Thuja "Spiralis": descrição da variedade e recomendações para o cultivo
A decoração paisagística de áreas verdes de lazer tornou-se parte integrante da vida de uma pessoa moderna. Nos últimos anos, composições e esculturas verdes podem ser vistas não apenas nos jardins da cidade, avenidas e canteiros de flores, mas também nos terrenos de moradores comuns de verão. Para a compilação de instalações verdes, há um grande número de plantas anuais e perenes que podem ser compradas em lojas de varejo para jardineiros.
As coníferas ocupam há muitos anos o lugar de liderança no ranking das plantas mais populares para o projeto paisagístico., que não são apenas esteticamente bonitos e despretensiosos, mas também benéficos para a saúde humana. Entre o grande número de coníferas e arbustos, os floristas recomendam prestar atenção ao thuja ocidental "Spiralis".
Descrição
A thuja ocidental "Spiralis" é uma bela e esguia árvore da família dos ciprestes, que foi trazida para o continente europeu dos EUA. Por sua aparência incomum, que lembra uma espiral, a planta ganhou esse nome. Esse aspecto incomum é dado ao arbusto por brotos irregulares, que se torcem paralelamente ao seu eixo, e as folhas de cada broto estão localizadas no mesmo plano. O tamanho do crescimento anual em condições confortáveis pode chegar a 30 cm. Aos dez anos, a altura da árvore chega a 3 metros. A vida média de uma planta conífera é de 150 anos, mas os biólogos também encontraram espécimes mais antigos, cuja altura ultrapassava 15 metros.
As agulhas estreitas de thuja têm um formato cônico, que começa a se formar a partir da própria superfície do solo. Se não for realizada poda sanitária da parte inferior da copa, seu diâmetro pode chegar a 3 metros. A massa conífera da planta tem uma rica cor verde escura com uma tonalidade azul ou bronze. A estrutura das agulhas é escamosa. Nos machos, formam-se saliências superficiais amarelas e arredondadas, e nas fêmeas, verdes e ovais. Os botões maduros mudam de cor para castanhos e fazem com que os ramos se dobrem.
Este tipo de conífera pertence a uma espécie despretensiosa, que não tem medo de geadas e altas temperaturas. A planta pode ser plantada com segurança mesmo em regiões com condições climáticas adversas, bem como em áreas ecologicamente desfavoráveis, onde a planta ajudará a melhorar o estado geral da atmosfera.
Apesar de seu efeito decorativo, thuja ocidental também é uma planta medicinal que pode ser usada para tratar as seguintes doenças:
- sicose;
- verrugas;
- pneumonia;
- reumatismo.
A planta possui propriedades anti-sépticas, desinfetantes, hemostáticas e expectorantes.
Plantar e sair
Apesar da despretensão da thuja em espiral, os especialistas ainda recomendam seguir as regras básicas de plantio e cuidado, o que lhe permitirá cultivar uma planta bonita e saudável. Você precisa escolher o local de pouso com especial cuidado e cuidado. A planta se sente desconfortável tanto no sol escaldante quanto na sombra, onde sua copa fica solta e sem expressão. O melhor lugar para thuja é sombra parcial. O local selecionado deve ser fechado de fortes correntes do vento norte e do acúmulo de neve no inverno, grande parte da qual pode danificar os galhos da árvore.
Thuja pode ser plantada em todos os tipos de solo, mas é melhor escolher solo leve, e turfa e areia de rio devem ser adicionadas às misturas de solo pesado. Para evitar a estagnação da água e a deterioração do sistema radicular no fundo da cova de plantio, é imperativo colocar uma camada de drenagem de pelo menos 15 cm de altura.
O plantio de rebentos deve ser realizado no início da primavera - então a planta terá tempo suficiente para ganhar força antes do frio do inverno. Nas primeiras semanas após o plantio, é melhor criar uma sombra artificial perto da planta, o que evitará queimaduras e agilizará o processo de enraizamento.
O tamanho da cova de plantio deve ser o dobro do volume do recipiente técnico com um apêndice jovem. Para transportar a planta para um local de crescimento permanente, os biólogos recomendam o uso do método de transferência, que envolve a transferência cuidadosa do rizoma junto com o solo do vaso para a cova de plantio. As plantas no primeiro ano de vida precisam de rega semanalmente.
Pelo menos 8 litros de água devem ser despejados em um orifício de aterrissagem.
Para evitar que a coroa seque, os floristas recomendam no verão irrigar as plantações com água, o que não só umedece a coroa, mas também tira a poeira que impede o oxigênio de entrar nas agulhas. A cobertura deve ser realizada no máximo 1 vez por temporada com nutrientes para as coníferas, cuja introdução é melhor feita no início da primavera. Para maximizar o preparo da planta para o frio do início do outono, é necessário interromper a rega e a alimentação.
Este tipo de thuja não requer preparação especial antes do inverno, mas os especialistas recomendam o uso de uma corda para prender todos os galhos ao redor do tronco. Este procedimento evitará que a neve quebre os galhos. Para que o sistema radicular não sofra com geadas severas, é necessário cobrir toda a zona radicular com uma espessa camada de cobertura morta. No meio do inverno, é melhor cobrir a planta com um material não tecido branco ou ramos de abeto, o que evitará queimaduras na planta ainda dormente.
No início da primavera, é necessário cortar todos os ramos secos com um podador especial e cobrir a fenda da casca com grama de jardim. A árvore conífera freqüentemente sofre das seguintes doenças:
- shute marrom;
- murcha de fusarium;
- citosporose.
Quando os primeiros sinais da doença são detectados, os especialistas recomendam tratar o thuja com produtos químicos especiais que podem ser adquiridos em todas as lojas de jardinagem. Para obter mudas em casa, os biólogos recomendam o uso de estacas. Esse método prevê a separação dos brotos da mata-mãe, junto com uma pequena quantidade de copa, seguida do plantio em solo nutritivo sob uma película.
A cobertura de filme não deve ser removida até que os brotos dêem novos brotos.
Uso em paisagismo
Uma planta conífera pitoresca, impressionante e incomum encontrou ampla aplicação na decoração decorativa de áreas de recreação. Os especialistas em paisagismo aconselham você a prestar atenção a várias formas de plantar thuja, cuja escolha depende da decisão do projeto.
- Solteiro - a planta é a peça central da composição verde.
- Grupo - plantação de coníferas a uma distância não superior a 5 metros uma da outra. Nesta composição, é melhor usar elementos de diferentes graus e alturas.
- Ramalhete - pouso de vários espécimes em uma cova de plantio. No processo de crescimento, thuja formará o efeito de uma planta única e muito bonita.
- Cobertura - plantar plantas estritamente ao longo de uma linha com uma distância mínima entre elas. Ao longo de todo o período de crescimento, a altura de todos os elementos da cerca verde deve ser ajustada e nivelada no mesmo nível. Esta manipulação irá criar uma cerca viva esteticamente agradável.
A thuja plantada com folhas perenes pode se tornar uma decoração da área perto da cerca ou de qualquer entrada central. Os espécimes individuais sempre parecem espetaculares em um gramado aparado.Para enfatizar a beleza e a riqueza da cor da árvore, os designers recomendam cobrir a zona próxima ao tronco com pequenos seixos ou areia de rio. Perto da composição verde, você pode instalar bancos esculpidos ou pendurar uma rede. Devido à sua despretensão, a variedade Spiralis tornou-se uma planta favorita dos jardineiros urbanos, que a plantam perto de instituições de saúde e educação, bem como de edifícios administrativos. Os tui são uma das poucas culturas que podem transportar facilmente monóxido de carbono e partículas de quartzo da poeira da estrada, por isso podem ser vistos frequentemente ao longo de estradas e rodovias.
Os floristas recomendam o plantio de plantas com flores perto de plantações de coníferas em espiral, cujas flores brilhantes e expressivas ficarão espetaculares contra o fundo de uma folhagem de coníferas suculentas. A cultura tem uma demanda especial entre os designers de resorts de saúde.
A planta não só decora esteticamente o território, mas também permite que seus visitantes restaurem a saúde emocional e física após uma longa estada em áreas metropolitanas poluídas.
No próximo vídeo você encontrará uma visão geral do Thuja Spiralis.
O comentário foi enviado com sucesso.