Thuja ocidental "Brabant": descrição, plantio e cuidados

Contente
  1. Descrição da variedade
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Como plantar corretamente?
  4. Métodos de reprodução
  5. Como cuidar?
  6. Doenças e pragas
  7. Aplicação em paisagismo

É muito raro nos projetos paisagísticos de terrenos ou parques pessoais que não exista uma planta tão bonita como a thuja. Eles o usam principalmente porque a planta parece impressionante e fácil de cuidar. Thuja é semelhante em aparência a um cipreste. No entanto, ao contrário dele, pode crescer em qualquer lugar da Rússia, inclusive na Sibéria. Existem 5 tipos de thuja, entre os quais o ocidental é considerado o mais popular. Muitos jardineiros desejam obtê-lo em seus sites.

Descrição da variedade

Thuja western conquistou o amor de muitos jardineiros pelo fato de crescer muito rapidamente. A única árvore que pode igualar em crescimento é o lariço. O tamanho do thuja é realmente impressionante. Assim, uma planta adulta pode crescer até 20 metros, e o diâmetro da copa pode chegar a quatro metros. No entanto, na Rússia, as plantas que não excedem 4–5 metros são plantadas com mais frequência.

Dentro de um ano, thuja pode aumentar em altura até 30 centímetros e em largura - até 10-12 centímetros. Esta árvore está muito bonita. Tem ramos bastante densos que crescem quase desde o fundo, enquanto a forma do tuia é cónica. A casca da planta é acinzentada, além disso, descasca facilmente. As agulhas são de cor verde claro e não mudam durante todo o ano. O sistema radicular do thuja é bastante grande, ele está localizado horizontalmente à superfície da terra. Nunca vai muito fundo.

Na maioria das vezes, o thuja "Brabant" é usado para a "construção" de sebes, no entanto, também existem plantas plantadas separadamente.

Thuja começa a florescer em meados da primavera. Nesta altura, aparecem cones muito pequenos de cor castanha e forma oblonga. Seu comprimento não ultrapassa um centímetro. Esta variedade é considerada bastante resistente, por isso pode ser encontrada até mesmo no norte do país. Ele não tem medo de quaisquer temperaturas extremas, e thuja também tem a capacidade de sobreviver em qualquer solo.

Mais recentemente, alguns jardineiros voltaram sua atenção para a subvariedade Brabante Dourado. Eles foram atraídos pela cor invulgarmente bonita das agulhas. Era amarelo-dourado e harmoniosamente combinado com neve branca como a neve. Além disso, sua cor não muda por quase um ano inteiro.

Para deixar o thuja mais saturado, é necessário plantá-lo no local mais ensolarado. No entanto, não se deve esquecer a sombra, porque sob o sol escaldante direto, ela morrerá rapidamente.

Vantagens e desvantagens

Como o thuja ocidental "Brabant" praticamente não tem desvantagens, a maioria dos jardineiros prefere plantá-lo em seu local. E isso não é em vão, porque o thuja cresce muito rapidamente, é praticamente despretensioso no cuidado, é resistente a geadas severas, multiplica-se fácil e simplesmente e também se presta à poda.

No entanto, a última vantagem é mais uma desvantagem, porque é necessário aparar thuja pelo menos 2 vezes ao ano, o que não é muito conveniente para quem trabalha muito... Além disso, na primeira vez após seu pouso no solo, thuja requer atenção redobrada. Isso é regar regularmente e amarrar galhos ao tronco com uma corda forte e abrigo para o inverno com uma camada de cobertura morta.

Como plantar corretamente?

Ao plantar um thuja, várias recomendações de especialistas devem ser seguidas. Em primeiro lugar, é preciso escolher o local certo para isso, adquirir uma planta sã e com um bom sistema radicular.Você também precisará de um substrato de alta qualidade e familiarização com algumas regras de plantio.

É melhor plantar a planta na primavera. No entanto, isso pode ser feito no outono, na primeira quinzena de setembro. Se isso acontecer no outono, então pelo menos 2 meses devem permanecer antes da geada. Isso é necessário para que o thuja possa criar raízes e suportar o frio do inverno.

A escolha do local também é muito importante. Para que o thuja ocidental "Brabant" cresça bonito e exuberante, ele deve ser plantado em um local não muito escuro, mas não ao sol, como mencionado acima. Um terreno com uma pequena penumbra será uma excelente opção para um thuja. Aqui, a árvore vai se sentir bem ao longo do dia.

Embora thuja não seja exigente quanto ao tipo de solo, ele crescerá um pouco mais rápido em solos mais nutritivos, que devem ser preparados com antecedência. Além disso, a árvore poderá deliciar a todos com agulhas verdes por quase um ano inteiro, além disso, rapidamente criará raízes. A composição do substrato deve incluir os seguintes componentes:

  • 1 parte de areia;
  • 1 parte de turfa;
  • 1 parte de húmus;
  • 2 pedaços de terreno comum.

Além disso, sob cada árvore é necessário adormecer meio quilo de nitroammophoska. No caso de plantio em grupo em terreno aberto, os thuja devem estar a uma distância de 1-2 metros um do outro. Dessa forma, eles não vão competir entre si. Para criar uma sebe, a distância entre o thuja não deve ser superior a 50 centímetros. Nesse caso, eles crescem quase lado a lado.

Métodos de reprodução

Existem várias maneiras pelas quais você pode propagar thuja: com a ajuda de mudas, mudas, sementes, ou seja, cones.

Mudas

Eles são melhor plantados na primavera. Antes do plantio, as raízes da thuja devem estar bem secas, mas ainda assim não vale a pena destruir o torrão de terra. Em média, um buraco é cavado com um metro de profundidade e largura. Em seguida, uma camada de drenagem é colocada no fundo, que consiste em tijolo ou argila expandida.

Em seguida, a muda deve ser colocada no meio da cova, aprofundada um pouco e polvilhada bem com terra, após o que deve ser bem socada para que o colo da raiz fique ao nível do solo. Além disso, a muda em si não deve mudar de localização. A seguir, deve-se encher bem de água, aproximadamente 1 balde para cada muda.

Estacas

Ao podar thuja, seus galhos podem ser usados ​​como estacas a partir das quais novas árvores são cultivadas. Neste caso, o plantio deve ser realizado no outono. O comprimento do corte deve ser entre 10 e 15 centímetros. Após o corte, eles podem ser colocados em uma jarra com água ou em solo úmido. No primeiro caso, é preciso esperar o surgimento das raízes e só depois plantá-las no solo. O recipiente com as mudas pode ser coberto com filme plástico, criando condições de estufa, ou simplesmente deixado em uma sala quente. Só na primavera, quando as mudas estão bem enraizadas, é que podem ser plantadas em terreno aberto.

Sementes

Esta opção de criação permite cultivar não apenas plantas saudáveis, mas também fortes. Porém, neste caso, suas qualidades decorativas podem ser perdidas. Primeiro, você precisa coletar o número necessário de botões e, em seguida, colocá-los em um local muito quente. Quando começam a rachar, é preciso retirar as sementes, semear em areia bem umedecida e colocar em local aquecido.

Quando as sementes germinam após alguns dias, podem ser transplantadas para recipientes com substrato. Deve incluir os seguintes componentes:

  • terra do gramado;
  • areia;
  • turfa.

Em seguida, os recipientes com sementes devem ser colocados em local bastante fresco, por exemplo, no porão. Após um curto período de tempo, eles são retirados e colocados em um local mais quente. A terra deve ser umedecida regularmente. Quando as primeiras mudas aparecem, elas devem ser endurecidas. Para isso, os contêineres são colocados na varanda ou diretamente na rua. Primeiro, por alguns minutos, e depois o tempo de residência é aumentado (até o pouso em terreno aberto).

Como cuidar?

Thuja "Brabant" não é uma planta muito exigente, mas seu cultivo ainda leva tempo. Para que se torne uma árvore robusta, o thuja deve receber os cuidados adequados. Consiste não apenas em regar oportunamente, mas também em alimentação oportuna e circuncisão regular. Durante os períodos de seca, a planta deve ser regada com mais abundância. Será o suficiente 2 vezes por semana para 2 baldes de água debaixo de uma árvore, mas se necessário, você pode regá-lo todos os dias.

Mesmo assim, você não deve ser muito zeloso, pois em uma terra altamente úmida, thuja pode retardar seu crescimento. Se for possível borrifar, será melhor regar assim. Além disso, após cada rega, é necessário soltar o solo para que não se forme uma crosta.

Fertilizante

Se durante o plantio todos os fertilizantes necessários foram aplicados, então dentro de 2 anos eles não serão mais necessários. Além disso, a cobertura morta pode melhorar ligeiramente a qualidade da terra. Tanto a turfa quanto as lascas pequenas são adequadas como cobertura morta. Como há geadas muito fortes no inverno, as plantas devem ser cobertas. Você pode usar a mesma cobertura morta para isso.

Top curativo

É melhor gastá-lo no início da primavera, em março. Porém, se necessário, será possível repetir a alimentação em junho e, a seguir, em julho. Um curativo completo comprado em lojas de jardinagem é o mais adequado. Mas você também pode usar fertilizantes orgânicos, que não serão menos eficazes.

Poda

Para que o thuja permaneça sempre espesso, bonito e exuberante, e também tenha uma coroa luxuosa, ele deve ser aparado regularmente. Caso contrário, a árvore ficará completamente feia. A formação da coroa deve começar imediatamente após o plantio do thuja em campo aberto. No futuro, apenas alguns ramos serão corrigidos. É necessário cortar o cabelo com podador.

Se o tuia for plantado para criar uma sebe viva densa e densa, é necessário começar o corte da planta em março. Um novo corte de cabelo ocorre apenas seis meses depois, o que permitirá que você obtenha uma coroa bastante espessa e densa. Além disso, ao longo do verão, você pode fazer correções adicionais em alguns galhos para que a forma permaneça sempre bonita. Nesse caso, é imprescindível seguir algumas regras.

  1. Primeiro, você precisa remover todos os galhos quebrados ou danificados durante o inverno.
  2. Então você pode iniciar o processo de corte. Apenas um terço dos brotos precisam ser aparados. Além disso, você deve tentar fazer isso uniformemente para que a coroa pareça não apenas limpa, mas também bonita.
  3. Esse processo é melhor realizado em um dia nublado. Isso permitirá que você evite o amarelecimento das folhas das coníferas, pois durante o corte a umidade é liberada e, em seguida, ela evapora. E se for um dia ensolarado, pode causar queimaduras.
  4. Terminada a poda, a árvore deve ser bem regada.

Doenças e pragas

Hoje, junto com as doenças usuais, existe um número bastante grande de doenças que são transmitidas por outras plantas e cuja prevenção deve ser feita.

Phytophthora

Em uma planta, em primeiro lugar, o sistema radicular é afetado e, então, a doença progride para cima. Como resultado, o thuja começará a murchar, sua folhagem mudará de cor para cinza. A placa pode aparecer no tronco. As raízes tornam-se frágeis com o tempo. Esta doença aparece na maioria das vezes devido ao excesso de umidade no solo.

Para evitá-lo, é necessário tratar a thuja com uma solução de fungicidas.

Brotos marrons

Na maioria das vezes, essa doença ocorre devido ao fusarium. No tuia, as escamas começam a amarelar e todo o broto fica marrom. Para evitar que se espalhe por toda a planta, as áreas afetadas devem ser removidas com urgência, após o que deve ser pulverizado com "Fundazol".

Ferrugem

Essa doença aparece no início da primavera. A folhagem começa a escurecer e cair. Acima de tudo, as mudas cedem a ele.Para combater, é necessário usar fungicidas que contenham cobre.

Escudo falso Thuyi

Úlceras amarelas começam a aparecer na casca da planta. É imperativo começar a lutar com eles imediatamente, caso contrário, toda a árvore ficará coberta com eles e então morrerá. Na luta contra eles, você pode usar drogas como "Rogor" ou "Karbofos". Além disso, a planta pode ser tratada com água e sabão para profilaxia.

O aparecimento de pragas também é pode afetar adversamente o desenvolvimento de thuja.

  • Gorgulhos. Eles comem a casca dos rebentos jovens. Qualquer inseticida pode ser usado para combatê-los.
  • Ácaro-aranha. Ele pode enredar quase uma árvore inteira com sua teia. Na luta, também são usados ​​preparados especiais ou remédios populares, como o alho.
  • Minhocas de ovelha. Na maioria das vezes, as raízes da planta são comidas. Mas suas larvas podem se alimentar de brotos jovens. Para que não apareçam na planta, é necessário fazer uma boa drenagem, além de aplicar calagem no solo.
  • Thuy lobeed. Alimenta-se da casca da planta, enquanto sai das passagens. É necessário inspecionar constantemente a árvore para perceber sua aparência. Depois disso, você deve tratá-lo imediatamente com preparações especiais. Para a prevenção, você pode usar a mistura de bordeaux.
  • Pulgões Thuya. Ele se instala nas folhas das coníferas da planta e se alimenta de sua seiva. Para a luta, você pode usar "Karbofos".

Se você notar o aparecimento de pragas e possíveis doenças de thuja com o tempo, a planta sempre ficará linda.

Aplicação em paisagismo

Tuy "Brabant" é usado tanto para a criação de sebes como para plantações individuais.

Como uma cerca

Em algumas áreas, os proprietários simplesmente fazem uma cerca com eles. Este aplicativo torna o site bastante inusitado e bonito. Além disso, praticamente nada é visível através da densa camada de folhagem das coníferas.

Com a ajuda de tais pousos, você pode criar um lugar maravilhoso para relaxar, onde ninguém interfere. Também permite desfrutar de um ar fresco e limpo.

Patamares individuais

As árvores que ficam em esplêndido isolamento no quintal não parecem menos bonitas. Isso é especialmente bonito no inverno, quando todas as árvores perdem a folhagem.

Resumindo, podemos dizer que uma planta como o thuja ocidental "Brabant" pode decorar qualquer local ou parque. Porém, para que ela a encante com sua beleza o ano todo, é necessário ter os cuidados adequados.

Para o thuja ocidental "Brabant", veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário