Thuja ocidental "Fastigiata": descrição, regras de plantio e cuidados
Thuja é uma das sempre-vivas mais populares da atualidade, que pode ser encontrada tanto no pátio de uma casa particular quanto no parque da cidade. É ela que a maioria das pessoas escolhe quando procura um arbusto para concluir um projeto paisagístico para uma casa particular.
Existem muitos tipos diferentes desta planta. O mais popular é o thuja Western Fastigiata. Esta variedade pode apresentar-se sob a forma de arbusto ou árvore, cuja altura chega a 70 metros. Neste artigo, falaremos com mais detalhes sobre esse tipo de thuja, sobre como plantar uma planta corretamente e sobre as características do cuidado.
Peculiaridades
Thuja Fastigiata ocidental pertence à família dos ciprestes. Sua terra natal é a América do Norte e, no século 16, marinheiros espanhóis e portugueses exportaram uma bela planta perene para países europeus.
A descrição desta espécie é assim:
- o diâmetro da coroa não excede 3 metros;
- a forma da coroa pode ser colunar ou cônica;
- expectativa de vida de até 200 anos;
- altura do arbusto - não mais do que 15 metros;
- madeira forte e durável;
- sistema radicular compacto.
A planta prefere um local aberto e ensolarado, onde sua copa ficará ainda mais colorida e atraente. Em clima quente e ensolarado sombreamento de crescimento jovem é desejável para evitar queimaduras solares.
Para que o thuja cresça bem e agrade por um longo período, você precisa seguir as regras de plantio e cuidados.
Reprodução
Hoje, o thuja ocidental pode ser comprado no viveiro ou tente cultivá-lo você mesmo. Existe um método de semente. Mas, infelizmente, a prática mostra que é quase impossível fazer isso em casa. Isso se deve ao capricho suficiente das sementes da planta. Portanto, este método é usado exclusivamente por criadores quando cultivam thuja em viveiros.
É melhor usar o método vegetativo - propagação por estacas. Elas são cortadas de uma planta adulta no outono, em novembro, e cultivadas em um saco plástico especial com zíper.
É a utilização de tal embalagem que permite criar as condições de estufa necessárias ao crescimento da planta.
Inicialmente, o solo é preparado consistindo em 1 kg de solo frondoso e 1 kg de areia. A mistura é colocada em um saco, no qual o thuja germinará no futuro. Quando a planta já estiver ali colocada, é necessário regá-la com água fervida.
Em seguida, a bolsa é fechada e colocada em um local escuro por um mês. Após um mês, um sistema radicular deve aparecer na muda, após o qual já pode ser transplantado para um vaso.
Quando a muda é plantada em vaso, é colocada em local ensolarado.
A rega deve ser regular - a cada 2 dias. De vez em quando, você precisa soltar a terra do vaso. Também tome cuidado com as correntes de ar - o jovem thuja não gosta delas.
Pouso em terreno aberto
Quando uma planta jovem em um vaso é forte o suficiente e seu crescimento ativo é notado visualmente, ela pode ser plantada em terreno aberto. Thuja Western é uma planta bastante exigente, portanto existem certas regras que devem ser observadas e seguidas ao plantá-la.
- Enredo. Thuja Western cresce bem em uma área ensolarada e com sombra parcial. O nível do lençol freático no local de plantio não deve ser alto, caso contrário, será necessária a instalação de um sistema de drenagem.Thuja é uma planta resistente à geada, mas o vento e a corrente de ar têm um efeito prejudicial na formação da copa.
- Priming. O solo ideal para criar as condições mais confortáveis é o marga seco. O solo deve ser nutritivo, solto e não ácido. O nível de pH não deve ultrapassar 8, e seu limite inferior é 6. Se não houver solo necessário no território, pode-se adquiri-lo em uma loja especializada e posteriormente plantar a planta em um buraco.
- Poço... Seu tamanho depende do tamanho do sistema radicular da planta e da quantidade de solo preparado, geralmente cavado até 1 m em média. Quando já está cavado, você não deve despejar imediatamente o solo preparado nele. No seu fundo, é necessário colocar uma drenagem, cuja espessura ocupa a 6ª parte do volume da fossa, pode ser brita ou tijolo partido. Além disso, com o solo adquirido, os fertilizantes precisam ser despejados na cova e somente após o plantio. Em seguida, você precisa regar o thuja, socar o solo levemente, mas com muito cuidado.
- Regar e alimentar. A rega deve ser regular, a cada 2 dias, mas não abundante, o arbusto não gosta de muita umidade. De 10 a 20 litros de água são suficientes, dependendo do tamanho. Você pode pulverizar a planta uma vez por semana para reter a umidade na folhagem da copa. Já uma seca prolongada pode afetar negativamente o crescimento horizontal dos ramos. Thuja zapanny precisa de alimentação adicional. Basta fertilizar uma vez por ano com fertilizantes orgânicos, por exemplo, húmus.
Você também pode usar fertilizantes minerais - eles aumentam a acidez do solo, por isso precisam ser aplicados na dosagem, ao longo do mês.
Com o que o arbusto está doente
Como qualquer outra planta, Thuja Fastigiata ocidental pode sofrer de várias doenças que se manifestam de maneiras diferentes.
- Brotos marrons e amarelos, folhas secas indicam que a planta pegou o fungo. Esta doença não aparece imediatamente. Inicialmente, pode-se observar o aparecimento de escamas acastanhadas quase imperceptíveis. Se a doença não for evitada, com o tempo, o thuja mudará completamente de cor e morrerá. Quando os sintomas apenas começam a aparecer, você precisa tratar a planta com funzalon. O tratamento dura todo o verão, assim como a primeira metade do período de outono. É necessário processar thuja a cada duas semanas;
- Thuja foi danificada pelos raios do sol. Neste caso, você precisa usar zircão, epin ou qualquer outro estimulante de crescimento. Basta tratar os ramos com uma solução.
- Os rebentos jovens secam ou a coroa se desfaz - é necessário usar preparações contendo cobre para pulverização.
Se a planta for danificada por uma bainha, os especialistas recomendam o uso de karbofos, rogor ou antio.
Uma mudança repentina nas condições climáticas (por exemplo, uma onda de frio) pode provocar o amarelecimento do arbusto.
Esta é uma resposta comum e adequada que não deve ser assustadora. Com o tempo, o thuja se adaptará ao novo clima e a cor verde da coroa retornará.
Veja abaixo como se acostumar com o thuja do oeste de "Fastigiata".
O comentário foi enviado com sucesso.