Revisão dos tipos e variedades populares de thuja

Contente
  1. Descrição
  2. Visão geral da espécie
  3. Variedades populares
  4. Recursos de seleção

Existe um grande número de espécies de plantas. Mas, entre eles, apenas relativamente poucos merecem atenção especial das pessoas. Também estamos falando sobre thuja, cujas variedades podem variar em tamanho, cor e forma.

Descrição

Uma planta como a thuja pertence à família dos ciprestes (que, por sua vez, faz parte dos pinheiros). Na vida cotidiana, é chamada de árvore da vida, ou seja, “árvore da vida”. Essa descrição se aplica igualmente às culturas orientais e ocidentais. A diferença entre eles, porém, é, e, aliás, não é pequena - sua região de origem é diferente. Igualmente importante, isso determina a cor da folhagem e sua densidade.

Os thujas ocidentais crescem naturalmente no segmento oriental do continente norte-americano. Em altura, podem chegar a 20 m, o diâmetro da copa às vezes é de 0,7 m. As árvores parecem magníficas, geralmente coroadas com copas piramidais. As plantas thuja ocidentais realocadas podem ser encontradas em várias regiões do nosso país.

Eles são cultivados não apenas na costa do Mar Negro, mas também na latitude de Arkhangelsk.

É possível alcançar o crescimento de thuja ocidental mesmo em várias localidades na Sibéria e no Extremo Oriente. Sua característica é o posicionamento oposto das agulhas, que se dividem em escamas. Os brotos planos são claramente achatados. A casca se descasca intensamente. 100% das plantas pertencem ao grupo monóico; cones são relativamente pequenos - seu maior tamanho não excede 0,01 m.

Normalmente, os botões parecem um oval alongado. Amadurecem no ano da floração. Os frutos abertos caem rapidamente. No início do verão, as pinhas são coloridas de verde e, em meados do outono, quando chega a maturidade, ficam marrons. As sementes maduras são achatadas e têm "asas" estreitas.

Thuja ocidental tem uma aparência muito próxima ao cipreste. Sua diferença com outras árvores é a densidade da copa densa ramificada do tipo piramidal. A ramificação dos brotos ocorre estritamente em um plano. Thuja é muito resistente à geada, no entanto, o alagamento das raízes nos meses de verão é extremamente perigoso para a planta. A umidade pode ser moderada ou baixa. O desenvolvimento de uma árvore em encostas secas ocorre sem problemas.

Thuja prefere margas saturadas com substâncias úteis. Em tais solos, eles crescem até um estado muito exuberante. É caracterizada por maior resistência à seca. O risco de danos por pragas ou infecções é praticamente nulo.

Thuja ocidental sobrevive facilmente a cortes de cabelo e transplantes, que são realizados na primavera ou nos primeiros 2 meses do outono.

Essas plantas são divididas em um grande número de variedades ornamentais. A diferença entre esses subtipos é expressa em:

  • comprimento do cano;
  • geometria da coroa;
  • cores da folhagem.

Thujas ocidentais também se distinguem por um aroma muito forte. Ele cria, a julgar pelas críticas, a impressão de frescor. É tudo sobre a quantidade significativa de fitoncidas e outras substâncias fisiologicamente significativas na árvore. Uma característica de qualquer thuja é a presença de óleos essenciais. Por causa deles, a fábrica é muito valorizada na indústria de perfumaria.

Com base em componentes odoríferos, também são criados vários medicamentos usados ​​no tratamento de distúrbios imunológicos e disfunções do sistema nervoso central. Certos medicamentos ajudam a estabilizar a atividade cardíaca alterada. Mas mesmo como um todo, sem dividi-lo em componentes, thuja ajuda muito à saúde - graças a ele, o ar parece estar condicionado.Uma característica importante desta planta é que é biologicamente despretensiosa em termos de conteúdo.

O thuja oriental também é de grande importância. É usado para fins de paisagismo tão frequentemente quanto o tipo ocidental. A altura desta planta pode chegar a 8 m. Surgiu na China e pode ter a forma arbórea e arbustiva. A coroa semelhante a um ovo se divide em uma massa de placas achatadas. Eles correm sequencialmente da parte inferior do tronco para o topo.

As escamas planas das agulhas thuja orientais são complementadas com glândulas resinosas. Esta propriedade é precisamente o que distingue este tipo da variedade ocidental. As resinas aromáticas tornam a planta extremamente benéfica para o homem. O thuja oriental florescerá em maio, a planta, como a ocidental, é monóica. Entre os thujas orientais e ocidentais, existem muitas subespécies e variedades.

Thuja ocidental sobrevive facilmente a cortes de cabelo e transplantes, que são realizados na primavera ou nos primeiros 2 meses do outono.

Visão geral da espécie

Entre as variedades de thuja, a variedade semelhante à urze merece atenção. Ele também tem um nome alternativo - ericoides. Uma característica da planta é a disposição não padronizada das agulhas. Em vez das habituais escamas planas, fortemente aderidas umas às outras, existem agulhas que chegam a 0,8 cm de comprimento. Eles parecem ser colocados de lado nas laterais e crescem em brotos finos e insignificantes.

As agulhas verdes de thujas semelhantes às urzes adquirem uma cor rosa-acastanhada nos meses de outono. Na primavera, eles estão sistematicamente verdes novamente. Esta planta se parece com um arbusto anão estendendo-se para o lado, ou uma árvore na forma de uma ampla pirâmide. O tipo de árvore tem uma copa fofa particularmente espessa. Algumas árvores não têm 1, mas 2 vértices.

A forma juvenil de ericoides pode ser preservada por toda a vida com o uso hábil. Medidas especiais permitem excluir o amadurecimento da cultura e a perda de seus traços externos característicos, tão populares entre as pessoas. Para propagação, o método de enxerto é geralmente usado. A altura da árvore pode chegar a 3 M. A urze é fria o suficiente para crescer na faixa do meio.

Heather thuja é usada:

  • como sebes;
  • ao traçar figuras cortadas e topiárias;
  • na formação de colunas;
  • como bonsai.

Pessoas inexperientes costumam confundir thuja com zimbros rastejantes. Esses erros são devidos à semelhança externa mais forte. Existem também trepadeiras. A diferença entre espécies e variedades individuais é principalmente devido a:

  • o tamanho do tronco;
  • geometria da coroa;
  • as cores das agulhas.

Variedades populares

Entre os thuja ocidentais, as plantas baixas são atraentes. variedades "Danica"... Eles receberam seu nome em homenagem ao país onde foram criados pela primeira vez em 1948. Os espécimes adultos às vezes crescem até 0,5 m. Seu desenvolvimento é muito lento. A coroa finalmente formada parece um círculo perfeito.

O aspecto da planta acaba por ficar mais chique graças à superfície ondulada. É formado por pequenos ramos em forma de leque. Cada um desses ramos é colocado verticalmente. Danica é compacto e oferece excelentes resultados em mixborders e rockeries. Mas também existem outras variedades excelentes.

Resultados atraentes podem ser obtidos thuja "Fastigiata"... Esta é uma das melhores variedades criadas pelos criadores alemães. A altura de uma árvore esbelta excede 15 m. "Fastigiata" cresce rapidamente, aumenta 0,2-0,3 m por ano. A copa em forma de coroa é formada por fortes ramos esqueléticos crescendo diretamente para cima.

Os ramos laterais de "Fastigiata" são planos, colocados horizontalmente. Suas pontas estão enroladas. Mais ramos são cobertos com agulhas verde-escuras.

A planta é facilmente cultivada com sementes.

Uma escolha igualmente atraente pode ser thuja "Aurea Nana"... É uma planta anã adequada para climas temperados e quentes. Com o início de um inverno rigoroso, ela definitivamente precisará de abrigo.Mas esse capricho compensa em abundância com o verde-claro suculento, como a grama fresca, cor das agulhas. A coroa inicialmente se assemelha a um cone, e com o tempo adquire uma configuração ovóide.

A árvore se desenvolve lentamente. Os espécimes de dez anos crescem apenas até 0,8 ou 1 m. O maior crescimento possível é 1,5 m. Os adultos "Aurea Nana" são pintados em tons mais escuros. Para que apareça a saturação característica das cores, a cultura deverá ser plantada estritamente em locais ensolarados e bem umedecidos.

Se você precisa escolher outra variedade de aparência impressionante, você deve dar preferência Golden Tuffet... Inicialmente, essas plantas apresentam formato arredondado, com o passar do tempo a copa fica mais larga, adquire a forma de um "travesseiro" com altura de 0,6 m. Os ramos parecem graciosos e caídos. Eles são caracterizados por um arranjo multidirecional.

As agulhas de um crescimento jovem são pintadas em cores rosa-dourado. Na luz solar intensa, ele fica com uma tonalidade bronze ou laranja. Não plante Golden Tuffet em áreas sombreadas. Lá, a planta perderá suas cores quentes características.

Crohn acabou se revelando incomumente raro.

Uma boa alternativa pode ser considerada "Filiformis"... Esta variedade filiforme de thuja parece tão incomum que às vezes é confundida com alguma outra árvore. Os rebentos são muito longos e têm a forma de uma corda. Praticamente não há ramificação de ramos. As escamas das agulhas adjacentes aos ramos ficam marrons no inverno.

As terças "Filiformis" são caracterizadas por:

  • despretensão;
  • resistência ao inverno;
  • aptidão para plantio solitário em jardins;
  • excelente compatibilidade com culturas de coníferas verticais.

Entre as variedades tolerantes à sombra, destaca-se "Europe Gold"... Essas plantas se desenvolvem lentamente e crescem até 4 m. O topo denso se forma inicialmente como uma pirâmide estreita. As plantas adultas são coroadas com uma coroa cônica. Quando as agulhas simplesmente florescem, elas ficam com uma cor laranja; no inverno, aparece uma cor amarelo-dourada.

Europa Gold é amplamente utilizado em:

  • pouso solitário;
  • plantações em grupo;
  • cercas verdes;
  • a formação de becos.

Outra variedade em miniatura - "VIPcord"... Forma árvores de copa esférica com altura total de 1,5 m, cujos rebentos são muito grandes e inclinados. As agulhas pontiagudas alongadas caem, o que cria uma aparência incomum. Com o início do frio, "Vipcord" vira bronze.

O crescimento é lento, máximo de 0,07-0,1 m em 12 meses. É muito importante para eles obterem umidade estável. Quando cultivada corretamente, essa planta tolera bem a geada.

Pode se tornar uma verdadeira decoração, mesmo sozinho, especialmente na forma de um baú.

Se as pessoas estão interessadas em variedades que, invariavelmente, mantêm uma tonalidade amarela, vale a pena dar uma olhada mais de perto na dobra ter "Forever Goldie"... Plantas não muito grandes têm uma copa em forma de cone. Os ramos giram verticalmente e correm paralelos uns aos outros. O crescimento ocorre em 0,1-0,15 m por ano, os ramos jovens são muitas vezes mais leves do que os rebentos profundos. A principal aplicação de "Forever Goldie" é o cultivo solitário em colinas cobertas de pedras e em sebes médias de uma cor rica.

Variedade "Âmbar" colorido em um tom amarelo brilhante. Com o início do tempo frio, ele é substituído por uma cor âmbar quente. Thuja desta variedade pode crescer até 3-5 M. A resistência da planta ao inverno é suficiente para a maioria das regiões da Rússia. Esta cultura é útil para a formação de sebes.

A coroa em forma de cone regular não é muito larga. A árvore pode crescer ao sol e à sombra parcial. Excluem-se os danos causados ​​pelas queimaduras solares - as forças naturais da cultura são suficientes para combatê-los. Os tons amarelos máximos são alcançados ao plantar em áreas abundantemente iluminadas. A drenagem completa do solo é um pré-requisito importante para o sucesso.

Uma variedade como "Pode, pode", é extremamente atraente para o cultivo nas condições da Rússia central.Essas plantas se encaixam harmoniosamente em qualquer paisagem. Elas podem crescer até no máximo 1,5 m. Árvores baixas deste tipo se distinguem por uma excelente aparência, sua copa é pintada da forma mais graciosa possível. A seção externa da coroa não excede 0,7-0,8 m.

Uma escolha atraente em muitos casos também é Thuja "Gelderland"... Suas árvores são lindas e delgadas, a copa no topo delas parece um cone perfeitamente preciso. A formação dos brotos das copas vem do próprio solo. O desenvolvimento é muito rápido para os padrões desta espécie (0,2-0,25 m por ano). A altura varia de 4 a 5 m.

As agulhas da variedade Gelderland têm uma cor verde forte durante os meses quentes. Na estação fria, as agulhas adquirem um tom bronze ou dourado. As gelderlands são comumente plantadas como uma tênia. Neste formato, parecem árvores de Natal e, ao mesmo tempo, criam uma soberba atmosfera de conto de fadas.

A forma esférica não é menos luxuosa. thuja "Amber Glow"... A altura da planta é de no máximo 0,9 m. Áreas bem iluminadas com um índice de hidrogênio do solo de 5 a 6,5 ​​são recomendadas para o plantio desta cultura. Barro é o melhor. A resistência ao gelo da variedade atende aos requisitos do padrão USDA 3.

Relativo variedades "Tiny team", então foi criado em meados do século passado e, durante todo esse tempo, não perdeu seu apelo. Altura da planta - de 0,5 a 1 m. A casca é caracterizada por uma tonalidade marrom-acinzentada ou avermelhada. As agulhas verdes brilhantes são claramente divididas em escalas. A planta não será afetada pela seca ou umidade excessiva.

Ainda assim, argila ligeiramente úmida é mais adequada para isso. Em locais escuros, as agulhas ficam muito esparsas e a coroa fica muito frouxa. Tiny Tim é usado para sebes e becos. Em vez disso, você pode usar uma variedade completamente diferente - "Zmatlik". Ele foi eliminado na República Tcheca.

Esta é uma planta em miniatura que forma uma coroa colunar. O topo da árvore é relativamente estreito, a altura do tronco pode chegar a 1-1,2 m. As mudas e os espécimes recém-enraizados têm forma indefinida. Por isso, costuma-se dizer que a planta está desgrenhada.

Gradualmente, quando ramos balançantes semelhantes a leques se desenvolvem, o denso thuja torna-se coberto com uma textura padronizada, ondas e espirais que se aproximam são claramente visíveis nele.

Variedade "Yustinka" cresce à mesma altura que "Zmatlik"... Eles o pegaram na Polônia. Árvores de dez anos são consideradas adultas. Essas plantas são resistentes ao frio, podendo hibernar em latitudes temperadas sem problemas. Normalmente "Yustinka" é plantado em jardins ornamentais ou em pequenas mixborders.

Criadores australianos também trabalharam em thuja. O resultado de seus esforços foi grau "Morgan"... A densa coroa em forma de pirâmide é composta por ramos amarelos dourados em forma de leque. Com o início do frio, a cor fica ainda mais atrativa, mudando para um suculento bronze avermelhado, ocasionalmente misturado com tonalidades alaranjadas. O "Morgan" não cresce muito rápido, no 10º ano de desenvolvimento chega a 0,7 m. O crescimento anual é de 0,05 a 0,07 m.

É apropriado encerrar a revisão em grau "Zebrina"... Ele tem o nome de sua variegação externa. As plantas de crescimento lento têm uma copa cônica ampla. Em plantas jovens, é solto e torna-se mais denso à medida que se desenvolve. Dependendo das propriedades do solo e da intensidade da iluminação, a taxa de seu desenvolvimento pode variar muito.

Em condições favoráveis, é de 0,15-0,2 m por ano. Se a terra for escassa, a subida anual do tronco não ultrapassará 0,1 m. No 10º ano, o tronco atingirá 2,5 m (com 1,5 m de circunferência). Os ramos esqueléticos se espalham para os lados, e os ramos laterais caem visivelmente. A árvore luxuriante "Zebrina" é recomendada para o cultivo de espécimes.

Recursos de seleção

Ao procurar as espécies e variedades ideais de thuja, você não deve se limitar a uma descrição geral de uma variedade específica.Digamos que seja "adequado para a região de Moscou" ou "melhor para uma cerca viva do que outras" - você precisa levar em consideração uma série de outras nuances. Muitas variedades prosperam apenas em áreas bem úmidas. Mas o ar poluído é transferido por eles francamente mal. Quanto ao nível de iluminação, pode ser muito diferente - depende das características de uma determinada planta.

Todos os tipos de thuja crescem sem problemas no clima russo. Mas a variedade oriental é bastante sensível ao frio extremo. É aconselhável escolhê-lo se o local estiver localizado em um local isolado. O tipo ocidental é melhor para espaços abertos. Se o objetivo é comprar uma muda de crescimento rápido, a variedade Smaragd pode ser uma excelente escolha.

Ele tem apenas um problema - devido ao seu formato, esta planta não será capaz de formar paredes densas rapidamente. Mas é adequado para as mesmas sebes, para plantações de arbustos individuais e como tênias.

Variedade "Maria" Recomendo escolher para o plantio em áreas ensolaradas com terras férteis. Tem uma resistência decente ao frio. A "Maria" pode ser usada em cristas modestas, em contentores que crescem em terraços, juntamente com outras coníferas anãs (incluindo em jardins rochosos).

Variedades Tui "Holmstrup" aconselhável plantar em áreas ensolaradas ou parcialmente sombreadas com predominância de solos ácidos úmidos. O principal é que eles são férteis o suficiente. No jardim rochoso "Holmstrup" também vai crescer. Mas para pessoas que estão muito ocupadas, tal planta não pode ser recomendada. No inverno, terá que ser constantemente limpa de neve, caso contrário, há um grande risco de danos aos galhos.

        Popular grau "Danica" não escolha se há crianças pequenas ou animais de estimação nas proximidades. É tudo sobre as propriedades tóxicas de tal planta. Caso contrário, é bastante adequado para:

        • jardim de pedras;
        • horta caseira despretensiosa;
        • destacando fronteiras;
        • criando sebes baixas;
        • combinação com outras culturas;
        • contêiner crescendo.

        Para obter informações sobre os tipos e variedades de tui, veja o próximo vídeo.

        sem comentários

        O comentário foi enviado com sucesso.

        Cozinha

        Quarto

        Mobiliário