Thuja ocidental "Columna": características e cultivo

Contente
  1. Descrição
  2. Como plantar?
  3. Regras de cuidado
  4. Métodos de reprodução
  5. Doenças e pragas
  6. Aplicação em paisagismo

As coníferas são populares entre os paisagistas porque permanecem verdes o ano todo. Thuja é uma das variedades de plantas com as quais é fácil fazer uma sebe no local.

Descrição

Thuja ocidental "Columna" pertence à família dos ciprestes. É caracterizada por um crescimento rápido e uma forma de coroa especial. À medida que o thuja cresce, adquire uma forma colunar, os ramos ficam bem próximos uns dos outros, portanto, a sebe torna-se densa. A alta taxa de crescimento e outras vantagens tornaram esta variedade popular em projetos paisagísticos. As agulhas têm uma tonalidade verde brilhante, no inverno mudam para castanhas, mas no verão agradam com um brilho lustroso único. As agulhas são coletadas em um tapete denso em galhos de pequeno comprimento, portanto, o diâmetro da copa é pequeno.

No tronco apresenta uma casca castanho-avermelhada, não lisa, mas sim áspera. Na planta, podem-se ver pequenos frutos em forma de cones, com o início do outono também mudam de cor para castanhos. O sistema radicular é um emaranhado de brotos finos. Por fora, são muito semelhantes ao micélio dos cogumelos.

Para que uma planta se desenvolva e cresça de forma saudável, o cultivador deve plantá-la corretamente e fornecer cuidados de acompanhamento.

Você pode plantar um thuja colunar como uma faixa contínua, ou como plantas individuais, sempre parece ótimo. Geadas e invernos rigorosos não prejudicam o thuja, mas nos primeiros dois anos, enquanto a árvore ainda é muito jovem, é aconselhável cobri-la para o inverno. Na primavera, pode ser sensível à luz solar direta, por isso é melhor sombrear a planta. Até o primeiro sol deixa pequenas queimaduras. No verão e na primavera quente, é importante regar o thuja na hora certa, se não houver umidade suficiente os galhos começarão a secar. Após o plantio e, em seguida, nitroammophoska serve como um excelente fertilizante. Thuja tem uma resistência única a substâncias nocivas no ar, por isso pode ser arrojado em paisagismo com áreas verdes em zonas industriais, a área próxima a rodovias.

Em altura, o tuia colunar pode chegar a 9 metros, com bons cuidados, às vezes até 10 m. Este fígado comprido não encantará uma única geração, pois mantém sua aparência atraente por 200 anos. A cada ano, a árvore aumenta o crescimento de 15 a 30 centímetros. No final da primeira década, sua altura era em média de 3 metros. O diâmetro da coroa é de até 1,5 metros. Está se formando de maneira bastante ativa, aumentando sua largura em 7 centímetros por ano.

O thuja ocidental é representado por diversas variedades. Entre eles, os paisagistas selecionam uma planta adequada, levando em consideração o diâmetro da copa, a altura da árvore e a sombra da folhagem. Nem todos são adequados para criar uma sebe alta e atraente. Thuja "Kolomna" tem a maior taxa de crescimento, embora não seja necessário cortá-lo todos os anos, porque mesmo sem desbastar a coroa fica lindo. A forma correta não precisa de correção.

Como plantar?

Se você plantar o thuja corretamente, no futuro ele se encantará com sua aparência atraente. Uma área aberta e ensolarada ou uma área com pouca sombra é o melhor. Plantar à sombra, onde praticamente não tem sol e é muito seco, vai fazer com que a planta acabe por murchar, amarelar e morrer. Na hora de escolher um local adequado para a Columna, vale a pena escolher algo que seja protegido do vento.

Na prática, verifica-se que, com rajadas fortes, a árvore pode quebrar, especialmente se for muito alta.

O tipo de solo em que o thuja crescerá não desempenha um grande papel. Se possível, só então jardineiros experientes são aconselhados a usar solo fértil com uma composição ligeiramente ácida ou alcalina. Mas a respirabilidade precisa de mais atenção. No plantio em solo argiloso ou sub-argiloso, é necessária uma drenagem de alta qualidade, que se forma a uma distância de 20 centímetros do solo. A água subterrânea não deve ser retida, caso contrário, causará o apodrecimento do sistema radicular.

Jardineiros experientes são aconselhados a cumprir várias regras ao plantar thuja no local.

  • O site requer preparação preliminar. Primeiro é desenterrado, depois é preparada uma cova de plantio, cujas dimensões dependem do volume da copa da árvore. A largura do poço deve ser o dobro desse parâmetro.
  • Vale a pena preparar o solo dentro do sulco. É misturado a partir de vários componentes. Pegue duas partes de solo de grama, uma parte de areia e turfa. Certifique-se de adicionar 500 gramas de componentes minerais para que o thuja se enraíze melhor.
  • A profundidade da cova, levando em consideração o solo adicional despejado no fundo, deve permitir que o sistema radicular seja imerso até o colo da raiz. Tudo está bem socado e regado.

Importante! Se a planta for plantada em um local por muitos anos, suas dimensões futuras em altura e largura devem ser levadas em consideração. Não deve haver obstáculos a uma distância de 1,5 metros. Outras culturas são aconselhadas a plantar pelo menos 3 metros.

Regras de cuidado

O Columna não requer manutenção cuidadosa. A variedade é exigente, mas adora ser cuidada. A planta terá uma aparência atraente se for regada na hora certa, alimentada e tratada contra pragas e doenças. Após o plantio, as mudas são regadas todas as semanas para que seu sistema radicular cresça melhor. Um balde de água é suficiente para um thuja, mas se estiver quente e seco, a quantidade de líquido deve ser dobrada. Se você deseja alcançar a eficiência máxima, você precisa usar aspersão. Este método de rega garante a reposição máxima de umidade, que evapora rapidamente por meio de várias agulhas. A aspersão ajuda a lavar a sujeira que se acumula na folhagem na forma de pó.

Depois de regar, é útil soltar o solo ao redor da planta. É necessário processar o solo com cuidado, pois o sistema radicular pode ser facilmente danificado. A profundidade de imersão é de até 9 centímetros. A umidade vai durar mais se você aplicar uma camada de cobertura morta. Lascas finas são ideais para thuja, pois retêm perfeitamente a umidade.

Quando Columna é plantada com cobertura, nenhum nutriente é necessário ao longo do ano. Toda primavera, toda primavera, criadores de plantas experientes aconselham a aplicação de uma pequena quantidade de fertilizante complexo. Para um quadrado de superfície do solo, 100 gramas são suficientes. Thuja pode ficar linda mesmo sem um corte de cabelo regular, mas é aconselhável processá-lo todos os anos na primavera. Esta poda sanitária permite retirar ramos secos e danificados por insectos. Se houver necessidade, é realizado um corte de cabelo decorativo.

Columna é freqüentemente usada como planta formadora de sebes. Nesse caso, as mudas em círculo devem ser cortadas em um terço da altura da copa. Após três anos do plantio, a planta não precisa ser coberta, antes é aconselhável protegê-la da geada. Qualquer material sintético é adequado para isso.

Métodos de reprodução

Thuja pode ser propagado de duas maneiras.

  • Sementes. Este método é muito problemático, leva muito tempo, por isso apenas os cultivadores experientes o usam. Esse processo trabalhoso leva de 2 a 5 anos. O material de plantio é obtido a partir de cones, que devem ser colocados em uma sala aquecida e aguardar até que abram.Na etapa seguinte, o material deve ser bem embebido em água, só depois é hora de mergulhar cada semente no solo, coberto com serragem de coníferas. Se você cultivar uma planta dessa forma, no futuro será possível obter uma planta resistente. A desvantagem deste método é a perda das qualidades decorativas do thuja.
  • Vegetativamente. A compra de uma muda pronta fica mais cara, assim como seu posterior cultivo. O jardineiro deve antes de tudo prestar atenção na qualidade da raiz, ela deve ser maciça, sem estragar, então a planta será aceita sem problemas.

Doenças e pragas

A planta fica doente com pouca frequência. Dos insetos que mais freqüentemente o danificam - pulgões. O inseto se parece com uma pequena praga marrom-acinzentada que ataca ativamente a parte inferior do thuja. Você pode reconhecer a infecção por galhos amarelados e agulhas esfareladas.

O melhor remédio será o Karbofos.

Outra praga que gosta de atacar o thuja é o escudo falso. É preciso se livrar dele imediatamente, quando surgirem os primeiros sintomas, pois a bainha pode destruir rapidamente a planta. A melhor profilaxia é pulverizar mudas e plantas adultas com Aktellikom na primavera. A composição é aplicada antes que os botões comecem a florescer.

Das doenças que mais afetam a árvore, pode-se distinguir a podridão. Ele se manifesta primeiro na forma de ramos amarelados, que posteriormente escurecem e depois morrem completamente. A infecção fúngica pode ser superada com o uso de Fundazol. É necessário borrifar o medicamento uma vez a cada poucas semanas até que o thuja se recupere.

Aplicação em paisagismo

Uma cerca viva é sempre muito bonita, a paisagem está mudando. Para a sua criação, a "Columna" é ideal, pois cresce como uma parede densa, sem lacunas e vazios. Sua vantagem reside no fato de que thuja pode caber em qualquer composição criada por um paisagista. Nas proximidades, você pode plantar arbustos com flores brilhantes ou outras coníferas. "Columna" vai se destacar no fundo, outros verdes só vão enfatizar a suculência da cor das agulhas. Uma única plantação de thuja fica bem no beco.

Tem um formato uniforme e elegante, pelo que a zona que adorna a planta fica sempre bem cuidada.

Para mais informações sobre o thuja ocidental "Columna", veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário