto vale a pena observar a medida. Não basta aplicar apenas fertilizantes contendo nitrogênio, geralmente o mato é alimentado com eles no final do inverno.
No meio da estação mais quente, Miriam pode ser fertilizada com potássio. Numa situação em que a planta muda de cor, escurecendo, podemos falar de falta de fósforo.
Doenças e pragas
Thuja ocidental é caracterizada por imunidade persistente, no entanto, às vezes, pode ser atacado pelas seguintes doenças e parasitas.
- Infecção por fungos. Thuja pode adoecer com fusarium, shute marrom. Essas doenças aparecem no início da primavera, nessa época as agulhas da planta podem ficar amarelas e os brotos podem ficar marrons e cair. As partes danificadas do thuja devem ser cortadas e polvilhadas com cal no círculo próximo ao caule. Em abril, é necessária a realização de pulverizações preventivas com o líquido bordalês. No verão vale a pena usar "Fundazol".
- Escudo falso Thuvaya. O aparecimento desta praga é evidenciado pela formação de manchas no arbusto e pela perda das suas qualidades decorativas. Nesta situação, "Miriam" deve ser tratada com "Karbofos", "Actellik". O intervalo entre os tratamentos deve ser de cerca de uma semana.
- Aphid. Ao lutar contra um ataque massivo de planta por pulgões, você pode usar "Karbofos" ou "Decis".
Aplicativo
O thuja ocidental se adapta a qualquer desenho do território, jardim, ao mesmo tempo que o torna vivo, original e atraente. Você pode decorar o gramado com uma pequena éfedra, enquanto planta o arbusto sozinho ou em grupo. Miriam parece eficaz em uma mixborder, à beira de um caminho de jardim, em um jardim de pedras, um jardim ornamental, bem como em uma composição com seixos brancos. Thuja é uma ótima opção para decorar uma sebe baixa. Pode ser usado para cultivo em campo aberto, recipiente.Esta planta pode ser colocada em varandas, varandas, terraços. Coníferas vai bem com pequenas rosas, tulipas, tremoços, jasmins. Miriam também é adequada para zimbro, larício e abeto. Não plante perto de peônias, dálias, ásteres.
A thuja ocidental "Miriam" é uma das plantas favoritas dos jardineiros e paisagistas. Avaliações dos proprietários desta planta contêm apenas informações positivas. O arbusto é caracterizado por uma aparência atraente, original e fácil de cuidar, de modo que mesmo os jardineiros inexperientes serão capazes de cultivá-lo.
Para informações sobre como cuidar adequadamente da thuja ocidental "Miriam", veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.