Colunar de Thuja: variedades, seleção e recomendações de cultivo

Colunar de Thuja: variedades, seleção e recomendações de cultivo
  1. Descrição
  2. Variedades
  3. Recursos de plantio e cuidados

Das coníferas ornamentais, a mais popular e difundida é a thuja colunar ocidental. Sua terra natal é a América do Norte. Este tipo de thuja distingue-se pelo seu conteúdo despretensioso, coroa densa e cheiro delicado. A planta é usada para formar várias composições ou uma cerca viva.

Descrição

Thuja ocidental colunar pertence a culturas perenes, cresce na forma de arbustos e árvores. Tem um longo ciclo de vida, quando são criadas condições normais pode viver até 100 anos, e alguns representantes - até 200 anos. No ambiente natural, a altura do caule do thuja chega a 25 m, e em um jardim, a planta cresce em média até 10 m. É caracterizada por um crescimento bastante lento. A coroa tem forma piramidal ou colunar, sendo a parte inferior bastante arqueada.

Os brotos são horizontais, próximos ao tronco. A largura média da coroa é de 1–1,5 m. O sistema radicular do thuja é poderoso, mas compacto. A casca das plantas jovens é marrom-avermelhada e macia ao toque. As árvores maduras têm uma casca castanha acinzentada de estrutura fibrosa. Os troncos dessas plantas são cobertos por muitas rachaduras longitudinais profundas. Agulhas pequenas e escamosas com 2–4 mm de comprimento são sobrepostas nos brotos e têm uma cor verde.

As agulhas são renovadas a cada 2-3 anos, caindo em pequenos galhos. Isso acontece de forma gradual, por isso não afeta a aparência do arbusto. Os rebentos têm um aroma acentuado de coníferas. Embora o thuja seja chamado de perene, no inverno sua coroa assume uma tonalidade verde-amarelada ou marrom claro. Thuja colunar produz flores monóicas únicas de tamanhos pequenos no topo dos brotos. Os frutos de Thuja são pequenos cones de 1 cm de comprimento, com duas sementes amarelas em seu interior.

A madeira do thuja ocidental é macia, mas muito forte, tem uma tonalidade avermelhada no corte. Distingue-se pela ausência de resina e não está totalmente sujeito à degradação. Graças a essas características, a madeira de thuja pode ser um bom material para a criação de móveis, mas um longo aumento de massa e a estrutura fibrosa da casca interferem com o uso generalizado nesta área. A popularidade do thuja columnar é explicada por sua despretensão no cuidado. Além disso, ela se sente bem em condições urbanas: fumaça, poeira e poluição de gases não afetam o estado da planta.

O arbusto tolera facilmente transplantes, podas e cortes de cabelo, e algumas variedades não precisam de correção de forma. Esta espécie é resistente à geada e pode muito bem passar o inverno sem abrigo em temperaturas de até -36 graus.

Variedades

As variedades de thuja ocidental diferem de várias maneiras. Dependendo da forma do arbusto, eles são os seguintes:

  • chorando;
  • colunar;
  • hemisférico;
  • esférico.

De acordo com a cor, podem ser as seguintes:

  • variegado;
  • com folhagem verde.

De acordo com os parâmetros de crescimento, a thuja decorativa é dividida nos seguintes tipos:

  • adulto - a partir de 5 m;
  • semi-anão - 3-5 m;
  • anão - até 3 m;
  • miniatura - menos de 3 m.

As variedades colunares de thuja são bastante numerosas, os representantes de cada uma delas possuem um encanto único e uma aparência atraente.

"Brabant"

É uma variedade de thuja, que se caracteriza por um crescimento rápido e tem a forma de um cone.Os parâmetros da planta são pequenos: altura - 4–5 m, largura - 1,5–2 m. As agulhas verdes brilhantes no inverno adquirem uma tonalidade acastanhada clara. Esta variedade é caracterizada pela resistência à geada e condições de conservação despretensiosas. Ela cresce bem em solos leves e úmidos, embora com bons cuidados se dê muito bem em áreas áridas.

Esta variedade adora uma boa iluminação, mas para evitar queimaduras solares é preferível escolher um local com possibilidade de sombra, bem como a salvo de rajadas de vento. A coroa resiste bem a cortes de cabelo, então qualquer forma pode ser facilmente formada a partir de um arbusto que cresce separadamente. A partir de um grupo de arbustos, você pode criar uma cerca densa, tanto sem ajuste, quanto figurada.

"Esmeralda"

Este thuja piramidal, com parâmetros semelhantes aos representantes da variedade anterior, mas com uma taxa de crescimento muito inferior. A copa é de um verde escuro profundo e não se altera ao longo do ano. Esta espécie prefere solo fértil e umidade regular. Embora a variedade seja resistente a baixas temperaturas, é melhor plantá-la em uma área protegida do vento. Um local claro ou ligeiramente sombreado é adequado para o plantio. Cortar o cabelo é fácil de fazer e, como o arbusto cresce lentamente, raramente precisa ser feito. Uma cerca viva desta variedade de thuja ocidental não sai muito densa, uma vez que as copas das árvores não fecham, mas ficam ótimas tanto isoladas quanto em plantações coletivas, e também ficam espetaculares em uma variedade de composições.

"Fastigiata"

É uma variedade de thuja colunar com uma taxa de crescimento rápida. Distingue-se pela presença de uma copa estreita e densa devido aos rebentos encostados ao tronco. As agulhas macias têm uma tonalidade verde escura e um cheiro pronunciado. A cor da coroa não muda no inverno. Esta variedade prefere solos argilosos com boa umidade e luz.

Esta variedade pertence a culturas resistentes à geada, mas as plantas jovens estão sujeitas a queimaduras solares no final do inverno, por isso vale a pena cobrir a copa. Para uma adaptação mais rápida e fácil, a cobertura morta é recomendada, pois ajudará a manter a umidade e a soltura do solo. A planta fica igualmente bem em diferentes composições e forma uma parede densa e bastante alta em forma de sebe. Os representantes desta espécie são classificados como centenários, seu ciclo dura 200 anos.

"Columna"

A altura do arbusto é de 6 m com uma largura de coroa de 1,2-1,3 m. As agulhas permanecem saturadas de verde durante todo o ano. A copa possui brotos curtos que crescem horizontalmente. A planta cresce muito rapidamente, adicionando cerca de 20 cm por ano. Esta variedade resiste bem à geada, mas é suscetível à seca.

Seções com sombra parcial são adequadas para o plantio. Na primavera, você precisa construir uma cobertura contra o sol. As plantas são aparadas conforme necessário. Essa variedade é usada para a formação de cercas vivas soltas, a criação de becos e composições.

"Sunkist"

Esta é uma variedade thuja ocidental com uma aparência um tanto incomum. As agulhas da planta são maiores que as de outros representantes da espécie e os brotos são ramificados. Isso dá a um thuja não muito alto (5–6 m de altura) uma aparência um pouco desgrenhada. A coroa tem uma cor amarelo dourado que brilha lindamente na luz. Uma área bem iluminada ou sombra parcial é mais adequada para o pouso.

À sombra, a copa da árvore fica mais fina e verde. Em termos de conteúdo, a variedade é pouco exigente, mas prefere solos bem umedecidos, não sofre de frio e vento.

Para evitar as queimaduras solares das agulhas, é melhor construir um abrigo para o inverno. Essa variedade fica bem na forma de plantio único, mas, além disso, fica linda em diferentes composições e como cerca viva, destacando-se efetivamente contra o fundo escuro de outras culturas. Para dar formas diferentes ao arbusto, um corte de cabelo topiário é usado.

Globo de Ouro

Esta espécie pertence às variedades esféricas do thuja colunar. A largura da bucha é de 1–1,2 m.Os brotos densos são verticais e planos. A cor do arbusto é única: a parte interna das folhas é verde e as pontas das agulhas são douradas. Com o início do inverno, os representantes desta variedade adquirem uma bela cor acobreada, e na primavera voltam a dourar. Devido ao sistema radicular raso, solo muito denso e úmido não é adequado para a planta.

Esta variedade prefere áreas bem iluminadas, mas sente-se bem na sombra, embora sua variegação se perca nessas condições. É resistente à geada, mas você precisa se proteger do sol da primavera. As plantas não precisam ser cortadas, apenas a poda higiênica de primavera é necessária. Este thuja serve como um excelente complemento para uma variedade de composições e também é usado como cercas baixas ou meios-fios.

“Globoza”

Esta variedade também pertence a arbustos esféricos, seus parâmetros são ligeiramente maiores do que a variedade anterior. É caracterizada por um crescimento lento, mas sua vida útil pode ser de 200 anos. As agulhas são grandes e têm uma estrutura suave e escamosa. A cor da copa muda de acordo com a estação: na primavera é verde claro, no verão é verde escuro e no inverno é marrom. Ele adora solo úmido, mas deve-se tomar cuidado para que a água não estagnasse. A copa densa precisa ser cortada, tal procedimento contribui para o rejuvenescimento dos brotos, basta realizar uma vez a cada dois anos. A variedade é resistente ao frio e tolera normalmente a sombra, no inverno é melhor cobri-la com uma moldura de neve. Esta espécie fica bem em diferentes tipos de plantio.

"Holmstrup"

Esta forma colunar deste arbusto anão (2-3 m) está bem preservada, mesmo sem cisalhamento. As agulhas estão dispostas como escamas, se sobrepõem e têm uma cor verde constante. Qualquer tipo de solo é adequado para a árvore, até mesmo argila, mas argila úmida é preferível.

A planta é adequada para uma iluminação diferente, pode até crescer à sombra, mas aí perde-se o esplendor da copa. Essas plantas são utilizadas em diferentes tipos de plantios. Eles se sentem muito bem na cidade.

"Urso de pelúcia"

É uma variedade em miniatura com uma coroa esférica. Os rebentos são bastante finos, mas muito densos. As agulhas novas são muito macias, mas tornam-se gradualmente mais duras. A altura dos arbustos atinge apenas 40 cm. A planta precisa de umidade moderada e também prefere áreas bem iluminadas ou sombra parcial. Esta variedade fica óptima em escorregas alpinos, zonas com pequena área ou como decoração de varandas e balcões em forma de vasos.

Recursos de plantio e cuidados

Ao plantar uma espécie colunar, é necessário levar em consideração as necessidades de cada variedade individualmente, caso contrário, os arbustos podem criar raízes e crescer mal. A profundidade do buraco também depende do sistema radicular e do tamanho da bucha. O colar da raiz deve estar alguns centímetros acima da superfície. Após o plantio, a planta é umedecida e a cobertura morta é espalhada ao redor do tronco: casca ou lascas. As regras para cuidar de um colunar thuja ocidental são as seguintes:

  • hidratação regular;
  • as plantas bienais e mais antigas são alimentadas com composto;
  • fertilizantes para coníferas são aplicados duas vezes por temporada;
  • afrouxar o solo uma vez por ano e substituir a cobertura morta;
  • remoção da folhagem murcha e amarelada;
  • O corte é feito principalmente na primavera, embora algumas variedades exijam podas mais frequentes.

No outono, você precisa construir uma estrutura de materiais macios para proteger contra a neve e o sol da primavera.

Para as variedades de tui, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário