Thuja oriental: variedades, seleção, plantio e cuidados
Proprietários modernos, residentes de verão e jardineiros prestam grande atenção ao design estético de seu terreno. Muitos deles contratam especificamente paisagistas profissionais para esses fins e cultivam plantas específicas.
Thuja é uma planta perene e conífera decorativa popular. Hoje em nosso material vamos falar sobre a variedade oriental de thuja, aprender sobre as variedades existentes desta planta, e também estudar as regras de seleção, plantio e cuidado.
descrição geral
Thuja oriental (também chamada de biota, platycladus, platycladus) é uma planta que pode crescer e se desenvolver apenas em condições climáticas favoráveis, nomeadamente em áreas com clima quente e invernos amenos.
Thuja desta variedade cresce não só em casa, mas também na natureza. Portanto, na natureza, a árvore pode ser encontrada na China (neste aspecto, o tuuyu oriental também é chamado de chinês). Em condições naturais, o thuja pode crescer isoladamente ou em pequenos grupos. Além disso, a planta é capaz de criar raízes mesmo em solos pedregosos e pedregosos.
A altura máxima das árvores é bastante impressionante e é de cerca de 18 metros, no entanto, plantas com até 10 metros de comprimento são mais comuns. A copa da árvore também é bastante grande em sua extensão, seu diâmetro pode chegar a 11 metros. A própria casca da árvore é marrom, mas os galhos podem ter tons amarelos ou mesmo vermelhos.
Os rebentos do thuja oriental são bastante largos e planos. Eles incluem muitos ramos. Os galhos da árvore estão localizados ao redor do tronco e têm uma direção vertical claramente definida. As agulhas de uma árvore podem mudar de cor dependendo da estação: no verão e na primavera é amarelo-esverdeado e, no frio, fica marrom ou avermelhado.
A cor dos cones thuja-biota é azul ou verde, e em tamanho podem atingir 3 centímetros (além disso, os cones “femininos” são muito maiores que os “masculinos”). Os cones contêm sementes com aparência semelhante a grãos.
Thuja oriental é uma árvore de longa vida. Assim, no território da China, cientistas descobriram espécimes que crescem há mais de 1000 anos. No entanto, a surpreendente expectativa de vida dos peixes chatos só é real na natureza. Se você quiser cultivar uma árvore sozinho, a duração máxima de sua vida em casa será de cerca de 200 anos.
Visualizações
Hoje, os cientistas distinguem várias variedades populares da biota oriental. Entre si, eles podem diferir não apenas em recursos externos, mas também em algumas características internas. Hoje, em nosso material, consideraremos várias das variedades mais populares de platycladus.
"Aurea Nana"
Esta variedade é considerada totalmente decorativa. Pertence à categoria de crescimento lento devido ao fato de que o crescimento máximo de uma árvore por ano não ultrapassa os 10 centímetros. Por si só, "Aurea Nana" é uma variedade anã de thuja oriental e, portanto, é frequentemente usada para decorar áreas públicas e privadas. Jardineiros e proprietários de casas são atraídos pela cor dourada incomum da coroa da planta.
"Yustinka"
A Polônia é considerada o berço desta espécie de biota. Em sua forma, "Yustinka" é colunar.Assim como a variedade anterior de thuja oriental, esta variedade pertence ao grupo das plantas anãs. É importante notar que Yustinka é mais resistente às geadas e às condições climáticas desfavoráveis do que o anterior.
"Morgan"
A variedade Morgan é um produto do trabalho de cientistas botânicos da Austrália. A cor das agulhas deste thuja muda dependendo da estação: no verão a árvore é verde esmeralda ou limão, e no inverno muda de cor e torna-se laranja-avermelhado. O formato da coroa da variedade "Morgan" assemelha-se ao contorno de uma pirâmide, e pela sua estrutura é bastante densa, pelo que praticamente não necessita de moldagem especial.
"Pyramidalis"
Um thuja oriental adulto da variedade Pyramidalis tem a forma de uma coluna. A altura máxima deste arbusto é de 4 metros e o diâmetro máximo da copa é de cerca de 1,5 metros. Este tipo de biota tolera bem a sombra, portanto "Pyramidalis" pode ser plantado à sombra de árvores maiores ou perto da frente da casa... Pelo contrário, a variedade é muito sensível a quantidades excessivas de luz solar, que podem causar queimaduras. Nesse sentido, no verão você precisa cuidar do abrigo da planta.
Minarete Dourado
A coroa deste thuja tem uma cor amarela pronunciada. No entanto, caso você tenha plantado uma planta na sombra, sua cor pode ficar diferente (geralmente verde). É importante notar que as plantas pertencentes a esta variedade são muito sensíveis aos ventos e correntes de ar, pelo que devem ser plantadas em locais abrigados e acolhedores.
"Livro"
Esta variedade tem um tamanho bastante compacto e em miniatura, sendo, portanto, muito popular entre os paisagistas. A altura média de uma planta adulta é de cerca de 3 metros, enquanto o diâmetro da copa não ultrapassa 1,5 metros. Freqüentemente, essa árvore é comprada e plantada para projetar uma cerca viva. As variedades Thuja "Knizhka" ficam bem no cenário de teixos, pinheiros e abetos. A combinação dessas árvores cria uma composição decorativa única.
Como escolher?
De um modo geral, todas as variedades de thuja oriental (apesar das pequenas diferenças) têm estrutura, aparência e propriedades internas semelhantes. Portanto, a escolha de uma determinada variedade não deve ser difícil. Em geral, recomenda-se considerar as seguintes características:
- tamanho: os biomas orientais podem ser gigantes (até 10 metros) e miniatura, por isso é importante correlacionar o tamanho da planta com os parâmetros do seu canteiro;
- aparência: se o objetivo do cultivo de thuja é decorar uma casa de verão, preste atenção, em primeiro lugar, à forma e à cor da coroa;
- condições necessárias de detenção - diferentes variedades de thuja oriental podem precisar de diferentes condições;
- medidas de cuidado necessárias - algumas variedades precisam de cuidados mais cuidadosos do que outras.
Regras de pouso
O tipo de solo ideal para o plantio de thuja oriental é solo neutro ou ligeiramente ácido. Além disso, a planta crescerá e se desenvolverá ativamente, mesmo em terrenos rochosos. O plantio de biota é melhor feito na primavera, ou seja, no final de abril - início de maio. Se você observar esse intervalo, então sua muda será capaz de se adaptar e enraizar, o que garantirá sua sobrevivência mesmo no frio do inverno.
A planta deve ser plantada em uma mistura de solo pré-preparada, que deve consistir de turfa, turfa e areia. (em proporções 2: 1: 1). A profundidade do buraco no qual você vai colocar a muda deve ser de cerca de 80 centímetros, e de comprimento e largura de pelo menos 60 centímetros.
Diretamente durante o plantio, é importante atentar para o fato de que o colo da raiz da planta fica nivelado com a superfície do solo.
Princípios de cuidado
O cuidado adequado com a planta inclui várias atividades obrigatórias.Portanto, em primeiro lugar, você precisa se certificar de que sua planta receba uma quantidade suficiente de umidade. Jardineiros experientes notam que no primeiro mês após o plantio, o thuja deve ser regado pelo menos uma vez por semana, enquanto cerca de 10 litros de água devem ser adicionados ao solo. A biota pode ser irrigada entre regas.
Após o procedimento de rega, o solo deve ser solto. Isso é necessário para que a terra não seja compactada. A profundidade de afrouxamento não deve ser superior a 10 centímetros. Para manter a umidade do solo, você pode aplicar o procedimento de cobertura morta usando serragem, turfa ou casca de árvore triturada.
A introdução de fertilizantes e curativos adicionais não é um cuidado obrigatório, mas desejável. As formulações que são vendidas em lojas de jardinagem podem ser usadas como misturas nutricionais.
No processo de cultivo de uma planta, é importante dedicar tempo à poda de galhos secos e não viáveis. Este procedimento deve ser feito com todos os thujas, independentemente de sua idade. Quanto à formação da copa, este evento é recomendado apenas para as plantas que já atingiram a idade de 3 anos. Hoje há uma grande variedade de cortes de cabelo - eles podem ter contornos geométricos rígidos e linhas mais suaves ou até padrões ornamentados.
Se você seguir todas as regras de cuidado, acompanhar atentamente o crescimento e desenvolvimento da planta, então ela não só se tornará uma bela decoração do seu site, mas também crescerá nela por muitos anos.
Para plantar e cuidar de thuja, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.