Thuja western: as melhores variedades, dicas de plantio e cuidados
As plantações de coníferas são muito populares tanto no projeto de propriedades privadas quanto nos parques da cidade. Entre as inúmeras variedades dessas árvores, a thuja ocidental merece atenção especial. Esta planta perene e alta se tornará uma decoração original de qualquer paisagismo, se devidamente plantada e cuidada.
Descrição
Thuja ocidental é um arbusto enorme com uma coroa alongada em forma de pirâmide estreita. Pertence a culturas perenes. A casca do Thuja pode ter uma tonalidade marrom-acinzentada ou avermelhada. Uma planta nativa da América do Norte, hoje existem mais de 150 espéciesque são cultivadas com sucesso em todo o mundo. A altura do thuja depende de suas características varietais. Assim, por exemplo, em espécies anãs, pode ter até 2-3 metros, e nas altas - até 20 ou mais.
O sistema radicular da árvore é pequeno, geralmente não ultrapassa 1/5 do comprimento do tronco. Quanto às agulhas, neste tipo de tuia ela é pequena, angiosperma e atinge 4 mm de comprimento. À medida que as agulhas cobrem os ramos, sobrepondo-se, um efeito de escala interessante é criado. As agulhas vivem, via de regra, por várias estações, depois caem, enquanto nenhuma escama se desintegra, mas toda a seção do galho. As agulhas ficam especialmente lindas no inverno, quando adquirem uma cor variada e brilhante, enquanto no verão são verdes claras.
O thuja ocidental floresce na forma de pequenos cones típicos das coníferas, que contêm apenas duas sementes. Eles não são decorativos, razão pela qual muitos jardineiros não gostam deles.
Segundo especialistas, o aparecimento de cones em uma árvore indica que ela "não está satisfeita" com as condições de crescimento.
Thuja ocidental, dependendo do tipo de coroa, pode ser colunar (alta, o mais próximo possível dos ciprestes) e esférica (em forma de hemisfério). A principal característica da cultura é que ela tem alta resistência à geada e mesmo sem abrigo de inverno resiste com sucesso a temperaturas de até -40 graus. Além disso, as principais vantagens deste tipo de thuja incluem:
- a capacidade de projetar "sebes" bonitas e incomuns em qualquer parte do quintal;
- adaptação rápida ao frio, que permite à cultura enfrentar o inverno sem dor;
- facilidade de cuidado e sem necessidade de poda frequente;
- proteção confiável da área das cabanas de verão do vento e da fumaça com poeira;
- alta resistência a insetos e doenças.
Revisão de variedades populares
Thuja western hoje tem muitas subespécies diferentes e podem diferir não apenas na forma da copa, mas também na cor da folhagem, crescimento e resistência à geada. Assim, por exemplo, existem arbustos ornamentais de forma cónica e arredondada, com folhagem verde claro e escuro, adulta (a partir de 5 m) e pequena (menos de 3 m), adaptados para cultivo nas regiões meridionais e a zona média do país. Variedades populares resistentes à geada incluem as seguintes.
- Danica. Este pequeno arbusto atinge apenas 60 cm de comprimento. Os Tui são caracterizados pela resistência à geada (ideal para o plantio na terceira zona climática), mas apresentam um crescimento lento.
- Globosa. Os arbustos desta variedade têm a forma de uma esfera e crescem em altura apenas até 2 metros.
- Golden Tuffet. Thuja globular semianão, que é resistente às duras condições climáticas. A planta, mesmo com os devidos cuidados, cresce e se desenvolve lentamente.
- Wagneri. Uma bela árvore de formato estreito e cônico, que cresce até 3,5 m. Se for abundante em água e fertilizada em tempo hábil, crescerá rapidamente.
- "Smaragd Variegata". Este thuja é caracterizado por resistência moderada à geada e crescimento lento. Esta variedade não é recomendada para cultivo nos Urais e na Sibéria.
- Brabant. É um arbusto colunar alto, que costuma atingir 4,5 m de altura, cuja principal característica é a cor malaquita das agulhas, que no inverno muda para marrom. Esta é uma planta de crescimento rápido que pode se alongar 0,3 m por ano.
Muitos designers, ao decorar terrenos pessoais, também dão preferência às seguintes variedades de thuja ocidentais.
- Pequeno gigante. Este mini-arbusto perene é caracterizado por uma copa esférica compactada, atingindo uma altura de 0,8 me uma largura não superior a 0,4 m. Durante o período de crescimento ativo do arbusto, as agulhas adquirem uma cor verde contrastante, que começa a mude para bronze mais perto do inverno. A cultura cresce muito devagar, seus brotos são frequentes e densos. Esses thuja são perfeitos para paisagismo em estilo oriental.
- Maloniana. É uma das variedades de thuja colunar. A árvore cresce rapidamente, seus galhos estão cobertos de agulhas de um verde profundo. Ao contrário das variedades anteriores, a "Maloniana" é uma planta esguia e alta que geralmente cresce até 10 me tem um diâmetro de até 3 m. Os ramos da cultura são poderosos e curtos, estão próximos uns dos outros e ramificar ligeiramente nas extremidades.
- "Âmbar". Refere-se a novas variedades, que se caracterizam por uma cor amarela brilhante das agulhas, que muda para um tom âmbar no inverno. Thuja desta variedade pode crescer até 3,5 m. Possui uma copa cônica, regular e densa. A planta se enraíza bem em ambientes urbanos.
- "Esmeralda Kuban". É uma árvore esguia com copa piramidal e estrutura densa. Como todos os representantes do gênero thuja, "Kuban Emerald" tem um aroma agradável e contém muitos óleos essenciais úteis. Ela não é caprichosa no cultivo e se adapta rapidamente a quaisquer condições climáticas.
- "Europe Gold". Thuja desta variedade é distinguida por brotos curtos verticais densamente espaçados. Seu crescimento anual é de até 10 cm de altura e até 5 cm de largura. A principal característica deste thuja é que possui agulhas grossas e delicadas que não mudam de cor ao longo do ano. A planta adora áreas bem iluminadas e rega abundante.
Eles se provaram bem com dados decorativos, despretensão e resistência ao gelo. variedades como "Mickey", "Tiny team", "Miriam", "Rekurva Nana", "Degrut Spire", "Filiformis", "Little Champion"... Eles não precisam de poda, se desejar, os arbustos podem receber sua forma original. Além disso, thuja das variedades acima são menos suscetíveis a várias doenças.
Características de pouso
O thuja ocidental pode ser plantado em solo aberto em qualquer mês do ano, do início da primavera ao final do outono. Mas os especialistas recomendam dar preferência ao período do final de abril a meados de agosto, quando seu sistema radicular é fortalecido. Antes de proceder com o plantio direto das mudas, é preciso escolher o local certo, ele deve ser protegido de ventos fortes. Lugares localizados em sombra parcial são adequados para thujas, portanto, ficarão isolados dos efeitos negativos da luz solar direta.
Se você plantar um arbusto ornamental em uma área bem iluminada, ele eventualmente perderá suas qualidades decorativas.
Além disso, não é recomendado plantar thuja deste tipo em locais onde a água da neve derretida, a chuva se acumula constantemente ou a água subterrânea passa nas proximidades. A planta se adapta bem a solo leve e moderadamente úmido, mas em solo seco e argiloso, as agulhas rapidamente ficam amarelas e secas. Arbustos coníferos não devem ser plantados próximos a grandes árvores frutíferas, pois não serão capazes de receber do solo a quantidade necessária de nutrientes.
No caso de se prever a realização de uma "sebe" numa só fila, aconselha-se fazer a distância entre as mudas em 1 m, com o plantio em duas filas, observa-se uma distância de 2 m, e uma distância de até 5 m é permitido entre thujas de variedades gerais .Os buracos para o plantio são feitos rasos (70-80 cm). Este tamanho é suficiente para que o colo da raiz seja ligeiramente borrifado com terra, mas não enterrado. Antes de colocar a muda na cova de plantio, jardineiros experientes recomendam adicionar a seguinte mistura a ela:
- 1 parte de turfa e areia de rio;
- 2 partes de gramado ou uma escolha de terra frondosa;
- 3 partes de húmus de vaca;
- até 100 g de nitroammophoska.
Depois que o buraco é coberto com a mistura preparada, a própria muda é plantada. É derramado abundantemente com água, mesmo que chova. Isso é necessário para que a terra se compacta bem. Na estação seca, a thuja plantada deve ser regada regularmente a cada 3-4 dias, consumindo 20 litros de água por árvore. Para reter a umidade no solo, cubra os círculos do tronco com turfa, lascas de madeira seca, seixos pintados ou pequenas cascas. No outono, a cobertura morta deve ser substituída por ramos de abeto, isso reduzirá o risco de ratos.
O thuja ocidental pode ser plantado não apenas com mudas, mas também propagado por camadas ou estacas.
Ao mesmo tempo, existe a possibilidade de reprodução por sementes, mas isso não é praticado para todas as variedades. Assim, por exemplo, a variedade Danika só pode ser propagada por estacas. "Malonyana" e "Vareana" neste caso retêm perfeitamente todas as características varietais. Plantar com mudas é muito rápido e fácil, até mesmo um jardineiro novato pode fazer isso. Para fazer isso, você deve primeiro cortar os galhos e enraizá-los (é melhor fazer isso em novembro, se o outono não for precoce, ou em dezembro, se for prolongado).
As estacas são enraizadas em uma estufa de ambiente, onde a temperatura do ar é de +22 a +24 graus, a umidade da terra deve ser alta. Se não for possível enraizar os galhos na estufa, eles podem ser colocados em um saco zip e pendurados na janela. Assim que as primeiras raízes aparecerem, você pode começar a plantá-las diretamente no campo aberto. A seguir, a estaca deve ser regada em abundância e cuidadosamente preparada para o inverno, isolada com material protetor.
Dicas de cuidados
Como todas as culturas ornamentais, thuja ocidental é exigente em cuidados, especialmente pela primeira vez após o plantio em terreno aberto.
A manutenção mínima inclui rega regular, remoção de ervas daninhas e afrouxamento.
A rega dos arbustos jovens deve ser feita de manhã ou à noite, o que permitirá que os rizomas se saturem totalmente de umidade antes do início do calor. Por vários anos após o plantio de thujs, fertilizantes não são necessários, uma vez que receberam todos os oligoelementos necessários no momento do plantio. Em seguida, as plantações decorativas precisam ser alimentadas com elementos especiais destinados às coníferas.
O afrouxamento do solo também é importante no cuidado desse tipo de thuja., que é realizado principalmente para melhorar a aeração da superfície entre as plantas plantadas e as áreas próximas ao caule. O solo fica solto depois da chuva ou da rega, bem como na fertilização das plantas. Para isso, o solo é solto até uma profundidade de 10 cm, não sendo necessário aprofundar, pois os thuja apresentam um sistema radicular superficial bem desenvolvido. Após o afrouxamento, o solo ao redor do tronco deve ser coberto com cascas de pinhão, turfa, casca, despejando uma camada de 7 cm.Graças a isso, no verão, as raízes da planta ficarão protegidas do ressecamento e, no inverno, do congelamento rápido. A cobertura morta também evita o crescimento de ervas daninhas.
Durante os primeiros 2-3 anos, thuja deve ser protegido dos raios escaldantes do sol, para isso eles são cobertos com um toldo e é realizada a aspersão. A poda também é considerada importante, que se subdivide em sanitária e corretiva. O primeiro tipo de poda é geralmente feito no início de abril e envolve a remoção de galhos doentes, secos e amarelados. Graças a este procedimento, melhora a circulação de ar na coroa e evita o desenvolvimento de doenças. Quanto às podas decorativas, é necessário corrigir o crescimento do tuia e dar forma à sua forma original.
Todas as variedades de thuja ocidental, independentemente de suas características, precisam de proteção confiável no inverno, uma vez que seus galhos crescem verticalmente e sob o peso da "capa de neve" ou crosta de gelo podem quebrar.
Para evitar isso, ajudará uma amarração especial dos baús, que é feita com um material macio (as calças de náilon são perfeitas para isso - não apodrecem). Ao mesmo tempo, é importante atentar para o fato de que a coroa não está muito amarrada, caso contrário, as agulhas de dentro começarão a tremer. Mudas pequenas (até 1,5 m de altura) não devem ser amarradas, elas são mais bem protegidas com uma cabana feita de lutasin branco, estopa e ripas comuns.
Doenças e pragas
Apesar do thuja ocidental ser altamente resistente a doenças e danos causados por insetos, ainda há casos em que as agulhas começam a amarelar e cair. A principal razão para isso é o pulgão thuja, que se instala nos galhos da planta e se reproduz ativamente. Essas pragas são de cor acinzentada e têm um revestimento ceroso prateado. Como regra, os pulgões se instalam na parte inferior dos brotos jovens e os danificam. Você pode se salvar borrifando Karbofos.
A mariposa salpicada também pode prejudicar a aparência decorativa do arbusto. É uma pequena borboleta de até 4 mm de tamanho, que voa no início do verão. O aparecimento desse parasita no tuia pode ser visto nas pontas marrons e morrendo dos brotos. Se você olhar para as agulhas danificadas à luz, poderá ver os orifícios roídos. Para evitar o aparecimento de mariposas, os arbustos precisam ser tratados periodicamente com medicamentos que incluem piretróides. Isso é feito no final de julho em duas etapas, com intervalo de uma semana.
O escudo falso também é considerado um inseto perigoso para os thuja do oeste. Os parasitas adultos têm até 3 mm de tamanho e são de cor amarelo-marrom. Ao mesmo tempo, não apenas os parasitas adultos causam grande dano aos thujas, mas também às suas larvas, hibernando sob a casca dos processos. Eles são mais frequentemente povoados onde os arbustos são plantados na forma de uma "sebe". Para se livrar dos insetos para sempre, você precisa pulverizar as plantas com preparações especiais. ("Actélico", "Karbofos"). O processamento, via de regra, é realizado durante o aparecimento de massa de larvas (isso é observado antes da brotação em árvores decíduas).
O besouro click, que se alimenta apenas de rizomas, merece atenção especial. Quando esse inseto aparece, o crescimento e o desenvolvimento do arbusto são enfraquecidos, as agulhas e os ramos separadamente começam a cair. Besouros de cor marrom escuro, atingindo o tamanho de 13 mm, podem se estabelecer em massa em thuja. Essas pragas têm uma característica - ao tombar de costas, viram-se facilmente e, apoiando-se nas patas, emitem um som característico na forma de um clique. As larvas dos insetos têm uma coloração marrom clara e roem principalmente as raízes finas da planta.
Uma vez que o besouro-click frequentemente se instala em áreas com solo ácido e alta umidade, tais locais para o plantio de tuia devem ser evitados. Se no local não for possível pegar outro território, a desoxidação e a drenagem do terreno ajudarão a prevenir o aparecimento desses parasitas. Além disso, no outono, é imperativo cavar na área e, se for encontrado um grande número de besouros, introduzir no solo preparações à base de diazonina.
Thuja ocidental também pode ser afetada pelas seguintes doenças.
- Phytophthora. É uma infecção fúngica da planta, considerada a mais perigosa. Em primeiro lugar, o sistema radicular do arbusto é afetado, depois ocorre a destruição da camada superior das agulhas. Como resultado, a copa começa a adquirir uma cor cinza, o tronco embaixo fica macio e a árvore murcha. Uma mudança na cor do tecido ocorre sob a casca. Uma placa específica aparece na parte inferior do tronco e cheira a podridão da raiz.
Uma doença semelhante geralmente aparece naqueles lugares onde o solo não é drenado e a umidade fica constantemente estagnada nele.
Regar arbustos com fungicidas ajudará a prevenir o desenvolvimento da requeima. Se o fungo se espalhou em massa no thuja, é melhor eliminá-lo.
- Brown atira. Uma manifestação semelhante é geralmente observada no início da primavera. Nos ramos de uma planta ornamental, escamas amarelas começam a ser observadas. Se você não tomar nenhuma medida, os brotos primeiro ficarão marrons e depois morrerão. Os thuja são tratados, neste caso, cortando os rebentos afetados, depois são alimentados com fertilizantes e cobertos com calcário e, de meados do verão ao final de setembro, os arbustos são tratados com Fundazol.
Ressalta-se que a mudança na coloração das copas do arbusto pode ser causada não só por doenças, mas também por violação do acesso das raízes ao recebimento de nutrientes. Em tais situações, é necessário derramar a solução de Fundazol sob a raiz, você também pode pulverizar a coroa com ele. O tratamento periódico com "Zircão" ajudará a corrigir a situação, o que aumentará a resistência da planta às doenças fúngicas.
- Bloqueio de raiz. Isso é observado em áreas com umidade estagnada ou perto de lençóis freáticos. Uma infecção fúngica semelhante se manifesta pelo escurecimento das agulhas e sua queda subsequente. A infecção ocorre na primavera, mas a disseminação do fungo é observada durante todo o ano. Os jovens thuja são os mais afetados. Para prevenção, é recomendado cortar e queimar galhos doentes. Isso impedirá a propagação da doença para outras coníferas.
Além disso, as plantas afetadas devem ser tratadas com preparações medicinais; o pó Hom é adequado para isso. É produzido em água e pulverizado em todas as plantas, começando em maio e continuando até o final do verão.
É importante observar que o tratamento preventivo deve ser realizado não apenas em pacientes doentes, mas também em thujas saudáveis.
Além disso, eles também destroem a infecção no próprio solo, para isso é derramado com "Fundazol". As plantas afetadas também podem ser pulverizadas com Topsin-M (15 g do medicamento são diluídos em 10 litros de água, o que é suficiente para processar um arbusto).
Para saber o que os jardineiros novatos precisam saber sobre o thuja ocidental, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.